sábado, 3 de dezembro de 2011

Palavras sobre palavras: conjecturas sobre o futuro da blogosfera

E eis que, abruptamente, houve uma explosão de blogs literários. Organizadas por pessoas oriundas de todas as partes do país, as páginas dedicadas à literatura proliferaram-se em uma velocidade inacreditável, imediatamente chamando a atenção da mídia e dos veículos de comunicação. Paulatinamente, as editoras passaram a perceber que a blogosfera estava no meio de um processo incontrolável de autoconsolidação, do qual surgia uma legião de supostos amantes da leitura e, sobretudo, uma vastidão de formadores de opinião. Alguns blogueiros se destacaram pela qualidade das resenhas; outros, pela capacidade de manter seus leitores sempre informados. De uma forma generalizada, o boom de portais literários chamou a atenção de muita gente e, como era de se esperar, atraiu mais e mais pessoas para esta atividade ímpar.

Ainda hoje, os blogs surgem em um ritmo assustador. Uma pesquisa cautelosa nos comprova que, diariamente, mais e mais pessoas decidem abrir suas próprias páginas - sites que são imediatamente divulgados nas principais redes sociais, em uma corajosa tentativa de chamar atenção e adquirir os primeiríssimos adorados seguidores. Quando a euforia do momento inicial começa a se rarefazer, os reflexos da mudança de prisma são claros: o que era uma prioridade inigualável torna-se uma atividade enfadonha, e dezenas de blogs são deixados às moscas por meses a fio, sem postagens e sem satisfações. Apesar disso, a macroesfera ainda continua crescendo em uma progressão quase geométrica, e uma série de perguntas naturalmente assoma em nossas mentes: até quando continuaremos crescendo? Esse boom vai passar? O que o futuro da blogosfera literária nos reserva?

Em primeiro lugar, é necessário ter em mente que quantidade nunca é sinônimo de qualidade. Temos, sem dúvida, uma infinidade de blogs literários ao nosso redor - mas quantos deles possuem leitores que visitam as páginas não por obrigação ou para participar de promoções, mas sim porque se sentem atraídos pelo conteúdo? Quantas páginas têm verdadeiramente o poder de atração que lhes garante um caráter diferenciado? Quantos blogueiros não precisam depender de um layout "fofo" para chamar atenção? Quantos teriam suas palavras lidas mesmo se fossem escritas em letra amarela sobre um fundo branco? Consolidar-se como um blog de qualidade é um trabalho hercúleo, mas é certamente um grande passo no caminho da diferenciação, nas veredas da imortalização.

Já é possível perceber, nos dias de hoje, um decréscimo no movimento virtual. Os comentários já não são mais tão numerosos como eram há alguns meses, e há certos quadros verdadeiramente tristes. Verdadeiramente me dói visitar um blog que tem 85 comentários em um post promocional, mas cujos leitores não deixaram uma única opinião sobre a última resenha. É duro admitir, mas trata-se quase de um processo darwinista de seleção natural: enquanto a maioria absurda de blogs normais - que se limitam a fazer aquilo que todo mundo faz, sem nenhum plus - tem forte tendência a fenecer, espera-se que os singulares e extraordinários sobrevivam e transmitam suas características excepcionais às páginas que ainda hão de surgir.

O futuro da blogosfera baseia-se no austero pilar da renovação. Alguns podem ter certa hesitação em comentar essa temática, mas precisamos ser realistas: leitores novos surgem todos os dias e, em meio a uma multidão de páginas parecidas, hão de ser mais atraentes as que forem capazes de se reinventar sem perder a essência, de acompanhar o ritmo das mudanças sem se vender a comercialidades. De uma forma ou de outra, alguns de nós precisarão ficar para trás. Manter um blog, por mais que seja uma fonte de prazer inesgotável, é uma atividade trabalhosa, principalmente quando temos uma concorrência muito grande. Sempre formamos uma blogosfera unida, e eu duvido que nos voltemos um contra os outros, mas nem todos de nós conseguirão permanecer firmes indeterminadamente. Talvez nem nós, do LLM, consigamos. Quem pode dizer, ao certo? Só é utópico demais pensar que poderemos ficar todos postando as mesmas coisas para sempre, sem que percamos público.

E, por favor, não sejamos dissimulados. É evidente que todos nós gostamos de uma plateia. Somos íntegros e temos uma convivência excelente, mas apreciamos as visitas e os comentários. E é a nossa luta por estes últimos que há de definir o nosso futuro - como já está a definir o nosso presente.

