sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

1 Ano de Livros, Letras e Metas: Mudanças no blog

Com a comemoração do um ano de atividades, decidimos realizar mudanças na estrutura, no semblante e no conteúdo do blog, de forma a trazer uma mensagem cada vez mais diferenciada.


Conforme dissemos em posts anteriores, a chave para a manutenção de um blog no ar é a sua constante adaptação às demandas de seus leitores. Além disso, é preciso que aqueles que mantêm a página sintam-se sempre inspirados a produzir um conteúdo de qualidade e a fazer pesquisas acerca de temas interessantes e curiosos. Assim, com a comemoração de um ano de atividades do LLM, decidimos realizar mudanças na estrutura, no semblante e no conteúdo do blog, de forma a trazer uma mensagem cada vez mais diferenciada. Abaixo, você confere a relação de modificações em andamento.

Em primeiro lugar, alteramos o banner da página e o esquema de cores da barra lateral direita, além da aparência das páginas fundamentais (disponíveis logo acima do banner). Por ora, optamos por manter o mesmo layout, realizando modificações apenas em alguns de seus aspectos. Esse tipo de reciclagem contribui para que ninguém se canse do caráter visual da página, desistindo de lê-la por tal motivo. Nosso plano é alterar o banner periodicamente, de maneira que o Livros, letras e metas mantenha-se sempre com um ar de novidade.

Além disso, nossos posts também terão sua estrutura alterada. A linguagem manter-se-á a mesma, mas passaremos a utilizar uma frase-chave logo abaixo do título, visando a aproximar o leitor ainda mais do tema que será abordado no texto à sua frente. Também procuraremos usar imagens com mais frequência, tornando nossos artigos mais convidativos à primeira vista. Vale notar que tais mudanças são apenas de caráter estético; o conteúdo seguirá os princípios de sempre, com a mesma visão crítica e as mesmas propostas inesperadas às quais nossos leitores estão acostumados.

Ademais, desmembraremos a coluna Palavras sobre palavras em seções menores. Isso permitirá que o leitor interessado em um tema específico tenha mais facilidade em encontrar textos sobre o assunto em questão, além de facilitar o trabalho de produção de crônicas. Essas seções não serão postadas em dias definidos. Inicialmente, idealizamos as seguintes colunas:
  • O diário de Charlotte Brontë - com a bênção de uma das mais famosas escritoras da literatura inglesa, essa coluna destinar-se-á às considerações sobre o catártico processo de escrita. Técnicas e controvérsias, assim como frequentes questionamentos associados ao tema, serão abordados nessa seção.
  • Feche esse livro! - em um tom exaltado e instigante, a nova coluna abrigará textos relacionados a prazeres alheios à literatura e às palavras, de uma forma geral. Filmes ainda serão abordados na seção Controle remoto, de maneira que a nossa querida Feche esse livro! abordará temas mais diversos. Que tal fechar esse livro e meditar, por exemplo? Ou, quem sabe, tentar ter um sonho lúcido?
  • Na biblioteca de Alexandria - coluna semelhante à antiga Palavras por palavras, mas dedicada à reflexão sobre acontecimentos e curiosidades da literatura antiga e atual - como, por exemplo, o fato de que Kafka nunca citou uma barata em seu A Metamorfose, embora metade do mundo pregue essa verdade.
Além dessas três colunas, continuaremos a postar resenhas, críticas cinematográficas, vídeos e entrevistas. O objetivo da criação de mais seções é que o blog englobe cada vez mais assuntos dentro e fora da literatura, aumentando o nosso público e possibilitando a nossa abordagem de uma quantidade mais significativa de temas. Evidentemente, como serão muitas postagens diferentes, pode-se esperar um processo seletivo para colunistas. Ainda não temos previsão acerca da data de realização deste último, mas vocês serão comunicados assim que tudo estiver decidido.

Por fim, mas não menos importante, passaremos a responder comentários dentro e fora do blog. Isso quer dizer que, além do tradicional esquema de retribuição em páginas alheias, tentaremos transformar o LLM em um blog destinado a debates, principalmente quando abordamos assuntos um pouco mais polêmicos. Todos os nossos comentaristas estão convidados a participar de tais discussões saudáveis, desde que um nível mínimo de educação seja mantido.

Esperamos que todas as mudanças sejam efetivadas a partir do começo de março. Algumas entrarão em efeito a partir de agora, mas a metamorfose será um processo gradual e criterioso; estudaremos as reações do público a cada uma delas com argúcia e paciência. Esperamos que vocês apreciem a nossa intenção de reformular o LLM tanto quanto nós, e contamos com cada um de vocês - leitores ou blogueiros - na tarefa de tornar o nosso blog uma página ainda mais singular.

11 comentários:

  1. Robledo!
    É muito bom poder renovar, dar cara nova ao blog e fazer alterações que agradem a quem lê. PARABÉNS pelo primeiro ano do blog e pelas mudanças.


