sexta-feira, 8 de abril de 2011

[Resenha] Scott Westerfeld - Feios

Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma perfeita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.
Com tanta divulgação e boas referências a este livro, eu tinha que lê-lo, e após comprá-lo numa promoção juntamente com o Robledo, ‘Feios’ entrou de vez em minha vida. A história, como pode ver acima na sinopse, é bem futurística e a ficção passa despercebida, mas tem-se a noção da seriedade em tudo.

Depois de se situar no enredo, percebemos que Tally é uma jovem insegura e qualquer, com o desejo comum de se tornar perfeita, desejo que acaba sendo frustrado quando é chantageada a procurar sua amiga Shay que fugiu para um lugar chamado Fumaça – para onde os feios fogem quando não querem passar pela operação – em troca de sua própria operação. Mas tudo muda, pois ela se afeiçoa a Fumaça e tudo que há nela. Até em alguém em especial.
"Já pensou na possibilidade de que, quando você for perfeita, talvez não precise aprontar e armar confusões? Talvez os feios sempre estejam brigando ou se provocando exatamente porque são feios. Porque não estão satisfeitos com o que são."
Mas o livro não me prendeu até meados da página 260, não houve nada de interessante que me fizesse querer saber o final. E com tanta expectativa sobre o mesmo, posso dizer que fiquei um pouco decepcionado. Os personagens não são marcantes, únicos, suas características não têm ênfase, então não há aquela identificação/afeição profunda pelo personagem.

As constantes mudanças de cenário obrigam o leitor a passar algumas páginas sempre se readaptando. O uso de algumas expressões do futuro também te deixam pensando um tempinho, pois não há um sistema de legendas para esse tipo de situação. A escrita não é demorada, mas achei as páginas pequenas demais, porém isso já é problema de publicação.
"Talvez, depois que eles quebram e esticam seus ossos até alcançar o formato ideal, depois que arrancam seu rosto e raspam a pele, depois que enfiam maças do rosto plástico na sua cara para que você fique igual a todo mundo... talvez depois disso tudo, você simplesmente não seja mais tão interessante."
Em compensação, esta mesma publicação não teve quaisquer erros, riscos, faltas de pontuação, nada – o que é um ponto bem grande para Editora Galera Record, que publicou o livro. 'Feios' pode estar entre os Top 10 das listas dos mais vendidos, mas realmente não se tornou um dos meus preferidos.

Os pontos altos da leitura, como falei, acontecem após as páginas 250-260. O livro é dividido em três partes, cada uma contendo vários capítulos dentro de si. Isso foi bacana, pois é como se cada parte se reservasse para um período específico na trajetória de Tally. Primeiro sua vida como uma feia comum, depois outra parte mais interessante em sua jornada até a Fumaça – que não é um lugar fácil de se encontrar – e por último o ataque à Fumaça e sua verdadeira e eletrizante aventura ocorre depois disso. Tally se sente uma traidora por ir à Fumaça por aquele motivo, e depois que chega lá acaba tornando aquilo tudo seu lar e até ganha um amor, porém só a angustia mais pela culpa e a consciência pesada.

Ela cresce durante a história, indo de uma menina que quebra algumas regras de Vila Feia e anseia se tornar perfeita para usufruir de toda a vida boa que isso agrega à garota rebelde e instruída capaz de muitas coisas, forte e confiante, determinada a mostrar para todos o real significado da operação: uma mudança de personalidade, vulgarmente descrita como “lavagem cerebral”.

Westerfeld conseguiu criticar a sociedade atual de uma maneira chocante e até bonita, pois até nos mínimos detalhes futurísticos vemos que estamos errando atualmente com o planeta. Não é nenhum manual do bom escoteiro do Greenpeace nem nada, mas podemos ver a hecatombe que nos aguarda. Neste futuro, tudo é renovável e a vida humana é bem separada da natureza, para que nada se contamine ou se perca. As Ruínas, fora do alcance da cidade, retratam o desespero de nós, os “Enferrujados”, quando o mundo reivindicou seu bem estar.

Esta genealogia do feio-perfeito também é intensamente discutível. O feio não é necessariamente “feio”, só possui características diferentes uns dos outros, são pessoas comuns como eu e você, melhor dizendo. Quando completam 12 anos, passam de crianças a feios, indo morar em Vila Feia onde estudam e são preparados de diversas maneiras para a cirurgia, que acontece aos 16 anos. De acordo com o livro, os perfeitos possuem atribuições fantásticas exteriormente e suas vidas é um ótimo conto de fadas moderno, sempre com um corpo desenhado, olhos grandes e expressivos que na maioria das vezes brilham, além dos grossos lábios. Ossos artificiais, resistência à doenças, pele sem defeitos, um ser humano modelo. Mas que abre mão da própria identidade – sem saber, logicamente – e dos próprios valores para ser igual a todos. Embora na história haja uma explicação bem interessante para essa igualdade perfeccionista, todos são submetidos a fazer escolhas, a ser ou não aceito pela sociedade em que vivem.

Carros-voadores, pílulas de escovar dente, pranchas flutuantes, vilões com habilidades sobrenaturais, tudo isso compõe ‘Feios’, mas não é algo maçante ou imposto, tudo aquilo é dado como uma verdade, você acaba acreditando naquela realidade devido à boa técnica de escrita de Scott. A capa é incrível e profunda, há uma conexão com a história, de ser “feio” e de se sentir “feio”. É um tesouro precioso para jovens, como eu e tantos outros hoje em dia, inseguros com sua aparência e com a aceitação alheia da mesma. E a ajuda é tão bem enrustida em cada parágrafo que você nem sente que aquilo está te influenciando, a ficção é tão bem condicionada a si própria que a história é comum e ao mesmo tempo, única.

