domingo, 6 de janeiro de 2013

[Evento] XVI Bienal do Livro no Rio + Resultado da Promoção de Natal


Não é segredo para ninguém: sou um aficionado pela Bienal do Livro. É simplesmente um evento clássico dos anos ímpares que ocorre aqui no Rio de Janeiro, bem no Riocentro, o maior espaço de convenções da América Latina. São mais de 100.000 m² de livros pra todos os gostos e vícios e como esse ano é ano de Bienal, resolvi criar uma página que irei atualizando com as últimas novidades da feira. Você pode acessá-la clicando aqui ou na aba "Bienal do Rio 2013" lá em cima. Vamos a algumas novidades aqui mesmo aos interessados e despertar o desejo dos descrentes de vir para cá aproveitar a magia literária que só a Bienal pode oferecer!


1) Datas: Do dia 29 de agosto ao dia 8 de setembro. 

11 dias para percorrer os três pavilhões, participar dos eventos, ganhar brindes e deixar o consumismo te levar.

2) Homenagem: Em cada edição, a feira homenageia um país e constrói toda a sua temática em cima do mesmo e o escolhido da vez foi a Alemanha, terra dos filósofos Nietzsche, Kant e Marx. Apesar do propósito de aumentar o intercâmbio entre nós e os germânicos, tudo faz parte da "política da boa vizinhança": a Feira de Frankfurt, o maior e mais importante evento literário do planeta, homenageará nossas terras tupiniquins e 2013 é o Ano da Alemanha no Brasil.

Creio que isso poderia se limitar à diplomacia. De 2014 a 2016, o nosso país será o foco dos acontecimentos esportistas e é essencial que a população não se esqueça de sua cultura. 2013 é o aniversário de morte do grande Vinicius de Moraes, um dos maiores poetas e compositores de nossa história, assim como no final do ano passado comemorou-se o centenário de Luiz Gonzaga, célebre ilustrador da dor sertaneja por meio de versos cantados. Por que não?

3) Autores estrangeiros já confirmados: a americana Emily Giffin, autora de livros como "Presentes da Vida" e "Laços Inseparáveis", tendo como casa editorial a Novo Conceito; Allan Percy, com "Nietzsche para Estressados" pela editora Sextante e James C. Hunter, escritor do best-seller empresarial "O monge e o executivo", também da Sextante. O anúncio mais recente fora de Nicholas Sparks, mundialmente famoso por seus romances como "Um Amor Para Recordar" e "Diários de Uma Paixão", tendo como casa editorial a editora Arqueiro.


Apesar das notícias, ainda não há como se animar muito quanto ao atual corpo de escritores convidados. Não sei se trazer a Emily novamente - mesmo com sua notável simpatia e bom humor - seria uma boa, há tantos autores(as) da Novo Conceito que desejaríamos conhecer (olá, Stephanie Perkins!). A variedade do público, crescente decorrer das edições, é atenuado pela vinda de Allan e James. Nicholas... Bom, muitas pessoas ficaram ansiosíssimas com a notícia de sua vinda, porém tudo poderia ser bem melhor. A atual casa editorial do autor é a Arqueiro, logo só conseguiremos autógrafos dos seus livros publicados por ela, cujo número ainda é ínfimo se comparado aos volumes publicados e vendidos de sua antiga editora brasileira, a Novo Conceito. Só li "Um Amor para Recordar" do autor consagrado e gostei bastante, entretanto o grande número de narratividade e a semelhança entre os enredos de suas obras me afastam um pouco de seus trabalhos. De qualquer maneira, seria difícil superar 2011, com Anne Rice, Lauren Kate, Hilary Duff...

4) Ecologia: Serão utilizados 40 mil metros de carpete reciclado para o revestimento do piso dos pavilhões do Riocentro, além das áreas externas que interligam os espaços. Isso corresponde a 4.445 garrafas PET que deixarão de ir para lixões.

Depois da Rio+20, o Brasil e o nosso estado precisava mostrar que está fazendo alguma coisa. Só me surpreende a hipocrisia de anunciarem isso depois disso e disso.

