sábado, 31 de dezembro de 2011

Nossas palavras de fim de ano

CAÍQUE: No começo deste ano, eu realmente não poderia imaginar que estaria fazendo exatamente o que estou fazendo agora. Blogar sempre foi um "hobby", um passatempo que não poderia largar e que me divertia em praticar, mas nunca imaginaria, melhor; nunca me imaginaria em um blog literário. O LLM simplesmente abriu portas para um mundo totalmente novo e incógnito em 2011 - o qual nunca tinha reparado - e que agora me orgulho em dizer que faço parte do mesmo.

Escrever para vocês, pensar em algo bacana para redigir uma crônica de qualidade, torcer para gostarem dos títulos que escolhi para a wishlist semanal, tentar convencê-los a ler depressa ou não comprar de jeito ou maneira um livro em uma resenha, são as tarefas-chave que de repente faziam parte do meu cotidiano. E amo cada uma delas. Não só isso, gosto precisamente do formato ímpar que o 'Livros, Letras e Metas' possui, onde investimos em conteúdo diferenciado e que façam leitores voltarem aqui em busca de entretenimento e prazer, não por promoções.

Em 2011, estar na blogosfera literária com o LLM me ensinou que mais vale uma boa resenha que um esplêndido número de seguidores, que há tanta gente bacana para se fazer amizade neste meio, que parcerias sempre serão disputadas árduas e que também não são todo esse mar-de-rosas, que brindes nunca serão demais e que cada opinião registrada é inestimável. Sei que sempre terei que me preparar para não sair correndo para livraria após ler uma resenha do Robledo, e que o Submarino é literalmente uma faca de dois gumes, entendi finalmente que nunca terei tempo para tudo, mas sempre estarei lutando contra a rotina para conseguir.

Realmente aguardo um 2012 de bençãos na vida de todos, principalmente na vida de nossos seguidores e visitantes que nos apoiam tanto. Aumentar o ritmo de leitura é uma meta - já que me acho um leitor bem devagar - e resenhar mais e melhor também, ir em frente com as ideias que tenho para o blog neste novo ano e diferenciá-lo ainda mais de tudo, satisfazer mais minha vontade de leitura tanto quanto nossas editoras parceiras que são tão queridas e aos nossos leitores. Agradeço desde já a todos que ajudaram a fazer disso aqui "uma casa tão boa de se morar", agradeço mesmo. E para 2012: tudo novo de novo.


ROBLEDO: É difícil resumir o sentimento de uma pequena história de dez ou onze meses em alguns parágrafos de final de ano. O blog que nós construímos carrega uma pluralidade tão singular de significados que eu me encontro incapaz de criar uma dissertação linear sobre tudo que vivemos aqui ao longo de 2011. Em vez de uma fábula perfeitamente retilínea, o LLM surge em minha mente como uma sucessão de flashes e momentos, uma miscelânea de episódios que marcaram profundamente o meu ano e que, espero eu, crescerá mais ainda nos doze meses que a nós se apresentam.

A experiência toda foi simplesmente surreal. Cada resenha redigida, cada vídeo gravado três ou quatro vezes por causa dos defeitos da câmera, cada promoção arquitetada, cada quote sublinhado e destacado em nossas análises... Tudo isso contribuiu para a construção de um mosaico de literatura do qual me orgulho imensamente; uma escultura que foi - e ainda está sendo - moldada pouco a pouco por mãos que, ainda que não muito habilidosas, têm toda a boa vontade do mundo.

Parte integrante dessa pequena glória só existe graças a todos aqueles que nos leram. Assim, eu registro aqui o meu agradecimento a todos os (des)ocupados leitores que perderam alguns preciosos minutos de sua vida entretidos na leitura de nossas resenhas, ainda que estivéssemos abordando um livro completamente desconhecido. Eu gostaria de imaginariamente beijar a mão de todos aqueles que acreditaram em nós quando surgimos com ímpetos de renovação, insatisfeitos com a possibilidade um mergulho na homogeneidade. Ainda estamos no caminho para a nossa própria consolidação, mas toda grande história tem um começo, e os nossos primeiros passos são e sempre serão com e para vocês, leitores.

