quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Wishlist #26

Muito bem! Não tivemos a wishlist na semana passada, mas, a essa altura do campeonato, todos vocês já devem ter se acostumado à amável bagunça que é essa nossa coluna, não é verdade? Podemos não ser os mais respeitosos no que diz respeito aos posts fixos, mas e daí? Amamos vocês, de qualquer forma, e é isso que importa! Depois dessa declaração absurdamente inesperada, vamos à wishlist de hoje!

01. Gordon Reece - Ratos - Esse é um lançamento bastante recente da Intrínseca. A Patricia (que cuida do marketing de lá) nos asseverou que se trata de uma obra crua, recheada de terror psicológico e pesada. Aqueles que me conhecem sabem que eu tenho uma paixão imensa por temáticas mais obscuras, e Ratos parece ser uma obra intensamente perturbadora. Pretendo ler a publicação assim que possível, e prometo fazer uma resenha destacando cada pormenor desse supostamente fantástico poder de chocar e desnudar, atingindo-nos no âmago. Um trecho da sinopse: Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. 




02. James C. Hunter - O Monge e o Executivo - Eu não costumo gostar de livros direta ou indiretamente teóricos, mas prometo que tenho uma razão plausível para estar interessado nesse aqui: acontece que meu melhor amigo é absolutamente fascinado pela temática da liderança, e vive falando mil maravilhas sobre O Monge e o Executivo. E vocês, mais do que ninguém, sabem o poder que a recomendação de uma pessoa tem, principalmente quando estamos falando de algo tão pessoal quanto livros. Não sei se essa obra é uma parábola sobre a liderança ou se vai direto ao ponto, numa espécie de autoajuda, mas a verdade é que me interessei por ela. De acordo com o Skoob, O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor. 

03. George Orwell - A Revolução dos Bichos - Já citei o Orwell na wishlist passada, mas o fato é que eu tenho uma curiosidade enorme em relação à obra do autor, ainda que não me interesse muito por publicações de cunho político. Alguns amigos que já leram A Revolução dos bichos dizem que o livro é até um pouco infantil, mas que carrega uma mensagem bastante verossímil, levando-nos a refletir sobre o ciclo da dominação e do poder. O Skoob alega que a obra, à ocasião de sua publicação, causou certo desconforto (talvez não tanto quanto Lolita, mas ainda assim...), principalmente porque muitos dos personagens podem ser encarados como reproduções alegóricas a personalidades políticas da época. Ainda segundo o site, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.

04. Rosamunde Pilcher - Os Catadores de Conchas - Esbarrei nesse livro na Bienal, mas acabei não podendo comprá-lo (estava cerca de setenta reais, se me lembro bem). Lembro-me de ter ficado positivamente espantado com a quantidade de páginas (700, aproximadamente) e com a imagem madura que o livro transmite, tanto pela capa quanto pelo título. Parece-me um romance ao nível dos escritos da Colleen McCullough, e esse é provavelmente o livro mais desejado dessa wishlist. De acordo com as informações encontradas no Skoob, a sinopse não parece muito encantadora (ele fala da saga de Penélope Keeling, filha de um pintor vitoriano idoso e de uma jovem francesa, liberal e independente, cuja existência confunde-se com a de milhares de mulheres. O universo de uma mulher vigorosa, firme e bela.), mas algo na aura desse livro me atrai. Inexplicável, mas é o que acontece.

E, antes que vocês percebessem, chegamos ao fim de mais uma wishlist! Na semana que vem, vocês conferem mais desejos do Caíque. Eu fico por aqui. Até já!

10 comentários:

  1. Oi Robledo, ^^

    Adorei a sua declaração logo no início rsrs
    Lá no blog eu também faço uma bagunça enorme com as datas das seções fixas mas o que importa é que no final das contas a gente posta, né? Tento seguir datas fixas mas nem sempre é possível!

