1959. Um grupo de alunos faz alguns desenhos sobre como imaginam que será o futuro. Eles serão guardados em uma cápsula do tempo, que apenas será aberta daqui a 50 anos. Um deles, feito por uma garota, traz uma série de números aleatórios, que ela alega terem sido ditos por alguém que não vê. Meio século depois a cápsula é aberta e este desenho chega às mãos de Caleb. O pai dele, o professor de astrofísica John, percebe que trata-se de uma mensagem codificada que prediz as datas e os números de mortos de cada uma das grandes tragédias ocorridas nos últimos 50 anos. John passa a investigar melhor o desenho e descobre que ele prevê mais três catástrofes ainda não ocorridas, a última delas de proporções globais.
Em nossa última análise de filme do 'Setembro Extraterrestre' temos o filme que desde os trailers tinha tudo para ser impressionante, 'Presságio', com o brilhante Nicholas Cage. Com uma sinopse misteriosa e bem inteligente, o público fica atônito para descobrir o segredo por trás dos números que levam à tantos desastres mundiais. A ideia da cápsula do tempo é um pouco antiga, mas foi usada de uma ótima maneira no filme.
Acho que a obra conseguiu contrabalancear bem tanto o objetivo do filme quanto o drama dos personagens em si, apesar de algumas vezes ficarmos tão submersos na história que esquecemos que os personagens têm vidas, problemas, como nós. A atuação do Nicholas é comum, não surpreende em nada, mas eu não esperava tudo isso da Rose Byrne (Diana), ela desenvolveu seu papel de uma forma muito interessante e real, tão humana e nada fictícia que se acredita no que ela diz sem hesitação.
Creio que o clima que ronda as cenas do filme é que foram um pouco impactantes, foi uma abordagem de muito terror, muita perseguição, faltou um pouco de tato com esse tipo de coisa que fugiu da ficção sabe. O público não esperava um filme com tanto terror assim, já que foge do gênero especificado. Alguns momentos são bem nonsense, e quando você pensa que no final algo será explicado, engano seu, tudo fica por isso mesmo sem ninguém entender o porquê daquela cena naquele momento.
Rose Byrne |
Infeliz mesmo foi o final, achei desnecessário envolver extraterrestres em algo tão cabuloso quanto o fim do mundo, e era algo que não foi muito explicado, não sabemos que são anjos, ou seres do além, fica vago e mais nonsense ainda. O filme estava indo bem demais, mas creio que com o excesso de possibilidade, o diretor tenha se perdido em tentar inserir um final que fizesse sentido e amarre todas as pontas. E o que aconteceu foi isso, temos um filme que promete ser bom, é bom, tem alguns pontos baixos bem profundos e termina de um jeito um tanto não-convencional.
'Presságio' aborda o fim do mundo de uma maneira brilhante, eu via o filme e ficava impressionado em como aqueles números eram tão fiéis a tudo aquilo. Mas se perdeu do meio para o fim, desperdiçando um pouco toda a genialidade contida naquele enredo. Espero que no futuro tenhamos uma nova versão, bem diversificada da original de 2009. Um longa razoável; que poderia ser inesquecível.
Título: Presságio (Knowing).
Diretor: Alex Proyas.
Gênero: Ficção Científica / Suspense.
Duração: 2h.
Aproveitamento: Assista sem expectativas de um bom final.
Oi Caique.
ResponderExcluirJá assisti este filme e também me decepcionei do meio para o fim pelas mesmas razões que você.
Mas vale a pena ser visto, principalmente pelos efeitos especiais que são ótimos como também pela atuação de Nicolas Cage que foi muito boa.
Beijos.
Books e Desenhos
Oi Caíqueee;
ResponderExcluiradorei sua resenha do filme! Eu fiquei com vontade de ler mesmo tendo essas coisas nonsense, rs. Sei lá, pra mim pareceu realmente bom e pelo que voc disse, é! Mas.. estranho! haoeihaeoihaeoih x)
Mas de qq forma, um dia verei /o/ Yeeee *-* rs
Beijos, nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com
Oi Caíque!
ResponderExcluirJá assisti esse filme e gostei bastante, mas o final é meio sem graça. Acho que vale a pena vê-lo por todo suspense que é criado e todo mistério em volta dos números.
Bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com
Oi Caique!
ResponderExcluirAinda não tive a oportunidade de ver o filme, mas tenho muita curiosidade!
É uma pena saber que tem tanto potencial, mas deixa pontas soltas e um final a desejar.
É ruim mesmo quando os diretores e roteiristas tentam inserir mais do que a história pode comportar, tornando-a confusa!
Beijos!
Concordo totalmente! O filme começou super bem, com todo aquele mistérios nos envolvendo, e continuou indo bem até mais ou menos a metade que foi quando as coisas começaram a desandar e confesso até que esse filme teve um dos piores finais que já vi! Não gostei mesmo, achei super sem sentido e mal explicado. Quem sabe depois com algum remake modificado... vamos esperar para ver ^^
ResponderExcluirBeijos
Olá, Caíque!
ResponderExcluirNossa, eu precisava passar aqui e deixar meu comentário. Só espero que não seja tarde demais. :B
Não tenho muito a falar desse filme. Apenas que... é genial. Um dos meus filmes de ficção científica favoritos. *o* Só não é o meu favorito mesmo por conta da cena final... assim como você, achei um tanto desnecessária aquela cena do outro possível planeta, e das crianças correndo nele. Foi bem surreal, mas bem surreal mesmo. KKKKK No mais, gostei muito da abordagem que o filme nos deu... a cápsula do tempo, as pedras que foi uma marca registrada dos escolhidos, a própria Lucinda e os mistérios que a envolveram... até os atores foram bem colocados. A cena da explosão solar foi memorável, assim como as outras que a antecedeu, como o acidente do avião e do metrô, por exemplo... enfim.
HAUAHAU Desculpe, às vezes me empolgo. Gosto muito de filmes que abordem o fim do mundo, e este, em especial, eu gostei bastante. Não há apenas ficção... há também suspense, aventura e leves picos de terror. Uma pena lastimável aquele fim meio.... sem noção (ou não.).
Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com/
Este filme é um dos melhores que já assisti.
ResponderExcluir