quarta-feira, 4 de junho de 2014

[Resenha] Rick Riordan - A Maldição do Titã: Graphic Novel

E quem disse que só os filmes não fazem jus aos livros que os originam?
___________________________________________________________________________________________

Ler Percy Jackson é extremamente saudável para mim. A escrita de Rick, tão simples ao mesmo tempo que amarra complexidades mitológicas e relações divertidas, nunca deixa de favorecer o humor do meu dia. Porém nenhuma obra é infalível, e neste exemplar em graphic novel do terceiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos, cedido por nossa parceira Intrínseca, posso dizer que tive sorte em conseguir finalizar a leitura. O enredo instigante de A Maldição do Titã, infelizmente, foi duramente adaptado.

Percy está de volta em mais uma missão. Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros: despertar um monstro ancestral com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu em uma caçada. Percy e seus amigos – entre eles, dois novos meio-sangues de ascendência desconhecida – têm apenas uma semana para localizar a deusa sequestrada e solucionar o mistério do monstro que ela perseguia. O herói e seus aliados encontram-se agora diante do maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.


Como justifiquei na resenha da graphic anterior, desconheço o quanto o escritor se envolve nesse tipo de adaptação. A Maldição é um dos livros mais profundos e obscuros da série e o modo com que foi trabalhado na versão em pauta ficou bem aquém do esperado. Várias sequências de diálogo e interações com o cenário/plano de fundo são confusas, as cenas são amarradas muito superficialmente e, por mais que eu tenha lido a obra original há anos, lembro-me da inexistência de tal lacuna na qualidade narrativa. Apesar do todo demonstrar a escolha de fragmentos pertinentes em detrimento a outros que ficaram de fora, todos os momentos eram representados em um caráter mais paralelo do que partes sequenciais de uma linha de pensamento.


Nada me incomodou mais, contudo, que a problemática com os traços aplicados. Não sou nenhum especialista em quadrinhos, entretanto é impossível fechar os olhos aos desenhos rudes, os personagens colocados sem qualquer cuidado, detalhes extremamente mal feitos, as dificuldades com gêneros e uma violenta queda na beleza dos quadros comparado às versões antecedentes; as discrepâncias visuais são gritantes. Em casos assim, é mais eficiente exemplificar mostrando do que apenas dizendo, logo:


Percy retratado na mesma HQ. A diferença é tão explícita que nem preciso recorrer às graphics anteriores para argumentar o que digo.

Bianca, uma nova semideusa, em quadros de uma mesma página.

A personagem Thalia na graphic de O Mar de Monstros e na obra sucessora.


Nas laudas acima, Percy e Thalia estão usando exatamente as mesmas vestimentas e os traços não auxiliam de forma alguma descobrir quem é quem.


Nas graphic novels da série, Robert Venditti (adaptador) e Attila Futaki (artista) mantiveram-se em seus postos, ao contrário do colorista. As cores que Greg Guilhaumond trouxe às cenas noturnas foram mais eficientes que as diurnas e vespertinas, ao meu ver. Quando havia muita iluminação ou locais bem abertos, a falta de qualidade visual já mencionada evidenciava-se e o tom de um rascunho, não algo finalizado, permanecia no ar.

Aprecio a diagramação da editora e não saberia afirmar se a impressão influenciou em algo, nesse caso, em minha experiência negativa com o livro. É ótimo relembrar uma história que gostei tanto na época em que a experienciei, mas o gosto amargo que sobra após a tentativa estupidamente falha de interpretá-la é desapontador. Espero mais zelo com a versão que farão de A Batalha do Labirinto, mas sinceramente, permaneço na dúvida do quê aguardar, de fato, de qualquer adaptação literária atualmente.

Título: A Maldição do Titã: Graphic Novel.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Intrínseca.
Adaptação, Arte & Cores: Robert Venditti, Attila Futtaki e Greg Guilhaumond; respectivamente.
Adaptação de miolo e capa: ô de casa.

3 comentários:

  1. Essas imagens são terríveis, nossa haha Realmente não gostei do traço. Até pensei em fazer a coleção da HQ do Percy, mas já tinha me desempolgado, agora então...
    Pior é a descaracterização dos personagens que nem parecem os mesmos nas páginas seguintes.
    Pelo visto não foi feita com cuidado, o que é uma pena.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. E essa é era uma das histórias mais interessantes para adaptarem e me fazem uma dessa, Duda. O mais curioso é não terem mudado a pessoa que parece ser responsável por isso, esse Attilla. Ainda assim, tenho esperanças nos próximos, principalmente para série Os Heróis do Olimpo \o\
    Um bjo, obrigado por comentar!

    ResponderExcluir
  3. Exato, Evellyn! Venho acompanhando e me decepcionei de verdade com o resultado do que vi, e só com essas imagens acima já dá pra notar sem precisar ser um grande expert em quadrinhos. Uma pena, mas quem sabe melhoram nos próximos? Resta torcer.
    Um bjo e obrigado por comentar (o:

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!