Talvez você já tenha ouvido isso em algum lugar; em algum filme envolvendo bruxas - quem sabe até um da Disney? -, algum livro propriamente dito, ou em um desenho animado. Enfim, o "Livro das Sombras" se trata da "obra literária" mais interessante e cabível para se falar neste Halloween. Peguem suas varinhas e caldeirões e sigam-me!
Desde o período da Idade Média, a história mundial foi marcada pela "presença" de bruxas e suas práticas cabulosas. Essas criaturas detentoras de magia tiveram suas crenças e características diversificadamente dedilhadas por contos e histórias, e hoje fica difícil dizer no que acreditar. Entretanto, a bruxaria foi até considerada uma religião pagã, e posso lhe afirmar que algumas pessoas ainda seguem rituais semelhantes, numa adaptação um pouco mais moderna.
Lembro a vocês que este blog não tem como tema a religião, e não estamos aqui para discutir as opções de cada um, tudo bem? As bruxas serviram de tema para filmes, festas, desenhos, séries, livros, e aqui estou num post só delas. Mas voltemos ao "Livro das Sombras", pois bem, assistindo a série "The Secret Circle", percebi que eles também usavam esta termologia e resolvi pesquisar, descobrindo enfim de que se trata do primeiro livro de bruxas de todos os tempos.
Já viram nos filmes que as bruxas têm receitas de como cozinhar crianças no ponto certo, feitiços e muitas coisas escritas num grande e estranho livro? Pois bem, este livro existe, e é exatamente o qual estamos falando. O "Livro das Sombras" é uma espécie de diário, onde praticantes de "magia" relatam seus rituais, feitiços, resultados e afins. O que o torna tão interessante para nós, não-pertencentes dessa "religião", seria seu valor histórico sem tamanho e o fato de que não existia somente um "Livro das Sombras", cada bruxa (ou bruxo) tinha o seu, tornando cada um deles único em todo o mundo.
O que me fez achar esta mitologia interessantíssima foi exatamente isso, onde cada praticamente teria um diário e todos poderiam ser chamados de "Livros das Sombras". Tirando a parte sinistra, podemos captar algum tipo de filosofia neste caminho. Uma grande multidão pode ser denominada de uma só maneira, dando a entender que todos são iguais. Entretanto, por dentro, cada um é diferente e único, mas no todo, todos são necessários. O LLM não tem como objetivo trazer mensagens atruístas ou a sua "sorte do dia", mas desejamos um ótimo e bastante divertido Dia da Bruxas para você.
Sem enfeitiçar ninguém, ok?
Caíque,
ResponderExcluirPara quem estava querendo realizar uma transformação no blog, já é uma postagem extremamente válida.
Quando mais nova, eu era simplesmente fascinada por esses livrinhos de bruxaria, achava que me acabaria por me tornar a Rainha das Magas (é...), mas nada disso aconteceu, infelizmente... Minha carta de Hogwarts atrasou demais, o vestibular está aí e terei que me conformar com essa vida... Humana(?) heiuehieuheh
Sem palhaçadas por ora, informação interessante, acessível e que, com toda a certeza, vai instigar muita gente por aí.
De quebra, contra o Livro das Sombras, já ouviu a respeito do Malleus Maleficarum (acho que é assim que se escreve)? Foi um manual cristão contra a ação dos pagãos. Vale a pena ler a respeito...
Beijos,
Ana - Na Parede do Quarto
Estou lendo a série As Brumas de Avalon, e pelo que percebi a autora pesquisou o tema 'bruxas' bem a fundo. Claro que tem lá a mitologia criada para o livro, mas não pude deixar de notar certos aspectos que batem com a realidade (história). Mas, como você disse, já não se pode ter certeza das práticas de feitiçaria, tantas são a lendas contadas.
ResponderExcluirNo Castelo Rá-tim-bum, pelo menos no filme, os bruxos tem um caderno do tipo!
E, Caíque, você disse "sem enfeitiçar ninguém"? Bom, acho que o aviso veio tarde demais! Muahahaha -brinks
Feliz dia das bruxas e do Saci!
Olá!!
ResponderExcluirNossa! Morro de vontade de comprar e ler o livro das sombras!!!
Bem lembrado!
Feliz dia das bruxas!!
Samantha Monteiro
Word in My Bag
http://wordinmybag.blogspot.com
Olá, Caíque!
ResponderExcluirEu vejo alguns livros com a temática de bruxas mencionar mesmo Livro das Sombras. Eu li recentemente o livro Círculo Secreto vda L. J. Smith e os personagens se referem ao livro que é sagrado para o coven buscar conhecimento e experiência.
Adorei o post!
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Que legal esse livro... O legal é que cada um tem o seu e todos são diferentes!
ResponderExcluirMinha tia ama esses negócios de bruxas (Culpa: Harry Potter)
Happy halloween atrasado!
Beijosss
Bianca,
Book mania
http://bookmaniablog.blogspot.com/
Esse livro parece ser bem legal, muito boa a dica.
ResponderExcluirTambém adoro ler livros de bruxas, aliás tudo relacionado como filmes, livros, séries...
Feliz Halloween atrasado para ti!
Beijos.
Books e Desenhos
Oi Caíque!
ResponderExcluirNossa amei esse post! Super interessante, uma ótima dica!
Beijos, Kamila
http://vicio-de-leitura.blogspot.com
Oiii Caíque! haha, olha o tal livro aí D: TENSO! Rs. Mas o post ficou ótimo *-* Sabe que eu fiz um livro desses quando era mais nova haoeihaeoihae? Era engraçado, eu tinha uns feiticinhos que via na internet (nada que tenha feito, haha), confissões, coisas que aconteciam, quase que um diário, mas com um jeito difernete, sempre relacionando ao sobrenatural xD
ResponderExcluirBeijos, Nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com
Oi Caíque!
ResponderExcluirEsse é o tal livro, né? rsrs
Eu acho esses temas místicos e sinistros muito legais. Eu adoraria ter um livro desses. Não para fazer bruxarias, mas para guardar, ler e fingir que sou uma bruxinha. haush
Bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com
Adorei o post!
ResponderExcluirAcho bruxaria e esses "temas místicos e sinistros", como disse a Gabi acima, completamente fascinantes.
Beeeijos
Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com
Gostei do livro deve ser bem interessante, adoro assuntos a la assustador e amedrontador ^^
ResponderExcluirAdoro esses tipos de livros relacionados a bruxaria já li quase tudo sobre Gadner.
ResponderExcluir