terça-feira, 10 de setembro de 2013

[Bienal 2013 - Parte 1 de 3] Espaço e Eventos

Acredito que mesmo aqueles leitores menos corriqueiros na Internet tomaram conhecimento da 16ª Bienal do Livro que ocorreu aqui no Rio, entre 29 de agosto e 8 de setembro. O maior evento literário brasileiro teve como país-tema a Alemanha, trazendo de lá muitos escritores inclusive. Meu objetivo aqui não será informá-los sobre a feira - para isso vocês podem ir em seu próprio site clicando aqui - e sim de minha experiência nos 6 dias que compareci. Resolvi dividi-la em três tópicos discutíveis: Espaço e Eventos, Autógrafos e Compras, nesta ordem de publicação. Para ampliar as fotos, é só clicar. Frui!











  • ESPAÇO: Riocentro

A Bienal é sediada no Riocentro, o maior centro de convenções da América Latina, o espaço ideal para aglomerações. A organização dos pavilhões e stands não muda muito de ano para ano e em 2013 não foi diferente - o que não é um ponto negativo. Entretanto, começo a refletir se daqui a alguns anos não precisaremos de um espaço maior, porque as multidões se superam a cada edição. Um dos pontos negativos foi a interação entre os stands e o pessoal de apoio deixou um pouco a desejar, precisei de uma pequena informação e fui sendo jogado de um lado para o outro. 

Essa falta de informação também ficou clara em muitas editoras, que não deixavam os preços à mostra e os vendedores recorriam a máquinas de códigos de barra - que não necessariamente eram fáceis de localizar - ou mesmo listas extensas com todo o catálogo disponível - e quem disse que o consumidor tem esse tempo todo de esperar em uma Bienal do Livro? Pelo que me recordo, isso me ocorreu nos stands do Grupo Objetiva (Suma da Letras, Objetiva, Alfaguara e etc.), Grupo Editorial Record, Zahar, Cia. das Letras e Leya.

Quem está acostumado à feira, sabe que os preços relacionados à alimentação são absurdos. Uma lata de refrigerante custava R$5, um salgado médio tinha o mesmo preço e refeições completas, nem se fala. A climatização veio em 2011, porém é compreensível que não seja suficiente nos dias em que a quantidade de público se supera. Durante quase todos dias, permaneci junto da Gabi do Livro, filme e cia., da Nanda do Julgue Pela Capa e de seu namorado, o Gabriel.


  • 1º EVENTO: Festa de Blogueiros - Novo Conceito

A Novo Conceito convidou todos os seus blogueiros parceiros para uma festa que aconteceria na própria Bienal no polêmico dia 31 de agosto com início às 18h. O encontro sucedeu em uma parte do próprio stand da editora e pela quantidade de presentes, acabamos ficando um pouco espremidos e impossibilitados de transitar. Havia aperitivos - amendoim, paçoca e balas - além de outra mesa com refrigerantes e o horário de início também atrasou um pouco, devido à sessão de autógrafos da Emily Giffin que se estendeu. Porém a receptividade e a simpatia de toda a equipe não deixaram de fazer com que nos sentíssemos em casa. 

O cansaço impediu que aproveitássemos mais, pois nesse horário a maioria já tinha passado por complicadas situações no dia mais caótico da Bienal - eu mesmo já tinha enfrentado três sessões de autógrafos diferentes. Eles anunciaram também que escolheram um manuscrito de uma blogueira que será lançado pela editora em breve. O staff distribuiu bolsas com vários brindes dos kits que a editora nos envia mensalmente, bem como um bloquinho com o logo da editora escrito "Blog parceiro" com caneta e post-its. Neste evento encontramos muitas blogueiras bacanas, como a Nana e a Letícia do Obsession Valley, a Mathilde do Envenenadas Pela Maçã e a Ingryd do PseudoEstante. Trocamos marcadores dos nossos blogs e foi uma oportunidade perfeita para nos conhecermos!

  • 2º EVENTO: Encontro de Blogueiros - Intrínseca
Ocorreu no dia seguinte ao sábado do terror, na manhã ainda tranquila do domingo, dia 1º de setembro, às 10h30 no espaçoso Auditório Mário de Andrade no Pavilhão Verde. Acompanhado somente da Gabi, chegamos exatamente no horário, mas ainda restou alguns minutos até que liberassem nossa entrada. Havia poucos blogueiros até então, mas avistamos a Mathilde e a Clarice do Envenenadas, a Juh do Livros & Bolinhos e o Alexandre do extinto Bookaholic Boy. Não tivemos muito tempo de dialogar, pois a editora foi bem pontual e logo entramos no auditório.

