domingo, 9 de outubro de 2011

[Resenha] Vanessa Bosso - O Elemental

O que você faria se descobrisse que possui o poder sobre os quatro elementos da natureza? E que somente despertando esses poderes, poderá salvar o planeta das sombras que se aproximam? Will descobriu isso da pior maneira. Embarque nessa empolgante aventura ao lado de Will e seus amigos na busca pelos quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. A batalha está só começando. E o Elemental é o único capaz de nos salvar.





Quando a Vanessa Bosso, autora de ‘O Elemental’, lembrou-me que o livro se tratava de algo infantil, fiquei realmente surpreso, já que tudo que eu ouvia e via sobre essa obra indicava ser algo infanto-juvenil, no mínimo. Então se você ainda acha que este livro é para jovens, pode parar por aí. ‘O Elemental’ é uma história criativa e bonita, mas peca em querer fazer das crianças seu público alvo. 
Jorge estava sentado em uma cadeira jogando minigame e mascando chiclete. Falar sobre o chiclete é extremamente necessário, pois ele parecia uma vaca ruminando.
Por se tratar de algo ‘infantil’, não posso criticar pensando como de costume, e sim com os olhos de uma criança que seria uma leitora em potencial de ‘O Elemental’ – daí a dificuldade em escrever esta resenha, uma das mais confusas para mim, acredite. Não é fácil visualizar os personagens com tão pouca referência, as crianças precisam ser estimuladas pela imaginação, a descrição infelizmente deixou a desejar. Se os personagens fossem mostrados pouco a pouco e não todos de uma vez como aconteceu, cada um com suas características, acho que isso faria mais sentido para o leitor infantil.
-Por que está aqui dançando enquanto estamos lá fora em pânico? [...]
-Eles ficaram presos aqui por dois mil anos, e quando sairmos por aquela porta eles irão se dissolver... Não pude negar o pedido [...].
O enredo não é banhado de originalidade, afinal quantas estórias já vimos por aí que envolviam os elementos, guardiões de algo, ou objetos poderosos perdidos em lugares perigosos? A maneira que a autora colocou tudo isso foi bem criativa e conseguiu diversificar a obra, além de fazer sentido já que as pontas se ligam fielmente ao final do livro. A trama é ótima para o público infantil, mas se você o ler pensando que é young-adult como eu, irá ter uma visão clara de irritação e tédio. 
- [...] Ele era a pessoa mais linda que eu já tinha visto em toda a minha existência. Eu não aguentei e fui até ele. Quando nossos olhares se cruzaram, soube que ficaríamos unidos por toda a eternidade [...].
Não me entenda mal, mas a história foi escrita para crianças e divulgada sem deixar isso explícito. Você só percebe ao ler mesmo, onde tudo parece um surto de infantilidade, quando na verdade é um público-alvo trocado. Por mais que a história seja criativa, não é algo que atrairá um público jovem, como não me atraiu. Tudo para nós pode soar forçada em algumas das vezes, mas para as crianças isso tudo é um mundo de imaginação feliz e cheio de possibilidades, então há de se valorizar sim.
-Não dói quando as asas se abrem? [...]
-Não. Só dói se a roupa custou caro - brincou ele.
Não acredito que uma criança que acaba de descobrir a leitura iria pegar um livro desta grossura para ler. A linguagem está perfeita e os personagens bem rasos para esse tipo de leitura também figurou bem, já que não podemos introduzir muito o aspecto ‘personalidade’ para alguém que ainda está montando a sua própria. Outro ponto negativo seria o envolvimento religioso, que pouco se mostrou presente, mas iria preferir que uma criança não precisasse passar por esse tipo de pergunta tão cedo.
-O fogo não vai me atingir. Eu vou domá-lo e depois você verá.
-Você é louco, sabia?
-Obrigado.
O livro não te prende à leitura, você fica oscilando entre o terminar de ler por objetivo ou terminar de ler por falta de opção. Recomendo sim para crianças, mas que já tenham começado sua vida literária e que os pais acompanhem por perto devido às ideologias que o livro aponta, como a existência de um inferno – e as descrições do que lá ocorre -, de espíritos, de Deus e afins. Não parece tão ‘infantil’ assim agora, não é?
- Eu te amo. Nunca se esqueça disso.
Há claras referências de muitas outras obras das quais já conhecemos, contudo muita inovação também que já é marca da literatura brasileira de ontem e hoje. Por se passar em nosso país, tomamos mais segurança na leitura, como se estivéssemos enfim em território amigo. Isso é um grande trunfo do enredo para as crianças, que assimilam melhor tudo por se tratar de algo que se passa no ambiente onde vivem. 
-Este é o nosso portal. Não iremos para dentro do vulcão e sim para baixo [...]
-Você descobriu isso agora? [...]
-Pois é. Excitante, não?
As páginas são resistentes, e a arte de numeração dos capítulos também é um show à parte. A capa me impulsionou ainda mais a leitura desde que a autora a revelou, um trabalho muito bacana do André Siqueira. Mas infelizmente a mesma capa é fraca, e as partes de cima e de baixo estão descolam como se um adesivo sobre uma superfície, espero que a Baraúna invista melhor nesse critério da próxima vez. A narração de Vanessa é bem sutil, bem leve, e os capítulos curtos dão ritmo ao livro.
-Cuidado, Mac - pediu Arthur - Não sabemos o que há do outro lado.
-Fique sossegado, meu velho. Eu sou o cara.
-A humildade nem chegou perto desse aí [...]
Uma obra “infantil” que precisa se adaptar melhor a este público, mas que pode dar mais certo. ‘O Elemental’ é uma obra para crianças, um público complicado de agradar e que para lidar com ele necessita-se de muita, muita cautela, por isso compreendo essa confusão de públicos-alvo do livro, já que há tanto tema juvenil por ali que pode acabar confundindo o público infantil. Creio que a autora pode melhorar muito essa estruturação, numa continuação talvez, e finalmente as crianças poderão ter um final feliz.
-Eu nunca tentei esconder. Você foi quem sempre fugiu.

