quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Desabafo

Imagem pinada
"The Sea Captain's Wife", de Charles Wysocki.
Sempre gostei de ser blogueiro. Não consigo ao menos parar e contar quantos blogs dos mais variados assuntos já possuí e nunca - nunca - me senti tão confortável e responsável por um deles como pelo Livros, letras e metas. Desde que o Robledo deixou o projeto, eu só pensava por quanto tempo poderia sustentar tudo isso sozinho sem perder a qualidade e credibilidade do nosso conteúdo. Nunca parei de tratar dos assuntos do blog como "nosso" ou "nós", creio que tal fato aliviava a tensão de estar só nessa tarefa-hobby que já perdura mais de dois anos. O balanço feito é de novas amizades que levarei para o resto da vida, acesso rápido e fácil a livros que amei, desejei e odiei, compartilhar minha opinião com pessoas de todo o país - quiçá do mundo - inteiro e saber suas ideias também, divertir-me em eventos e encontros, angariar brindes incríveis e manter essa sensação prazerosa de estar em meio daquilo que realmente te faz bem. O mundo literário também é o meu mundo agora.

Há muito tempo o blog não me traz mais prazer e eu, como dizem as más línguas, venho "empurrando com a barriga", afinal, procrastinar é a nova onda. Não há o feedback necessário, não há motivação, não há leitores o suficiente, logo não há diversão em pensar em posts, escrever, editar resenhas, gravar vídeos ou bolar quaisquer conteúdos novos que venho lançando ao longo dos meses para mim mesmo. Venho me decidindo sobre terminar as atividades ou não e quais seriam as possíveis consequências. Imagino que, como o cotidiano do blog, pouquíssimas pessoas irão passar por aqui, ler isso e muito menos comentar, mas para aqueles que acredito que mereçam uma resposta; eu ainda não me decidi sobre o que fazer, ainda não sei se consigo abrir mão de receber livros cuja leitura almejo gratuitamente, de relatar o que achei de cada experiência literária e de afirmar com orgulho que "Eu sou blogueiro literário". 

Mesmo que ninguém leia esse texto, estou fazendo o que precisei fazer; desabafar e seguir em frente, pois depois de ler mais um livro - "Divergente", para ser mais exato -, passei muitíssimo tempo em frente à tela do computador e simplesmente não pude redigir uma só palavra para a resenha do mesmo, então mudei o rumo da prosa para essa postagem. A partir de agora, não prometo resenhar todos os livros que eu ler e vou tentar ao máximo não ficar neurótico com isso. Os posts serão mais raros infelizmente e acredito que a quantidade ínfima de comentários tem altas chances de se tornar nula, mas não há o que fazer sobre isso. Não farei promoções para atrair leitores que chegam, participam, ganham e nunca mais aparecem. Vou refletir, planejar e continuar "empurrando com a barriga" por um tempo, porém agora não é por um tempo indefinido. Lembro aos leitores assíduos do blog que, apesar de não serem muitos, são essenciais para nós e tão importantes quanto manter um blog inteiro no ar, que não estou desmerecendo vocês ou cobrando blogueiros de comentar aqui, até porque eu mesmo quase não comento em nenhum blog por falta de vontade e tempo, e acredito que os comentários realmente válidos acontecem na espontaneidade da ação. Talvez este seja sim o último ano do blog como já havia comentado com alguns blogueiros que conheço, porém isso não quer dizer que tudo irá acabar definitivamente. Para ser sincero, imploro para que não seja, mesmo sem saber se possuo escolhas. 

__________________________________________________________________________________________

OBS.: Aos que interessarem, - leitores mudos ou não - estou rascunhando a resenha de "Eu Sou o Número Quatro", pessoal. É, o blog não vai morrer ainda e graças a vocês, cujos comentários renovaram minhas forças. Muitíssimo obrigado pelo carinho!

