sábado, 28 de janeiro de 2012

Palavras sobre palavras: como e por que somos blogueiros da literatura + Resultado da Promoção "A Esperança"

Exponhamos o lado podre da maçã de uma vez: manter um blog pode ser um trabalho muito ingrato. Há diversos textos sobre os incontáveis benefícios de ser um humilde formador de opinião na era digital, mas pouca gente tem a tenacidade necessária para afirmar, com todas as letras, que nem tudo são flores nesse minimundo. É exatamente por isso que, como alguns animais, a blogosfera troca continuamente de pele: porque muitos são atraídos pela transiente e suculenta possibilidade de alcançar pequenas multidões com o poder de suas palavras, mas poucos são capazes de resistir às semanas de marasmo, aos posts sem comentários e à pressão de manter a página sempre atualizada. É ingênuo pensar que blogar é unicamente um hobby, algo que você faz quando percebe uma brecha na sua rotina atarefada e que certamente não lhe tomará mais de cinco minutos. Criar um blog literário exige redefinições, constantes brainstormings e, sobretudo, uma carga tremenda de autoconfiança. É mais difícil do que parece.

Quando a Editora Intrínseca divulgou a sua lista de novos parceiros, fez questão de realçar que foram mais de 650 inscrições. Ou seja, atualmente, há mais de 650 blogs literários por aí. Assim como você sempre encontrará poucas pessoas realmente preparadas em concursos públicos, é fácil perceber que apenas uma pequena parcela dessa legião de páginas literárias atingiu a consolidação que seus donos tanto almejaram. A cada dia, mais e mais blogs direcionados à literatura são abandonados ao esquecimento, seja porque seus donos não têm tempo suficiente ou porque a euforia do primeiro momento passou e a obrigação pesou demais. De uma maneira ou de outra, mesmo com esse gritante processo de reciclagem exposto em letras garrafais, muita gente ainda tem vontade de se aventurar nesse território traiçoeiro. O Livros, letras e metas completará um ano daqui a alguns dias e, por isso, eu quero falar um pouco sobre o que aprendemos com a blogosfera e os blogueiros nesses doze meses.

Somos blogueiros porque gostamos de literatura. Ponto. Não adianta edificar uma página sobre livros se você lê duas obras por ano, porque não haverá maneira de manter o portal atualizado. Além disso, a criação do LLM nos obrigou a redefinir nossas preferências literárias, porque temos um público-alvo claro e um objetivo mais cristalino ainda. Isso quer dizer que ser blogueiro significa sim postergar a leitura de algo que te interessa simplesmente porque a resenha não agradará seus leitores. Também quer dizer esperar um pouco para ler o sexto livro daquela série magnífica apenas porque você não resenhou os cinco primeiros, e sabe que dedicar-se à leitura da sexta publicação trará um atraso enorme à sua rotina de posts. Enquanto profissional, o blogueiro assemelha-se ao professor, na medida em que seu trabalho não se encerra assim que a postagem do dia seguinte é preparada. É preciso estar sempre atento, reparar em citações interessantes, procurar novos conteúdos e correr atrás de parcerias (que muitas vezes lhe serão impiedosamente negadas).

E, depois dos primeiros passos indecisos, a coisa torna-se ainda mais difícil. Nos meses iniciais, os objetivos são evidentes: deixar clara a intenção da sua página; conseguir uma quantidade razoável de leitores; estabelecer vínculos com outros blogs literários; informar-se sobre os livros que mais podem atrair seus recém-adquiridos comentaristas. Entretanto, quando se tem certeza de que seu perfil já foi devidamente esculpido, o que resta é continuar andando, e aí surgem as tarefas mais complicadas. O blogueiro precisa estar continuamente em busca de modos de revitalizar sua página, à procura de ideias para novas colunas interessantes e inspiradoras. Precisa também estar atento ao aspecto visual do seu blog, à quantidade de gadgets que decoram a sua barra lateral e a uma possível troca periódica de layout. Em suma, o bom blogueiro não permite que sua página caia na mesmice indefinida.

