quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Wishlist #28

Mais uma semana, mais uma wishlist, mais livros interessantes e mais consciência perturbada por não poder comprá-los! Venham comigo, leitores; conheçamos as obras de hoje!

01. Carlos Ruiz Zafón - Marina - Zafón me persegue. Nunca li uma única linha do autor, mas sempre esbarro em A Sombra do Vento e em outros títulos de sua autoria, tanto aqui na blogosfera quanto nas minhas caminhadas pelas livrarias e pela Bienal. Tenho alguns amigos que não hesitam em elogiar o romancista, e a opinião de outras pessoas, para mim, quase sempre vale bem mais do que muitas resenhas que leio blogosfera afora. Dei de cara com o livro em uma passagem pelo Submarino, e mais uma vez me senti compelido a conhecer a trama criada por Zafón. Segundo alguns sites, o livro “Marina” segue uma trama com todos os ingredientes preferidos de Zafón: suspense, alguns mistérios, e, claro, ambientado na cidade-personagem Barcelona. Cidade-personagem. Interessante, não?

02. Fiodor Dostoiévski - Crime e Castigo - Pois é. Tem Dostoiévski na minha wishlist de hoje. Ganhei certo interesse pela literatura russa desde que tive a ventura de ler Lolita, e Dostoiévski é provavelmente o nome mais importante desse meio. Minha vontade de conhecer a obra do autor acentuou-se ainda mais quando li o Da arte de fazer amigos lendo Dostoiévski (ou quase), em um blog que frequento. Algumas pessoas dessa blogosfera já disseram que é impossível passar das primeiras páginas de Crime e Castigo, mas eu, sinceramente, me encontro bastante motivado a percorrer mais algumas veredas da literatura russa. Sei que não podemos dizer que todos os autores de um mesmo país possuem as mesmas características, mas o cara é um dos escritores mais famosos da literatura universal. Não podemos simplesmente morrer sem ler as suas palavras, podemos?

03. Jodi Picoult - A guardiã da minha irmã - Esse aqui ficou famosíssimo na blogosfera, nos últimos meses. A história é originalíssima (Anna, concebida por meio de fertilização in vitro, foi trazida ao mundo para ser uma combinação genética para a sua irmã mais velha, Kate, que sofre de leucemia promielocítica aguda. Aos 15 anos, Kate passa a sofrer de insuficiência renal. Anna sabe que se doar um rim, ela terá uma vida limitada. Ciente de que terá de doar um de seus rins para sua irmã, Anna processa os pais para obter emancipação médica e direito sobre seu próprio corpo.) e eu fico orgulhoso de ver uma autora da atualidade abordando um tema tão complexo e, de certa forma, existencialista. A sinopse, por algum motivo, me remete ao filme AI - Inteligência Artificial. Conseguem imaginar a bagunça que deve ser a cabeça de Anna? O dilema "cumprir o meu propósito" x "ter direito sobre minhas próprias escolhas" é fascinante!

04. Stieg Larsson - Os homens que não amavam as mulheres - Dessa wishlist, esse é o livro que eu menos conheço, certamente. Entretanto, trata-se de um famosíssimo best-seller, que já foi transformado em filme e que vive sendo elogiado pela crítica. A equipe do UOL o caracterizou como magnético da primeira à última página, e eu também conheço várias pessoas que vivem me recomendando a obra. A sinopse presente no Skoob é bastante grande e, por algum motivo, me transmite uma seriedade incrível. Os homens que amavam as mulheres tem toda a cara de ser aquele livro que não perde tempo com bobeiras, que não vai te deixar respirar até que você vire a última página e fique morrendo de curiosidade para ler a continuação. Criar expectativas demais é sempre perigoso, mas eu vou me render às esperanças. Que venha Stieg Larsson!

E é isso, meus caros. Espero que apreciem a wishlist de hoje, e até a próxima! 