16 comentários:

  1. Uau! Eu já havia notado isso, principalmente, quando os comentários são fontes de livros de editoras e parceiros do que o blog em si. Creio que qualquer um vá entender as minhas palavras...

    Gostei da postagem. E não vou escrever mais porque ainda estou processando todo o conteúdo da informação que obtive agora.

    Parabéns e belas palavras.

    =D

    ResponderExcluir
  2. Robledo, queria até te pedir permissão de pegar em partes a sua idéia, uma vez que ia falar no ENF o assunto.
    Hoje, é até engraçado como as coisas acontece, eu lendo uma matéria na editora Intrinseca sobre parcerias, com a Patoka me veio o pensamento. Será que esse crescimento de blogs literarios, é porque essas parcerias influenciou na leitura? Será que é porque a galera gosta mesmo de ler? Ou se é para ganhar livros gratuitos?

    Bom, depois me veio a resposta, o números de blogs literarios aumentaram de uma forma enorme, dessa forma muitos com esses intuitos ou não, assim muitos deixam vendo que TER UM NOME, seguir aquilo é muito mais dificil do que se pensa. Sem contar com os gastos, porque um blog só não vive de postagens mas promoções que agrade e chame o leitor, sejamos sinceros o capitalismo com o jogo de interesses rolam.

    O que ainda me deixa mais triste sei lá, é ver blogs que começaram como qualquer um, ter mais de 4 mil seguidores e achar isso o máximo, quanto so vivem de promoções, que chama mesmo a galera, mas de qualidade perde. Perde pela falta de humildade com o leitor, porque não responde o leitor. Como você vai questionar opiniões sem responde-los já que sobrevivemos de todos. Um outro ponto você tocou, e é notório ver, é a falta de comentários em psotagens comuns e o aumento nas de promoções, provas que a pessoa presencia aquilo, mas não comenta, ou se comenta porque vc comentou no blog dela. Não por uma força que te faz voltar ali sempre ocmo um vicio para ver o que aquele blog me traz de novo, até mesmo por inventivo para as minha postagens, posso tirar algo dali, ma idéia. Mas muitas vezes, ou melhor sempre não acontece.

    Tenho sempre prazer de voltar aqui, a equipe do ENF sempre a disposição, porque vocês sempre mostram simplicidade, e não é a toa que tem conteúdo vivido aqui.

    grande abraço e parabéns mesmo.

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  3. Robledo,

    Concordo em gênero, número e caso com você. O número de blogs literários cresce sem parar. Muitos, claro, nem merecem ser lidos. Além de mutilarem nossa bela língua portuguesa, resumem-se a dizer que o livro, lido em menos de 24h, foi "muito interessante". Interessante é ver quão baixo está o nível de percepção e análise literária de muitos blogueiros e blogueiras. Philip e eu fazemos parte de um blog literário e sempre nos preocupamos em levar a nossos leitores postagens com conteúdo e relevância. É obrigação de quem mantém uma página eletrônica, principalmente abordando livros, contribuir para o enriquecimento da blogosfera. E é missão dos bons internautas nivelarem por cima, e não por baixo, o nível de suas leituras.

    Uma bela postagem!

    Parabéns, Robledo.

    ResponderExcluir
  4. Robledo, belíssimas palavras!

    Este é um assunto na qual interessa a todos nós. A blogosfera tem crescido rapidamente de uns tempos para cá, inclusive de forma um tanto assustadora. Isso acaba nos pondo em prova sobre o que há por trás disso... se de fato há uma verdadeira paixão pela leitura, ou se na verdade existe um certo interesse aquisitivo, se é que você me entende.

    Acredito que um blog literário tem uma função ainda maior do que apenas ofertar inúmeras promoções, chamar a atenção das pessoas através de um layout ‘’fofo’’ (como você bem colocou) ou mostrar um número espantoso de seguidores. Um blog às vezes precisa sim dessas coisas, só que mais do que isso ele deve promover o incentivo à leitura, e dedicar-se a diversidade de coisas interessantes que o universo literário há. Ele pode e deve mostrar que ler não é algo que temos ou precisamos fazer apenas por obrigação, mas sim por prazer. (:

