terça-feira, 18 de outubro de 2011

[Controle Remoto #9] Mamma Mia!

A jovem sonhadora e romântica Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e por não conhecer seu pai biológico, envia três convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgård), para que os três compareçam a seu casamento. É que sem sua mãe saber, Sophie leu seu diário e viu que um dos três homens pode ser de fato seu pai, e mesmo ela não sabendo qual deles é, quer que eles presenciem esse momento de felicidade em sua vida ao seu lado, só que a reação da sua mãe, a destemida Donna (Meryl Streep) quanto a isso, não é das melhores.


Quem é que nunca se apaixonou tantas e tantas vezes e acabou esquecendo quem foi o seu verdadeiro e primeiro amor? Quem é que nunca se intrometeu na vida de alguém querido no cargo de cupido? Quem nunca tentou ajudar alguém a encontrar o amor e acabou atrapalhando ainda mais a situação? Bem, aposto que você se lembrou de várias memórias ao ler esse começo de parágrafo, mas não se preocupe, você não é um caso raro ou está sozinho nesse barco, caro leitor. Todos nós, seres humanos, tendemos a amar e sermos amados, ajudar a amar e encontrar o amor, mas ninguém nunca mencionou que isso seria fácil, certo?


Para começar, eu sempre pensei que 'Mammia Mia!' fosse um remake de um filme bem antigo, mas na verdade se trata de uma "teatricalização" de um musical homônimo e clássico na cultura americana. Gosto particularmente de musicais bem criados, e acho que esse gosto partiu de High School Musical, do qual sou fã - lide com isso ok! -, acho de uma particular inteligência usar da música e melodia para passar a ideia central em uma cena, creio que faz toda diferença. Afinal, quem não se identificaria tanto assim com os filmes da Disney se os personagens não cantassem nada durante as cenas? Bom, eu estou entre os que levantaram a mão para esta questão, a música no cinema é algo tão puro e significativo que um filme tem que ser muito bem feito hoje em dia para se dar ao luxo de não contê-las tão assiduamente.


'Mamma Mia!' é um musical bem digno de estar aqui, estrelando nosso Outubro Musical da coluna Controle Remoto, já que alcançou o feito de inserir as músicas certas, nos momentos mais propícios possíveis, causando algo especial no espectador: familiaridade. Quando você vê as cenas, todos os dramas ali existentes mostrados de uma forma cômica e inteligente, a música suaviza a tensão e reforça a ideia que os atores queriam passar, é um elemento, um acessório, mas que se não estivesse ali, muita coisa não faria sentido algum. Além de tudo, um musical se trata de um desafio, atores que têm que aprender a arte do canto - quando não usam dubladores, logicamente -, o que é interessante, pois até os mais requisitados atores e atrizes se deparam de repente com algo a aprender: cantar, e dançar também na maior parte do tempo. É bom que vejamos esse desafio, esse passo a ser dado por aqueles que admiramos.

O enredo deste musical é simplesmente brilhante, e assim que você lê a sinopse, já fica imaginando quantas situações isso pode criar, é simplesmente um mar de possibilidade que se abre ao final do último ponto. Assim como há brilhantismo na entrada das músicas nos momentos certos, porque é muito fácil você ter uma cena triste e colocar uma atriz para cantar "My Heart Will Go On", contudo é muito mais inteligente que a canção seja o encaixe final de que a cena necessitava, que ela complemente a ideia que o diretor quis passar naquele momento, e é exatamente disso que 'Mamma Mia!' pode se vangloriar. Além de ter um elenco estupendo, goza de uma criativa musicalidade.

O filme foi muitíssimo aguardado, até porque não é todo dia que vemos uma atriz séria e renomada como Meryl Streep - reverências, por favor! - como uma vocalista de um grupo de cinquentonas dançando como uma rainha. Como disse Cameron em Modern Family
"se Meryl fizesse o Batman, ela ainda seria perfeita". Streep é uma atriz tão querida e brilhante que fica difícil não se apaixonar por ela como Donna no filme, ela pode ter sido a protagonista e ter ganho mais destaque, mas aposto que se ela fizesse o papel de uma lixeira, desbancaria todo mundo. É ótimo ver Amanda Seyfried sem que seja uma jovem de pouco Q.I. com dons meteorológicos na área dos seios ou amiga de uma garota possuída, em seu começo de carreira, podemos vê-la mais sonhadora e simples do que nunca. Só assistindo o filme percebemos o quanto Amanda mudou de estilo na questão dos papéis durante todos esses anos, fazendo tanta coisa diversificada, ela garantiu seu lugar quando contracenou com um elenco tão especial em seu sétimo trabalho nas telonas.