Título: O Elemental.
Autora: Vanessa Bosso.
Editora: Baraúna.
Número de Páginas: 347.
Avaliação: 3 de 5.

11 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Esse livro parece ser bem legal, eu gostei do título e da capa. Amei sua resenha, parabéns.

    Beijos ;*

    Seguindo seu blog que é lindo. Segue o meu também?
    http://openmindbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Caíque!
    Não fazia idéia de que o livro era infantil, sempre achei que fosse um YA também!
    Uma pena que haja essa confusão, a história parece boa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi ..

    Nossa, foi uma surpresa pra mim saber que o livro é direcionado para o público infantil :/. Nem vou procurá-lo para ler, pois não quero me decepcionar, rs.

    Gostei da resenha :)

    João Victor
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Caíque, tudo jóia? Entendi a sua confusão... não é um infantil e sim um infanto-juvenil. Meu público-alvo são meninos e meninas de onze a treze anos. Até o momento, cinco leitores desse público leram O Elemental... na opinião deles, é um ótimo livro. Se meu público aprovou num primeiro momento, para mim é isso o que importa.
    Sua resenha foi muito boa no sentido de mostrar ao restante dos leitores que esse livro têm um público-alvo e eu direcionei a narrativa para eles. Assim, evitamos que leitores desavisados sejam pegos de surpresa e gastem dinheiro a toa. Se vc não curte um infanto-juvenil, não vai gostar de O Elemental. Obrigada pela resenha. Bjo

    ResponderExcluir
  5. Acho que vc não entendeu o livro e só saiba criticar, vc teveria ler novamente para entender

    ResponderExcluir
  6. Como assim você pegou o livro sem nem ao menos saber do que se tratava? Achei isso bem estranho...
    Além disso, se você não gosta de livros infanto-juvenis não deveria prosseguir com a leitura, pois não iria mesmo gostar desse livro... mas discordo quando você diz que apenas crianças gostariam... eu não sou criança, já passei muito desse ponto, mas gostei muito do livro da Vanessa =D
    Achei que faltou um pouco mais de substância à sua resenha... ela ficou bastante superficial (apenas dizendo, o tempo todo, o que o livro deveria fazer para se adequar ao público infanto-juvenil ou então mostrando o que ele fazia para se adequar).

    ResponderExcluir
  7. Oii Caíque,
    pena que rolou esa confusão :/ Mas com a Vanessa Bosso sendo autora de um livro como o 2012 (que eu nao li, mas pelo que vi de resenhas é bem YA), é difícil mesmo de se esperar que ela vá escrever um livro para crianças, ainda mais com aquela capa no maior estilo (Se me permite, rs.) Percy Jackson! x)
    Eu gostei da sua resenha, sinceramente. Livros para crianças devem ser realmente bem cuidados, porque passam a influenciar na formação da personalidade como você disse, é complicado! É pela grossura do livro, tenho certeza que até meus 12 anos não pegaria algo assim, kkkk'

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Caíque,

    Caramba, esse livro transmitia a mim uma imagem sei lá, de Percy Jackson ou Harry Potter. É um pecado a autora não ter se decidido nos gêneros, pois prometia muito. Não tenho problema em ler livros infantis, mas ela acabou misturando muito. Colocar elementos negativos e pesados como inferno e mandar para crianças recém alfabetizadas um livro de 347 páginas é muito contraditório. Se ela tivesse adequado tudo, sem dúvida, seria o mais novo sucesso da nossa literatura, se é que não vai ser. Ótima resenha!

    ;*

    Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  9. Ai é que você se engana meu amigo, veja bem , eu já li o livro da Van, quero dizer, já li dois, no entanto vamos focar em "O Elemental"

    Li os comentários, e a própria Van esclareceu o gênero, acredite, é infanto-juvenil, o foco é na idade de pessoas de 11 a 13 como ela mesma disse, mas isso não quer dizer que pessoas com maior idade a isto não gostem, eu no caso gostei bastante da história e tenho 15 anos, o livro não é infantil não, gostei bastante e o livro tem uma ótima trama, os conflitos pelo resgate, as reviravoltas, as descobertas, creio que é uma história bem escrita e gosto particularmente da explicação sobre Gaia e enfim.... sem spoilers aqui rsrs'

    A capa também é legal, sei la, eu gostei bastante do livro, leia de novo, o livro merece uma reavaliação, pelo menos no seu caso, de verdade eu gostei bastante e espero que não se chateie com meu comentário rsrs'

    A diagramação é bem feita, a única coisa que eu concordo com você é o fato de a capa soltar nas laterais a imagem, só nas laterais, de qualquer forma a culpa é da editora :X

    Bruno Herbert.'
    www.vivendolivros.com.br
    Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  10. Eu viajo neste tipo de livro, sem condições.

    ResponderExcluir
  11. Aquele momento em que você não acredita no que acabou de ler.

    SÉRIO QUE É INFANTIL? o.O

    Sempre pensei que fosse um infanto-juvenil (pela capa e tal). Bom, eu já não iria ler mesmo por essa história de elementos, guardião, escolhido e blábláblá. Não suporto mais esse esquema. Pareço exagerado, mas não gosto mesmo desse clichê, me irrito com qualquer livro que tenha um "escolhido(a)" no meio. Agora que sei que não faço parte do público alvo, nem penso MESMO em dar uma chance.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!