sexta-feira, 20 de julho de 2012

[Resenha] L.J. Smith - Diários do Vampiro #3: A Fúria

Não há controle quando a fúria é por sangue.
__________________________________________________________________________________________                                                                     Sem spoilers - Resenha do antecessor: #1: O Despertar - #2: O Confronto

A Fúria
A sentença que inicia a sinopse deste terceiro volume da sequência de sucesso de L.J. Smith é um grande spoiler e sintetiza, basicamente, ao redor de quê o livro gira, portanto não está no topo desta análise, como de costume. Sinceramente, o motivo principal que me fez ler "Diários do Vampiro" é a falta que sinto da série homônima de TV, que só voltará para a 4ª temporada em outubro. Mesmo que já saiba as inúmeras diferenças entre os livros e a série - e ainda prefiro essa -, voltar a ler os acontecimentos nas vidas de Elena, Stefan, Damon e cia. é confortante, ainda mais quando se trata do melhor livro da trilogia inicial.

A dupla narrativa que oscila entre Elena e Stefan ocorre indubitavelmente melhor, sem os antigos problemas de pragmatismo e cortes significativos no enredo, não havendo mais tantos defeitos de continuidade e gradatividade. Enquanto "O Despertar" e "O Confronto" mostram uma protagonista mimada e egoísta, podemos acompanhar em "A Fúria" um evidente crescimento da personagem, que se preocupa mais com os outros que consigo mesma, desenvolvendo no leitor um carisma maior para com ela e, logo, com a trama. Elena não precisava ser exatamente humanizada, só deveria deixar de ter esse estereótipo da idolatrada líder-de-torcida americana que consegue o que quer.
- Esgotei minha misericórdia por você há um século [...]
É no aprofundamento da personagem que o acrescimento da história ocorre. Todas as transformações na vida de Elena sucedem de maneira que, de repente, deparamo-nos com uma nova principal, capaz de cativar quem lê, que torce e se angustia juntamente com ela. Isso se reflete também na relação entre os personagens, que não demonstram tanto, porém interagem de um jeito mais claro e objetivo. Essa agilidade com que os fatos acontecem e com que é traçado um plano que dará margem a todo o restante da obra facilita o compreendimento e o envolvimento do ledor, revelando que a autora realmente calculou cada fragmento que se completa para formar o que lemos, amadurecendo o texto. Lisa conseguiu retirar a grande maioria de falhas que antecederam este livro, tornando-o um de seus melhores trabalhos.

"A Fúria" permite, finalmente, que você seja fã dos livros e não só da série de TV, o que vinha acontecendo comigo e com "outros moradores de Mystic Falls", que se decepcionavam ao ler "O Despertar" ou "O Confronto", notando um intenso decaimento na qualidade de enredo. Neste terceiro livro, a trama se equipara aos episódios, tanto em tensão quanto em expectativa. A autora alcança um nível muito interessante de explanação, desenvolvendo melhor não só o casal protagonista como, através deles, os outros personagens e seus respectivos dilemas, sem desviar da proposta introdutória.

Talvez parte da minha apreciação exacerbada deve-se à obra ser a que mais se assemelha à The Vampire Diaries, contudo, creio que essa por si só sustenta uma leitura prazerosa e leva o leitor a se imaginar por entre as páginas, sem necessitar de suportes adjacentes. Ganhou-me como nenhum de seus antecessores fez, com sua agilidade nos fatos, interação entre as figuras e um mistério bastante esmiuçado, concluindo-se mais surpreendentemente ainda. Este artifício de Lisa, de começar a escrita do livro no exato momento em que o anterior terminou, induz que um único livro foi redigido e literalmente divido em três, pois não há um espaço de tempo entre os três primeiros livros da série.

Infelizmente - ou não - minha edição provém do Submarino, onde comprei o box dos quatro primeiros livros há muito tempo; são paperbacks, com capa lisa e folhas brancas, o que desvaloriza a ornamentação sem depreciar em nada a experiência geral. Depois de tal, recomendo seguramente a série "Diários do Vampiro", pelo menos até este terceiro volume, pois realmente vale à pena atravessar o caminho árduo que vai do despertar ao confronto para chegar à fúria. Boa leitura!
- Eu amo você - disse Stefan em seu pescoço, e ela o abraçou mais forte. Agora ela entendia por que ele teve medo por tanto tempo. Quando a ideia do futuro o aterrorizava, era dificil se comprometer. Porque você não queria arrastar ninguém.
Em particular alguém que amava.

Título: Diários do Vampiro #3: A Fúria.
Autora: L. J. Smith.
Editora: Galera Record.
Número de Páginas: 236.

Um comentário:

  1. Caíquee!
    Parabéns pela resenha. Essa é a melhor série de livros de vampiros, na minha opinião. Totlamente apaixonante.

    FELIZ DIA DO AMIGO!!

    "AMIGO, palavra tão fácil de se escrever e pronunciar, mas tão difícil de ter. AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não elogia para não explorar. AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora quando choramos."

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração e um final de semana iluminado, cheio de carinho e felicidade!!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!