    Será que pode comentar nessa postagem lá do blog:
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2012/02/entrevista-3-escritora-ana-carla-santos.html
    Agradeço de coração obrigada!
    Desejo um carnaval com tranqüilidade e um ótimo final de semana.
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. 1 ano é uma verdadeira conquista. Como blogueira, sei que as vezes desanimamos um pouco, aparecem contratempos etc, e acho que é um desafio seguir em frente com qualidade! Parabéns, estou vendo que ótimas inovações vêm por aí (:

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Millena. A chave para a permanência, acredito eu, é procurar formas de resistir a esse desânimo que eventualmente nos atinge! Não é nada fácil, mas certamente vale a pena. Obrigado pelo apoio!

      Excluir
  3. Uau! Sempre adoro novidades e mesmo demorando aqui no meu pc a carregar eu fico feliz por está acompanhado as novidades e as mudanças. Parabéns e sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio, Suellen! Aliás, você levantou um assunto bastante interessante: o fato de que talvez possamos adicionar uma limpeza de gadgets à nossa lista de modificações! Provavelmente há muita coisa nessa sidebar que pode ser removida, de forma que pessoas com a conexão um pouco mais lenta - como você, haha - não tenham dificuldade em abrir a página. Levarei a questão ao Caíque! Um beijo!

      Excluir
  4. Robledo!

    Creio que mudanças em nossos blog sejam sempre bem-vindas, de vez em quando, é possível agradar gregos e troianos, afinal.
    Primeiramente, gostei das pequenas mudanças aparentes feitas no layout. A imagem do cabeçalho dá um ar mais fantástico que me remete à literatura e o esquema de cores igualmente.

    Estou curiosa também para as novas colunas de crônicas, que tiveram seus nomes muitíssimo bem selecionados, especialmente a "Na biblioteca de Alexandria".

    Que vocês obtenham o sucesso merecido em cada uma das mudanças!

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio, Ana! As mudanças são sempre necessárias e bem vindas; segundo o meu ponto de vista, elas são as principais responsáveis por manter o blogueiro inspirado, disposto a continuar postando. Se o dono do blog não tem interesse em trazer conteúdo para a sua página, não há parceria que resolva o caso!

      Quanto às novas crônicas: a partir de agora, tentaremos estudar temas um pouco mais específicos. Na "palavras sobre palavras", eu abordei assuntos bastante gerais - a blogosfera; os não leitores; a literatura. Agora, nas colunas idealizadas, planejamos trazer curiosidades específicas e pontuais, de forma a facilitar a elaboração das crônicas e aumentar o leque de temas disponíveis.

      Um beijo!

      Excluir
  5. Awww, parabéns pelo um ano de blog! Que venham muito mais anos, resenhas, e principalmente sucesso para seu blog maravilhoso! Com certeza, as mudanças serão ótimas e só ajudarão a melhorar cada vez mais seu blog :D Parabéns!

    xx carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos desejos, Carol! Mudanças são sempre excelentes, e, aqui, atuam como uma forma de mostrar à blogosfera qual é a postura que o LLM pretende assumir para fugir da homogeneidade. Eu tenho a cabeça povoada de ideias e vislumbres sobre como deve ser um blog ideal - agora, é hora de colocar a mão na massa!

      Excluir
  6. Olá, Robledo! :)

    Antes de mais nada, parabéns pelo aniversário do blog. Sabemos como é difícil conciliar vida pessoal, 'real', rotina do dia-a-dia e, ao mesmo tempo, manter o nível das postagens, trazer coisas novas, ler livros do parceiros...precisa-se de muita disciplina, força de vontade, e principalmente (e arrisco a dizer, o fundamental) ter amor e paixão por isso!

    Com relação ao layout, ele me agrada muito, sendo 'limpo' e leve.
    Espero que tenha muito fôlego pro próximo ano do 'Livros, Letras e Metas' e parabéns pela qualidade do blog.

    Aproveitando, gostaria de agradecer sua visita ao nosso blog. Sinta-se sempre a vontade para visitar-nos e expressar suas opiniões.

    Grande abraço!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lygia, é exatamente o que você falou. Precisamos de uma carga enorme de força de vontade para manter o blog atualizado, principalmente quando há outras preocupações à nossa volta. Eu terei um número muito grande de obrigações neste ano, mas verdadeiramente espero que essas mudanças me motivem cada vez mais. Tenho o desejo de mostrar à blogosfera que a proposta do LLM é a de não ser apenas mais um blog dedicado às divulgações, mas plano nenhum se concretiza se não houver trabalho braçal (e, no nosso caso, intelectual), não é verdade?

      Muito obrigado pelo apoio! Certamente passarei mais algumas vezes no seu blog. Um abraço!

      Excluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!