quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

[Vire essa folha] Não é você, sou eu

Fonte
"Vire essa folha" é uma nova coluna do Livros, Letras e Metas de 2013 em que publicarei crônicas próprias, de outros autores ou até mesmo fragmentos sucintos cujo papel é participar singelamente do seu dia. O nome é uma homenagem ao centenário do nascimento de Vinicius de Moraes nesse ano; são as primeiras palavras da estrofe inicial de sua canção "Medo de Amar". A crônica a seguir é de minha autoria, originalmente escrita no dia 20 de outubro de 2012. Uma novidade para um novo ano que começa cheio de possibilidades; aguardo sua opinião nos comentários.





Não é você, sou eu

As chaves ainda tilintavam no gancho ao lado da porta. Ela já perdia as contas de quantas vezes havia se levantado da cadeira onde estava, pegado as chaves e girado a maçaneta, para então... congelar e voltar para frente do computador. O namoro já durava quase três anos, tudo era perfeito e bom até demais.
O tempo nublado arremessava maresias geladas para dentro do flat. O Leblon, mais silencioso do que de costume, parecia segurar a respiração antes de algo ruim acontecer. O celular sobre seu colo piscava lento e marcava, então, 17:05, com uma calma e indiferença que a jovem veterinária invejou por alguns instantes. 
Ele não lhe dava mais escolhas.
Segurando o mouse talvez com mais força do que o necessário, arrastando-o para o lado, a tela escura do monitor, que refletia a sala-de-estar de tons pastéis e paz inabalável, iluminou-se como a lembrança de seu primeiro beijo.
Ele a havia encontrado correndo pela orla e antes dela se dar por si, estava em seus braços ouvindo-o chamar de "Lena", nos intervalos de seus beijos. Uma mão contra suas costas, outra entrelaçada nos cachos vermelhos que ele tanto admirava nela.
Mas esse era um tempo que há muito se nomeava "passado". O e-mail já estava aberto para que ela endereçasse a ele e prosseguisse com a escrita. E como iniciar um texto que ela tanto queria dizer e não redigir? Porém, se olhasse nos olhos dele, aqueles olhos que não a deixavam, iria cair em lágrimas e correr antes mesmo de cumprimentá-lo.
Decidiu, por fim, começar pelo assunto do e-mail: "Não é você, sou eu".

Caíque Pereira.


Licença Creative CommonsO trabalho "Não é você, sou eu" de Caíque Pereira foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil. Com base no trabalho disponível em http://livrosletrasemetas.blogspot.com/2013/01/poetinha-1.html.

6 comentários:

  1. Adorei a ideia! E já curti a primeira. Essa é a motivação do meu blog também, e não é gostoso compartilhar pensamentos e criações?


    Feliz 2013!
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Caíque! Feliz ano novo! Que ele nos traga motivações a mais! rs'
    E parece que você já começou bem *-*. Adorei a crônica, simples, tocante e faz prender um pouco a respiração (Assim como o Leblon rs) esperando o porquê daquilo. Ah, eu adorei! Desejo tanto ver um livro seu, tanto tanto *-* amo as coisas que escreve (e isso me lembra que tenho ainda um 4o capítulo para ler, não, eu não esqueci é apenas... ressaca literária)


    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caíque, sempre aprecio que blogueiros amigos compartilhem crônicas de sua autoria em seus espaços. Acho que torna o blog mais intimista e peculiar, à sua maneira. Afinal, é pela maneira com a qual você escreve que seus leitores recorrem aos seus textos.
    E com razão, devo dizer. Apesar de sucinta, adorei a sua crônica. Essa inspiração em Vinicius de Moraes veio muito a calhar.
    Mais um desses romances que, por qualquer motivo em particular, não deu certo.
    Feliz ano novo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. É um sentimento muito estranho e estimulante ao mesmo tempo, Lili. Fico feliz que tenha gostado de "Não é você, sou eu". Um beijo e feliz 2013 para você tambem!

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo que curtiu a crônica, simplesmente foi uma ideia que eu tinha há algum tempo, mas só agora amadureceu o suficiente e a conexão com o Vinicius foi perfeita. Ah, um livro... Espero que isso um dia saia de nossas palavras para a realidade, sabe? Parece algo tão longe, rs. Não se apresse com os capítulos, leia quando puder - ressaca literária pegou todo mundo de jeito xD -, eu mesmo preciso me animar para continuar a escrever o capítulo 5 e o livro em si também. Obrigado por comentar, um beijão!

    ResponderExcluir
  6. Fico lisonjeado pelos elogios, Ana, a sua opinião é extremamente importante para o blog, acredite. Que bom que gostou de "Não é você, sou eu", foi algo que escrevi para me prevenir para o ENEM - caso caísse narrativa e não dissertação-argumentativa, coisa da minha professora do pré-vestibular - e se encaixou perfeitamente à obra de Vinicius. Sempre tive essa vontade de publicar textos meus no blog, mas sempre havia aquele passo para trás da dúvida e dos receios, mas isso é passado. Feliz 2013 e um beijão pra você!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!