    Excelente post... nos põe diante de uma reflexão interessantíssima, na qual todos deveriam pensar bem a respeito.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Você tem toda razão, Robledo.
    Assumo ter surgido desse boom de blogs literários, uma vez que meu blog acaba de completar 5 meses. Dois meses antes de fazer meu blog, eu sequer conhecia esse mundo e, quando o conheci, me apaixonei completamente, a ponto de querer fazer parte dele também.
    Entrei de cabeça e hoje me dedico e muito pra não deixar que ele fique às moscas. É trabalhoso, mas também muito prazeroso, como você comentou.
    Perder visitantes e comentários é um fato, isso é inevitável.
    Mas acredito que aqueles que realmente procuram fazer seu trabalho com amor, seriedade e responsabilidade consigam permanecer, porque terão persistência em continuar, inovar e se manter. Para quem estiver somente por um hobbie, talvez falte um pouco de pulso para seguir em frente.
    Não sei também o que será do MVL daqui um tempo, mas espero sinceramente continuar, vontade para isso não me falta.
    Parabéns pela reflexão! Como sempre, um excelente texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. A chave pro sucesso de qualquer página é o compromisso e a inovação/renovação.
    Pelo que eu já vi aqui o trabalho está ótimo.

    Victor

    ResponderExcluir
  7. Oi Robledo.
    Belo post!
    Realmente, a blogesfera tem crescido bastante, mas nem todos são de qualidade. Na Bienal do livro desse ano fizemos uma discussão sobre isso no stand da Intrínseca. Muitos blogs literários estão sendo criados, mas muitos possuem erros ortográficos e outros são abandonados depois de um tempo.
    Acho que trazer assuntos e posts novos para o blog é muito legal. Infelizmente eu não tenho muita criatividade para isso e quando consigo alguma coisa legal (pelo menos eu acho) não tenho a receptividade que esperava e acabo desistindo.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente o número de blogs literários vem crescendo cada vez mais. O triste é ver que boa parte deles vive apenas de promoções e que seus autores acham que apenas isso é suficiente. Ter um blog é uma tarefa extremamente prazerosa, mas também chega a ser bem cansativa. Nem sempre estamos afim de postar, mas o compromisso que temos com nossos leitores não nos deixa largar a nova postagem para um outro dia. E é exatamente esse compromisso e boa vontade que acho que atraem visitas. Não me importo nem um pouco em ler milhares de resenhas de um mesmo livro se elas forem bem feitas e realmente tiverem a intenção de fazer uma crítica a ele, e não apenas por postar.
    Adorei a postagem, concordo bastante. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii meninos :)
    Nossa, que curioso, eu tenho pensado muiiito nisso esses dias, em relação a mim mesma com meu blog. Eu fiz meu blog numa época que estavam começando a aparecer muitos mais blogs do que tinha quando eu somente lia. E esses dias estava me perguntando qual seria meu futuro, se realmente ia pra frente... Porque tenho estado atarefada demais e ainda mais agora nas férias que pensei que ia ter um descanso pra cuidar dele... boom, estágio! E continuo atarefada :/ Dai o conte~udo vai sempre diminuindo e ficando na mesmísse... É triste! Mas amo meu blog e acho que isso faz os poucos posts e tudo mais em qualquer blog serem melhor, o amor por aquilo que você faz. E acho que pode dar certo! rs. Gostei demais de ler mais um texto brilhantemente escrito aqui no LLM! E mais curioso ainda... Estou no estágio agora e sem nada pra fazer e pensando em onde poderia ter algo pra me tirar do tédio... primeiro lugar que pensei: Livros Letras e Metas. Meninos, tenho certeza que estão no caminho certo, praticamente "lá" já, porque não importa que vocs nao tenham 29834 comentarios em cada post, mas cada um dos que vem, vem sempre cheio de conteúdo de quem REALMENTE leu o que escreveram, sem se importar com o tamanho :) Adoro isso daqui s2

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Robledo, te parabenizo novamente por seu belíssimo texto(menino você escreve super bem)e pelo tema abordado, que é uma realidade, mas poucos possuem coragem de falar, só mesmo quem se garante e não está incluído em certo grupo de blogs literários e você com certeza faz a diferença.

    Já havia percebido, e as editoras também, a influência que alguns blogueiros exercem sobre seus seguidores, por exemplo se você realmente não sabe qual livro comprar "será se esse é bom ou não" e em certo blog ouviu maravilhas sobre livro x, você vai e compra, eles vão moldam seu gosto. Não que isso seja de todo mal, mas foram pouco os blogueiros que eu vi que não apreciaram um livro por isso ou por aquilo, eles gostam de todos? Talvez se você ganhar né é melhor não criticar. Certo que nem todos fazem isso, não quero ser injusta.

    Sei que é sempre bom encontrar um lugar onde você possar partilhar sua paixão pela leitura, seus livros preferidos, autores, receber dicas, ler textos realmente bem elaborados, resenhas e críticas verdadeiras, como seu blog, eu realmente adoro.

