domingo, 24 de abril de 2011

[Resenha] Arthur Golden - Memórias de uma Gueixa

Essa daqui é, sem dúvida alguma, a resenha mais difícil que já fiz. Nas demais obras que eu analisei esse ano, minha opinião era muito clara, e por vezes até maniqueísta: ou eu amava incondicionalmente o livro, ou só conseguia enxergar defeitos. Memórias de uma gueixa me colocou numa situação muito difícil, quase indescritível, mas que eu vou me forçar a traduzir em palavras. Terminei de ler o livro há aproximadamente cinco minutos, de forma que ainda me encontro naquela fase de abalo pós-leitura, caracterizada principalmente pela sinceridade e pelo ápice do envolvimento com a história. Essa resenha pode ficar um pouco longa, mas eu peço que vocês me desculpem. Estou digitando o que surge naturalmente em minha mente. Vamos começar.

A história já é conhecida por muita gente, mas é mais ou menos a seguinte: a pequena Chiyo, aos nove anos, é vendida a um okiya - uma casa japonesa na qual as gueixas vivem durante suas carreiras. Sua irmã Satsu enfrenta ao mesmo destino; todavia, as duas são enviadas a lugares diferentes, o que faz com que, desde a mais tenra idade, Chiyo seja obrigada a lidar com todas as adversidades da vida por conta própria. E, diga-se de passagem, sua travessia é apinhada de adversidades: no okiya ao qual é enviada, Chiyo se depara com uma série de personagens singulares: Hatsumomo, a experiente gueixa que lhe parece odiar (ou invejar?) com todas as forças; Mamãe, Titia e Vovó, todas excepcionalmente severas e responsáveis por gerenciar o okiya; e Abóbora, uma garota não muito mais velha do que Chiyo, destinada a enfrentar o mesmo fado.

Como você pode descobrir pela leitura da sinopse do livro no Skoob, a história descreve basicamente a vida de Chiyo, desde os seus primeiros passos no okiya até o ápice de sua carreira como gueixa. E essa é uma das coisas que eu gostaria de deixar muito claras nessa resenha: a trama de Memórias de uma gueixa é fácil. Desculpem o uso desse termo, mas não encontro nenhum mais adequado: é uma trama fácil e, por isso mesmo, morna. A partir do momento em que você lê as orelhas do livro, você já tem uma vaga ideia de tudo que vai acontecer, e acredite em mim: você está muito próximo da verdade. Eu poderia resumir a história em um único parágrafo, mas sinto que isso daria uma impressão horrível do livro.

Por ser tão morna, a trama não conseguiu me cativar em momento algum. Mas calma. Vamos deixar bem clara uma coisa aqui: quando digo que não fui cativado, não quero dizer que detestei o livro - simplesmente, em 90% da sua estrutura, este não causou em mim impressão alguma. Ao passo que, em outras obras, sinto-me como se o narrador estivesse à minha frente, desenvolvendo sua história e deixando as emoções transbordarem, em Memórias de uma gueixa (chamarei só de Memórias daqui até o fim da resenha) eu me senti como alguém que visse a história de longe, sem se envolver. Uma amiga minha descreveu esse livro como um novelão e, apesar da aparente grosseria do vocábulo, não posso deixar de concordar. Em termos de trama, é praticamente uma novela, marcada principalmente pelo amor entre Sayuri (é esse o nome que Chiyo adota quando finalmente se torna uma gueixa) e um homem que ela chama de Presidente.
Com olhos bem fechados e mãos unidas rezei para que me permitissem de alguma forma chegar a ser uma gueixa. Eu suportaria qualquer treinamento, qualquer dureza, por uma oportunidade de atraiz outra vez a atenção de um homem como o Presidente.
Agora, é claro: como a própria quarta capa do livro faz questão de destacar, o livro pode e deve ser lido não apenas como uma história de amor e sofrimento, mas como um fascinante passeio pela cultura japonesa da época. Não importa o seu nível de conhecimento acerca das tradições orientais: você vai, indubitavelmente, finalizar a sua leitura carregando uma bagagem cultural maior. É realmente fantástico o passeio que o autor faz pelas tradições e pelos hábitos das gueixas, e você é apresentado a um universo tão... palpável... que você passa a sentir uma certa sensação de posse, como se tudo aquilo fosse a sua própria cultura e como se gueixas passassem em frente à sua casa todas as noites.

