domingo, 8 de janeiro de 2012

[Palavras sobre palavras] O Brasil e a Leitura em 2012

É como sempre digo: alentar a leitura é um trabalho presente onde devemos nos impôr, não só falar e refletir sobre o assunto. Visando mudar os números alarmantes que rondam o mercado editorial do país (1,3 livros lidos em média anual para cada brasileiro, enquanto nos Estados Unidos a média é de 10 livros por ano), o governo federal afirmou que irá exercer uma série de projetos culturais ao longo deste ano, com ênfase no estímulo à leitura.

Neste primeiro semestre, teremos o projeto Livro Popular sendo colocado em prática, a ideia é que medidas proporcionem uma queda nos preços dos livros, para que girem em torno de R$10; o que envolverá editoras, parcerias com os governos federal e estadual e também bibliotecas. Até o final de Janeiro, o texto seguirá para o Palácio do Planalto. Isso seria um grande avanço para nós, leitores mais assíduos, que brigamos e pechinchamos tanto por promoções de site em site. Além do estímulo por livros mais em conta, traria de volta não só o centro de vendas para as livrarias como diminuiria os índices da pirataria online.

Outro projeto também planeja a construção de 400 praças de esporte e cultura em todo o Brasil, aproximando crianças, jovens e adolescentes de comunidades carentes do hábito de ler, já que não podem com tanta facilidade frequentar livrarias. Com isso, mais e mais classes sociais terão acesso e oportunidade para se apaixonar pelos livros e pelo prazer de lê-los, sem falar em quantas vidas seriam poupadas do comércio e do uso das drogas e das criminalidades em geral, quando ocupadas com algo tão proveitoso.

Um programa que está ativo desde 2010 é o Agentes de Leitura, que fomenta o costume da leitura por meio de pessoas de 18 a 29 anos, que recebem uma bolsa de R$350 mensais durante um ano, além de um kit contendo mochilas, livros, bicicleta e uniforme. Sua função é democratizar o acesso aos livros e formar novos leitores, por meio de rodas de leitura, visitas em domicílio, empréstimos de livros, narração de histórias, saraus literários e clubes do livro, com atendimento só no seu ano inicial a mais de 200 mil famílias, a grande maioria proveniente do Bolsa Família.

Porém não só de planejamentos lúcidos e unanimemente apoiados pela população se estabelece a posição do Estado sobre a leitura. O programa de redução de penas por meio da leitura inicia a proposta onde o Ministério da Justiça já comprou 816 livros para as bibliotecas carcerárias dos presídios de segurança máxima de Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO), lugares onde estão recolhidos prisioneiros de maior periculosidade das nossas terras tupiniquins, como o traficante carioca Fernandinho Beiramar. A cada livro lido e (pasmem!) resenhado, o detento abaterá 3 dias de sua pena. A lista de livros adquiridos inclui por exemplo, os quatro livros da saga "Crepúsculo" de Stephenie Meyer e "A História de Lula: O Filho do Brasil", de Denise Paraná.

Evidentemente há de se ver que, do inspirador ao duvidoso, estamos mergulhados até o cocuruto em águas que prometem dar muito o que falar neste quesito em 2012. Isso é para mostrar que nossas autoridades não estão com os olhos brilhando somente para Olimpíadas e Copas do Mundo, a Educação é sim um índice de necessidade e atenção, que vem melhorando na medida do possível e como leu acima, as ações estão cada vez mais surtindo efeito e sendo colocadas em prática. Aguardaremos o cumprimento desses projetos e sua eficácia, viu Dona Dilma, ansiando as visitas e as opiniões de nossos novos leitores que se juntaram e juntarão a nós por meio desses e de outros prospectos. Considerem-se muito bem-vindos!

12 comentários:

  1. Muito boa a atitude do governo brasileiro. So espero que nao fique somente no papel. Isso tem que ser posto em pratica. Ja passou da hora do Brasil incentivar a leitura.
    Adorei seu texto. Parabens!

    bjs.

    ResponderExcluir
  2. gostei de todos os incentivos, menos o de redução de pena, se um detento realmente mereceu estar ali dentro, acho que nem os livros são capazes de mudá-lo, seria facil demais para alguem ser preso e ler por exemplo 1 livro em 2 ou 3 dias, logo estaria livre para cometer crimes novamente. claro que algumas pessoas podem realmente mudar e aproveitarem isso para aprenderem e serem pessoas melhores, mas acho que muitos soh aproveitariam para sair mais cedo ._.'

