sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Capas criadas por fãs #2

Continuamos com nosso especial de capas criadas por fãs - também chamadas de fanmade - em sua segunda e última parte. Desta vez há trabalhos para os mais variados gostos e nos mais divergentes estilos. Diga-me o que despertam em você!

1. A Marca de Atena
Fonte
Se Rick Riordan criou em mim a admiração por seu trabalho através de "Percy Jackson e os Olimpianos", "Os Heróis do Olimpo" só com seu primeiro livro superou todas as minhas expectativas. O terceiro livro da série se chamará "A Marca de Atena" - Chalé 6 vibra! - e sua capa já foi divulgada.  O que tanto me chamou atenção nesta foi a semelhança com o padrão das capas da série, tirando o fato do rosto da personagem estar evidente. Se ela estivesse olhando para trás, por entre as nuvens, pouco poderia duvidar de sua autenticidade.

Fonte
Ainda não li nada da americana Maggie Stiefvater, entretanto os elogios às suas obras foram disseminando-se aos poucos e "Calafrio" alertou-me graças à proposta da sinopse do primeiro livro da série "Os Lobos de Mercy Falls". Prefiro esta capa que a original, exceto a fonte usada para nomear a escritora. A arte lembra um pouco "A menina que roubava livros" e dá um caráter mais maduro e enternecedor ao todo.

Fonte
Um dos primeiros desejos literários que expressei aqui no blog foi de ler esta obra de Sophie Jordan. Dragões fazem parte de uma lista de criaturas que me fascinam no meio fictício e "Firelight" parece ser uma conexão favorável de young adults, uma nova mitologia e ação. Bom, espero que seja, pois não li muitas análises do mesmo. A capa segue ligeiramente o padrão da original, porém com um pouco mais de pirotecnia, muito bem empregada por sinal.

Fonte
Apesar de possuir um certo receio com esta série de Julie Kagawa, as capas genuínas sempre me advertiram pelo cuidado que lhes foi empregado. Não lembro de ter lido sobre o que se trata e se li, esqueci; não é uma das minhas prioridades no momento. A respectiva arte é uma das minhas preferidas desta segunda parte do especial de capas fanmade devido ao espetacular trabalho final que resultou em uma capa bem mais bonita que a original, em minha humilde opinião.

Fonte
Com tanto falatório sobre o casal Twilight, é como revirar o baú em busca de algo sobre "Midnight Sun". O não-concluído quinto livro da série "Crepúsculo", com os fatos da obra percursora sob o ponto-de-vista do vampiro Edward teve seus 12 primeiros capítulos vazados há muito tempo atrás, o que "desmotivou" a autora a continuar escrevendo-o, pelo menos por enquanto. A arte escolhida é impecavelmente fiel às originais com base nos filmes e, exceto a má disposição das letras no título, seria facilmente comercializável.

Fonte
O controverso "Strange Angels", com suas repetitivas críticas negativas, finaliza este post recheado de exemplos de talentos para o design editorial. Sem problemas, aceitaria uma capa assim para um pocket do texto, contudo é redundância pôr uma coruja na parte superior e um corvo na inferior. Aprecio a intenção de criar um padrão de capas realmente promissor para uma série tão polêmica.

Dê sua sugestão de capa e quem sabe fazemos uma 3ª parte? E você, O que achou das artes? Prefere essas ou as originais?

5 comentários:

  1. Caíque, achei incríveis essas capas criadas por fãs. Ficaram tão originais, tão semelhantes às dos padrões originais de seus respectivos livros que até funcionariam como uma segunda opção, à exceção de alguns detalhes básicos no design, como você mesmo mencionou.
    Delas destaco a de "The Mark of Athena". Muito bacana.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Caíque!
    Adorei as capas de Shiver e de Firelight. A capa de A marca de Atena ficou meio infantil...Não me agradou.
    Ainda não li nada do Rick Riordan, mas vontade é o que não falta. rsrs

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Caique!


    Olha... Gostei da maioria das capas! A única que não me agradou muito foi a de "Strange Angels". E a capa de "Firelight" também não me agradou muito... Não gosto de capas com o rosto da pessoa assim, escancarado. Mas as cores ficaram muito bacanas. :)


    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  4. É, eu concordo, a de "Strange Angels" seria melhor para uma edição pocket. Também fiquei tão acostumado com rostos escondidos nas capas que estranho quando há um(a) modelo(a) assim, mostrando o rosto, mas até que gostei bastante dessa (: Obrigado por comentar, um beijão!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o da Firelight e Sol da meia-noite... aliás, alguém pode me dizer se já lançou o Sol da meia noite ?

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!