terça-feira, 12 de junho de 2012

[Resenha] Hilary Duff e Elise Allen - Elixir

__________________________________________________________________________________________
Sinopse: Com seus 17 anos, Clea Raymond vem sentindo o brilho dos holofotes desde que nasceu. Filha de um renomado cirurgião e uma importante política, ela se tornou uma talentosa fotojornalista, refugiando-se em um mundo que a permite viajar para diversos lugares exóticos. Porém, após seu pai ter desaparecido em uma missão humanitária, Clea começa a perceber imagens sinistras e obscuras em suas fotos revelando um belo jovem que ela nunca viu antes. Quando o destino faz Clea se encontrar com esse homem, ela fica espantada pela conexão forte e instantânea que sente por ele. Conforme se aproximam e se envolvem no mistério do desaparecimento do pai de Clea, eles descobrem a verdade secular por trás dessa intensa ligação. Divididos por um amistoso triângulo amoroso e assombrados por um poderoso segredo que afeta seus destinos, eles embarcam em uma corrida contra o tempo para desvendar seus passados e salvar suas vidas - e seu futuro.
__________________________________________________________________________________________

Em plena Bienal do Livro do Rio de Janeiro no dia 4 de setembro do ano passado que me ocorreu uma das coisas mais surpreendentes: conheci Hilary Duff. Figurinha repetida em minha infância assistindo Disney Channel,  a atriz / cantora / escritora / o que mais? conversou com fãs e autografou seu livro de estreia em uma tarde de gritaria, estresse e muita história pra contar. Entretanto, essa aventura será contada em uma outra oportunidade, pois vamos falar de "Elixir", um ponto de interrogação ambulante em minha estante. Até agora.

"Quem é você?", eu perguntei. 
"Você sabe quem eu sou", ele respondeu. "Eu sou seu."
O enredo acontece ágil, o que é bom para o ritmo da leitura, porém não favorece a estabilidade da história. A constante mudança de cenário tira a verossimilhança da obra, sempre introduzindo novas realidades, o que gera várias descrições de cidades, lembranças e experiências da protagonista com o ambiente e afins. Se tratando de um Young Adult - não desmerecendo o gênero -, não fluiu muito bem, a narrativa ganharia muito se transitasse apenas pelos arredores de onde a principal mora, em algo mais intimista e não tão global; logo percebemos que o livro não tem base para viajar tanto pelo mundo com tais tramas.

Um acerto razoável em "Elixir" são os personagens, que rapidamente são delimitados e dinamizados em suas respectivas áreas de atuação, sem fugir em momento algum do que era esperado para cada um deles. São bem construídos e interagem bem entre si, atraindo o leitor ainda mais a vivenciar o que é narrado. Vamos da admiração por Clea a odiá-la por algumas de suas atitudes, o que é muito favorável destacando o envolvimento do interlocutor com o que está escrito. 
 Você precisa de comida.
— Frutas e vegetais silvestres.

— Um teto sobre a sua cabeça?

— Podemos construir uma cabana.

— Roupas?

Abri um sorriso tão cheio de malícia [...] ele quase virou o barco.

— Eu não sei nadar!

— Desculpe, mas foi uma reação totalmente compreensível. Qualquer homem concordaria.
 
Impossível não mencionar o papel de Elise em toda essa história, entretanto, foi exatamente isso que não ficou nada claro para mim> Seria ela uma ghostwriter, uma assistente de escrita, uma editora, uma junção de tudo isso? Trata-se de um dos vagos em minha experiência com o livro, onde não pude delimitar o trabalho das co-autoras. Em vários momentos, os fatos são muito casuais apesar de estarem ligados; não soam como se tivessem sido pensados em conjunto, concluindo uma incógnita de continuidade. Sem ela, não há um aspecto literário sério e a lição tomada é simples: amadorismo, tanto de Elise na técnica quanto no amadurecimento da ideia de Hilary.
"Elixir" é uma promessa incerta em um tropeço no escuro. A abordagem da narrativa sendo mais organizada e focada em um só lugar para desenvolvimento, assim como as explicações do clímax sendo menos fantasiosas e mais objetivas em passar aquilo como uma verdade em que o leitor seja capaz de acreditar conceituaria um livro mais respeitável. Um ótimo trabalho de diagramação da Editora iD, com encadernação fosca - cuidado extra a fim de não manchá-la com digitais - e tipificação das páginas, sempre obedecendo um padrão de disseminar a flor de Íris da capa, que tem todo um significado.
 A Piri já perdoou você? [...]
— Acho que não. Ela pôs alho em tudo o que me serviu.