5) Junte suas economias: Comece a encher seu cofre com moedas de todos os valores e tamanhos em prol de suas compras na Bienal. Pense duas vezes antes de comprar qualquer livro até agosto, você pode se arrepender ao se deparar com o preço dele lá na feira. Vale a pena, pessoal!



Agora nos resta torcer para conseguirmos guardar nossas economias e contar os dias. Fiquem de olho na página para as novidades futuras e vejo vocês no Riocentro! Mas antes, confiram os vencedores - no caso, vencedoras - da promoção "Um é pouco, dois é bom, três é Natal!":
Parabéns, Meyre, Mayara e Elliane! Vocês foram sorteadas respectivamente nessa ordem, logo a preferência na escolha dos livros-prêmios será também nessa escala. Estaremos contatando vocês por e-mail o mais rápido possível para solicitar seus endereços para entrega dos prêmios. Se alguma de vocês não responder o e-mail enviado em até 3 dias, novos sorteios serão feitos. E àqueles que não ganharam, não se preocupem: em breve haverá outras promoções em cada um dos blogs participantes. Grande abraço!

14 comentários:

  1. Ganhou sim, Elliane. Eu ainda não tinha liberado no formulário, parabéns!
    Aguarde o e-mail, em breve chegará para você. Obrigado por participar (:

    ResponderExcluir
  2. ah. tá. kk... estou aguardando entao... kkk... obrigada pelo carinho em responder. amei ganhar, heim. parabéns pela dedicaçao. bjs *-*

    ResponderExcluir
  3. Oooi! Parabéns p. nossas vencedoras \o///

    ResponderExcluir
  4. Adorei as novidades. Minhas férias são nessa época e estarei na Austrália, mas adivinhe se não dimensionei a viagem para não voltar e passar no rio para uns dias na Bienal?


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee, ganhei mesmo!! :DDD

    Bem, se eu demorar a responder é porque meu computador veio a pifar, xD

    ResponderExcluir
  6. Que suas férias sejam ótimas, Lili! Quem sabe a gente não se encontra um dia desses na Bienal, então? Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. oi. tudo bem?
    vc ja me enviou o email para eu te enviar meu endereço?
    eu ainda nao recebi seu email kkk
    sabe me dizer alguma coisa? kkk
    vai expirar o prazo, ne? kkk como eu faço? kkk

    ellianeramos@hotmail.com
    @Ellianeramos
    bjs *-*

    ResponderExcluir
  8. oi. tudo bem?
    bom... eu nao recebi meu email... e, sem seu email nao tem como eu te enviar meu endereço kkk...
    e acho que o prazo está expirando, ne?
    como faço?
    pode me ajudar? kkk...
    vou deixar meu endereço na sua pagina de facebook. ok?
    espero que seja válido.
    tenha um excelente e proveitoso dia.
    bjs *-*

    ResponderExcluir
  9. Não houve problema, não, Elliane, é que os e-mails foram enviados em dias separados para as vencedoras, inclusive acabei de mandar o seu. A contagem das 48h é a partir do envio do e-mail, não da postagem do resultado, fique tranquila. Obrigado por sua participação!

    ResponderExcluir
  10. ah. sim. entendi kkkk...
    obrigada por me responder, rsrs
    vou la responder e enviar meus dados... kkk
    bjs *-*

    ResponderExcluir
  11. acabei de enviar meus dados pelo email

    amei saber que vou ganhar o livro "P.S.: Eu Te Amo" (Julgue Pela Capa)

    hehehe

    feliz demais

    obrigada pela oportunidade

    parabéns pela dedicaçao

    quando chegar, te envio a foto e divulgo nas redes sociais

    bjs *-*

    ResponderExcluir
  12. oi. tudo bem?

    acabei de te enviar, por email, a foto do meu maravilhoso livro P.S. Eu Te Amo
    nossa. amei demais. hehehe
    muito feliz
    veio numa embalagem linda!
    com recadinho, brindes, etc. amei.
    obrigada pela oportunidade

    aproveitei para divulgar no facebook:
    https://www.facebook.com/Elliane.linda/posts/469649696427940

    no twitter: https://twitter.com/Ellianeramos/status/292564233319743488

    no g+: https://plus.google.com/u/0/110349104510766912789/posts/MegaEfFUse5

    parabéns pela dedicaçao
    bjs *-*

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!