9 comentários:

  1. Oi Robledo!
    Adorei mais uma wishlist!
    "A Guardiã de minha irmã" tenho interesse desde que assisti ao filme! Se gostei do filme, o livro deve ser melhor ainda!
    Também não li nada de Carlos Ruiz Zafón, mas morro de vontade de ler "A Sombra do Vento" e "Marina" também me despertou o interesse!
    Tenho curiosidade sobre "Crime e Castigo", mas um certo receio também. Li e gostei de "Lolita", mas confesso que não foi uma leitura muito fácil, aliás, foi bem arrastada!
    "Os homens que não amavam as mulheres" também não me é muito conhecido, mas a caracterização como "magnético" surte o próprio efeito da palavra em mim e fiquei curiosa pela leitura!
    Concordo que criar muitas expectativas não seja bom, mas em alguns casos é inevitável!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A Sombra do Vento eu já tinha ouvido falar, agora, Marina, acho que é a primeira vez... Se o autor é tão bem comentado, é porque seus livros têm algo de especial. Vou procurar mais a respeito! =)
    Eu quero muito ler A Guardiã da Minha Irmã. Quando vi o filme, não sabia que era baseado em um livro, só sei que a história é emocionante e, como você mesmo disse, original.
    Já li algumas resenhas sobre essa série de Stieg Larsson, mas ainda sim o seu enredo é uma incógnita para mim. Lembro-me de ter visto o trailer do filme; acho que é meio policial ou coisa do tipo. Tenho muito interesse em conhecer melhor do que se trata o livro.
    Abraços, Robledo! Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua Wish List.
    Marina também faz parte da minha listinha.
    Os Homens que não amavam as mulheres eu já li e é excelente. Indico. Você vai gostar. Ele faz parte de uma trilogia, já li o segundo também, A menina que brincava com fogo. Adorei!

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. LARSSON *-*

    Não se preocupe com criar expectativas. Os Homens Que Não Amavam As Mulheres vai super todas.
    E A Guardiã da Minha Irmã tá na minha wishlist também, a algum tempo já. Já me interessei pelo Marina, mas dei uma desanimada. E minha experiência com Crime e Castigo não é das melhores.

    Adorei a wish (:
    Karla
    http://livrodechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cidade-personagem mesmoo! Após ler A Sombra do Vento - meu livro preferido por sinal - Barcelona foi direto pro topo da lista de cidades que eu tenho que conhecer na vida! O livro e todas a sensações que ele me trouxe são indescritíveis, personagens, lugares, enredo, narrativa, tudo! Sem dúvida um dos melhores livros já escrito! Li o Jogo do Anjo também lançado por ele e é também muuito bom, mas ainda prefiro em disparada o primeiro. Marina, lógico, já foi pra minha cesta de compras e comprei ainda em pré-venda! Acho que até se o Zafon lançar uma cartinha pra vender eu tô comprando rs

    Outro que também adoro da sua listinha é o Stieg Larsson, pena que o autor já morreu e nem pode conferir todo o sucesso dos seus livros maravilhosos ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Robledo,

    Não sou muito compatível com a sua Wishlist, pois gosto mais de livros Young Adult, mas já vi o filme de A Guardiã da Minha Irmã, que acabou virando Uma Prova de Amor, com Cameron Diaz e é muito emocionante, mesmo. Tenho certeza de que o livro deverá retratar isso ainda melhor do que na tela. Os Homens Que Não Amavam as Mulheres é outro que virou filme, The Girl With The Dragon Tatoo, preferia muito que o título fosse traduzido literalmente. Wishlist legal, mas não é nada que me interesse muito.

    ;*

    Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  7. Também estou desejando 'A guardiã da minha irmã'! Li algumas resenhas e fiquei bastante interessada na história!

    Bom final de semana!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  8. oooooi =D
    A guardiã da minha irmã parece ser um livro FANTÁSTICO! Realmente a história é SUPER original *-* rs. Tem o filme dele, se não me engano, mas eu nunca vi!
    Os homens que não amavam as mulheres é outro que parece ser muito bom tbm! Já a algum tempo eu tenho muita vontade de lê-lo ^^

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Robledo!

    Adoro wishilists... são sempre ótimas indicações para nós, leitores do blog. ;) Dos livros citados, o que eu não conhecia era ‘’Marina’’, e o fato de ser do mesmo autor de ‘’A Sombra do Vento’’ muito me agradou. Nunca o li, mas é um livro muito almejado por mim... uma narrativa que espero conferir em breve. Sobre Marina, irei pesquisar mais sobre, porque fiquei realmente bastante interessada. :D

    No mais, tenho vontade de ler a Trilogia Millenium. Eu deu Os homens que não amavam as mulheres para um amigo de aniversário, e ele diz ter amado. E eu não duvido disso. :D

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!