quinta-feira, 21 de abril de 2011

Wishlist #9


E já se passaram nove semanas desde que o projeto da lista de desejos teve início. Nós sempre dizemos isso às quintas-feiras, mas o tempo voa, não é verdade? Pois bem; hoje eu lhes apresento mais quatro obras que figuram na minha wishlist. E lá vamos nós!

01. Ruta Sepetys - Between Shades of Gray - Esse é bastante desconhecido, sem dúvida alguma. Para ser mais preciso: no Skoob, apenas onze pessoas marcaram esse livro como "vou ler". E, mais surpreendentemente ainda, ninguém marcou como "li". Tudo bem: a obra foi publicada apenas no exterior, mas não há um pessoal que está sempre lendo livros em inglês? Vamos dar um pouco de atenção a Between Shades of Gray! O romance se desenrola no período da Segunda Guerra Mundial, o que já é um motivo mais do que suficiente para que eu lhe dê alguma atenção; diferentemente da maioria dos livros sobre essa temática, contudo, Between Shades of Gray não fala especificamente sobre os judeus e Hitler: fala sobre os lituanos e a polícia soviética. Trata-se, no mínimo, de uma proposta interessante, não acham? Espero realmente que esse livro seja publicado no Brasil!

02. Cassandra Clare - Cidade dos Ossos - Agora, um clássico. Confesso a vocês: até semana passada, eu não depositava muita fé nesse livro, justamente porque tenho a minha falta de afinidade natural com tudo que aborda literatura fantasiosa. Entretanto, mais uma vez o poder de persuasão de uma blogueira se mostrou algo absurdamente poderoso: após ler essa resenha, minha opinião em relação à obra mudou completamente. Não vou dizer que eu tenha me tornado alguém visivelmente apaixonado por toda a literatura YA atual, que parece não se cansar de abordar o romance entre vampiros/anjos e humanos, mas com certeza fui persuadido a dar uma chance a Cidade dos Ossos. O livro faz parte de uma série, mas creio que mesmo assim vale a pena se aventurar em sua leitura.

03. Milan Kundera - A Insustentável Leveza do Ser - Já devo ter citado esse livro em algum momento; a questão é que ainda não consegui adquiri-lo e, assim, ele continua figurando no topo da minha wishlist. A questão é a seguinte: em 2011, eu prometi que pediria a cinco amigos indicações de livros que haviam sido especiais para eles, e que leria cada um desses livros. O primeiro foi Harry Potter e o Enigma do Príncipe, devidamente lido e resenhado. O próximo da lista é A Insustentável Leveza do Ser, uma recomendação da Gabi. Já ouvi dezenas de opiniões sobre essa obra, e elas geralmente são bem maniqueístas: uns odeiam Kundera do fundo da alma; outros o amam como o mais perfeito dos escritores. De uma forma ou de outra, eu me interessei bastante por tudo que ouvi, e pretendo ler esse livro o mais rápido possível. Ah, e ainda faltam duas indicações de livros especiais. Quem quiser, pode deixar uma nos comentários!

04. Vanessa Bosso - 2012: uma aventura no fim do mundo - Com nota 4.1 no Skoob, 2012 é um livro cuja autora é brasileira, e cuja sinopse me interessou bastante. Li algumas resenhas que destacavam alguns pontos negativos, sim, mas deixar de ler uma obra simplesmente porque ela tem pontos negativos é reduzir a zero o número de coisas que você poderá ler na sua vida. Vanessa Bosso é uma autora que tem parceria com vários blogs, de forma que pretendo tentar realizar uma com a autora em breve; por ora, todavia, reduzo-me à simples vontade de ler o seu romance sobre um ano tão fatídico na história da humanidade, sobre o qual já foram feitos até mesmo filmes.
 
E é isso aí, pessoal. Mais tarde, vamos fazer a nossa primeira participação na coluna Book Blogger Hop, lá do Murphy's Library. Por ora, deixem seus comentários e indicações! Um abraço!

10 comentários:

  1. Também não tinha muita vontade de ler Cidade dos Ossos, mas as resenhas e comentários que andei lendo acabaram despertando minha curiosidade. :X
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Robledo!!
    Eu já possuo os livros Cidades dos Ossos e 2012, mas ainda está na fila de leitura rsrs. Estou louca para acompanhar a série Os Instrumentos Mortais e espero gostar muito deste livro.
    Também vi resenhas super positivas a respeito.
    Assim como você, também não sou muito fã de Literatura Fantástica, prefiro Romances rs
    Abraços.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Robledo, gostei muito da proposta de Ruta Sepetys ao abordar um outro lado da Segunda Guerra Mundial. A propósito, li um livro que, apesar de mostrar muito o lado dos judeus, apresenta a história em outro país, mais precisamente na Polônia e explica muitíssimas coisas a respeito da guerra que ficam nas entrelinhas. Chama-se "Inverno na Manhã", a autora é Janina Bauman, caso se interesse.
    Estou ansiosa para ler "Cidade dos Ossos", contando com a minha sorte no sorteio do mesmo que estou participando heiuehiuehieuhe
    Nunca li nada de Kundera, mas a sua descrição do autor lembra-me muito Gabriel Garcia Marquez, sou louca para ler os livros do autor e gosto muito desse impacto psicológico.
    Já "2012", com o apelo ficção científica e a maneira Nostradammus de pensar, não me interessa. Torço o nariz para o gênero.
    Quanto às dicas, vou deixar duas. Uma que eu já soube pelo blog que você está interessado em ler, "A Sombra do Vento", do qual eu pretendo fazer logo uma resenha. É um livro MARAVILHOSO. Em todos os aspectos. E ainda, qualquer título da minha autora inspiradora, Lygia Fagundes Telles. Sou apaixonada pelos contos dela, leia "Venha ver o pôr do sol" e entenda o que falo.

