segunda-feira, 26 de março de 2012

[Resenha] Becca Fitzpatrick - Silêncio

No final, a única coisa entre nós era o silêncio.
Fonte: www.seriesussurro.com.br

O LLM acabou? Abandonaram o blog? Aconteceu alguma coisa com os meninos? 

Podem ficar tranquilos, todas as opções anteriores estão definitivamente erradas. A verdadeira e curta justificativa para esse hiatus de posts é que tanto eu, quanto o Robledo estamos sem tempo. Ele começou a faculdade (parabéns!) e eu estudo à tarde e só tenho à noite para estudar para o ENEM e o vestibular, fora o pré-vestibular de horário integral aos sábados. Tudo acarreta em uma diminuição do nosso ritmo de leitura e de posts aqui no blog, porém eles virão em algum momento, é só acreditar e torcer por nós, combinado?


Olhando para aqueles rostos sorridentes, tentei me enganar e acreditar que estava segura, agora que voltara ao meu mundo. A verdade era que nunca me sentiria segura e nunca teria meu mundo de volta [...].
Bom, chega de explicações e vamos às afirmações. Há algum tempo recebi o livro "Silêncio" da nossa parceira Intrínseca e só Deus sabe o quanto ansiei por lê-lo. Caso se sinta um pouco perdido, há resenhas aqui no blog também dos primeiros livros da série, "Sussurro" e "Crescendo", basta clicar para ler. Os constantes elogios à obra só aumentaram uma expectativa que eu nunca desejei, nunca quis ir com muita fome ao pote, mas enfim. Li e aproveitei e estou aqui disposto a resenhá-lo sem spoilers e introduzi-los ao que chamo de Era de Ouro da Série Hush Hush.

"
Silêncio" é o atual ponto-alto da série, sem discussão. Becca conseguiu reunir todos os  aspectos cativantes dos outros volumes e reuni-los em um só, acertando do começo ao fim. Vemos o seu amadurecimento na trama, de uma história que poderia passar despercebida a algo que conquistou o seu lugar. A obra põe Hush Hush em outro patamar de gênero, narrativa, imersão e qualidade. Desde o primeiro capítulo o enredo toma forma, somente para surpreender ao final, tamanha é a clareza dos fatos.
- Tem medo de morcegos, Grey? [...]
- Para de me chamar de Grey. Parece que sou um menino. Como Dorian Grey.
- Dorian quem? [...]
- Basta escolher outro nome [...].
- Tudo bem, Jujuba.
Quando "Sussurro" terminou com tantas perguntas e "Crescendo" não foi exatamente uma exemplo literário, caiu sobre o terceiro volume a responsabilidade de preencher as lacunas do primeiro e superar o fracasso do segundo. O livro cumpre todas essas funções de modo brilhante e aos poucos a trilogia torna-se um só conto;  com as respostas não se sobrepondo e sim aprendendo a fluir entre os parágrafos sem pesar com o excesso de informações.

A estrutura da trama não prometia nada demais e presumia-se que iria rodar em torno do final do livro anterior, porém seguiu por um outro caminho jamais pensado, instigando o leitor a permanecer com os personagens até o fim. Como o desenvolvimento do livro é ótimo e as passagens de ação, tensão e perigo são bem feitas, cria-se essa expectativa do quão melhor será o final. Infelizmente, não só de elogios constrói-se esta resenha e temo informar os calcanhares de Aquiles que a nova obra de Fitzpatrick apresenta.
Cruzei os braços tentando demonstrar impaciência e descontentamento, mas a verdade era que eu estava gelada por dentro. Sentia um frio que nada tinha a ver com a temperatura. Eu nunca iria escapar daquilo Tive um rápido e horrível pressentimento de que o encontro [...] era só o começo, uma antecipação quase insignificante do que estava por vir.
O clichê que persegue os romances do mocinho de físico perfeito não se sustenta, assim como as reações das personagens a ele, chegando a ser irritante em alguns momentos. É algo a se mudar, as histórias precisam de um nível de realidade a ponto de confundirmos o que pode ocorrer e ou não e não vivemos em uma sociedade de homens e mulheres perfeitos de cabeça aos pés. Chega a ser incomparável a quantidade de momentos dinâmicos deste livro com seus antecessores, contudo quando não há esse tipo de movimentação, a autora escorrega em tentar articular uma conexão protagonista x leitor, em alguns momentos certos pensamentos e reflexões não são tão críveis quanto ela pensou que seriam.

A diagramação é um espetáculo à parte. A fidelidade de ter permanecido tanto com a capa quanto com a tipografia interior da obra só enriqueceu a experiência da leitura, marcando
Hush Hush com diversos símbolos, como as penas pretas e vermelhas, que para onde eu olhar, lembrarão-me do que li. Apesar de haver um jogo de marketing, funciona bem para o enredo, pois não se trata de algo inteiramente forçado para fazer vender no mercado, todos os componentes auxiliam para fazer do todo um só que valha a pena. 
- Só há uma coisa de que ainda tenho certeza - Ele se virou, e seus olhos estavam escuros. - Sei que faria qualquer coisa por você, mesmo que para isso tivesse que agir contra meus instintos e minha natureza. Abriria mão de tudo que tenho, até da minha alma, por você. Se isso não é amor, é o melhor que tenho para oferecer.
Após a decepção com "Crescendo", Becca Fitzpatrick volta para lograr-se como autora de sucesso e escritora de uma das séries de anjos caídos mais bem escrita da atualidade, onde a competição desse subgênero pós-vampiros é bem acirrada. "Silêncio" é um dos picos triunfantes do ano, mostrando que para toda série há esperança, basta saber como induzi-la ao seu final. Porque a obra é exatamente isso, uma introdução ao fim que se aproxima. "Finale", o último livro da série, já está escrito e devidamente ansiado por nós fãs, e como este terceiro livro foi surpreendente, há uma espera muito maior para como tudo isso irá teminar. Mas nós confiamos em Becca. Afinal, quem diria que o Silêncio seria tão melhor que tudo aquilo já dito?

