terça-feira, 20 de novembro de 2012

[Resenha] Rick Riordan - As Crônicas dos Kane: Guia de Sobrevivência

Com um guia, a pista é "Poderia ser bem melhor".


Sinopse: Um guia repleto de tudo o que os fãs de As Crônicas dos Kane queriam saber, mas não tinham a quem perguntar. Nessa bela edição em capa dura, eles vão poder conhecer melhor as personagens da série, os deuses, as criaturas mitológicas e todos os lugares mundo afora que Rick Riordan menciona nas aventuras de Carter e Sadie. Colorido, com fotos e ilustrações, o Guia de Sobrevivência mostra ainda como decifrar mensagens secretas, ler corretamente os hieróglifos e recitar encantamentos ancestrais — ferramentas fundamentais para qualquer mago moderno. São informações e extras suficientes para saciar tanto os mais ávidos leitores da série quanto os pequenos egiptólogos mais exigentes.



Minha experiência com "A Pirâmide Vermelha", este ano, foi um apanhado e tanto. Rick Riordan sempre dispensa elogios e depois de "Percy Jackson e Os Olimpianos" e "Os Heróis do Olimpo", tornou-se evidente que mitologia grega trabalhada na contemporaneidade seria sempre agregada ao seu nome. Mitologia Egípcia foi uma surpresa e tanto, não imaginava que o autor conseguiria se dar tão bem em um assunto tão complexo quanto a mitologia grega na qual ele se desenvolveu por tanto tempo. "O Guia de Sobrevivência" agrega todas as informações e respostas que não couberam nos livros, contudo deixa um pouco a desejar.

O histórico de livros-guia de séries que temos nos remete ao "Percy Jackson e os Olimpianos: Os Arquivos do Semideus" e é nessa comparação lógica que percebemos o quão melhor poderia ser essa leitura. "Os Arquivos do Semideus", além de conter tanta informação, ilustrações e afins, possuía contos rápidos e de mesma qualidade que os livros aos quais estávamos acostumados. Essas pequenas histórias foram de suma importância, pois eram o diferencial dos livros-extra de séries que não contavam com isso. 

"O Guia de Sobrevivência" não possui contos desse cunho e cai no padrão de livros-guia, sem esse diferencial, o que proporcionaria uma quebra na continuidade de curiosidades que abrange todas as páginas. Faz uma grande falta, acreditem. A qualidade das ilustrações salta aos olhos e podemos ver as versões dos deuses egípcios, personagens, lugares e protagonistas pelos olhos de Rick e trazê-los à nossa imaginação bem melhor delineados. A edição da Intrínseca, apesar de bem menos aparatada que à americana, é bem prática sem deixar sua beleza de lado, com sua capa dura brilhantemente desenvolvida.

Uma leitura muitíssimo saudável, principalmente para os que apreciam o aprendizado de mitologias. Há entrevistas engraçadas, árvores genealógicas dos deuses e figuras originais do Antigo Egito que revelam uma criatividade bem editada, sem falar da quantidade absurda de história dos deuses que não cabia colocar nas páginas dos livros. Uma forma muito mais interessante de compreender a mitologia egípcia e ainda se entreter bastante com as criaturas que aparecem durante a narrativa. Demônios-canivete nunca serão os mesmos depois dessa leitura.

Mesmo complementando os passos dos Kane, senti a falta dos contos que havia em "Os Arquivos do Semideus". Possuin conteúdos diferentes àquele, porém a leitura cansa em certo momento, devido à padronização de como o texto nos é oferecido. É uma ótima preparação para quem irá ler o fim da trilogia em "A Sombra da Serpente" ou para os leitores que, como eu, só leram "A Pirâmide Vermelha"; não há spoilers consideráveis. Ainda assim, o gostinho de "poderia ser bem melhor" é inegável.


Título: As Crônicas dos Kane: O Guia de Sobrevivência.
Autora: Rick Riordan.
Editora: Intrínseca.
Número de Páginas: 144.
Tradução: Débora Isidoro.

8 comentários:

  1. Nao sou muito fa dos livros do Rick Riordan, gosto de mitologia grega mas nao gostei da historia desse livro, tambem nao gostei de Percy Jackson, achei a historia bem chatinha sei la nao curte!! Otima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Caíque!

    Até hoje não li nenhum livro do Rick, mas não foi por falta de vontade com certeza. rsrs
    Esse guia parece ser interessante, mas não sou muito fã de livros que expliquem a história da série. Deu pra entender o que eu escrevi?

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mais ou menos, hahahaha.
    "O Guia" não explica tanto assim a história da série em si, é mais um item colecionável, dispensável para quem preferir só ler os livros comuns e tudo mais. Mas é uma boa pedida para os fãs mais ávidos por informações gerais.
    Obrigado por sempre comentar por aqui, um beijão!

    ResponderExcluir
  4. Você é a primeira pessoa que vejo possuir essa opinião, Hanna.
    Respeito, lógico! Mas ainda assim, sou fanboy inegável do Rick XD
    Obrigado por sempre compartilhar seu parecer conosco, um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Caíque ^^ Então, estou me embrenhando nesse "Mundo Rick Riordan" agora, amei Percy Jackson e pretendo ler os outros, com calma, na medida que a maré das parcerias deixar (Mas tenho estado tãaao longe do blog que não posso reclamar de ler só parceria, tenho lido muita coisa que QUERO, rs.). Essa série das crônicas dos Kane nunca me chamou muito a atenção, mas como já era assim com PJ e eu curti, bom, vou tentar, um dia, lá longe. HIASUHEIUHASE' Eu curto muito guias de livro, tenho um de twilight que eu AMO! <3 Depois que começar essa série eu procuro ler esse... mas sabe como é, vai demoraaaar.


    Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
  6. Amo os livros do Rick! Esse parece ser como "Os Arquivos do Semideus". É mais ou menos desse jeito mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Então, foi o que eu falei na resenha, Lais. Tem lá o seu 'Q' de "Os Arquivos do Semideus", mas não é tão bom quanto pelos motivos que citei na resenha. Obrigado por comentar, um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ah, você lê rápido, Nanda, daqui a pouco já terá lido "O Filho de Netuno" e me passado nas leituras do Rick - como já é de se esperar xD Fico suficientemente feliz só de você começar a ler e estar gostando de PJ (quando será a sua vez, hein Gabi?). Até eu que era um fã irremediável tinha um pouco de receio de ler "A Pirâmide Vermelha", mas decidi experienciar e voilá! Obrigado por sempre comentar, um beijão (:

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!