sexta-feira, 24 de outubro de 2014

[Resenha] Jeff VanderMeer - Aniquilação

"A imperfeição é bela, a loucura é genial e é melhor ser absolutamente ridículo que absolutamente chato."

                                                                                                                                                                                        Marilyn Monroe

Reconhece aquele sentimento de que investiu, tentou, voltou a tentar e não chegou a lugar algum? É assim que me sinto com relação a Aniquilação, obra cedida pela parceria com a Intrínseca que tinha todas as chances ao seu favor. Todavia, através de uma trama imobilizada, personagens inexpressivos e uma escrita inflexível, a tarefa de concluí-lo não foi nada menos que árdua. 

Um grupo de quatro mulheres são enviadas para a Área X, um lugar incompreensível e isolado do restante do mundo há décadas, onde a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Elas fazem parte da décima segunda expedição ao local, cujos objetivos são explorar o terreno desconhecido, tomar nota de todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. Uma missão mortal, visto que todas as expedições anteriores tiveram resultados assustadores, como suicídios em massa, tiroteios descontrolados e casos de mudança de personalidade súbita seguidos de morte por câncer. As mulheres partiram para a Área X esperando o inesperado…
E foi exatamente isso que encontram.

O estilo teso de VanderMeer, infelizmente, não cativa. A leitura prossegue rígida, presa em suas próprias conjecturas, impedindo um aproveitamento maior do entretenimento em si. Não procuro livros fáceis de serem lidos, mas algo muito específico não se conectou comigo enquanto leitor, tampouco como resenhista. Temo não ter tanto o que analisar dessa experiência que adiei o quanto pude e, quando realizei, corri para terminar o mais depressa possível. 

A protagonista - que conhecemos apenas tal qual "bióloga" - se faz tão rija quanto a realidade que a envolve e pouco agrega a quaisquer pareceres gerais que eu viria a ter. Excetuando ínfimos detalhes, poderia se caracterizar uma coadjuvante por sua postura baldada e enfadonha. O enredo promissor não faz jus ao que a história, de fato, entrega ao leitor, com o lento desenvolvimento maçante que me levou a procrastinar tanto o fim da leitura.

Muito provavelmente, o único fator merecedor de um salvo-conduto é a diagramação impecável, o trabalho interno é bem impressionante considerando o pequeno número de páginas. Ainda assim, torcer por um livro não garante sua qualidade e Aniquilação desvizinhou-se dos adjetivos positivos que sempre tenho prazer em oferecer nas ocasiões cabidas. Sorte aos que arriscarem lê-lo.

Título: Aniquilação (Comando Sul #1).
Autor: Jeff VanderMeer.
Editora: Intrínseca.
Número de Páginas: 200.
Tradução: Bráulio Tavares.

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!