14 comentários:

  1. Caíque, logo que li o título da postagem, vim lê-la. E espero sinceramente que minhas palavras lhe deem algum consolo. Primeiramente, acho que o momento pelo qual você passa é comum entre todos os blogueiros, pelo menos uma vez ao longo da trajetória de um blog. Às vezes não temos tempo para cuidar das coisas como gostaríamos, noutras, perdemos o incentivo, como você já bem o disse. Mas, nesses instantes, tento pensar em todas as outras coisas boas que o blog já me trouxe e ponderá-las. Normalmente pesam mais que o desânimo.
    Como dica, no entanto, lhe aconselho a se dar alguns dias de folga do blog. Para refletir, talvez. Depois, considere se não vale a pena convidar colunistas, alguém que você até já conheça e de quem aprecie o estilo de leitura. Acho que até ficará mais tranquilo para levar o blog para a frente e para voltar a ter prazer com ele. Por outro lado, quem sabe uma renovação do modelo? Uma reaproximação com seus leitores através das redes sociais?
    Acho que o blog, nestes casos, é meio como um relacionamento. Se realmente quisermos tê-lo, precisamos fazer o possível para torná-lo sempre feliz, prazeroso e novo a cada dia. Acima de tudo, redijo cada uma dessas palavras em nome do grande blogueiro e resenhista que sei que você é. E lhe desejo tudo de melhor =)
    Atenciosamente,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Caíque!

    Sei que ando um pouco ausente, então estive meio em falta com o Livros, Letras e Metas, mas serei absolutamente sincera ao afirmar que este sempre foi um dos blogs que eu mais gostei de visitar. Um lugar que eu sei que irei encontrar conteúdo de qualidade, opiniões interessantes e conteúdo organizado e bem escrito.

    Entendo o seu lado, quando a gente não recebe o retorno esperado começamos a desanimar e pensar se realmente vale a pena seguir em frente. Porém, realmente espero que cenário mude, que você receba uma injeção de ânimo e decida levar a página adiante. Certamente o Livros, Letras e Metas faria falta. Por outro lado, acho que você deve fazer o que for melhor para você, é complicado continuar algo que já não nos faz feliz. O prazer em blogar deve vir acima de tudo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo apoio, Eduarda, de verdade. Você é uma das mais antigas e assíduas leitoras aqui do LLM e se tem uma coisa que eu não cobro de blogueiro - aliás, quem sou eu para cobrar qualquer coisa - é comentário; eu só fico feliz quando vejo a opinião de um amigo, mas não fico triste se ele não quiser comentar e tudo mais, porque isso também acontece comigo. Obrigado mais uma vez por sua atenção em responder esse desabafo, é muito importante para mim e tenha certeza que as decisões a serem tomadas serão colocadas sob o holofote e analisadas, uma a uma. Grande beijo e o seu Addict tá lindão, hein (:

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sinceridade do post, mas fico extremamente triste. Como assim leitores que não vêm. Eu adoro o espaço principalmente por você.
    Cheguei ao blog pelo desafio do ano passado que consegui cumprir no último dia de 2012. E fiquei tão feliz de poder dividir essa conquista com alguém como você, que traz sempre posts que acrescentam algo.


    Eu sou blogueira (sou?) e tenho feito resenhas e não tenho tido intenção de ter um blog literário. Tenho vontade de ter um espaço meu, que é um lugar de desabafos. Aliás, antes de eu passar pro disqus, você não comentava no meu blog, mas desabafava também.


    Eu acho que você deve se dar o tempo que precisa, não se cobrar. Mas reconsidere desistir totalmente. Eu sentirei falta, de verdade. E acho que, embora precisemos eventualmente soltar as palavras de modo a ferir o mundo, cuidado porque dos seus mais de 1000 seguidores, é bem provável que muitos deles não estejam aqui pelas promoções (aliás, odeio promoções que tem que seguir pelo twitter e pelo face, eu não tenho twitter e não vou criar pra seguir blog nenhum. Se eu venho ao blog e sigo ele, é porque eu gosto dele e por isso estou NO BLOG, não no twitter, se eu quiser informações plus e tiver uma das ferramentes E SE me interessar eu sigo. Não quer me deixar participar assim. F* eu continuo vindo de boa vontade aqui e lendo e comentando porque eu não irei visitar blogs porque tem promoções, ou simplesmente pra alguém me seguir de volta).


    Eu sigo blogs que me interesso (e de tempos em tempos deixo de seguir também), de blogueiros que passaram a me seguir (para entender porque vieram ao meu blog)...


    Enfim, o blog é seu, mas hoje, eu também desabafei.


