quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

[Resenha] Kimberly Derting - The Body Finder #1: Ecos da Morte

Ecos da MorteSinopse: Violet Ambrose tem dois problemas: o dom mórbido e secreto que carrega desde a infância e Jay Heaton, seu melhor amigo, por quem está apaixonada. Aos dezesseis anos e confusa com os novos sentimentos em relação a Jay, ela está cada vez mais desconfortável com sua estranha habilidade. Violet encontra cadáveres. Desde muito pequena, percebe os ecos que os mortos deixam neste mundo. Ruídos, cores, cheiros. Mas não todos: apenas os das vítimas de assassinato. Para ela, isso nunca foi um grande talento. Na maioria das vezes, tudo o que encontrava eram pássaros mortos, deixados para trás pelo gato da família. Mas quando um serial killer começa a aterrorizar a pequena cidade onde mora e os ecos das garotas mortas a perseguem dia e noite, Violet se dá conta de que talvez seja a única pessoa capaz de detê-lo. Em pouco tempo, ela estará no rastro do assassino. E ele, no dela.
Este livro é uma das experiências mais nervosas e fervorosas que já tive com a leitura, e isso não é exatamente uma coisa ruim de se dizer. "Ecos da Morte" segue a linha de protagonistas inseguras, moradoras de uma cidade pequena, com poderes além da imaginação. O diferencial, além da habilidade nada comum de Violet, é o rumo que o livro toma, muito singular por assim dizer.
Ela estava perto agora, tão perto, que podia ouvir uma voz. Era isto o que aquele eco era: uma voz. Sozinha e solitária, em busca de alguém - qualquer pessoa - que respondesse a ela.Violet era essa pessoa.
A pretensiosidade de Kimberly no início chega a aguçar sua curiosidade, mas não revela muito e até lhe dá uma ideia incorreta dos caminhos que o enredo pode tomar. Com parágrafos grandes e bastante descritivos, capítulos pequenos e que passam rápido, vemos o desenrolar de uma história jovem e madura, atraente e perigosa. Densa, cheia de significados e feita de momentos que colocam nossos corações na mão, prendendo-nos de maneira surpreendente - ficamos necessitados de saber o que vai acontecer a seguir.
Violet queria chorar, liberar as frustrações e os medos. Seria mais saudável assim, e ela poderia até se sentir um pouco melhor se conseguisse liberar os sentimentos... compartilhar, como diria sua mãe. Mas, em vez disso, sentiu-se retrair, ser atraída para dentro de si. Desligar-se.
Alguns personagens beiram o previsível neste tipo de young-adult, como as amigas da protagonista e outras pessoas que não gostam dela tanto assim, até mesmo a própria Violet; todos acabam parecendo um pouco estereotipados, até certo ponto. Apesar disso, a cartela de personalidades é de dar inveja a qualquer aspirante a escritor - como esse que vos fala -, são todos bastante diversificados e importantes, estão ali com uma função específica e desconhecida pelo leitor desde o começo, e esse encaixe deu a credibilidade que o livro precisava comigo.
Afinal, quantas garotas herdaram a capacidade de localizar os mortos - aquele que foram assassinados, pelo menos? Quantas garotas passaram horas de suas infâncias explorando matas em busca de animais sem vida, deixados para trás por predadores ferozes? [...]
Violet era definitivamente diferente.
O enredo é pesado, vemos uma garotinha que desde pequena conviveu com o hábito macabro de encontrar animais e, em raras ocasiões, pessoas assassinadas - além de poder "sentir" o eco deixado por elas em seus assassinos, como se eles por mais que tentassem, não conseguissem escapar das consequências de seus atos, marcados pela morte para toda vida. Isso é muito para uma criança lidar, e apesar dos esforços de seus pais para que sua se sentisse o mais normal possível, Violet tem todas as expectativas para se tornar uma pessoa  perturbada e até perigosa para si mesma, o que é suavemente trabalhado na obra. Essa carga psicológica só rompe a imagem errônea de superficialismo que ligam aos livros para jovens hoje em dia.
Mas havia exceções a todas as regras. Os burros e fracos sempre se separam do bando em algum momento.
