terça-feira, 8 de março de 2011

[Dica] Concursos Literários

Saudações, leitores! A dica de hoje se destina, mais do que a quem tem uma paixão enorme pela leitura, àqueles que não se contentam em admirar as palavras escritas por outras pessoas, e acabam por criar suas próprias histórias e reflexões. Em outras palavras: hoje segue uma dica destinada a todos aqueles que gostam de escrever!

É verdade que muita gente escreve simplesmente pelo puro prazer de transportar para o papel suas emoções. Conheço várias pessoas que veem na escrita uma forma de desabafar, de se livrar um pouco da pressão que o mundo exerce sobre as nossas cabeças. Não tenho absolutamente nada contra quem faz isso (até eu faço, às vezes); hoje, contudo, gostaria de propor que vocês analisassem essa história toda com outros olhos: o que vocês acham de ganhar prêmios pelo que escrevem? Pois é, isso é possível.

Há algum tempo, eu descobri, no Orkut, uma comunidade chamada Concursos Literários (clique no nome para acessá-la). Contando, atualmente, com mais de sete mil membros, a comunidade se dedica essencialmente a divulgar regulamentos de concursos que premiem escritores: são competições de versos livres, contos, crônicas, romances, quadras, sonetos... Tudo! Você, com certeza, encontrará lá um tipo de concurso que esteja interessado no formato em que você escreve.


A comunidade é extremamente organizada: no título de cada tópico, você encontra o título dos concursos, assim como a data-limite para envio de textos concorrentes e a forma de envio. Atualmente, uma grande parte das competições pede que o participante envie seu texto por correio - é claro que vem tudo detalhadamente explicado, para que não haja confusão -, mas alguns concursos já estão aceitando participações por e-mail! Ou seja, nesses casos, sem sair da sua casa, você pode entrar em contato com os organizadores do concurso, enviar-lhes seu texto e começar a concorrer. Geralmente, a participação é gratuita (eu diria que, em 90% das competições, você entra sem pagar nada); alguns concursos, entretanto, pedem uma pequena taxa de inscrição.

Os prêmios variam de acordo com o tamanho do concurso. Em alguns, o vencedor recebe um troféu, uma medalha e a publicação de seu texto em uma antologia; outros chegam ao ponto de premiar o melhor escritor com dinheiro: eu já vi concursos onde o primeiro lugar faturava seis mil reais. Às vezes, aparecem concursos portugueses, e aí a coisa fica ainda mais interessante, porque o pagamento do prêmio é feito em euros. O pessoal que posta os editais é experiente nesse ramo, e, se um concurso por acaso tiver má reputação, com certeza haverá um comentário sobre isso nos tópicos.

A comunidade é moderada, mas o seu conteúdo é aberto para não membros, o que significa que, ainda que você - por alguma razão - não possa se tornar um membro, você sempre poderá ler os tópicos, ainda que não possa comentá-los. As atualizações são praticamente diárias, e a todo mês é criado um tópico que reúne todos os certames cuja data máxima de entrega de textos se dá naquele mês.

Se você não tem um perfil no orkut, há alguns sites que também listam e discutem concursos literários, ainda que eu não conheça uma página tão organizada quanto a comunidade que citei até o parágrafo anterior. No Meio Tom, por exemplo, vocês podem encontrar alguns concursos listados, juntamente com o link para os respectivos editais.

Espero que vocês apreciem a possibilidade de ser premiado com sua produção literária; afinal, às vezes seus textos são obras-primas e você nem sabe!

12 comentários:

  1. Poxa, que dica legal! Nunca tinha escutado falar desses concursos não, vou dar uma olhada e quem sabe participar. Você participa?

    Abraços
    Thai

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem, super bacana!
    Fiquei com uma vontade enoooorme de participar xD
    Infelizmente tenho tido muitos bloqueios mentais ultimamente.
    Tipo, ideias legais, porém, nada parece suficientemente bom no papel... vai entender, né? UHAUAUA. ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Não conhecia essa comunidade nem os concursos, ótima dica! Infelizmente, entre trabalho, leituras e blog, sobre pouco tempo para eu tentar escrever alguma coisa...

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa comunidade! Eu não conhecia, mas adorei. Pena que não sou boa escritora e não tenho criatividade nenhuma, se não eu participaria com certeza. xD

    Bjss*
    Gabi LIma
    Livro, filme e cia

    ResponderExcluir
  5. Volteeei! \o/
    Não sabia disso!
    E eu amooo escrever! De vez em qdo arrisco algum texto...
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, obrigada por passar no meu blog. Amei essa postagem, já participei de alguns concursos do tipo, mas esse não. Vou lá. Bj

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar dessa comunidade no orkut, e olha que eu costumava pesquisar bastante... aí, sem opções, decorri pras fanfics, mas que muito raramente dão também algum futuro. Quando entrei pro mundo dos blogs, entrando mais em contato com editoras, percebi que não é tão difícil quanto eu imaginava, só bastava falar com as pessoas certas. Eu concordo que no começo, é até bom saber a opnião de várias pessoas, ir se aprimorando, pra só depois cogitar a possibilidade de publicar. Mas acho que editoras são mais concretas do que comunidades... Mas da mesma forma, adorei a dica, mesmo!! *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Nossa que legal essa dica...Eu adoro escrever mas nada sério sabe...tanto que tenho uma comunidade no orkut "Eu adoro escrever" pena que esse ano ta complicado com o TCC na porta já eras o resto...ehehe
    Adorei seu blog já to te seguindo viu.
    Volte sempre que quiser lá no meu,
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que legal! O que você disse é realmente verdade, as vezes você escreve aquilo, não dá muito valor e pode estar perdendo a oportunidade de publicar, ser reconhecido ou ganhar dinheiro com isso. Eu tenho algumas coisas na cabeça, mas nunca tive a vontade de passar para o papel... quem sabe no futuro ;D

    Adorei o blog *-*
    Se puder me seguir agradeço:
    http://bblah-blah-blah.blogspot.com/
    Estou seguindo aqui.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei a dica. Super bacana a idéia dessa comunidade. Vou dar uma olhada...
    Beeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Maria Sena - mariasena2009@hotmail.com12 de dezembro de 2011 às 03:05

    Muito obrigada pela dica, passando lá agora.... bjus1!!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!