Apesar disso tudo, tenham certeza de uma coisa: eu serei o primeiro a discordar daquele que disser que blogar não vale a pena. De fato, o que me parece é que a maioria dos que desistem dessa tarefa ou foram vencidos pelas circunstâncias (o que é perfeitamente compreensível) ou não tentaram sair da homogeneidade. Eu já falei sobre a importância de ter uma identidade sua em meio ao sem-número de blogs que compõem a blogosfera, mas frisar esse tipo de coisa é sempre uma prioridade. Quando você finalmente define seus objetivos e princípios, seu público-alvo e seus recursos, suas metas e seus obstáculos, as pequenas vitórias começam a surgir. Você emerge lentamente do oceano de cor cinza e começa a ser invadido por um viciante sentimento de autorrealização. Exemplo de triunfo: você consegue um leitor de fora da blogosfera. Alguém que não o segue por obrigação. Alguém que gosta do seu trabalho verdadeiramente.

Depois de quase um ano dividindo meus pensamentos com vocês e sentindo na pele cada uma das dificuldades supracitadas, eu repito: vale a pena. É inestimável o valor do depoimento de um leitor que diz que comprou certo livro graças à resenha que você fez, ou a palavra de alguém que criou um blog literário porque se inspirou no seu trabalho. São essas pequenas coisas que dão força para o pessoal que já está por aqui há algum tempo, e são elas que me fazem querer continuar. Apesar de todos os seus defeitos - e não são poucos, de forma alguma -, a blogosfera é uma escola. Levando-a a sério, certamente teremos um infinito a aprender com ela.

__________________________________________________________________________________
Com 2219 participações, a nossa promoção em parceria com a Editora Rocco foi um sucesso, muito obrigado mesmo pessoal! E as vencedoras são:

 

Parabéns Caroline e Greiciely! Cada uma ganhou um exemplar do livro "A Esperança", da Suzanne Collins. Vocês serão contactadas por e-mail para envio de seus dados; caso não respondem em até três dias, novos sorteios serão realizados. Para quem não ganhou, não se preocupe! Dia 12 de fevereiro é o aniversário de um ano do blog e estamos organizando surpresas que com certeza irão animá-los. Até mais e um ótimo final de semana!

10 comentários:

  1. Gostei de suas palavras e nem sei o que escrever, mas tenha certeza que o pouco entrou na minha mente e eu vou tentar melhorar, pois são blogs que deixam de ser mesmice que cativa as pessoas.

    Leio um monte de blogs que se intitulam um monte de coisa e buscam 'livros de graça' e percebi que no momento o pessoal acha que é fácil, mas na realidade não é.

    Um blog é responsabilidade e mesmo eu que o faço pro diversão acabou virando mais um trabalho que tenho sem fins lucrativos.

    Bem acho que é só isso por enquanto. Sorte!

    ps: muita gente reclamou da editora e da seleção. e não creio que 50% seja blog literário.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!!!
    Sou blogueira e adoro livros, mas não tenho um blog literário. Gosto de falar sobre tudo e ter um blog pessoal me dá essa liberdade.
    Você resumiu todo o trabalho e cuidado que um blogueiro literário deve ter para pelo menos ter um pouco de sucesso na empreitada.
    Acho que por isso que ainda não me dediquei a blogosfera literária. Gosto de me sentir livre nas escolhas das minhas leituras, de ler o que quero.
    Sei que consigou expressar o que tantos blogueiros queriam dizer aqui

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto. Diz tudo e muito mais do que tenho visto por aí. Você cria uma página literária com um objetivo e segue com o mesmo. Se desaba por conta de pequenos insucessos, talvez seja melhor rever os seus propósitos e, porque não, buscar opinião de outros blogs, tentar fazer alguma coisa legal a partir de algo que você pensou? Coisas novas, bacanas, sem mesmisses, como você mesmo disse. O seu compromisso é com o leitor, não aquele cara que te segue por promoções ou derivados, aquele que gosta do seu texto, te acompanha. E quando ele aparece, não creio que números e parcerias façam tanta diferença assim. É um gostinho de trabalho bem feito ótimo de ser saboreado. Que motivo a escrever mais e mais.