    Bjus !!!!

    ResponderExcluir
  11. eu simplesmente amei ler esse texto e acredito que todos estes comentários foram pertinentes e trouxeram mais argumentos ainda pra o que o texto disse.
    concordo!

    ResponderExcluir
  12. Você está falando do meu blog? Rs.
    Bem, eu criei ele em setembro de 2010. Não conhecia blog nenhum, só o de uma amiga que escreve também com minha irmã - nem é sobre livros.
    Tinha o intuito de falar sobre livros e outras coisas mais. Depois, foquei mesmo nos livros.
    Realmente, surgem blogs novos a todo o momento. Minha colega - que, oh!, eu não sabia que gostava de ler - achou a capa do meu livro Beijada por um anjo fofa e resolveu de repente fazer um blog literário. É claro que a fiz desistir.
    É bem provável que se eu soubesse a quantidade de blogs que existem, e ainda, de como tem blogueiros com resenhas bem melhores que as minhas, e ainda, são mais dedicados, atualizando sempre o blog - o meu não existiria.
    Mas criei. Na inocência. Foi incrível, Robledo. Minha vida mudou e isso não é exagero, embora eu tenha tenda a ele. Conheci um mundo, conheci pessoas sensacionais, conheci meu melhor amigo. Comecei a revisar seus livros. Agora até estou planejando escrever um com ele.
    Imagine-me nessa cidade minúscula, sem nada. O mundo virtual me apresentou tanta coisa... Antes eu só tinha o mundo dos livros. Depois eu conheci um mundo de pessoas que gostavam de ler.
    O meu blog está bem abandonado, sim. É verdade. Tive muitos, muitos problemas. Não posso postar como gostaria. Nunca fui disciplinada, também. Mas não tenho pretensão de abandoná-lo definitivamente, não por enquanto. O fato é que ele, sendo finito, deu-me coisas que vou levar para sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Interessante.

    Concordo com você em todos os pontos.
    Fico abismada ao ver a quantidade de blogs literários que têm surgido ultimamente.

    As pessoas criam blogs, muitas vezes, com segundas intenções. Não necessáriamente pelo amor à escrita.

    E uma hora ou outra, os blogs caem. Essa árduo trabalho não é para qualquer um, e assim como você, não sei se o Livros e Atitudes vai durar.
    Mas não custa tentar, certo? :)

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    #Promo: Harry Potter é pra sempre! Participe!

    ResponderExcluir
  14. É verdade o que disse dos comentários produtivos, os daqui estão um espetáculo, SUHAUSHA. Sem fugir do assunto, o crescimento é evidente. Como já mencionaram em algum lugar desta página de comentários, alguns não mereceriam nem ser lidos, tamanha a falta de conteúdo das resenhas e o estupro da língua portuguesa.
    Perceptível também a queda do movimento de uns tempos para cá. Não posso falar muito, estou neste ''mundo literário'' há pouco mais de um ano, mas não foi difícil perceber que muita gente perdeu o interesse, muitos blogs foram abandonados e algumas criações perderam totalmente o sentido.
    O boom de criação de blogs vai passr, mas por hora continua aumentando. Creio que cada vez mais as pessoas estão sendo instigadas a ter seu próprio espaço na internet, mas poucos ''vão restar''. É uma questão de prioridades, creio. Para muitos é somente lazer. Não que isto esteja errado, longe de mim. Temos que correr atrás do que gostamos e nos faz bem. Porém, tudo que é só um hobbie ou lazer acaba ficando para depois e o resultado são blogs abandonados. E as promoções, apesar de cumprirem muito seu papel de divulgação, acabam atrapalhando no que se diz olhar um contexto. Muitas vezes, as pessoas se perdem na promoção e deixam para trás o blog que foi criado, que contém opiniões ricas (ou não, corremos este risco) e simplesmente ficam indiferentes aos blogs e as opiniões. Creio que é um assunto complicado, mas veremos repercussão daqui a pouco, :/
    Anyway, ficou ótimo o seu texto. Beijones *-*

    ResponderExcluir
  15. O 'boom' de blogs literários é realmente assustador, quem está entrando agora nessa vida (que esquisito isso soou, rs) fica aterrorizado, com a dificuladade de manter um blog atualizado, correr atrás de leitores e seguidores!!
    O que nos resta é esperar e tentar ser original, e que seja ótimo enquanto dure nossa permanência na blogosfera!!
    Abraços,
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  16. Ah ai é o seguinte, o nomero de blog aumenta signitivamente mas, sem qualidade acredito que falta um senso crítico do pessoal.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!