Em contrabalanceamento, a autora evidencia momentos picantes até não restar palavras, o que aumenta o público-alvo do livro - querendo ou não -; são de deixar qualquer leitor com calor, mas não usa da vulgaridade, não passam de jovens com o nível habitual de desejo da idade, amando-se e sendo calientes. O romance é tratado de uma maneira tão, tão, mais tão gostosa que não há como não torcer para Violet deixar de ser tão teimosa e correr atrás de quem ela quer, uma paixão extremamente "fofa", por assim dizer - aproveitem porque não vou escrever isso de novo tão cedo, meninas.
Então ele a beijou. Gentilmente. Com suavidade. Não nos lábios [...], mas na testa.O gesto foi doce e um pouco possessivo.Violet esperava que, talvez, fosse um começo.
A descrição e análise dos arredores e de todas as cenas é algo que não se vê todo dia, algo que nos remete aos livros de Stephenie Meyer, que visam além de tudo inserir o leitor naquela realidade e fazê-lo sentir-se como um outro personagem qualquer, de tantos detalhes do local em que a história se passava. Dependendo da situação, tais detalhes podem entediar um pouco, mas nada que passe disso. Não sou fã de todo esse excesso descritivo - que não se acentua tanto separadamente, contudo sim no livro como um todo -, porém este estilo de escrita atribuiu às cenas a atmosfera sombria e misteriosa que precisavam, coagindo positivamente para a inexistência das falhas.
Correu atrás da garota, e as botas pesadas que ele usavam faziam barulho na calçada. A vantagem que ela conquistara ao começar a correr antes foi rapidamente perdida, em função da agilidade superior dele.
O grande triunfo do livro caracteriza-se pela intimidade firmada com o antagonista, em alguns momentos tanto quanto com a protagonista - não revelarei como, entretanto garanto que é inaudito! -, foi brilhante ter pareceres tão heterogêneos de um mesmo conteúdo. Toda loucura, psicose e crueldade é oferecida como em uma bandeja, em sua mais original e insana realidade. Dispor de uma prova cabível assim, de que esses "seres humanos" existem, fazem isso e convivem conosco é de fazer qual um começar a andar olhando para trás várias vezes. Afinal, um assassino pode estar em qualquer lugar, até atrás de você exatamente agora.
As palavras soavam estranhas a seu ouvido, mas o coração respondia, batendo errante, como se tivesse passado a vida inteira à espera de escutá-las.
É, eu sei que você acabou de olhar para trás - se não olhou, pensou em olhar e desistiu. Sem devaneios, venho revelar uma das maiores tristezas: sua diagramação deixa a desejar na qualidade. Apesar das folhas da Pólen já de praxe na Editora Intrínseca, todo o acabamento de designer externo chegou e prosseguiu se desmanchando numa intensidade sem precedentes. O simples contato com o papelão da embalagem em que veio já amassou e descascou certas partes da capa e da contra-capa também. Não há como negar que a capa é linda, contudo o material não é dos melhores, descasca por qualquer coisa e descola nas pontas também. Ainda uso plástico-bolha para levar meus livros na mochila, e é a primeira vez que isso acontece; na proporção que aconteceu. Espero que as edições posteriores corrijam esta imperfeição.
- Só estava esperando que você me quisesse tanto quanto eu a queria [...].
Kimberly Derting construiu uma das obras mais instigantes que li esse ano, "Ecos da Morte" é um acerto no alvo do mercado editorial e um amadurecimento histórico desse gênero, mesclando romance, thriller, sobrenatural e terror. A Intrínseca tem uma ótima série em mãos, que farão leitores anelarem-se em busca de esclarecimentos e conclusões - mesmo eu estou em busca de algumas. O que poderia ser um chavão qualquer, carregado e até vulgar, mostrou-se em uma veracidade de escrita inteligente, charmosa e marcante, contrastando com um enredo forte, novo e de se tornar fã de carteirinha. 
Delicioso sem contestar.
Além disso, era sempre mais fácil ser caçador que ser caça. A caça sempre entrava em pânico.
Título: The Body Finder #1: Ecos da Morte.
Autor: Kimberly Derting.
Editora: Intrínseca.
Número de Páginas: 268.
Avaliação: 4 de 5.