O único obstáculo que eu encontrei, nesse sentido, é que se trata de um livro muito visual. Os capítulos estão cheios de descrições de peças das vestimentas japonesas, especialmente os quimonos, e nem sempre é fácil visualizar o que o autor quer transmitir. Ainda não vi o filme, mas acredito que ele seja absurdamente mais bem-sucedido nesse aspecto; afinal, convenhamos: você pode estar lendo o melhor escritor do mundo, mas deparar-se com a descrição de uma dança, por exemplo, não é a mesma coisa que vê-la com seus próprios olhos, sentindo as sensações que ela transmite à atmosfera.
Quando finalmente consegui me pôr de pé, fui ao saguão e me contemplei atônita no espelho grande. Começando pela bainha de meu vestido, um dragão bordado se enroscava da parte inferior do traje até o meio de minha coxa. Suas garras e dentes eram de prata, os olhos, dourados - ouro de verdade. Não pude impedir as lágrimas de me subirem aos olhos.
Antes que essa resenha ocupe seis mil páginas, permitam que eu explique por que razão eu considero essa a mais difícil das minhas análises: acontece que, nas minhas leituras, eu vou tecendo comentários e estabelecendo notas à medida que vou avançando no livro. Faço isso porque não acho justo dar nota 1 a um livro que foi fenomenal em todo o seu desenvolvimento, mas que teve um final ridículo - julgo que a avaliação deve dizer respeito à obra como um todo, e não a partes desta. Então, enquanto eu vagava pelas páginas de Memórias, pelo menos durante as 400 primeiras, tinha uma opinião muito clara, e já podia me ver escrevendo uma resenha que falava essencialmente da história morna, sempre no mesmo ritmo, sem muita variação de tom.

Mas aí vieram os dois capítulos finais. E eu não sei o que aconteceu, mas a impressão que tive foi que toda a emoção que o autor havia guardado durante os trinta e poucos primeiros capítulos havia sido liberada de uma única vez; senti uma identificação tão forte com a Sayuri, e pude visualizar suas emoções de forma tão clara, que passei a questionar meus julgamentos anteriores. Se você por acaso começar a ler esse livro e pensar da mesma forma que eu, ou seja, se achar todo o desenrolar da história sempre muito calmo... Não pare de ler. O final vale a pena. Não que haja algum acontecimento absurdamente inesperado, mas simplesmente vale a pena. É difícil descrever; prefiro que vocês mesmos tenham a oportunidade de sentir esse efeito.

A promoção de Memórias de uma gueixa começa no dia 02/05, logo após o resultado do sorteio de Feios. Até lá.

Título: Memórias de uma Gueixa.
Autor: Arthur Golden.
Editora: Imago.
Número de páginas: 460.
Avaliação: 4 de 5.

13 comentários:

  1. Nossa! No início da sua resenha pensei "bom, se o livro é morno/ um novelão não deve ser muito bom", mas quando cheguei no final e você disse que os últimos capítulos valem a pena fiquei morrendo de vontade de ler. xD
    Sobre a questão de ter algumas coisas que não conseguimos visualizar direito, talvez o autor faça um livro com ilustrações (mas não sei se ficaria bom).
    Gostei de saber que através desse livro podemos conhecer melhor a cultura oriental. Não conheço muito, mas tenho muita curiosidade.
    Vou participar da promoção com certeza. xD
    Ah! Não podia deixar de falar que adorei o novo banner e o novo plano de fundo. Ficaram bem legais.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, fiquei na dúvida.
    Tenho curiosidade quanto à cultura oriental e esses últimos capítulos me deixaram interessada, mas e esse desenrolar morno?

    Se bem que temos opiniões muito diferentes sobre livros. '-'
    Quando eu ganhar o livro aqui eu leio e te digo o que achei, ok?

    Enfim, sua resenha está ótima.

    =*
    Tarsila

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo esse livro por aí, mas nunca li nenhuma resenha dele. E confesso que nem sabia muito bem sobre o que era a história, apesar de ter lido a sinopse, mas enfim.
    Não é um livro que me chama muita atenção, mas sua resenha me deixou bastante curiosa pra ler.
    Primeiro porque apesar do livro ser morno, levou nota 4.
    E segundo porque o final deve ser muito bom pra compensar o livro.
    Quero ler. E se ficar cansativo, vou me lembrar da sua dica e lerei até o final =D
    Bjoo

    ResponderExcluir
  4. AAAH, agora eu fiquei curiosa!
    UAUSHAUS, pq tipo... eu já vi o filme e concordo que pelo menos no filme, tenha parecido um novelão também, com aquele final feliz e tudo mais (no filme o final é assim, UHAHUA)
    Mas, sei lá, só pelo que você falou sobre o final do livro, fiquei com imensa vontade de ler!
    Além disso, eu amo a cultura japonesa e adoraria aprender mais sobre ela <3
    Tenho um livro aqui chamado nippon, tem sobre as espadas, kimonos, tudinho dos japoneses, sabe?
    E tipo, eu adoraria ser uma gueixa, pq ela seduz com o olhar, não com o corpo, pelo menos no filme eé assim!
    E eu achei isso totalmente impressionante.
    Tipo, realmente deixa essa situação de não saber o que dizer. Afinal, algumas cenas sãaaaao muito chatas, mas, outras te satisfazem e pelo jeito o livro é assim também
    Conclusão: quero e vou ler.
    Conclusão 2: vou ganhar a promo. 1bj
    ótima resenha :D
    AMEI O LAYOUT AQUI DO BLOG, FICOU MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  5. OBS: o pássaro do layout me lembra a trilogia Jogos Vorazes! (livro)