Julie Walters é uma das minhas atrizes mais queridas desde Harry Potter, assim como Maggie Smith. Esta pode evidenciar sua veia cômica, resultando em boas gargalhadas com seu jeito atrapalhado e "esforçado", só prova que ela precisa estar em mais e mais filmes, infelizmente ela é pouquíssima aproveitada neste meio. Christine Baranski também não fica atrás, ela já é figurinha repetida nesse tipo de comédia, mas sempre acerta dando o tom certo de comicidade aos seus personagens, simplesmente memorável. Gostei da atuação do Colin Firth, mas acho que Pierce Brosnan poderia estar mais conectado ao musical, ele estava lá, atuando bem como sempre, mas não parecia ligado a todo resto, uma pena. O elenco de apoio também foi bem selecionado, não passa aquela ideia de "estamos dançando no meio de uma feira porque fui contratado para isso", tudo bem profissional, mas não robótico.

O amor em sua mais confusa e natural versão é destacada, temos os clássicos desencontros e armadilhas, pontos cruciais para um bom romance. O diretor foi inteligente em não dar ênfase a nenhum drama em particular, tudo é bem dividido e dosado da maneira certa, assim podemos ver o noivado de Sophie, a dúvida de Donna de qual dos três é o seu verdadeiro amor e o tão famoso quem é o pai? Tudo foi mostrado como uma só história, e não ficamos presos por muito tempo em um só problema, as cenas são rápidas e dão um ritmo correto ao musical. Não sei se isso é uma característica clássica ou um hábito, mas achei as músicas em alguns momentos, longas demais, passava do necessário para o descartável em questão da repetição e do "transbordar do copo", quando a cena está perfeita e não há mais nada a fazer e acabam colocando coisa demais. Como não tenho tanta experiência assim nesse gênero, é uma coisa que gostaria de esclarecer.

Quando eu for aos Estados Unidos, farei questão de assistir a um musical, e com certeza irei torcer para que 'Mamma Mia!' esteja em cartaz. Ele cumpre perfeitamente sua função de divertir, entreter e envolver o público com suas tramas e recorrências, além de nos brindar com atrizes tão queridas e canções tão bem trabalhadas. Se um musical pode ser chamado de musical, esse é "Mamma Mia!", que além de tudo nos tira o fôlego com indescritíveis paisagens gregas que nem Rick Riordan poderia descrever de tão imaculadas e livre de imperfeições são. Meryl Streep cantando "The Winner Takes It All" ficará em suas lembranças por um bom tempo, meu amigo.




É melhor se preparar para o conto mais cantante e grego que você já viu na sua vida. Só por favor, não se empolgue demais e saia cantando ABBA por aí, está bem?

12 comentários:

  1. Nunca tive vontade de assistir esse filme, ainda mais depois de uma crítica terrível que li sobre ele.! Enfim, gostei muito da sua resenha sobre o filme e quem sabe num futuro próximo eu dê uma chance a ele? :)

    Eu não consegui assinar o feed para acompanhar o seu blog por email: "The feed does not have subscriptions by email enabled" - estava dando essa mensagem :/ Tentei com dois email's, enfim!

    Adorei seu blog!
    Beijão, Caah ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. ADORO Mamma Mia. É tãaaaaaaao bom *-*

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Caíque!!
    A DIVA Meryl Streep atuou divinamente neste filme e o Pierce Brosnam também é claro!! Já assisti várias vezes este musical e realmente acho imperdível também. Vale a pena mesmo assistir!
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores filmes EVER! Amo tuuuudo, decorei o CD em uma tarde, ABBA me ganhou depois do filme.
    O elenco, minha nossa, #comofas, perfeito!

