quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Importante: da renovação do LLM

Este post é destinado àqueles que se interessam pelo "Livros, letras e metas" enquanto fonte de entretenimento e conhecimento. Caso comece a lê-lo, por favor vá até o final e, posteriormente, deixe um comentário. Obrigado.

Meus amigos, eu fundei este blog no dia 12 de fevereiro de 2011. Isso quer dizer que ele já tem mais de um semestre de existência, aproximando-se cada vez mais do tempo de vida de um ano. Na minha humilde opinião, a manutenção de uma página virtual por tanto tempo só pode ser explicada por dois fatores básicos: a) nós (eu e Caíque) temos uma paciência enorme e conseguimos persistir nas atividades do blog semana após semana; ou b) nós estamos fazendo aquilo que gostamos, dividindo com vocês as nossas impressões sobre curiosidades e episódios literários, provocando debates e fomentando a ascendência dos pensamentos.

Eu gosto de pensar que estamos de acordo com a alternativa (b). Desde o primeiro post, a nossa proposta é fazer um blog literário que não caia na rotina, que dê aos seus leitores a chance de descobrir sempre alguma novidade relacionada à literatura - e eu não me refiro apenas ao elencamento semanal de lançamentos. Eu e Caíque sempre idealizamos esta página como um local onde poderíamos escrever crônicas sobre questões interessantes, e foi daí que surgiram posts sobre músicas citadas em livros e spoilers, por exemplo. Somos percorridos por uma sensação de felicidade extrema quando vocês, leitores, se interessam pelo tema que trazemos à tona, enriquecendo a discussão com suas opiniões fortes e bem-fundamentadíssimas. Verdadeiramente, nos sentimos recompensados e impulsionados a trabalhar mais e, sobretudo, melhor.

Todavia, de uns tempos para cá, temos notado que essa feição por nós idealizada tem cada vez mais se rendido à mortalha da rotina e da padronização. Além das semanais wishlists e das ocorrências do Controle Remoto, não nos temos sentido impulsionados a trazer conhecimento diferenciado. De fato, algumas vezes eu me peguei encarando as postagens como obrigações desagradáveis - e quando isso acontece em um projeto seu, é hora de repensar as coisas. Depois de alguma discussão, eu e Caíque concluímos que, paulatinamente, estamos mergulhando no oceano da homogeneidade: em um piscar de olhos, percebemos que o LLM está se tornando apenas mais um blog literário. E, meus amigos, por mais que isso soe audacioso e temerário, nós não queremos ser apenas mais uma página virtual na multidão. Queremos fazer a diferença.

É por isso que, daqui para frente, estamos realmente interessados em fazer um processo de transformação e renovação no blog. A blogosfera definiu um certo tipo de padrão: página que se preze deve postar lançamentos, wishlists, resenhas, centenas de promoções, vídeos de caixa de correio... Mas a pergunta é: se você tem um blog e segue todos os passos acima, o que fará os seus leitores lembrarem de você? O que garantirá à sua página um público fixo, que não vá parar nela simplesmente para responder comentários ou para participar de promoções? Pode ser que as suas resenhas se destaquem ou que você consiga manter seus leitores sempre atualizados, mas as chances de que você seja eclipsado pelas demais páginas é monstruosamente grande. E assustadora.

Não podemos prever a reação do nosso público à nossa ideia de renascimento, mas estamos dispostos a correr o risco. De hoje em diante, tentaremos o nosso máximo para transformar o LLM em um blog diferenciado, instigante e memorável. Queremos que você leia um post e, mesmo que não comente, saia daqui com aquele assunto martelando a sua cabeça. Queremos que volte aqui apenas porque decorou a nossa URL, mesmo sem ter seguido ou adicionado a página à sua lista do Google Reader. A satisfação dos leitores é a nossa satisfação. A monotonia e a massificação são o declínio de ambos os lados.

Sendo menos abstrato e encerrando o post: é hora de ser abrangente. Sem nos limitarmos aos lançamentos, mas também falando de clássicos esquecidos e inesquecíveis; proporcionando uma análise mais crítica de determinadas obras; analisando tendências do mercado editorial atual; fazendo metalinguagem, escrevendo sobre a arte de escrever e sobre a arte de ser blogueiro; conversando com vocês, leitores - é assim que faremos a renovação do LLM. Dedicar-nos-emos de corpo e alma à bem-aventurança dessa empreitada, e gostaríamos, de coração, que vocês estivessem conosco nessa jornada.