Se ainda não conseguimos estabelecer uma rotina regular de posts e tampouco temos agilidade para resenhar todos os lançamentos que surgem diariamente, então eu peço desculpas. Complementando o que eu disse no parágrafo anterior, ainda estamos a uma longa distância da nossa estabilidade; ainda que nossas intenções, ao meu ver, sejam boas, ainda não posso chamar o LLM de um blog maduro, que veio para ficar. Esse tipo de autoridade só vem com o tempo e com a disposição, e isso eu garanto que nós temos. Se 2011 representa o nosso nascimento, então que 2012 represente a nossa ascensão.

Por fim, fora das páginas deste humilde blog, eu gostaria de desejar a todos um formidabilíssimo 2012. Estabeleçam metas, corram atrás delas, persigam sonhos que vocês jamais ousaram sonhar. Mergulhem em livros de gêneros jamais lidos, saiam de perigosas zonas de conforto e deem mais um passo no caminho da tão almejada maturidade literária. Leiam trash e clássicos, chorem e fiquem com raiva, amem e odeiem personagens. Sobretudo, vivam a vida real como eu sei que vocês vivem os livros. Permitam que a literatura inunde-os com lições e ensinamentos, transcendendo a função de entreter por algumas horas. Abracem a transcendência. Um feliz 2012 a todos.

10 comentários:

  1. Feliz Ano Novo Pessoal !!
    Parabéns pelo blog,está incrível !!
    Que no ano que vem vocês continuem realizando todos seus sonhos e que esse blog cresça cada dia mais !!! Sucesso
    Beijos

    Letícia Giollo
    Blog Literario "Louca Por Livros"
    http://www.louca-por-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo para voces.
    Um 2012 repleto de sucesso e realizacoes. Muito sucesso para o LLM. Voces merecem.

    bjs.

    ResponderExcluir
  3. "Submarino é literalmente uma faca de dois gumes" Adorei essa parte :D

    Olha eu realmente gostei muito dos dois "comentários" e espero que seu blog prospere muito porque ano que vem o mundo acaba -q

    Então Feliz Ano Novo :D e se você ler esse comentário gostaria de realizar uma parceria com seu blog , caso não seja inconveniente.

    ResponderExcluir
  4. Oi meninos!

    O LLM é um blog que gosto de sempre conferir, mesmo que nem sempre consiga comentar. Vocês conseguiram atingir o objetivo de terem um conteúdo diferenciado, sempre crítico, reflexivo e de qualidade.
    Gostei muito das suas considerações sobre seu aprendizado, Caíque, acho que servem para todos nós que "nascemos" esse ano na blogosfera literária.
    Robledo, achei linda a maneira de como você terminou o post, relembrou algo que não devemos jamais esquecer: de vivermos nossas vidas reais além dos livros.

    Enfim, eu desejo um ano novo maravilhoso a vocês e que vocês possam, realmente, ascender em 2012!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ AMIGOS!
    OBRIGADA!
    Que você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz com os que ama e quer bem!
    Muita saúde, paz e amor em seu coração!
    PRÓSPERO ANO DE 2012!!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Não achei o LLM, ele que achou no skoob, e estou gostando muito. O blog de vocês entrou para a lista de preferidos, sempre dou uma passadinha por aqui para ver o que há de novo ^^
    Desejo muito sucesso e saúde para vocês em mais esse ano! Ou pelo menos enquanto o mundo não acaba... heheheh

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Awww feliz ano novo, garotos! Espero que vocês tenham um 2012 explêndido, com muita felicidade, e principalmente livros e sucesso ao blog! :D

    xx carol

    ResponderExcluir
  8. Oi meninos!
    O ano de 2011 foi realmente especial. Amei conhecer o blog e vocês (Robledo, ainda não te conheço pessoalmente. Está me devendo isso, hein!).
    Espero que em 2012 o blog cresça cada vez mais, pois vocês merecem. Cada resenha, cada crônica, cada promoção que vocês fazem só vem para confirmar o quão bom o LLM é.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Como sempre afirmo, este é um dos meus blogs favoritos, do tipo que me faz borbulhar a mente para comentar cada texto, porque todos são carregados de conteúdo relevante. Adoro vocês dois, mesmo à distância, e espero que o blog cresça cada dia mais. Fé, amor e trabalho é a receita do sucesso ^^

    Beijos, meninos! Feliz 2012 =)

    This

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!