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoooosa sua resenha! Eu já tenho esse livro me esperando na estante e me senti estimulada pela sua resenha. Meu filho já leu e gostou pela parte cultural. Mas quando eu tiver lido postarei lá no blog a minha opinião. Mas quero acrescentar que vc escreve suas resenhas de maneira fantástica. Parabéns!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre gosto de livros assim por enriquecer culturalmente mesmo. É bom saber que Memórias de uma Gueixa tem conteúdo assim, isso me anima a ler.

    Mas é ruim saber que fica difícil "visualizar" roupas, danças, etc... pois essa seria a parte mais legal (na minha opinião). Acho que esses tipos de coisa é difícil de descrever em palavras, acho que nos livros que as tivessem poderiam ter umas imagens pra auxiliar... porque acaba que eu não consigo visualizar nada >_>

    Mas por falar da cultura do Japão, o livro parece ser interessante. Mesmo que a trama não seja muito boa. Vou participar do sorteio =D

    Hector

    ResponderExcluir
  8. Morro de vontade de ler esse livro a um tempão, mas ainda não tive oportunidade... Sabe como é, falta de tempo, fila de livros para comprar muito grande e tudo mais. Sem falar que a capa dele é linda.
    Tenho muita vontade de ler livros de culturas bem diferentes dos que costumo ler por aí...
    Tenho um chinês aqui, chamado O Totem do Lobo, e em breve vou lê-lo.
    Ótima resenha! :)
    E ficou lindo o layout do blog, vou atualizar seu banner no meu.
    Estou sentindo falta do Caíque, mande ele arrumar a internet logo. SAUHSAUSAH :D
    Beeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Robledo, não vou dizer que fiquei com dúvidas em relação ao livro porque seria mentira.
    Tenho vontade de lê-lo há um bom tempo, porém, uma vez que ele se encontrava em promoção com o mesmo preço de A Cidade do Sol, deixei de comprá-lo para dar uma chance ao afegão. Não me arrependo, a minha hora e a de Memórias de uma Gueixa ainda vai chegar e a sua resenha só fez eu lembrar-me disto.
    Parabéns, mais uma vez, por estar prezando pela sinceridade e por fazer resenhas tão completas. Muito legal da sua parte ter ressaltado tudo que foi de seu agrado e tudo que também não foi.
    Estou louca pela chegada da promoção, com certeza participarei para poder tirar as minhas próprias conclusões sobre.

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  10. Oi! Que bom que voce leu esse livro, eh uma pena vc ter gostando tanto, mas cada um tem um julgamento nao eh?
    na minha resenha eu tentei transmitir o quanto eu amei de todas as formas essa livro.
    Que legal ter q promoçao dele, pq vai da mais chance das outras pessoas lerem.
    E claro vou ajudar na divulgaçao :D
    Espero que vc tenha visto a divulgaçao que fiz de Feios num blog bem visitado e espero que tenha ajudado :D
    Deixei o link no skoob, como n tive resposta nao tenho ctz se vc viu, espero que sim ^^

    bju!
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Nossa que resenha hein..hihihi...Então sabe que eu não tenho muita curiosidade para ler esse livro não porque eu já conheço a história apartir do filme e acho ela meio bizarra demais pro meu gosto do tipo de um cara criar uma criança para casar com ela 20 anos mais tarde sei lá. E depois dos comentários que você fez acho que não vou querer ler esse não porque se demorarmos 300 páginas para ter alguma emoção vixii eu desisto antes...ehehehe...Do mais gostei mesmo da resenha muito bem feita parabéns.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro aqui há um tempão, mas ainda não li. =X
    Me surpreendi um pouco com algumas coisas, por achar que seria um livro um tanto diferente.
    Mas ainda assim, parece ser muito bom!
    Ótima resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oii!!
    Bom, sempre tive muita vontade de ler Memórias de uma Gueixa, saber mais um pouco sobre esse universo delas *--*
    Sua resenha me deixou curiosa, apesar de vc achar a leitura morna, é um livro que concerteza irei lê-lo.
    Beijos
    Elidiane'

    Entre Amigas
    entres2amigas.blogspot.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!