Abaixo, fica uma pequena caixinha de sugestões. Não quer dizer que vocês não devem comentar neste post: é apenas um espaço onde você pode dissertar brevemente sobre o conteúdo que você gostaria de ver no novo LLM. Ficaremos felicíssimos com a sua contribuição.

Obrigado.

9 comentários:

  1. Posso estar um pouco ausente nesses últimos tempos (por culpa do vestibular :X usahsausah), mas o LLM é um dos blogs que considero mais especiais e que faço questão de visitar sempre que posso.
    E tenho inúmeros motivos para ter essa opinião, incluindo as resenhas, que são excelentes, e os livros que sempre conheço por aqui, diferentes do que costumamos encontrar pela blogosfera literária.
    Espero que consigam uma mudança satisfatória para vocês, e que com ela eu goste mais ainda do blog. Prometo que se tiver alguma ideia venho preencher o formulário acima. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá meninos!
    Gostei muito da ideia. Realmente, se não houver mudanças o nosso blog será apenas mais um no meio de tantos outros.
    Eu queria ter criatividade e/ou escrever tão bem quanto vocês para fazer mudanças assim no meu blog. Quem sabe um dia, né?
    Parabéns pela iniciativa! Estarei sempre aqui apoiando vocês.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O post me deixou assustada, porque vocês estão cobertos de razão!
    Eu também tenho essa preocupação, em não tornar meu blog apenas mais um blog literário, mas é difícil encontrar postagens diferenciadas, realmente temos que colocar a criatividade em prática, mas, às vezes, falta tempo para isso.
    Também acho que quando algo passa a ser visto como obrigação e se torna maçante é porque tem um grave problema!
    Boa sorte a vocês e tenho certeza que trarão resultados positivos nessa reformulação, o LLM é um blog de muita qualidade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii Meninos o/
    Eu já dei minha opinião lá na caixinha e continuo aqui pra apoiar vocês quando quiserem, kkkk. Não sou a mais criativa, nem de longe, mas o que precisarem, tamos aí rs.
    Eu adoro o blog de vocês, vocês sabem e faço questão de sempre vir, não por sempre comentarem lá ou serem parceiros, mas por tratar o blog como vocês tratam :D Admiro muito isso tudo e espero que tudo dê certo e vocês consigam fazer tudo como querem ^^ Claro que é ótimo ganhar livros, marcadores e ter gente elogiando, mas temos sempre que lembrar que o que motivou a criação foi o amor pelos livros e isso não pode se tornar uma obrigação pra ninguém! Apoio totalmente vocês :))

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caros Robledo e Caíque,

    Li essa postagem ainda ontem, na hora do almoço, mas tive que sair para resolver outras coisas e acabei não podendo deixar o meu comentário, infelizmente.

    Antes de tudo e mais nada, pensem que um diferencial daqui do blog que já conta - e MUITO - é a qualidade. Coisas para as quais alguns blogueiros muitas vezes, levianamente, nem dão atenção. Uma linguagem extremamente rica é a que vemos em todas as resenhas, uma série de analogias bem compostas e muito maduras para dois jovens. O LLM, com certeza, é um blog diferente e de qualidade.

    Claro que queremos nos destacar... E quem não quer, afinal? É cruel pensar que o trabalhão que temos ao longo de dias e dias para postar resenhas completas, bem feitas e tudo mais possa ser esquecido ao longo de uma semana na qual não podemos responder os comentários. Tenho medo, pavor de cair no esquecimento após 10 meses exaustivos com o blog. Porém, quando paro e penso, vejo que os leitores de sempre, os fiéis, ainda que não conversem muito conosco, ainda estão em nossas páginas, lendo fervorosamente nossas palavras e mantendo-as vivas para que surjam outras.