    Acho que este é o melhor gênero do Controle Remoto até hoje! s2

    Beijos,
    Miriam.
    bookerqueen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii Caíque *-* AWWNNNN <3 Então rola um HSM ? KKK
    Então, rs. Poxa vida, eu adooooro esse filme! :D É muuuito legal, já vi 19837498 vzs, é muito lindinho ^^ e divertido, adoro as múiscas e a história!

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bom, no post do Robledo eu já havia comentado dizendo que amei o tema de Outubro porque sou uma apaixonada por musicais e Mamma Mia está entre os meus favoritos!
    Costumo dizer que é um filme para se levantar o astral de qualquer um, de tão animado que é assisti-lo!
    Também acho incrível a capacidade de criar um enredo pelas músicas, mas, diferente de você, não acho que elas tenham sido exageradas em sua duração. Mas isso é porque eu realmente amo musicais e não ligo de ficar ouvindo as músicas!

    "É ótimo ver Amanda Seyfried sem que seja uma jovem de pouco Q.I. com dons meteorológicos na área dos seios ou amiga de uma garota possuída"
    Ri demais com essa sua fala!

    Meryl Streep sempre dá um show de interpretação e é impossível que ela não faça um bom papel!

    Enfim, amei o post, amo o filme!
    E tive o prazer de assistir ao musical no teatro, em São Paulo! É recomendadíssimo!
    Mas também amaria ver o original, na Broadway!
    Aliás, quem não gostaria?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. ME DESCULPE, mas eu canto ABBA por aí o tempo inteiro! Hahahaha as pessoas que lidem com isso também!

    Concordo plenamente que se a Maryl fizesse o Batman, seria perfeita. Ela é demais. Além de atuar bem e ser super querida, mostrou que ainda pode cantar quando precisa, LINDA LINDA LINDA!

    Fora que a Amanda Seyfried é um show sozinha, né? Adorei as músicas do ABBA - do qual sou fã! hahah - cantadas por ela, super fofa.

    Esse filme é demais, o musical original deve ser demais, ABBA é demais, e me empolguei demais hehe

    Beijo!
    Pool of Words

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bom??
    Estava fuçando aqui e achei seu blog! ^^

    Adorei! Você está de parabéns!
    Estou te seguindo! ;)

    Ah, quanto a postagem, "Mamma Mia" é um filme excelentee! Apenas pelo elenco já se sabe que não é pouca coisa, só tem atores bons e que eu adoroo! *-*
    A trilha sonora ABBA + roteiro, excelentes!

    Beijokas,
    Kell ^^
    http://jornalkell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive a oportunidade de ver esse filme. Adoro musicais e esse por ter ótimos atores deve ser muito bom mesmo!
    Quero assistir.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  10. Awwwwwwwww nem me diga de Mamma Mia! Eu simplesmente não-consigo passar por esse filme quando está dando em algum canal na televisão, e não assistir. Eu amo demais, cada cena, cada música que se encaixa tão perfeitamente em cada situação! Até parece que foi feito pro filme, haha. Além do fato do ABBA ser maravilhoso <3 Sério, não tenho nem palavras para explicar o quanto eu amo esse filme, e a vontade imensa que eu tenho até de vivê-lo também, haha

    xx carol

    ResponderExcluir
  11. Robledo, fiquei muito feliz pelo comentário feito em meu blog. E acho que nossos clássicos devem ser preservados e mostrado às nossas crianças no momento certo, quando eles tiverem mais maduridade, acredito ser o momento certo.

    Já sobre Mamma Mia!, foi este o responsável para que gostasse de musicais. Sério, quando tinha meus 9 anos, foi quando o vi, me apaionei pelas músicas usadas e eram, como você disse, utilizadas no momento certo. Não precisava de muito para que eu pudesse entender a trama, porque a música em si já trazia o sentimento que a cena necessitava e para mim, a música certa, no momento certo, é tudo!

    Amei a dica e a coluna, um nome bastante sugestivo! :D

    Um abraço enorme!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!

    Adoro esse musical!!!
    Gosto muito dos atores e das músicas... Além de ser bem divertido!!!
    E uma das coisas que mais lamento é ter morado nos Estados Unidos e não ter tido a oportunidade de ter assistido a um musical na Broadway. Sad.
    Quem sabe numa próxima visita?!

    Beijos, Karina!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!