— Não leve pro lado pessoal. Vai muito alho na culinária húngara — expliquei. 

— Até nas tortas de chocolate, pelo visto [...]

— Tudo bem, isso você pode levar pro lado pessoal [...]
Hilary construiu um legado de fãs com suas músicas e filmes, posso até me incluir neste último fator, contudo, sua obra literária é falha em muitas áreas. Há falta de edição em boa parte do texto, uma repaginação melhor de fatos que conduziriam ao final, um nivelamento de contexto para não acabasse diletante - quando se introduz coisas demais com pouca ligação para explicar o enredo ou quando esse ligação fica, de alguma maneira, estranha e/ou bizarra -, uma conexão melhor do material da writer e da ghostwriter. Não recomendo que ninguém desista de lê-lo devido a esta análise ou quaisquer outras, você deve ler e ter o seu parecer sobre esta promissora história mal trabalhada. No final, voltamos à velha discussão: todo leitor pode ser um escritor?

Título: Elixir.
Autoras: Hilary Duff e Elise Allen.
Editora: iD.
Número de Páginas: 280.
Isso era real e era comigo. Eu vivi aquela vida e eu morri aquela morte. Eu estava estrelando o meu fim.

18 comentários:

  1. oooooi *-*
    Mais uma vez... Amo suas resenhas pra sempre s2 rs. Então, acho que já não tinha grandes expectativas em cima do Elixir, queria lê-lo, claro, e ainda quero! Mas deixou de ser grande prioridade, rs. Comprei mais, com certeza, por poder conhecer a Hilary no dia e pegar o autógrafo, se não provavelmente ele ficaria pra uma próxima, haha'. Ainda não li, mas espero ler logo (ou não tão logo) e ver se curto um pouco mais a história ^^ Tenho lido livros assim, tão... Descompromissada com as coisas, lendo por ler, por vontade, acho que isso é bom, né? :D

    Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu que amo seus comentários para sempre, haha. É exatamente esse o intuito, que as pessoas fiquem curiosas para lê-lo e ver se têm a mesma opinião. É ótimo saber que suas leituras estão sendo mais espontâneas, sem tanta pressão de parcerias e tudo mais. Acho que esse é o momento pelo qual estou passando também, tranquilo quanto às minhas leituras, o meu pequeno tempo para ler, as minhas escolhas, tenho até comprado menos livros por pura opção de já ler os tantos que já possuo. Isso é excelente, para nós dois \o/
      Beijão!

      Excluir
  2. Nossa, eu lembro de ter visto a entrevista pela internet. Ela supermeiga e atenciosa com o público.
    Tenho muita vontade ler o livro e adoro chegar aqui e ver resenhas bacanas.
    Beijos meninos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hilary parece mesmo ser uma pessoa bacana, pelo menos lá na Bienal ela estava bem acessível - na medida do possível para uma mulher grávida, rs - e bem simpática. Espero que consiga ler 'Elixir' o quanto antes para saber o que achou, um beijo também e obrigado pelo elogio!

      Excluir
  3. Este livro ainda está na minha lista para leituras.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcerei para que vá o mais rápido possível para sua lista de "Estou Lendo" então, rs.
      Beijo!

      Excluir
  4. Sempre tive vontade de ler esse livro, não era prioridade nem nada, mas eu queria lê-lo, e ainda quero, mas depois de sua resenha decidi uma coisa: o lerei tranquilamente, só por ler mesmo, sem expectativas nem nada, deixar a história me levar... Parabéns pela resenha :)

    Abraços, Muel
    http://theworldofbooks7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima escolha de leitura, Muel! Leia exatamente como falou, sem expectativas e por puro hobby, sem esperar nada de muito incrível, pode até se surpreender mais do que eu dessa maneira. Obrigado pelo comentário; abraço!

      Excluir
  5. Oi Caíque!

    Poucas pessoas falaram bem desse livro e eu acabei ficando muito desanimado com a leitura. Não está mais na minha lista de desejos.