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É difícil falar qualquer coisa depois de um comentário desses, Ana. Você é, sem dúvidas, uma das maiores incentivadoras do blog e uma das mais antigas e assíduas leitoras e tenho orgulho do que criamos sempre ao te ver por aqui, com opiniões sólidas, um vocabulário abarrotado e um carinho sem igual. Obrigado por tudo isso e o tanto mais que eu não consigo expressar. Pensar em terminar com o blog dói e dá até um certo desespero e não irei mentir em dizer que penso nisso desde que o Robledo saiu, várias e várias vezes quando tudo ia mal. Quando tudo ia bem também, porém, não sei se tenho esse pique, essa motivação ou mesmo esse tempo livre para remodelar todo o projeto e o LLM se tornou algo tão icônico em minha vida que me sentiria traindo o que construímos - eu, o Robledo e vocês, leitores - ao passar essa responsabilidade para alguém. É simplesmente medo de virar algo errado, fugir da essência do blog com os fundadores originais, sabe? Eu não sei, mas também não agirei precipitadamente, pois também seria uma traição. Darei essa respirada, sem me preocupar muito, entretanto não consigo ver outra opção cabível no momento que não seja continuar "empurrando com a barriga" por mero status e livros grátis de leitura cobiçada ou concluir as atividades de vez. Creio que já me expliquei o suficiente, não posso ocupar tanto o seu tempo para ler uma resposta de comentário. Obrigado mais uma vez por responder a esse desabafo, pelo seu apoio mais que especial e por sua presença na história não só desse blog, mas em minha vida. Grande beijo e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo desabafo em resposta ao desabafo, Lili. Eu realmente já tive tempo e ânimo para comentar em blogs literários como o LLM, mas há muito essa vontade já se extinguiu. De quando em vez, comento em blogs que leio diariamente de pessoas bem próximas, como a Gabi Lima e a Nanda Estrela. Você é uma das leitoras mais assíduas desde 2012 e seus comentários são tão pertinentes ao conteúdo que sempre me pego relendo-os, para cada vez descobrir um ponto novo da sua opinião que desejo tecer em uma resposta, é simplesmente fascinante. Peço perdão se desmereci os leitores verdadeiramente assíduos do LLM - irei me retificar no post, afinal, vocês são TUDO que nós, eu e o blog, temos -, não cobro blogueiros de nada, muito menos de comentarem aqui, pois acredito na espontaneidade e que ela é bem mais produtiva levando em conta o feedback do meu trabalho. Agradeço pelos elogios, cada resenha que escrevi - ou escrevo, dependendo do que farei - foi pensando em cada leitor que poderia ver em minhas palavras algo mais, algo além do que ele poderia encontrar em qualquer outro lugar. Obrigado por depositar aqui mais um pedacinho de você com esse comentário, ele é de inestimável valia para mim, de verdade. Grande beijo e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Ei, cara, eu li o post.

    Foi muito sincero, mas também foi triste. E senti isso mesmo sendo novo por aqui e não sendo um leitor assim tão, tão assíduo, embora sempre venha conferir o que tem de novo.

    Cheguei aqui por meio de uma busca no Google. Eu tinha acabado de ler 1808 do Laurentino Gomes e o seu blog estava lá num dos resultados. Gostei da sua forma de escrever e tal, mas principalmente por ser um blog literário feito por um homem. Eu me identifiquei com isso porque a maioria dos blogs/sites literários masculinos tendem a levantar aquela bandeira do nerd e outras por aí que eu nem sei dizer pra falar a verdade. Gosto dessa maneira descomplicada do blog, curto muito a questão dos clássicos - muito mesmo - e acho que seria uma perda para a blogosfera brasileira perder um endereço como o seu.

    A gente sabe como o Brasil lê pouco. Eu sei que você deixou bem claro no texto que se o possível abandono acontecesse você ficaria mal e tudo mais, mas eu sei que os leitores ficariam ainda pior.

    Reconsidere suas possíveis e futuras decisões, cara, na boa.

    Abaços, aê, e força! =D

    ResponderExcluir
  8. Caíque, eu tb lí o post inteiro. Confesso que não posto nunca. Mas sim, eu leio TODOS os posts. Acho que a falta de comentários da minha parte é mais pela impossibilidade de conectar diretamente no site aqui, pq eu somente leio pelo feed do Google. Sei que deveria comentar (e foi um assunto bem discutido entre amigos há algumas semanas, via twitter), mas não posso marcar o site como visitado do ip da empresa... e chego tão tarde em casa, que só vejo as coisas básicas pelo celular. E é por essa historia toda (que eu sei que é um problema bem pessoal meu), que eu gostaria que você entendesse o motivo desse comentário meu, hoje, aqui.

    Sinto muitíssimo que você está tão triste com o Blog, e entendo essa situação de desconforto e de cobrança pessoal. Sei que isso tudo desmotiva e tira o, desculpe pelo termo, mas não há melhor, "tesão" de escrever, de tentar ser criativo e se esforçar. Eu entendo o que vc sente, e fico triste. E vou aceitar qualquer que seja sua escolha, é a sua vida, são os seus passos.