O livro realmente pecou em só despertar o interesse do leitor pouco antes da metade. Mas depois disso, o enredo te prende a cada página, uma luta contra um sistema maior que os protagonistas, uma luta pela liberdade de ser quem você é. E sacrifícios têm que ser feitos para que isso aconteça, e esse é o ponto alto da protagonista Tally, que se “oferece para o abate”, deixando você sem ar na última frase do livro, já querendo ler a continuação (eu já estou louco para conseguir esse livro!), “Perfeitos”. Scott escreveu uma série inteligente e interessantíssima que merece ser lida por todos para que se conscientizem que a identidade de cada um não está por fora, e sim por dentro.
"Não temos de nos parecer com todo mundo e agir como todo mundo. Temos uma escolha."

Título: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 415
Avaliação: 3,0 de 5

______________________________________________

Falando em 'Feios', comentando nesta resenha você poderá preencher mais uma vez o formulário de nossa promoção que sorteia este best-seller de Scott Westerfeld (clique no banner no topo da sidebar). Quanto mais chances, melhor. Boa sorte!

14 comentários:

  1. Ótima resenha, mesmo fazendo a promoção do livro foi sincero.
    Espero que o livro valha a pena por que estou participando da promoção.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    A resenha está ótima. Mesmo o livro não prendendo a atenção no início, estou morrendo de vontade de lê-lo. xD
    Achei muito interessante essa ideia de fazer uma crítica a nossa sociedade que cultua tanto a beleza, algo que é totalmente subjetivo, já que o feio para um pode ser bonito para outro.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AMEI a resenha, Caíque.

    Não posso pôr em palavras o quanto PRECISO ler esta série de Scott. O que há de interessante a se analisar apenas pela sinopse não é brincadeira, e eu adoro livros que nos fazem parar, refletir e intrigar-nos com aspectos sociais - mesmo dentro da ficção o//

    Se deixar, passo a noite falando kkkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. ADOREEEI A RESENHA *-* Ficou ótima mesmo :D
    Eu tô muito louca pra ler esse livro >< ontem quase comprei na promo do submarino, mas ainda tenho esperança de ganhar aqui, kkkkkk x)
    A resenha só deu mais vontade ainda de ler e espero poder fazer isso logo logo *-*

    Beijos, nanda.
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. esse livro esta na minha listinha faz um tempinho, parece ser muuuito lgl!^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  6. calma, calma, preciso comentar estes dois ultimos posts com urgencia.
    Feios paece ser um bom livro, pelo menos a essencia dele é mt interessante. Mas me preocupa q o autor esteja escrevendo tanto a respeito disto. Será q ele tem memso tanto assunto ou ta so dando voltas e mais voltas pra poder vender mais?

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante de Feios. Não sei se o fato de ser um de meus assuntos/temas preferidos ajudou em alguma coisa. Creio que sim. haha
    Preciso ler logo as continuações, pena que falta tempo. =X
    As capas nacionais dessa série, na minha opinião, batem as de qualquer outro país, ficam MUITO boas mesmo. =)
    Ótima resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Robledo!
    Uma pena que este livro não atingiu as suas expectativas. Eu ainda quero muito ler, vi muits comentários positivos a respeito da série e mal posso esperar para ter os livros em mãos e curtir a história. Achei a temática bem original e surpreendente.
    Bom findi.
    Abraços.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Já vi resenhas boas e ruins sobre esse livro. A maioria das pessoas ou gosta ou se decepciona. Não sei se leria, já q não sou muito chegada em histórias futuristas. Mesmo assim, gostei da resenha.

    teh mais

    ResponderExcluir
  10. Já falei o que penso sobre o livro: bom, mas, se prende muito na decisão de ser ou não perfeita, pelo menos até as páginas que você falou, onde a verdadeira ação começa e onde realmente não conseguimos parar de ler se não chegarmos até o fim :D
    Parabéns pela resenha, espetacular :3
    E concordo com tudinho :3

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro e não posso opinar muito, mas a história me parece interessante e, apenas lendo a sua resenha, posso enxergar tudo que você diz.
    Para ser sincera, não sou muito chegada nesse ar futurístico, gosto mais quando as histórias vão para o lado oposto, para a antiguidade (nada de descobrimento do Brasil que aí também é forçar a barra, né...), mas tenho boas expectativas sobre esse livro e estou participando do sorteio, rs

    Parabéns pela resenha,
    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  12. Continuo querendo Feios. E esse segundo quote é demais. Eu li o 1º capítulo na web, eu não devia ter feito aquilo. Desde aí me descabelo por esse livro.
    Ótima resenha, Caíque!

    tudo-por-um-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que é um livro que passa uma boa mensagem mesmo, pra essa época em que vivemos, em que a beleza dita a vida, o modo de viver da humanidade... Só que acho que só fui me empolgar mesmo com a leitura DEPOIS da metade do livro rsrs

    Tenho Perfeitos aqui e espero que qd for ler, já fique presa logo no início...

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  14. Eu li o livro Feios. No começo a história me deixou sem vontade de ler, algo ao meu ver muito futurista. Feios tem algumas mensagens boas e bate na tecla dos padrões de beleza. As inseguranças e aventuras, porém, estão garantidos.

    Por esses e alguns motivos, não senti vontade de continuar a ler o segundo livro da série - Perfeitos. Mas fica a dica pra quem gosta de futurismo.

    Em primeiro lugar da minha wishlist está "Morte e Vida de Charlie St. Cloud". Abraços.

    Lucas Dantas
    salvadornamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!