    Até mais! *Hugs*

    Se puder, acessa lá:

    — Blog Bobagens & Livros / — Blog da Minha Série de Livros

    Vou adorar a sua visita! *_*

    — Matheus Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li resenhas sobre 'Elixir', mas fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que vieram me falar que também não gostaram do livro, ou que ficaram sabendo que ele não era bom e permanecem evitando-o. Quando puder ler, recomendo a fim de que tenha uma opinião mais forte sobre isso! Um abraço :)

      Excluir
  6. Oi, Caíque!!!

    Vc abordou uma visão totalmente diferente da minha nesse livro.
    Eu, como amante de YA e romances, adorei o livro e me foquei nisso. Esse vai-e-vem de lugares e tudo mais é bem louco, mas não atrapalhou minha leitura, nem o que eu achei do livro.
    Estou bem ansiosa para o lançamento do próximo volume!

    Beijos, Ká!
    http://www.booklanding.com.br

    PS: vc pode, por favor, mudar o nosso banner nos parceiros? Mudamos o layout e como isso, o banner! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto bastante de YA, mas não consigo deixar meu senso crítico ligado durante a leitura, é o vício de tanto ler pensando em fazer resenha, haha. Não diria que estou ansioso por 'Devoted', porém tenho uma curiosidade de saber como o enredo irá se desenrolar, e se o livro em si melhora né? rs. Troco o banner sim, Ká, obrigado por avisar, um beijão!

      Excluir
  7. Logo quando lançou eu estava muito curiosa a respeito do livro. Afinal a Duff foi provavelmente minha atriz favorita durante a minha infância e eu mal podia esperar o que ela tinha para compartilhar em forma de texto com a gente. Porém o tempo foi passado e confesso que depois de algumas resenhas bem negativas minha vontade foi diminuindo. Se um dia eu ter a oportunidade de ler o livro, com certeza lerei porém confesso que não vou me desesperar se não tiver.

    ---
    Mari
    http://hangoverat16.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não se trata de um "must read", Mari, mas não foi um "Destino" da vida que eu não recomendo a ninguém de tão ruim, acho que deve ler sim, quem sabe todas as opiniões que leu sejam diferentes da que você terá? Só saberá lendo! Obrigado pelo comentário, um beijão!

      Excluir
  8. Desde de que vi esse livro não tive a mínima vontade de lê-lo. Para mim a Hilary é uma boa atriz e cantora, mas não consigo vê-la como escritora. Talvez seja apenas preconceito da minha parte, mas nem a sinopse desse livro me chamou a atenção e depois dessa resenha eu com certeza não quero lê-lo.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gabi, acho que no seu caso, só com uma imensa força de vontade, já que não pretendia ler o livro e agora só confirmou sua posição. Mas foi bom te ver por aqui, obrigadão pelo comentário, estou com saudades! Beijão!

      Excluir
  9. Oie...
    Tudo bom?
    Aiiii que tudo essa foto *-*
    Muito boa sua resenha... parabéns.....

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Caíque!

    Sem querer entrar muito a fundo em explicações, na minha opinião a resposta para essa sua última pergunta é um não enfático. rs
    Não acredito que todo leitor, possa tornar-se um escritor (ao menos, não profissionalmente falando), mas o contrário é completamente verdadeiro - todo escritor tem que ser antes de tudo, um leitor.

    Pelo visto uma das provas disso é justamente esse livro. Eu nunca fui de assistir muito a Hillary quando mais nova, mas já vi alguns filmes com ela e a acho simpática (aliás, adorei a foto ^^)! Quando o livro saiu, fiquei na dúvida do que iria encontrar - e admito, com um pé atrás, ainda mais com essa co-autoria um tanto disfarçada na capa - mas até leria, se a história se mostrasse promissora. O que posso dizer é que após essa resenha, tenho certeza de que não irei ler o livro. Nunca tive muita vontade, e agora analisando todos esses pontos negativos que você mencionou, apenas reforcei algo que já sabia.
    Tenho a impressão de que a história é fraca, não se sustenta e que lançaram visando apenas claros fins comerciais, unindo o útil ao agradável a partir de um dos desejos da atriz/cantora, de também tornar-se escritora. Essa falta de continuidade e clara confusão de ideias, assusta qualquer um. rs

    Beijos, e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!