sexta-feira, 18 de maio de 2012

[Resenha Interativa] Garota Replay - Tammy Luciano

Com o objetivo de adiantar conteúdos para o LLM e divulgar a leitura como prática saudável em meu círculo social, estive emprestando alguns livros e "terceirizando" suas resenhas, o que chamarei de "resenhas interativas". A primeira é a do nacionalíssimo "Garota Replay" da Tammy Luciano, cortesia de nossa parceira Novo Conceito. Leitura e a análise foram concluídas pela minha amiga Amanda e vocês podem conferi-la a seguir.
_________________________________________________________________________________________

Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças.
__________________________________________________________

[LLM] Por que você se interessou a ler este livro?
[AMANDA] Fiquei interessada em lê-lo porque meu amigo Caíque me recomendou, além do título que transmite um certo mistério e me deixou curiosa. Por fim, acabou me surpreendendo até mais do que esperava.

[LLM] Você acha que por se tratar de um livro totalmente brasileiro, ele não tem chance de "competir" com outros livros similares e estrangeiros? 
[AMANDA] Tem sim, pois a história é contada de um jeito que nos faz viajar mentalmente com detalhes na Cidade Maravilhosa e belos bairros do Rio também. Com certeza possui muitas chances de competir com qualquer outra obra do gênero; sua essência deliciosa me fez e ainda fará muitos mergulharem intensamente no enredo.

[LLM] Os personagens dão a ideia de serem reais?
[AMANDA] Claro! São reais a ponto de viverem os mesmos conflitos do nosso cotidiano.

[LLM] As descrições são excessivas? Encontram-se na medida certa?

[AMANDA] As descrições dos personagens são ótimas e os lugares são de fazer qualquer um sonhar! No geral, nada excessivo.

[LLM] Comente sobre a narrativa da autora.

[AMANDA] Sem palavras... Aliás, somente uma: excelente! Tammy é um tipo de autora que realmente sabe o que está fazendo e o faz muitíssimo bem!

[LLM] O livro é relativamente curto (144 páginas); a autora conseguiu manter um ritmo normal de escrita?

[AMANDA] Em relação a isto, vi que a autora aplicou bastante suspense,  o que foi ótimo para o ritmo da narrativa.

[LLM] A capa caracteriza o livro um pouco como infanto-juvenil, isso chega a condizer com o conteúdo?

[AMANDA] Sim, mas aproveito para recomendá-lo à todas as idades.

[LLM] O que achou do vocabulário da obra?

[AMANDA] Bem fácil de compreender com seus termos informais e sua interatividade.

[LLM] Como leitora, o livro envolve, faz-se mergulhar no enredo?

[AMANDA] Sim! Sim! Sim! Sim! Mergulhei em cheio, só de lembrar volto a viajar pelas cenas...

[LLM] Houve elementos-surpresa? Por acaso já esperava por algum(s) deles?

[AMANDA] Vou deixar todos curiosos... Os elementos-surpresas (no plural!) foram o principal do livro, todos foram inesperados.

[LLM] Para quem você recomendaria esse livro e por quê?

[AMANDA] Para todos que simplesmente gostam de ler e que andam precisando de um bom livro, tenho que certeza que irão amar.

[LLM] Quanto à diagramação, o que você tem a dizer?

[AMANDA] Condizente com o conteúdo e muito bem elaborado.

[LLM] Dê três adjetivos positivos e negativos ao livro justificando-os.

[AMANDA] Interessante, caprichado e perfeito, porém, para ser sincera, não encontrei defeito algum. Na verdade, este já está na lista dos meus favoritos.

[LLM] Se pudesse mandar um recado à autora, o que diria?

[AMANDA] Querida, você é uma excelente autora! "Garota Replay" é emocionante, encantou-me e muito. Continue escrevendo livros, pois você alcançará o topo! Que venha "Garota Replay 2" *risos*, sucesso para você!
_________________________________________________________________________________________

Amanda Telles tem 18 anos, reside em Seropédica / RJ, é estudante do 3º Ano do 2º Grau e futura caloura do curso de Biologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ser uma amiga muito leal. Divide boa parte de seu tempo lendo romances, frequentando a Igreja e preparando festas-surpresa (inclusive para mim). [Facebook - Twitter]






3 comentários:

  1. Gostei da ideia, Caíque.

    Esse livro vai ser um dos próximos que lerei.

    Beijos

    Bom final de semana.

    Carissa
    http.//artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meninos, Adorei a idéia da resenha interativa. Super genial.
    Ajuda a mostrar a opinião dos leitores do blog, além de incentivar a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oiii *-*
    hahahaiauhse, adoreeeeeeei isso! Que massa! :O Muito legal mesmo, asehoaisheoahe, parabéns pela super ideia ^^

    Eu li Garota Replay e particularmente não curti MUUUUUUITO, até postei a resenha dele lá agora, mais da metade pro fim que eu comecei realmente a aproveitar a leitura e deixar de ler por forçar um pouco, mas no geral, realmente é gostosinho de ler, para aqueles dias chatinhos, sabe? rs

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!