sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

[Resenha Interativa] Lucinda Riley - A Casa das Orquídeas


Já ouviram falar da autora Lucinda Riley? Pois então, esta lançou o livro "A Casa das Orquídeas" pela nossa parceira Novo Conceito e até mesmo veio ao Brasil a fim de divulgá-lo. Minha amiga Leidilene - "Leidi" para os íntimos - se interessou por ler o romance e decidiu contar a vocês sobre a experiência, que tal? Aproveitem para comentar, compartilhar sua opinião e garantir mais entradas em nossa promoção de Natal!
__________________________________________________________________________________________

A casa das orquídeas
Sinopse: Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park... E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.
__________________________________________________________________________________________


[LLM] Por que você se interessou a ler este livro?
[LEIDI] O Caíque me indicou o livro e assim que vi a capa, fiquei ansiosa para ler a história, a arte me chamou muito a atenção.

[LLM] O livro é, aparentemente, voltado para o público feminino. Isso se confirma na história? Se sim, de que forma?
[LEIDI] O livro não é somente voltado para o público feminino. Tenho certeza que muitos homens irão apreciar o conteúdo, que ase revela surpreendente em vários momentos.

[LLM] Como foram desenvolvidos os personagens durante a história? 
[LEIDI] Os personagens são espantosos, pois a cada página, se torna mais fácil entendê-los individualmente, como, por exemplo; ao longo da história a aproximação de muitos acaba fazendo sentido.

[LLM] As descrições são excessivas? Encontram-se na medida certa?
[LEIDI] Elas são ótimas, bastava fechar os olhos e eu conseguia visualizar exatamente o que a narrativa desejava nos mostrar; estão sem dúvidas na medida ideal.

[LLM] Comente sobre a narrativa da autora.
[LEIDI] Embora seja um livro extenso, a narrativa cumpre seu papel de expor claramente os sentimentos desejados.

[LLM] O livro é bem extenso (560 páginas); a autora conseguiu manter um ritmo normal de escrita?
[LEIDI] A obra prende tanto a nossa atenção que não percebemos quão longo é o número de páginas. Lucinda consegue encaixar perfeitamente os fatos, mantendo um ritmo normal.

[LLM] A história é voltada exclusivamente para o público feminino? Homens poderão se entreter de alguma forma durante a leitura?
[LEIDI] Reafirmo esse ponto: o livro é para todos os públicos. Não há o que impeça qualquer um de lê-lo.

[LLM] O que achou do vocabulário da obra?
[LEIDI] Fácil entendimento, sem criar ou manter dúvidas durante a leitura.

[LLM] Como leitora, o livro envolve, fez-lhe mergulhar no enredo?
[LEIDI] Com certeza! Foi tão bom que não pude parar de ler, acabei lendo-o em apenas cinco dias.

[LLM] Houve elementos-surpresa? Por acaso já esperava por algum(s) deles?
[LEIDI] Muitos, mas alguns eu já esperava. Quem gosta de suspense pode apostar na leitura.

[LLM] Para quem você recomendaria esse livro e por quê?
[LEIDI] Mais fácil seria para quem eu não recomendaria e isso seria direcionado ao público infantil. Há cenários de guerra e muitas coisas seriam bem complicadas de se compreender.

[LLM] Quanto à diagramação, o que você tem a dizer?
[LEIDI] Achei a capa linda e você só a entende de verdade no fim do enredo, o que foi muito bem bolado. A fonte aplicada favorece o leitor, assim como o material das folhas..

[LLM] Dê três adjetivos positivos e negativos ao livro, justificando-os.
[LEIDI] O livro conseguiu ser lindo, inteligente e surpreendente ao mesmo tempo. Gostei demasiadamente dele para empregar qualquer aspecto negativo, desculpe!

[LLM] Se pudesse mandar um recado à autora, o que diria?
[LEIDI] Parabéns pela obra, a proposta é linda e muito bem planejada. "A Casa das Orquídeas" foi, sem hesitar, um dos melhores livros que já li. 
__________________________________________________________________________________________

Leidilene Carvalho tem 17 anos, reside em Seropédica / RJ,   está se formando no Ensino Médio e é futura caloura de algum curso ainda não especificado pela mesma na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ser uma amiga muito divertida. Divide boa parte de seu tempo lendo romances, frequentando a Igreja e visitando zoológicos.

2 comentários:

  1. Oiii :) Não estou vindo aqui pela conversa de mais cedo, haha. A página já estava aberta antes mesmo de sair, rs. Enfim... Eu, particularmente, não tenho vontade de ler A Casa das Orquídeas, a história não me chamou atenção e, assumo, o tamanho dele me assusta. Não gosto de abandonar livros, então prefiro nãO iniciar uma leitura longa, ainda mais se a história não me chama. Claro, as respostas positivas na resenha deixam aquela pulguinha atrás da orelha de "será que vou gostar?", mas prefiro sinceramente não me arriscar e depois sentir que perdi o tempo que podia estar lendo algo que fosse mais prazeroso pra mim. Ainda mais se abandonar! Nossa! Ia me sentir super mal :(


    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  2. Detesto abandonar livros também, por isso sou tão hesitante em escolher minhas leituras para não ter que fazê-lo no futuro. Um beijão e obrigado por comentar (:

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!