quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Wishlist #33: The Best Of

Seguindo a ideia da Amanda, do "Lendo e Comentando", resolvi fazer uma wishlist especial neste fim-de-ano, trazendo os melhores livros que li em 2011 - apesar de fugir um pouco da ideia "lista de desejados" -, mas como todos já estiveram em minha lista, podemos considerá-los de qualquer maneira. Infelizmente não consegui selecionar só quatro livros para este "the best of", pois acreditem, é uma tarefa árdua até demais. A ordem dos escolhidos é aleatória, espero que aproveitem!

Eon - O Décimo Segundo Dragão
1. Alison Goodman - Eon: (para ler a sinopse, clique aqui) "Eon" foi uma das leituras mais peculiares que tive esse ano. Proposta da nossa parceira Galera Record, aceitei pelo desafio de ler algo totalmente novo e que não soubesse nem o nome da autora. A surpresa não poderia ter sido melhor; apesar do já comum início tranquilo demais e explicativo de todo percursor de séries, o livro mescla ficção e cultura asiática, e a habilidade que a autora tem de nos imergir de cabeça em todo aquele clima de respeito, busca pelo poder e forças sobrenaturais é inacreditável, você realmente tem a sensação de estar ali, lado a lado com Eon (ou Eona, se preferir). Cheio de tensões e momentos agoniantes, este livro me cativou muito e está me fazendo sofrer já que a continuação não chega.

2. Cassandra Clare - Os Instrumentos Mortais #1; Cidade dos Ossos: (para ler a sinopse, clique aqui) O que falar de um livro que te faz ser fã da autora antes mesmo do último capítulo? "Cidade dos Ossos" (Assim como sua continuação, "Cidade das Cinzas") organizou um prospecto de criaturas "do submundo" como jamais vimos antes, e tudo é tão crível e excitante que não há como se negar a participar dele, queremos estar ali com Clary e Jace, custe o que custar. Cheio de humor e ironia, o livro cativa sem você nem perceber, só quando termina e o desejo por mais só aumenta é que irá se dar conta. Cassandra é uma autora de mão cheia com conhecimentos gerais tão fartos que se tornar fã de sua escrita é mais fácil do que parece. Além das resenhas e opiniões, só vai entender mesmo o que é "Cidade dos Ossos" quando lê-lo. 

Os 13 porquês
 3. Jay Asher - Os 13 Porquês: (para ler a sinopse, clique aqui) Sei que falei que não iria fazer um ranking dos melhores, mas este livro com certeza está no Top 3, por assim dizer, quiçá no primeiro lugar. "Os 13 Porquês" é um livro tão bem escrito, tão intenso, tão inteligente, tão peculiar, tão... Sabe? Jay Asher se tornou um dos meus autores preferidos depois deste seu livro de estreia, cheio de mistérios e revelações, com personagens tão humanos e escarnecidos como nunca vi antes, em sua mais crú e carnal existência, agindo sem pensar - ou até pensando sim, em criar o mal ao próximo, mostrando que podem ser sim cruéis sem motivo algum - e levando à consequências inimagináveis. É um livro tão "pesado" psicologicamente falando, que você lerá e quando acabar, tudo aquilo ainda estará rondando sua mente. Jay criou uma dessas histórias que sempre serão atuais, sempre serão lidas e relidas, fazendo muita gente passar mal de tanta pressão. Mas é essencial que todos leiam este livro, sabe-se lá quanta gente ele pode salvar.

4. Ricardo Estevão - Sete Dias no Reino de Etar: (para ler a sinopse, clique aqui) Como um golpe do destino, ganhei tal livro numa promoção e provavelmente, se não fosse por ela, nunca teria a chance de lê-lo. Uma joia rara da literatura brasileira atual, onde Ricardo tece por entre trechos de músicas, lições de vida e personagens cativas, um enredo embebido em poesia e beleza inesquecíveis. Uma experiência na leitura que tive o prazer de ter e recomendo a todos, anseio muito o segundo volume que o autor está escrevendo, preciso voltar à Etar o quanto antes!