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  3. Espero mesmo que o fogo do governo não seja somente as Olimpíadas e a Copa.
    Acredito no potencial dos projetos e se empenhados com garra e amor será feito um belo trabalho.
    Eu conheci o programa Agente da Leitura, eu queria muito participar, mas não pude por ter ainda 17 anos.
    Mas toda e qualquer movimentação de apoio á leitura eu estou dentro!
    E acho que nosso dever é realmente esse, alerta sobre a nossa educação 'precária' e tentar melhorar, sempre, não baseado em dados estatísticos, como tal País lê mais que o outro, mas sim em: "-Como queremos que nosso País evolua?"
    Bom acho que é isso!
    Beijos
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  4. Whoa, um post muito bom. Não estava sabendo dos projetos do governo e espero mesmo que dê certo daqui para a frente. Ainda não tenho uma opinião formada sobre os detentos, quem sabe? Adorei o seu texto, está ótimo *-* Beijos,

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, amigo, um texto excelente! Adorei saber das novas ideias de incentivo à leitura e inclusive a do programa de redução de pena. Acredito piamente que, se eles estivessem envolvidos com a leitura desde cedo, não estariam lá dentro. Mas esta alternativa ainda está cheia de furos.

    Se é de conhecimento geral que dentro de cadeias se consegue armas, drogas e até telefone (!!!), seria a coisa mais fácil do mundo para alguém que realmente quer sair forçar alguém a ler e resenhar, e ajudá-lo a passar pelo crivo de avaliadores (supondo que haja avaliadores). Deve ser um programa contínuo, negociar a redução de pena não com base nos livros lidos e resenhados, mas no comportamento resultante desaa atitude, e no avanço demonstrado pelo detento. É nisso que acredito.

    Beijos meninos =**

    This Gomez

    ResponderExcluir
  6. Oi Caíque :D
    Caramba, adoreeeeei o texto *-* Não sabia desses projetos e achei bacana demais, poxa! Essas coisas me deixam muito feliz :) Saber que pelo menos no quesito educação o governo está realmente investindo, mesmo sem tanta digulgação *-* E nem preciso dizer que amei o primeiro projeto, do Livro Popular, né? kkkkkkk '

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii. Essas medidas são ótimas. Principalmente a do Livro Popular. Hehehe. :)

    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Caíque!

    Os incentivos e metas apresentados neste texto são excelentes. São projetos que, se de fato forem postos em prática, possuem tudo para dar certo. Gostei muito do Livro Popular. Acho que seria uma medida a ser tomada na qual todo bom leitor almeja, o que seria bem satisfatório se assim fosse realizado.

    Excelente texto. Explanou bem os projetos que deve com certeza se concretizarem. Acredito que melhoraria e muito o índice de leitura do nosso país. Esperamos verdadeiramente que não fique apenas no papel.

    Beijos. :*
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Tomara que não fique só na conversa e que esses projetos ganhem vida, realmente. Parece que até que enfim eles acordaram e viram a situação vergonhosa do Brasil nesse quesito. (E em outros tantos...) É torcer pra dar certo! Todos só tem a ganhar com essas ideias! ;)

    Beijos e parabéns pelo texto!
    Amanda
    Lendo&Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  10. Esses incentivos à leitura é muito bom, mesmo com nossos blogs incentivando mundo a fora, o governo e as pessoas também tem que tomar atitude, principalmente aqui no Brasil, já que aqui é bem escasso ainda, brasileiros tendem a ler 2 livros ao ano, isso é um descaso com nossas ideologias de literatura, porém parabéns pelo texto, encorajador!!!

    Rafael Fernandes (@rafa__rafa)
    www.LeiturasVivas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Caíque!
    Muito legal essas iniciativas do governo. Incentivar a leitura é algo muito bom e que deve ser feito com certeza. Se todos soubessem como é bom ler... *-*

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ah, por isso estava estranhando o texto... Porque não é do Rob! Ele nunca usaria uma palavra tão engraçada como "cocuruto", hahaha. Não sabia dessa história de presos lendo e resenhando Crepúsculo... Era para eles lerem Crime e Castigo!
    Beijos, Caíque!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!