    Beijos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li 2012 pois embora eu tenha participado de muitos sorteios envolvendo os livros, não fui sorteada em nenhum, infelizmente. Adorei o fato de você ter se interessado pela série Instrumentos Mortais e ainda mais depois que leu a resenha que postei lá no meu blog. Fiquei super feliz pelo seu comentário e sinceramente, acho que vale muito a pena ler essa série. Adorei conhecer esse livro Between shades of gray. A capa é linda e eu não conhecia a autora mas gostei muito e acho que vou incluir na minha wishlist também.

    Beijos e até mais!

    Thais Priscilla

    ResponderExcluir
  5. Leituras um pouco diferentes das que me habituei e ler, mas que mesmo assim me chamaram a atenção pelos comentários que tenho lido sobre.
    Quem sabe eu não " encaro" né?
    rsrs

    Bom feriado!
    http://resenhandomm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sou suspeita para falar do livro Cidade dos Ossos, dentro da literatura YA é o que eu mais gosto *_*

    A Insustentável leveza do ser está na minha wishlist faz um tempão, mas não sei pq ainda não li #shameonme

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Realmente o tempo tem passado bem rápido. Nona wishlist? Caramba! Parabéns!
    Vamos lá:
    Between Shades of Gray: Nunca tinha ouvido falar, mas perece bem interessante um livro que se passa na Segunda Guerra mundial e que não fale especificamente de Hittler e dos judeus. Muito interessante essa nova perspectiva sobre o acontecimento.
    Cidade dos Ossos: Estou completamente louca para poder ler esse livro. Quase comprei ele um dia desses, mas como estou com grana curta fica difícil. Vou acabar pegando emprestado com a minha amiga depois dela ler. xD
    A Insustentável Leveza do Ser: Nunca ouvi falar nem do livro e nem do autor, mas se foi uma dica da minha chará deve valer a pena a leitura.
    2012: uma aventura no fim do mundo: Fiz parceria com a Vanessa e já li o livro. Realmente muito bom. Fiquei apaixonada pela história e pelo mundo criado pela autora depois do dia 21/12/2012. Com certeza vale a pena ler.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. peraí amg, eu tava comentando no post abaixo e agora to aqui, bora:

    1) Between Shades of Gray: Assim como a maioria, eu nunca ouvi falar. Todavia, o que me chamou atenção aí foi de ele falar sobre algo que eu estou muito pouco acostmada a ler: lituanos e policia sovietica. Oi? Vejo ai mais do que uma boa história, ms também a chance de me aprofundar num campo de conhecimento com o qual eu nao tenho intimidade alguma. E eu valorizo muito isso.

    2)Cidade dos Ossos : eu tava com o mesmo preconceito que vc, e agora lendo a resenha do link, estou disposta a dar uma chance. Não é que eu n ao goste de literatura fantasiosa, afinal eu gosto de Stephen King e Dean Koontz. Oq eu nao suposto é a forma como a literatura fantasiosa tem sido tratada. Dúzias de livros à la Crepúsculo, mal escritas, apenas pra ganhar dinheiro (e olha q eu sou mt a favor de ganhar dinheiro). Ainda estou BEM relutante, mas já não descarto totalmente a idéia de lê-lo.

    3) Milan Kundera - A Insustentável Leveza do Ser - Primeiro, é uma honra ter sido citada no post *-*.Bom, minha opiniao sobre ele vc ta cansado de saber, mas vamos lá: Gostar de Kundera depende muito do tipo de literatura que a pessoa prefere. Os fãs de uma leitura mais fácil, com seres fantásticos e historias ultra-românticas, vão odiar. Pra quem gosta de uma analise mais profunda do ser humano, que se divide na linha entre a razão e a emoção, A insustentavel leva do Ser, é ótimo. Eu até hoje não sei se me identifico mais com Tereza ou Sabina, ambas tem caracteristicas que me encantam e outras que eu detestei, e por isso mesmo essa inquietação me intriga até hoje. Estou lendo outro livro do Kundera e gostei muito, mas não conseguiu superar este. No exemplar que eu tenho, grifei as passagens que se tornaram especiais pra mim e espero poder mostrá-las a voê um dia. Eu não tenho UM autor preferido, pq acho que se escolhesse um, estaria sendo injusta com os outros, mas Kundera é certamente uma de minhas maiores inspirações, não só pra escrever, mas tambem pra encarar a vida e a forma como enxergo as pessoas ao meu redor.

    4) Vanessa Bosso - 2012: uma aventura no fim do mundo - Me enche de esperança conhecer novos autores nacionais, e o tema também me interessa. Li a sinospe e me pareceu uma temática bastante ousada, despertou minha curiosidade, como será que ela abordou esse tema sem parecer uma dessas autoras chatas de hoje em dia? Não, não achei a sinospe chata, e por isso mesmo quero ver se ela vai corresopnder às minhas expectativas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Robledo!

    "Cidade dos Ossos" vale muuuuito a pena!!! Eu enrolei pra caramba pra comprar, mas no final foi uma grata surpresa!!
    Atualmente estou lendo "Clockwork Angel", da série "The Infernal Devices", que é uma "pré-sequência" de "Cidade dos Ossos". A história se passa mais de 100 anos antes da série "Os Instrumentos Mortais", na Londres vitoriana. É beeem legal! Mais uma indicação!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Já estou até me sentindo mal por ainda não ter lido "Cidade dos Ossos". haha
    É muito comentário positivo sobre essa série...e muito pouco tempo na minha vida. kk
    2012 também é outro que tá na minha lista já faz um bom tempo. =X
    Abraço!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!