    Quanto à mudança... Ah, essa é necessária em todos os aspectos de nossas vidas pelo simples desejo de evolução, de fazer diferente. Mas veja bem, creio que algumas postagens tradicionais são muito prezadas para serem trocadas repentinamente. Não há uma forma de deixar de postar resenhas (ainda que sob diferentes padrões), listas de desejo e o Controle Remoto, por exemplo. Entretanto, como a semana é longa e nem sempre temos tempo para escrever textos enormes e no mesmo nível de qualidade, surge o momento de contar com a criatividade, a dinâmica e a originalidade. Vejam vocês, comecei com o blog totalmente desfocado. Postava sempre, mas às vezes faltava inspiração e fica IMPOSSÍVEL não ter pelo menos uma frequência certa para resenhas e outras postagens elementais. A mente fica cansada, o nível diminui, o estresse aumenta e o descontentamento com o próprio trabalho também. Eu proponho algo como postagens aleatórias cerca de duas vezes por semana (se possível) sobre Literatura. Listas, textos discursivos, comparações entre obras, curiosidades... O ramo é tão extenso e a criatividade de vocês tamanha que duvido faltar-lhes presença de espírito ou de blogueiro. hahaha

    Acima de tudo, organizem-se juntos e ponham a cabeça no lugar, acalmem-se. Deixem o blog de lado por um dia, analisem o trabalho que estiveram fazendo ao longo desses meses e decidam juntos o que será melhor, o que devem mudar... Façam uma enquete com colunas novas para ver o que agrada o público de vocês e, acima de tudo, desejo-lhes uma sorte, pois sei que saberão sair de forma inteligente dessa situação.

    Abraços,
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Olá Robledo,

    Acho que toda mudança é sempre válida. Devemos tentar estar sempre inovando em todos os setores de nossas vidas, e no nosso blog não seria diferente! Concordo 100% com esse desejo de uma renovação por parte de vocês, porém levem sempre em consideração que o que diferencia um blog do outro é a qualidade do conteúdo das postagens, que nesse caso é uma coisa que eu sempre pensei, vocês tem de sobra!

    O LLM não é apenas mais um blog em toda a blogosfera, justamente pela maneira que vocês escrevem e analisam as suas resenhas, desejos, wishlists.. acho que mesmo dentro da "receita", da qual nem sempre conseguimos fugir, podemos tentar mudar e inovar pela maneira que abordamos determinado assunto, e também pela maneira crítica que analisamos o que é postado! E é por isso, que sempre considerei o blog de vocês com um enorme diferencial, mesmo com o mesmo "tipo" de postagem dos outros. Tenho apenas alguns blogs que são aqueles que considero os melhores.. estava mostrando para uma tia minha um dia desses, e o de vocês estava nessa listinha.

    Entendo o lado de vocês, pois já senti essa mesma vontade de postar algo diferente... de pensar: mais uma resenha? mais um meme? Quero inovar, e não o mesmo de sempre! E algumas vezes eu quebro a cabeça tentando pensar no que poderia fazer para fugir da mesmice, por isso que no meu blog não gosto muito de ter colunas certas!

    Porém, isso é natural! O que vocês devem fazer é analisar com calma, tudo que deve ser mudado com o tempo, como também aquelas coisas que devem permanecer inalteradas, e ainda, o que deve ser incrementado, ao conteúdo do blog! Uma coisa vocês podem ter certeza, talento vocês tem! E quando isso acontece, é meio que impossível o blog tonar-se apenas mais um entre tantos...