5. Suzanne Collins - Jogos Vorazes: (para ler a sinopse, clique aqui) Apesar de não ter criado tanta expectativa sobre este livro - e ele não ter me surpreendido tanto assim -, Suzanne conquista qualquer um com sua rápida, objetiva e íntima narrativa, toda a criatividade, inteligência e lógica por trás do enredo é incrível e não se deve fazer muito esforço para se tornar fã da trilogia. Uma obra muitíssimo bem escrita e bem pensada, além de tudo - e creio que foi isso que me cativou acima de tudo, isso e seus personagens humanamente fantásticos. Já tenho "Em Chamas" e "A Esperança" aqui para ler, mas a fila está grande. Só preciso que a sorte esteja sempre comigo.



Logicamente, eu gostei de muitos outros livros que li este ano, é só reparar nas notas que dei nas respectivas resenhas, mas estes realmente tornaram meu 2011 mais especial, dignos de um "the best of". Lembrando que quem comentar neste post ganha mais uma chance extra na promoção "A Esperança" que está sorteando dois exemplares, é só clicar no banner aqui na coluna à direita e saber de tudo direitinho. Quando vocês menos esperarem estaremos de volta, um abraço!

9 comentários:

  1. Não vejo a hora de ler Jogos Vorazes e Cidade dos Ossos!

    Usando um termo seu, preciso de "golpes do destino" para me ajudar a comprá-los/ganhá-los ou trocar com alguém. Hehe.

    Tomara que eu tenha sorte :)

    ResponderExcluir
  2. Desejo que tudo o que almeja, torne-se realidade...
    Que o amor pelo próximo seja uma constante em seu viver e que sua jornada esteja sempre repleta de bênçãos angelicais!
    Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz com os que ama e quer bem!
    PRÓSPERO ANO DE 2012!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler Cidade dos Ossos e Jogos Vorazes, as duas series alias.
    Adorei seu Best Of. Nao conhecia esse Sete Dias no Reino de Etar. Gostei bastante da sinopse. Entrou para a minha lista de desejados.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Caíque!

    Que bom que postou aqui no LLM também! \o/
    Realmente é difícil fazer essa escolha, né? Mais difícil ainda é falar sobre eles. Nossa, acho muito difícil falar sobre os livros que mais gostei. Se não me engano a primeira resenha sobre "Eon" eu li aqui no blog de vocês. Parece um livro ótimo, mas eu ainda não tive oportunidade de ler. Não vejo a hora de ler os livros da Cassandra. Tenho o primeiro e o segundo e pretendo ler nas férias. Acho que 99% das pessoas que já leram são apaixonados por essa série. "Os 13 porquês" eu consegui em uma troca no skoob esses dias, finalmente! Faz tempo que ele estava na minha lista de desejos e sempre que eu procurava pra comprar ele estava caro demais, aí acabava deixando passar. Agora, felizmente, poderei ler. Não conhecia o autor Ricardo Estevão nem o livro dele. Parece bem interessante! Fico feliz quando vejo autores nacionais conquistando espaço entre os leitores. ;) Depois vou procurar saber mais sobre ele. "Jogos Vorazes" sem comentários. Simplesmente AMO! Foi o livro que tivemos em comum. "Em Chamas" eu já li é tão bom quanto! "A Esperança" está aqui esperando a hora dele, espero não me decepcionar. x_x

    Adorei o post! :D

    E desejo um ótimo 2012 pra você e p/ o Robledo! ;) Que vocês façam leituras ainda melhores nesse novo ano.

    Beijos,
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  5. Oiii *-* que tudo!
    Adorei sua listinha, sabe que não veeejo a hora de ler Jogos Vorazes! haha' Cidade dos Ossos tbm foi uma das minhas leituras favoritas e to loooooooooouca por cidade das Cinzas *000* God! HDOASIHEA rs ... E os 13 porquês... Ah... Esse daí! ç_ç kkkkkk haha

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de dizer que estou participando da promoção do livro ''A Esperança''!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a lista. A série Os instrumentos mortais e Jogos vorazes são realmente boas. Uma das melhores séries que li esse ano.

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Caique !!
    Que bom que você colocou Jogos Vorazes na sua Wishlist...Vejo muito comentários ótimos sobre essa série,ainda não tive a oportunidade de ler mas estou louca pra começar muito em breve !! Já estou participando da promoção "A Esperança",espero que eu ganhe pois tenho certeza que vou amar essa série !!
    Feliz Ano Novo pra você

    Letícia Giollo
    Blog Literario "Louca Por Livros"
    http://www.louca-por-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Estou louca pra ler Jogos Vorazes, vi comentários positivos a respeito dessa série em vários sites. Estou só esperando a sorte chegar ou uma promoção beeem legal no submarino hehheheh.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!