segunda-feira, 7 de março de 2011

[Meme] O Livro Perfeito

Alô, leitores! Hoje, trazemos para vocês mais um meme; fomos indicados pela Gabi do Livro, Filme e Cia. O objetivo desse meme é mostrar a vocês como seria um livro ideal sob a nossa ótica. Como eu e o Caíque temos pontos de vistas diferentes, resolvemos responder em dupla; assim, a cada pergunta, vocês poderão conferir uma resposta minha e uma do Caíque. Divirtam-se!


1) Qual o gênero do livro perfeito?

Robledo: Um suspense profundo e detalhista. Explicando melhor: uma trama rápida, que não permite ser abandonada, mas que também garante ao leitor a possibilidade de se apegar, verdadeiramente, a um ou mais personagens.
Caíque: A maioria dos personagens básicos de ficção, com exceção de vampiros, com os quais eu não simpatizo muito não. Tenho uma paixão por livros com algum mistério, que nós temos que solucionar, juntas as peças do quebra-cabeça juntamente com o protagonista até o final, acho bem bacana.

2) Qual é a época do livro perfeito?

Robledo: Algo atual, mas que nem por isso dê ênfase a temas como tecnologia poderosíssima. Simplesmente uma trama que se passe no presente.
Caíque: Isso varia muito, mas gosto de livros que se passam nos dias atuais, identifico-me mais com eles.

3) Qual o mocinho do livro perfeito?

Robledo: Um adolescente de 14 a 16 anos, que xinga o tempo todo e que quer bancar o durão frente às adversidades da vida. Conheci dois personagens assim na minha trajetória literária e até hoje sou fã dos dois.
Caíque: Aquele que não se deixa levar pelas aparências, que demonstra sentimento e o que realmente é.

4) Qual a mocinha do livro perfeito?

Robledo: Seria, antes de tudo, a narradora do meu livro perfeito. A mocinha do livro ideal seria uma pessoa profunda, nem um pouco fútil - mas nem por isso excessivamente séria - ou ingênua, mas sim alguém maduro e observador.
Caíque: A que não existe. Mocinhas não servem para protagonizar pelo fato de serem muito paradas, prefiro as heroínas e as corajosas, as ousadas, mas que também saibam demonstrar seus instintos naturais, como medo e receio.

5) Qual o vilão do livro perfeito?

Robledo: Aquele que se aproxima dos personagens principais com o objetivo de defendê-los do suposto malfeitor da história, enganando-os completamente.
Caíque: O que nunca diríamos que era o vilão, que nos engana até o último parágrafo, mas que nos surpreende pela sua maldade.

6) Qual o enredo do livro perfeito?

Robledo: Putz. Pode ser o que não teria no meu enredo perfeito? Bom, não teria vampiros, anjos, bruxas, dragões, romances high school, patricinhas, nem nada desse tipo. Fanatismo religioso seria interessante; um personagem que faz de tudo para impressionar os amigos também.
Caíque: Complicada essa... Acho que o melhor enredo é o consistente, que se mantêm estimulando o interesse e a vontade do leitor de saber mais e mais do livro.

7) Qual o público do livro perfeito?

Robledo: Adulto. Sei que é um estereótipo, mas associo público infantil ou infanto-juvenil a uma linguagem bobinha, e o meu livro perfeito teria uma linguagem meio erudita, ainda que não seca. Um livro sério, mas profundo acima de tudo.
Caíque: Todo mundo, pois um livro que consegue atingir todas as idades sem perder a credibilidade e ter uma boa lição para ensinar a cada uma delas, tem que ser um livro perfeito.

8) Qual o escritor do livro perfeito?

Robledo: Ixi. Eu queria uma mistura da emoção da V. C. Andrews com a capacidade analítica da Lionel Shriver, junto com a capacidade de criar tramas absurdamente surpreendentes do Sidney Sheldon.
Caíque: Apesar de tantos bons escritores terem surgido neste começo de ano, continuo com a minha rainha J.K. Rowling sempre.

9) Quem seria você no livro perfeito?

Robledo: Eu tenho que estar no livro? rs. Acho que provavelmente alguém que quase nunca aparece, porque eu teria medo de atrapalhar a perfeição da história, haha.
Caíque: O melhor amigo da(o) protagonista(o), irônico, sarcástico, engraçado e sempre tentando ajudar.

10) Qual a capa do livro perfeito?

Robledo: Algum contraste entre preto e branco, provavelmente com a foto de uma mulher.
Caíque: Nossa, comentei isso há pouco com um amigo, os livros de hoje em dia estão com capas cada vez mais espetaculares! Creio que uma capa que tivesse uma ligação forte com o conteúdo do livro, que não nos dissesse de cara a história, mas que nos induzisse a conhecê-la.

11) Qual o título do livro perfeito?

Robledo: Dificílima essa. Alguma metáfora que o leitor só pudesse compreender após ler toda a obra.
Caíque: Um título impactante, instigante e memorável.

12) Quem merece fazer seu livro?

Robledo e Caíque: Todos os blogueiros parceiros, amigos e visitantes.


É isso aí, pessoal. Pedimos a todos que responderem o meme que postem os links de suas postagens por comentário, para que possamos acessá-las! Até já!

5 comentários:

  1. Adorei o meme, achei super criativo... Vou respondê-lo com certeza nas minhas próximas postagens, e volto depois pra deixar o link. :)
    Robledo, muito obrigada pelos elogios à minha resenha do livro A Captura, fiquei muito feliz com o comentário.
    Beijos, meninos! :)

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as respostas de vocês!
    Muito melhores que as minhas, UUAHSUHAUSHA, respondi de forma rápida xD
    Exatamente por isso não deixarei o link aqui (H)
    Adorei principalmente, a resposta sobre o vilão e sobre a capa :D
    Concordo plenamente com os dois ^^
    Na verdade, acho que concordo em todos os tópicos o.o
    UHAUSHUAHSUHAU :D
    Parabéns pelo meme ;)

    ResponderExcluir
  3. OLÁ.
    ADOREI SEU BLOG E ESTOU SEGUINDO.
    ME SEGUE DE VOLTA?
    WWW.AMORIMORTALL.BLOGSPOT.COM
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as respostas dos dois. Acho que o meu estilo se parece um pouco mais com o do Caique, mas tem várias respostas do Robledo que eu acho que serviriam pra mim também. xD
    Espero que vocês tenham gostado do meme.

    Bjss*
    Gabi Lima
    Livro, filme e cia

    ResponderExcluir
  5. Oi! Passando para avisar que tem promo rolando lá no blog!
    Se quiser participar, o link é este:


    http://www.primeiro-livro.com/2011/02/promocao-deu-louca-no-pl.html


    O resultado sai ainda este mês. Esperamos ver você por lá!
    Boa sorte! ;)

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!