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  7. Escrevi minha sugestão para que vocês possam analisar mais calmamente, e aqui escreverei minhas impressões sobre o post e o blog.
    Até um ano atrás não era muito comum nos depararmos com blogs sobre livros. Até tem uns blogs pessoas mais voltados pra literatura, como o “Comendo Livros”, o “Santo conhecimento de cada dia” e o “Quinas & Cantos”, mas raros eram os blogs realmente comprometidos com periodicidade, interação e novidades. Aí eles começaram a aparecer, revelando uma nova geração de leitores, primeiramente motivados por mega sucessos como Crepúsculo e HP, e posteriormente obras que seguiam mais ou menos a mesma vertente. Aí a coisa foi ficando mais espalhada, abordando principalmente a até então desconhecida por mim, literatura YA.
    Foi a porta aberta a novos livros, que tratavam de assuntos diferentes, e não apenas romances fantásticos.
    Esse comprometimento dos novos blogs em permanecer atualizados com resenhas dos próprios blogueiros e de convidados, mas notei que nos últimos meses muitos caíram na rotina, como vocês mesmo disseram.
    Meu primeiro impulso foi parar de seguir mais da metade, deixando de lado os muito infantis, excessivamente imaturos, permaneci com alguns apenas, por serem mais democráticos e interessantes, e no LLM eu me mantive e posso afirmar que NÃO foi por amizade a um ou outro blogueiro, mas porque eu quis. Todavia, preciso ser sincera de que pareceu que o blog estava mesmo se mantendo numa linha semelhante demais a dezenas de outros blogs. Se por um lado isso é bom, por torná-lo parte de uma nova onda blogueira que surgiu (assim como blogs pessoais, blogs de viagem, blogs de culinária, blogs de moda), por outro pode deixá-lo sendo apenas mais um. Defendo a busca pelo diferencial, para que o LLM seja um blog dentre outros literários, mas não apenas um espelho.
    Acho que pra atingir os objetivos traçados e já ditos em posts anteriores, é necessário ampliar o leque. Naturalmente, nem todos apreciarão uma resenha de Shakespeare, porque não importa importa se é um clássico, nem todos gostam, uma mera questão de preferência mesmo. Portanto, é natural que nem todos os leitores sintam-se a vontade com TODAS as resenhas, assim como eu, que adorei a de Millan Kundera – por ser um de meus autores preferidos – entre outros textos, mas que me senti bem perdida em outros momentos.
    Acho que o blog precisa passar por esta renovação e amadurecimento, talvez paudand-se em outros blogs diferentes (deixo aqui minha recomendação -> Comendo Livros, adoro este blog), diferentes tipos de leitura, e talvez uma abordagem mais madura, não apenas tratando-se de clássicos, mas mesmo de autores desconhecidos, com temas novos, quem sabe até mesmo linkar os temas destes livros com assuntos da nossa vida, o Alzheimer em Diário de uma Paixão, a diferença social em O caminho para Wigan Píer, as relações de quem era contrário ao sistema ditatorial em A menina que roubava livros, o abandono e a luta pela sobrevivência em Intensidade (Dean Koontz), o racismo na infância em A cor da ternura (infanto-juvenil), entre outros. Nenhuma dessas obras tem a pretensão de mudar o mundo, de ser um clássico pedido em vestibular, mas nos abrem os olhos, mesmo que um pouco, pra estes diversos temas com os quais damos de cara diariamente. Sem esquecer, claro, das obras que talvez não tratem de um tema específico e forte, mas que são tão bem escritos, que fazem nascer novos leitores (fica aqui minha adoração e agradecimento eternos a Sidney Sheldon).

    (continua)

    ResponderExcluir
  8. (...)

    Em resumo, nem sempre me senti a parte principal do público do blog, e minha maior sugestão é que vocês tentem deixá-lo democrático a todas as idades, e um bom caminho é abrir cada vez mais espaço às resenhas dos leitores, como já vem sendo feito, porque desta forma pode-se ter a visão de pessoas diferentes, que tem culturas e modos diferentes dos nossos, conseqüentemente, uma opinião distinta. As vezes caio em blogs que são tão específicos, que parecem mais fã-clubes de determinados autores e personagens fantásticos, do que qualquer outra coisa, e aí não tem promoção que me faça seguir, comentar e retuitar, não dá. Por esta razão, participo do LLM porque tem me servido de fonte de pesquisa para novas obras, e é o que eu quero permanecer fazendo.

    ResponderExcluir
  9. Amigo, por mais que eu tenha me ausentado terrivemente da blogosfera por conta dos escritos, trabalho e vestiba - deixando até meu baby CeC a desejar, reconheço - o LLM é um dos primeiros blogs de que me lembro quando entro aqui para ver as novidades.

    A principal razão, como já mencionei no Canto e Conto, é a originalidade e honestidade em suas resenhas, amigo, e a sensibilidade forte nos textos de Caíque.

    Aliás, ótima ideia. Eu acredito que todos os blogs deveriam ter uma caixa de sugestões virtual, onde os leitores deixassem suas opiniões sobre o que mais/menos gostam ali.

    Além disso, sempre que leio um texto seu, Robledo, eu saio da net com mais uma palavra memorizada, e no campo das Letras, isso é muito importante ^^ Inclusive, muito obrigada, porque há tempos procurei um termo necessário e encontrei aqui mesmo, neste post (aprendendo de novo).

    Espero que cresçam cada vez mais e tentarei estar aqui sempre que puder, porque o espaço é aconchegante e eu adoro =)

    Beijos, meninos =**

    This

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!