    Esse meu comentário é só pra te dizer que vc tem leitores fiéis do blog, que nunca comentam, mas que lêem os textos, pegam dicas, comentam com amigos. Você fez e ainda faz o meu dia ser diferente. Independente da sua escolha qto ao que fazer com o blog, nunca pense (por favor, nunca!!!) que ninguém lê, que novos leitores atraídos por algum post ou promoção, nunca voltariam. Eu voltei. Voltei quase todos os dias. Mas eu lí todos os posts. Incluindo os passados.

    Quero que vc saiba que a sua opinião (literária) importa pra mim, suas idéias são prazerosas de ler. Saiba que esse blog faz a diferença pra mim. E pra muitos outros leitores-mudos.

    Fica na paz, tire um tempo pra você. Nós entendemos. E depois, sem o calor das emoções, decida o que fazer.

    Grande abraço, Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelas palavras tão bem escolhidas, Elton. Elas renovaram minhas forças e me fizeram pensar "E se?". E se eu continuasse com uma proposta totalmente nova e diferente da atual fase do blog? É um começo a se pensar e prometo que irei fazê-lo. Entendo o que fala de blogs masculinos por aí que hasteiam essa bandeira nerd, mas todo mundo acaba tendo um público, e mesmo que não o tem, acaba não sobrevivendo na blogosfera. A forma como chegou aqui é uma das coisas que mais me alegra, uma visita espontânea e ao mesmo tempo, inesperada. Pois então, gostou de "1808"? Adoraria compartilhar ideias com você! Obrigado mais uma vez e me desculpe pela falta de palavras que façam jus ao seu esforço de vir até aqui e formar uma opinião. Grande abraço e espero vê-lo aqui novamente, caso tudo isso não acabe ;)

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, Fernanda, obrigado por comentar e, realmente, não há motivo algum de se explicar para mim, quem sou eu para cobrar algo? Quem sou eu para merecer satisfações de qualquer pessoa? E poxa, você me fez chorar, menina xD Tudo bem, sou um chorão irrevogável, mas isso foi... Extremamente simples e profundo ao mesmo tempo. Saber dessa "importância" do blog na vida de "leitores mudos" (gostei da expressão) é essencial para qualquer jornada que eu vá empreender, seja continuando ou não o blog. Obrigado, de verdade, por estar aqui, agora eu vejo você. Não esperava que esse post revela-se tantas outras coisas que nunca imaginei no blog durante esses dois anos, porém tenho certeza que não foi em vão. Por favor - POR FAVOR! - mantenha contato de alguma forma, não precisa comentar pela sua falta de tempo (comecei a estagiar há alguns dias, sei bem o que é isso), mas mande um sinal de fumaça quando puder (; Grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. poxa, fico triste em saber que cheguei "tarde de mais" aqui no seu blog, achei bastante interessante o modo que escreve e tambem o seu blog no geral, é meio dificil achar homens que tenham interesse em ter um blog e gostar de livros como você, bem, sem querer prometer e depois nao cumprir, digo que com certeza quando eu puder, vou retornar aqui! se puder, sem compromisso, pode passar no meu blog qualquer hora. http://www.diariodeumprogramador.com/ abraços

    ResponderExcluir
  12. Pode deixar que não há nada resolvido ainda, Douglas, mas esse seu comentário foi ótimo para saber que, mesmo fora da blogosfera literária, há outras blogosfera que podem se interessar pelo simples ato de ler sobre o que foi lido. Obrigado mesmo pela sua opinião, grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Capaz, eu que agradeço por ter respondido meu comentário. Convivo na blogosfera literária também pois minha namorada tem blog literário, inclusive é sua parceira "http://www.vicio-de-leitura.com/" hehe. pois bem, espero mesmo, que continue com o blog! e ah, nao prometi que voltaria, mas voltei hehe! grande abraço!!

    ResponderExcluir
  14. Sou nova no blog, mas devo dizer que a primeira resenha lida me cativou completamente e tive que ler todas no mesmo dia. Fico extremamente triste em saber que talvez tenha chegado tarde, mas gostaria de ressaltar que os textos são de uma qualidade raramente encontrada no universo da internet e farão uma falta imensa para aqueles que os leêm. Como você mesmo disse, o retorno pode não compensar todo o esforço, mas saiba que há aqui uma grande admiradora de seu trabalho.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!