sábado, 12 de fevereiro de 2011

Colocando a estante em ordem

Colocar a estante em ordem, ainda que dê um trabalho enorme, é uma boa meta. Embora seja bastante trabalhoso catalogar todos os livros e colocar um por um de volta na estante de acordo com o critério de organização, depois fica muito mais fácil encontrar uma obra específica!

Fiz a minha arrumação hoje. A primeira etapa foi criar um arquivo no Word com o nome de todos os livros e seus respectivos autores, mais ou menos assim:

Parte da tabela de livros; clique para ampliar






Vale notar que, nessa hora, a minha tabela já havia sido organizada pelo Word em ordem alfabética de nomes de autores. ATENÇÃO: caso você deseje organizar a sua estante em ordem alfabética de SOBRENOMES, é essencial que, ao invés de escrever "Dan Brown", por exemplo, você escreva "BROWN, Dan.", já que o Word - pelo menos o 2003 - cria sua ordem alfabética com base nas letras da primeira palavra de uma determinada coluna (no caso, o nome do autor).

Depois de ter feito a tabela, foi só colocar os livros novamente na estante, aproveitando para limpá-los e checar se existe algo dentro deles. Recuperei uns dez marcadores hoje, hehe. Como a luz não estava muito boa na hora, a foto da estante nova acabou ficando péssima. Em breve atualizo aqui com uma foto melhor!
De qualquer forma, minha nova estante, arrumada:

Estante arrumada; clique para ampliar

2 comentários:

  1. Estou precisando fazer isso. Minha estante está uma bagunça!
    Gostei muito da dica. =)

    Tbm vou procurar o livro que vc sugeriu. Acredito que seja realmente bom! Danielle Steel escreve muito bem. =D

    Bjs ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho um arquivo do word com a lista dos meus livrinhos amados, porém, eu cadastro por ordem de chegada e, na estante, eu organizo por editoras ^^

    Estante organizada, livros felizes hehehe
    Com certeza o acervo agora está bem maior do que o registrado na foto hehehe

    Adorei!

    Beijinhos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!