terça-feira, 11 de novembro de 2014

Quão livre sua fala é?

"Os índios shuar, chamados de jíbaros, cortam a cabeça do vencido. Cortam e reduzem, até que caiba, encolhida, na mão do vencedor, para que o vencido não ressuscite. Mas o vencido não está totalmente vencido até que fechem a sua boca. Por isso os índios costuram seus lábios com uma fibra que não apodrece jamais."

"A Girl Writing", por Henriette Browne.
Quantas vezes já ouvimos que "a palavra tem poder"? Em "O Livro dos Abraços", Eduardo Galeano cita tal episódio indígena e nos recorda da cultura que propagamos ao considerar a força da fala. Trazendo à nossa realidade, nós, blogueiros literários, gozamos de um alcance incomensurável quando se trata da escrita. Nossas vozes, derramadas em postagens, resenhas e afins, declamam angulações, opiniões, mas não totalmente livres de rédeas convencionais. Afinal de contas, quão livres nossas falas são?

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!