Título: Silêncio.
Autora: Becca Fitzpatrick.
Editora: Intrínseca.
Número de Páginas: 304.
Avaliação: 4,5 de 5.

15 comentários:

  1. Oi Caíque!
    Estava mesmo me perguntando o que tinha acontecido com vocês rs Fico feliz em saber que não vão abandonar o blog, apesar que já imaginava que tal coisa não fosse acontecer.
    Estou super curiosa para ler Silêncio, e isso foi aumentado consideravelmente através da sua resenha. Li o Sussurro e gostei, mas não achei essa coisa maravilhosa que todos comentam, aí li o Crescendo, e apesar de você ter comentado que ele foi uma decepção, confesso que o achei muito melhor do que o primeiro, e até tomei gosto pela série através dele. Se a tendência é melhorar a cada livro que se passa (como vem sendo para mim), Silêncio tem grandes chances de se tornar o meu favorito.
    Adoro finais surpreendentes, e quero saber logo que guinada é essa que a história tomou. Não sou muito fã de livros de Anjos em geral, mas essa série aos poucos me conquistou também.
    A diagramação é mesmo linda, muito bem trabalhada, fico feliz que eles resolveram manter o mesmo estilo em todos os livros!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Promoção Leitura Sem Censura

    São 8 livros hot, esperando por você:

    Filha da Tempestade; Amante Desperto; Belíssima; O beijo da Meia Noite; Quase Verdade; Amante da Fantasia; Rosa do Inverno e A Caminho da Sepultura.


    Link: http://migre.me/8qYkz

    Boa Sorte!!!! Até o dia 26/04.

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas suas palavras! haha ~
    caramba, que perfeito *-* eu amei demais, e você sabe o quanto, esse livro! kkkkkkk *0* Não parava de falar dele né? AHSIEUHASE e que bom que você gostou tanto quanto eu *-* haha ' Eu não consigo reclamar da perfeição do Patch, por que já me apaixonei por ele s2 :( rs. Mas eu entendo bem que não seja legal pra todo mundo a Nora suspirando de minuto em minuto pelo belo tanquinho dele.. HAISUEHIAUSEHIUASHE ' Brinks ... Enfim, amei sua resenha e estou muiiiito ansiosa mesmo pela continuação, Finale promete DEMAIS! <333

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. olá!!!
    adorei o q vc escreveu!!! e vc lembra q comecei a ler hush hush pq vc m falou q era bom???
    acho q vc errou... au achei demais!!!!
    estou tão ansiosa como todos os fãs da série por Finale, só nos resta esperar...
    e nada como pach... simlesmente o mocinho mais bandido q adoro... rss..
    bjocas!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Decpção? Poxa, eu adorei Crescendo, então posso contar com gostar mais ainda hahaha to ansiosa pra ler, mas nao consigo achar tempo pra isso ):

    xx carol

    ResponderExcluir
  6. Meninos, entendo vocês completamente. Também estou super sumida do meu blog por conta dos estudos, quase não tenho tempo!
    Concordo quase que totalmente com sua resenha, só não achei Crescendo uma decepção (apesar de ele ter me irritado profundamente). O fim de Silêncio realmente foi fantástico, e trouxe um novo rumo bem inesperado. Estou super ansiosa pela continuação. *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caíque e Robledo, acho que grande parte de nós na blogosfera, atualmente, compreende muito bem os motivos responsáveis pelo afastamento de vocês. Também sofro dos mesmos e estou começando a penar pra conseguir, talvez, integrar meu sonhado curso de Jornalismo ao final deste ano.
    Não li a resenha por ainda não ter começado a série, mas sempre fico me perguntando o que a escrita de Becca Fitzpatrick tem de tão forte para atrair uma legião de fãs de Patch e Nora.

    Li apenas as quotes, entretanto, e as apreciei imensamente.

    Beijinhos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  8. Amo ler livros.
    Devido a isso adorei o blog!

    http://acheipelocaminho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Você já viu a Gincana de Revitalização que estamos fazendo? As inscrições vão somente até 25/04, corre lá e participe dos desafios, concorrendo a vários prêmios! http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/04/gincana-de-revitalizacao-001.html

    ResponderExcluir
  10. Marquei essa série no Skoob, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Parabéns pela divulgação.

    Abraços,
    Elaise Lima.
    http://elaiselima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, passando aqui pela primeira vez e vindo dar um oi =D
    Não li estes livros pois estou tentando fugir um pouco de séries, estou com três aqui em casa esperando a publicação, então por enquanto esses vão ficar na lista de desejos rsrs
    bjos e prazer em conhece-los

    ResponderExcluir
  12. Achei este blog por acaso na internet e me apaixonei, tenho uma paixão incontrolável por livros e esse blog tem dicas maravilhosas!!

    ResponderExcluir
  13. Its like you learn my thoughts! You seem to grasp a lot about this, like you wrote the ebook in it or something.
    I feel that you can do with a few percent to drive the message home a little
    bit, however other than that, this is fantastic blog.
    A fantastic read. I will certainly be back.

    my web site league baseball bats ()

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!