13 comentários:

  1. Olha lá eu me desesperando pra ler esse livro de novo. HIAUHAIUHAUIHA' rs *-* Como sempre as resenhas impecáveis daqui me deixam com vontade de ler até... até... eu ia dizer senhor dos anéis, mas seria demais ;x Enfim. Fiquei louca pra ler o livro! Já conhecia a história e toda sua saga enquanto o lia, mas me interessei mais ainda depois de saber que tem partezinhas calientes (6) iausheiausheuiahse -não presto-. Daí né... *-* Não tinha me tocado de que é uma série, que loucura, continuo com MUITA vontade de ler, mas séries tem me desanimado :( awn rs

    Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
  2. U-a-u (segunda vez que digo isto hoje). Que resenha!!

    Caíque, amigo, de todas as resenhas que li do livro, esta foi a mais instigante. O livro parece mesmo ser delicioso, reunindo elementos que colaboram na leitura!!

    Pena que teve essa questão da capa bubuu...
    Vou esperar umas próximas tiragens, espero que consertem esta falhazinha também.

    Beijocas =**

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler o livro hoje, ainda não tenho muito a dizer dele mas por enquanto quero continuar lendo..
    A resenha está maravilhosa! Parabéns :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Caíque, sua resenha foi uma das que mais me deixou instigada para ler o livro!
    Seus comentários aguçaram e muito minha curiosidade, além de terem deixado claro o quanto você gostou do livro!
    Gosto de cenas calientes no livro, mas desde que não fiquem vulgares, e é bom saber que não é o caso em Ecos da Morte.
    Espero que a editora atente quanto aos detalhes da diagramação, uma pena que isso aconteça!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro e chegamos em conclusão parecidas, muitin instigante mesmo para querermos logo o sucessor, pior a Intrinseca deixar no final uma parte dos Desejos dos Mortos. Bom, vamos ver o que sucederá com Violet agora, hehe. Apesar dela ter o Jay sempre ao seu lado, mas será sempre o sufuciente???? Darting arrasou no livro e no enredo.
    Já a diagramação achei ela mais ou menos, clara sei la.. mas vai do gosto de cada um.

    abraços

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  6. Já estava morrendo de vontade de ler esse livro, agora sua resenha me deixou mais curiosa ainda. A história parece ser bastante eletrizante, envolvente e original. Espero ter a oportunidade de ler Ecos da Morte em breve. :)
    Beeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O livro é muito bom, mas acho que deixa a desejar na descrição das pessoas.Na mesma medida em que a descrição do ambiente é cheia de detalhes, quase exagerada, a das pessoas é muito vaga. E talvez eu ache o Jay meloso demais. Fora isso, perfeito!

    ResponderExcluir
  8. Cara, eu não sabia a história desse livro, mas adorei a capa e o título.
    Agora que sei do que se trata fiquei mais apaixonada ainda por ele. Acho que poderia tê-lo pedido no amigo oculto. =/
    Esse livro parece ser 'muito amor', né? rsrs

    BJs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Achei o livro bem interessante após a leitura de sua resenha que ficou ótima e completa. As frases também são bem legais. Mesmo sendo um romance, que eu odeio kkk, acho que irei gostar da leitura.

    Estou seguindo o seu blog, depois se possível da uma passada no meu blog e segue?
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Faz poucos dias que eu ganhei o livro e mal comecei já li 60 paginas, mas eu digo que eu ESTOU AMANDO! Eu estou super curiosa para ler até o final, gostei da resenha, eu ainda nao terminei de ler o livro, mas planejo terminá-lo, mas ainda tenho 3 livros na frente.

    ResponderExcluir
  11. Isto sim é um livro interessante espero ler em breve

    ResponderExcluir
  12. Agora que já li essa resenha, minha vontade de ler este livro aumentou mais. Eu já tinha lido sobre ele por alguém que havia comentado que iria comprar no twitter, mas só procurei ler a sinopse mesmo. Agora sim, já está na minha wish-list de leitura de 2012 :)

    ResponderExcluir
  13. Estou louca para ler esse livro depois dessa resenha.
    Nossa, parece ser aqueles livros que te envolvem desde o primeiro paragrafo.
    Eu que já adoro romance, provavelmente vou amar este livro.
    Adorei a resenha, está ótima...

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!