    Abraços,
    Victor

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre leio esses tópicos falando sobre essa vida de blogar e todos os desafios , acho que aprendi muito tanto com essa leitura como as outras que fiz ao longo do tempo;

    Atenciosamente ,
    Yuri Kamarowski

    ResponderExcluir
  5. Eu também cai na real sobre a quantidade de blogs. Não tenho um e nem tenho vontade de ler, pois sei que vou acabar fazendo o mesmo que muitos, fazer promoções, ler corrido pra lançar resenhas pra conseguir mais seguidores, para tentar mais parcerias e assim vai. É cansativo. Outro dia fui seguir blogs pela url e o blogger disse que eu não podia porque já seguia de mais, sabe o que é isso??? A quantidade de blogs que tem?? E ainda tem uns que eu não sigo...
    É realmente um concurso e da mesma forma só os melhores sobrevivem e sobrevivem mesmo porque a pessoa acaba não aguentando e desistindo. Mas é a vida.
    Só tenho uma coisa a dizer: é maravilhoso ler e principalmente quando você não tem aquele sentimento de obrigação sabe, a leitura fica mais gostosa.

    Fico feliz em ter ganho o livro \o/ Faltava só esse pra mim, agora é correr e ler antes do filme, até lá quero ter lido a trilogia.
    Bj e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Whoa, mais um texto e tanto, né, Robledo? Concordo com você, não é lá tão fácil cuidar de um blog mas de fato é uma recompensa e tanto. Eu vi a certa revolta que a seleção da Intrínseca causou e fiquei abobalhada com o número de inscritos. Quer dizer, 650? Já atingimos este número, wow. E ser blogueiro é o que há, não? E eu vejo vários, mas vários blogs abandonados. E considerava, francamente, um hobby. Mas creio que não pode ser um serviço taxado de hobby, tendo em vista a dificuldade de mantê-lo. Adoro ler o que escreve, uh, vou te bajular forever dizendo isto. De qualquer forma, está ótimo, Robledo. *-* Beijones
    (parabéns para os ganhadores)

    Rachel Lima | Corujando

    ResponderExcluir
  7. Uau, seu texto está muito bem eloquente, o que eu poderia dizer com tantas palavras sabias, eu juraria que tu daria um bom escritor, e da mesmo!
    Ser blogueiro não é fácil, eu faço por amor mesmo gosto de literatura gosto de livros, e faço por todo prazer... enfim...


    Rafael Fernandes (@rafa__rafa)
    www.LeiturasVivas.com

    ResponderExcluir
  8. "aos posts sem comentários e à pressão de manter a página sempre atualizada" É vero e ainda por cima nosso tempo também é sugado pelo trabalho e pela faculdade, então, ás vezes fica impossível conciliar tudo ao mesmo tempo.

    "eu serei o primeiro a discordar daquele que disser que blogar não vale a pena." Claro que vale a pena! Apesar dos contras, é um trabalho maravilhoso é como dar vida a algo inanimado, algo que todos podem conferir, gostar e passar a acompanhar.

    Achar alguém que goste do nosso trabalho realmente sem compromissos é realmente uma coisa rara.

    Realmente, a blogosfera é uma escola.

    Adorei o post!

    Parabéns para as vencedoras da promoção.

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiiii *-* Adoro esses postas daqui, ai ai, rs. Bom, realmente não é fácil e completar um ano de blog é realmente uma coisa pela qual devemos ser parabenizados... Porque é DIFÍCIL! Tanta gente fala que vida de blogueiro é fácil... Váriaaas amigas minhas ficam querendo fazer blog pra "ganhar livro" e ninguém se liga em toda a responsabilidade que isso trás... Quer dizer, se tenho livros pra ler, tenho que resenhá-los, correto? É. Pior ainda se a deprê bate e quer fechar o blog mas ainda tem livro pra ler (Já passei por isso HAUHAUAH, mas acabei continuando, rs.), que raiva... rs. Postar sempre, achar conteúdo diferenciado, ou até parecido com dar seu toque... É sempre uma tarefa complicada, né? Mas é como você disse no final, essas pequenas coisinhas fazem tudo valer a pena :) Ver gente elogiando, comprando livros pela gente e coisas assim é que motivam a continuar e tentar sempre melhorar esse "trabalho". :D
    Mias uma vez, parabéns pelo texto fantástico :D

    E parabéns para as vencedoras u.u suas bobas. HDIAUSDHIAUSHE

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa.

    ResponderExcluir
  10. Estou sentindo na pele como é difícil começar ou manter um blog ativo; não imaginei que seria tão complicado.
    O meu ainda está bem no começo, e admito que no começo o imaginava apenas como mais um hobby para passar o tempo. Realmente, já aprendi que não é fácil!
    O texto está ótimo, muito bem escrito mesmo. Parabéns!
    bj
    Camila
    confissoesdeumabookworm.blogspot.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!