Automaticamente avistamos o palco cheio de brindes, uma mesa povoada de cupcakes com mini-livros lançados pela Intrínseca (comestíveis!) e um telão. A Heloísa, gerente de marketing, falou um pouco sobre a história e o crescimento absurdo da editora no mercado editorial, assim como apresentou lançamentos atuais e futuros, grande parte deles já divulgada na 2ª Turnê Intrínseca. Lá estava também a Luiza, que cuida dos parceiros e a Viviane, representando o Skoob. Segundo a mesma, uma nova versão do site está vindo por aí com inúmeras novidades e melhorias e, aproveitando a deixa, sortearam três banners de divulgação na rede social com três dias de vigência cada, além de kits de livros da editora - muitos a escolha do ganhador. Infelizmente não fomos sorteados, porém os brindes do encontro não deixaram nada a desejar: ecobag com nome dos autores publicados, bottons, canetas e imãs de geladeira. Foi um bate-papo descontraído, divertido, informativo e com gostinho de quero mais.

No penúltimo dia de Bienal, todos nós acordamos bem cedo para comparecer ao evento para fãs do John Green que prometia ser bastante divertido. A entrega de senhas começou rigorosamente às 10h no stand da editora e, meia-hora depois, começávamos a entrar no Mezanino 2 do Pavilhão Verde para participar do encontro. Entendo que espalhar as cadeiras que estavam no lugar comprometeria a quantidade de público estipulada, todavia sentar no chão não foi nada bom para quem já estava dolorido dos dias anteriores como eu. A Heloísa ainda compartilhou em primeira mão que um dos maiores sucessos do autor, "A Culpa É Das Estrelas", tinha finalmente alcançado o 1º lugar dos livros mais vendidos do Brasil, assim como do stand e da Bienal! 

O restante do bate-papo foi comandado por um trio do fã-clube Nerdfighters BR. Eles falaram com muita propriedade sobre o escritor, sua história e obras, apesar de alguns problemas de organização entre si. As atividades foram o que mais me chamou atenção por sua criatividade e entretenimento; desde quem lia mais rápido a primeira página de um dos livros até criar um projeto que tornasse o mundo um lugar melhor. Os prêmios para os ganhadores eram as publicações do autor pela Intrínseca e outros da editora à escolha. A Gabi esteve bem perto de faturar um desses kits, contudo não foi daquela vez. Ao fim do evento, presentearam-nos com uma bolsa de ACEDE que se converte em estojo, bottons, um bloco e uma placa de "Cidade de Papel" e marcadores. Outra conversa prazerosa, animada e bem arquitetada!

___________________________________________________________________________________________

Então é isso. Fomos a apenas três eventos durante a Bienal, mas todos foram especialmente marcantes e valorosos. Lembro que este é apenas a primeira parte de outros relatos mais acalorados que estão por vir. Torço para que tenham gostado e que acompanhem o blog para saberem quando as partes 2 e 3 forem ao ar. Até breve!

5 comentários:

  1. Esse evento parece ter sido ótimo! Adorei o post e as fotos que você tirou. Queria ter participado do encontro de blogueiros... Abraços, Isabela.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde :D
    Ah, Bienal deixará saudades ^-^ Fui em dois dias e amei *-* Só não consegui ir aos eventos (queria ter ido ao dos nerdfighters :/); nem deu tempo de ir :S Mas valeu super a pena. E que venha 2015 (ou 2014, se der para ir a de São Paulo).
    Também acho que o espaço está ficando cada vez maior. E ao mesmo tempo é maravilhoso saber que o público leitor está aumentando cada vez mais!
    Amei o post. As fotos ficaram bem legais :D
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sempre deixa, né Isabelle? Pena que não pode ir ao Encontro Nerdfighter, mas em um evento grandioso como esse, a gente tem que focar nas prioridades se vamos poucos dias. Fui a um dia na de Sampa ano passado, talvez repita essa loucura no ano que vem, vai saber xD Fico feliz por gostar do post e das fotos, um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Foram ótimos mesmo, Isabela, uma pena não ter participado. Outro abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Caíque!
    Adorei esse post sobre a Bienal.
    Os eventos foram maravilhosos e fiquei com um gostinho de quero mais. rsrs
    Pena que não consegui o kit, mas é a vida. Você poderia ter colocado a foto desse kit do encontro de Nerdfighters. Tenho a foto lá no meu face.


    Beijos
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!