quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Capas criadas por fãs #1

Depois de tanto tempo de influência do gosto literário da minha encarecida amiga Fernanda Estrela, proprietária do Julgue Pela Capa, tornei minha atenção consideravelmente para as capas dos livros por onde quer que os encontrasse. Parte dessa nova concepção acabou inspirando este post de duas partes, onde lhes apresento capas criadas por fãs de diversos livros, alguns já lidos e resenhados aqui. Podem compará-las às originais (veja quais são clicando nos títulos ou números) e me contar o que concluírem sobre isso. Vamos?

1. O Senhor dos Anéis (I, II e III)
Fonte
A aclamada trilogia de Tolkien, que originou blockbusters e abastados fandoms surge com capas muitissimo interessantes, retratando habilmente o objetivo de cada uma das respectivas obras. Sou fã dos filmes e já ousei ler o começo de "A Sociedade do Anel", interrompendo a leitura ainda no início pelo cansaço da narração e não há falta de quem possa me indicá-los. Talvez um dia; entretanto, estou suficientemente satisfeito com meu querido George R. R. Martin.

2. Jogos Vorazes (I, II e III)
Fonte
Tornei-me fã da trilogia de Suzanne Collins a partir do segundo livro, "Em Chamas", onde a trama realmente me ganhou. Tais capas minimalistas criam um padrão perfeito, sintetizando ícones que certamente se destacaram durante a história. Os subtítulos são sugestivos e felizmente não entregam tudo que o enredo tem a oferecer. Gostaria de, o mais cedo possível, estar lendo "A Esperança", porém há muitos outros que já esperam há bastante tempo em minha pilha de leitura.

3. Destino / Travessia
Fonte
"Destino" não se trata exatamente de uma das minhas leituras favoritas, todavia, sua capa e a de sua continuação, "Travessia", são incrivelmente trabalhadas e ainda mais bonitas ao vivo. Assim como as originais, estas criadas por fãs padronizam os livros de uma maneira bastante interessante, preferindo projetar-se sobre um sentido mais restrito aos títulos. Desejo ler o segundo volume da trilogia a fim de confirmar a minha opinião sobre o todo, a qual está evidente em minha resenha do primeiro livro.

4. Anjo Mecânico / Cidade das Cinzas
Fonte / Fonte
Com tantas notícias relacionadas à adaptação cinematográfica de "Cidade dos Ossos", os livros de Cassandra Clare estão tornando-se verdadeiros virais em muitas redes sociais. O prequel da série ao qual pertence este livro iniciou uma nova saga, que apresenta como primeiro livro "Anjo Mecânico". A capa assemelha-se a um pôster, contudo, a iluminação empregada facilitou a compreensão geral, mesmo que haja uma romantização desnecessária. Já "Cidade das Cinzas", continuação de "dos Ossos", possui uma premissa favorável, mas decai com um design diletante e erros de proporção.

5. Quem é você, Alasca? / A Culpa é das Estrelas
Fonte
Outro expressivo viral durante as últimas semanas teve foco nas obras do autor John Green, devido ao marketing intensivo da Editora Intrínseca com ajuda de blogueiros sobre seu mais recente lançamento no Brasil, "A Culpa é das Estrelas", livro que figurou por mais de 25 semanas a lista dos mais vendidos do New York Times. Ambas as capas são carismáticas e reflexivas, tanto quanto os títulos de seus respectivos livros, traçando uma boa combinação de imagem e enredo. Li superficialmente a sinopse de "A Culpa" e não obtive muito interesse, contrastando com meu antigo e permanente desejo de ler "Quem é você, Alasca?".


Em breve a segunda e última parte deste especial, com outras belíssimas capas criadas por fãs.
E você? Gostou especialmente de alguma(s)? Qual(s)? Deixe sua opinião!

5 comentários:

  1. Apesar de gostar das capas brasileiras da série do Tolkien (como assim você não leu? Pule o prólogo, acho que facilitará as coisas) Achei essas capas de fã fantásticas e que dizem muito mais sobre os livros por cotna da limpeza. Algumas coisas se perdem na capa original.

    Eu não curti muito a série de Jogos voraes. Apenas a primeira fez meu estilo. Gostei do tordo com a flecha. Agora Em chamas com a Ilha, pode falar da histórias, mas... não curti.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que lindas, adorei as fã-capas da trilogia Hunger Games e de 'A Culpa é das Estrelas' *o*

    ResponderExcluir
  3. Oiii! :)
    Eu fui citada, hoho, sou diva, beijos. *000* Fico feliz de saber que tenho alguma influência no seu gosto por capas, haha <3.
    Eu não sou nenhuma fã de senhor dos anéis, nem filme nem livro! Mas tenho que dizer que essas capas feitas pelos fãs são muiiito bonitas :) Gostei muito também das de Destino e Travessia, ficaram liindas e poderiam até ser de uma segunda edição, haha, muito bem feitas ;).
    AMEI as de Jogos Vorazes, adoro minimalismo e essas definiram super bem o estilo dos livros mesmo, rs. Agora um parenteses aqui... Você ainda não leu A Esperança? Sério mesmo? LARGA TUDO E VAI LER D: HAUHAUHA Se nao te obrigo a ler ele na viagem hein u.u e tempo não vai faltar HDOASIHDOAISHEA '
    Detestei a de Cidade das Cinzas, realmente não ficou muito proporcional e esse vermelho não combina muito .-. rs. Mesmo a clary sendo ruiva! haha.
    Eu me contagiei nessa loucura por A Culpa é das Estrelas e estou loooouca pra ler ele... Sei que vai mexer comigo como O céu está em todo lugar fez *-* rs. Quem é você Alasca também me chama bastante atenção, mas mais por todas as opiniões contrárias que leio sobre ele do que pela história em si rs.

    Ameeei o post!

    Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
  4. Se eu tivesse algum talento ai sim ia ser legal desenhas as capas. Gostei das capas do senhor do anel. Mas as outras por não conhecer mais a obra ficaram legais e bem chamativas. Gostei!

    ResponderExcluir
  5. Algumas são até mais bonitas que as originais! A me mais amei foi a de "Looking for Alaska", linda! As que menos gostei foram as dos livros da Cassie Clare, as originais são insubstituiveis! Ótimo post!

    Abraços! Anderson Vidal
    Hooked for Books

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!