    Essa sua wishlist está maravilhosa! Primeiro, eu adoooro o Orwell. Assim como você, eu não gosto muito de obras com cunho político mas é impossível não se encantar com os livros dele. Eu diria que causou um enorme desconforto na época em que foram lançados (eram até vendidos clandestinamente porque eram proibidos), já que ele fazia referências super óbvias a certos figuras políticas que não poderiam ser de forma alguma questionadas naquele tempo e só alguém com muita coragem para falar o que pensa. Aliás, ele pelo menos trocou o nome né? Porque o nome dele na verdade é Eric Arthur Blair, e George Orwell um pseudônimo justamente por conta do caráter denunciador de sua obra! O livro dele que mais gosto é o 1984 (muito show, comece por esse ^^) mas A Revolução dos Bichos também é excelente!

    Já a Rosamunde Pilcher estou super ansiosa para conhecê-la! Nunca tinha escutado falar da autora até ganhar de presente de aniversário da minha mãe esse livro que você citou "Os Catadores de Conchas", e me apaixonar pela sinopse! ^^ Além do mais, presente da mãe sempre é melhor né? rs A gente cria um carinho maior por ela ter ido lá escolher!

    Beijoo, e adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Falam muito bem do George Orwell, mas não me interesso muito pelos tipos de livro que ele escreve, apesar de ter bastante curiosidade sobre A Revolução dos Bichos.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ratos está na minha lista aqui de super desejados. Achei a sinopse ótima, estou super ansiosa pra poder pedir *o*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Robledo!

    Não tenho nenhum desses livros na minha wishlist atualmente, mas me interessei muito por "Ratos"!

    - Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Robledo!
    Eu adorei sua wishlist!
    Dela, o que mais tenho curiosidade é o da Rosamund, "Os Catadores de Conchas"! Todos falam muito bem e, bom, eu amo um romance!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Robledo!
    Muito bacana sua wishilist, conheci muitos livros novos, adorei!

    Desculpa essa minha sumida por aqui viu :/

    Beijos, Kamila

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nossa, pela primeira vez fiquei interessada em ler 'Ratos'. Antes não estava com muita vontade, mas não havia lido nada sobre ele ainda, e só pelo que você falou fiquei com vontade de ler.

    Ahh, eu tenho uma curiosidade ENORME com relação a 'A Revolução dos bichos'. Mas nunca li nenhuma resenha sobre ele. D:
    Mas, vou procurar mais coisas sobre ele por esse dias (se eu lembrar). ^^

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  8. Robledo e sua atemporal declaração de amor aos leitores hahaha
    Wishlist verdadeiramente interessante, a de hoje. Só por esse trecho que você nos disponibilizou de "Ratos", já pude notar o cunho fortemente psicológico e dramático nele. A capa já sugere algo assim, tem uma certa morbidez, uma desgraça bem clara.
    "O Monge e o Executivo" me dá cansaço... Tenho o livro aqui em casa (meu pai tem), mas acho que todos do autor são muito "como ser um bom empresário" kkk
    Orwell é Orwell. Ganhei "A Revolução dos Bichos" no Natal do ano retrasado de surpresa do meu pai e me surpreendi com o que me deparei no livro. Chega, sim, a ser infantil em sua característica de fábula, mas há muitos pormenores críticos a serem visualizados. Como a minha edição é mais recente, por exemplo, já na sinopse há a confirmação de que os dois porcos representantes do Solar são alusões às figuras de Trostki e Stalin.
    "Os Catadores de Conchas" também me atraiu por sua aura. Não sei o que há nele, mas sinto que há haha.
    E que coincidência eu ter colocado aleatoriamente a capa da Colleen entre as selecionadas da primavera e você comentar de forma tão passional em relação ao livro. Confesso que fiquei curiosa.

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Bem eu sou louca para ler um livro de George Orwell de título 1984, mas ainda não consegui e até queria lê Revolução dos bichos, mas também não consegui obtê-lo. Estou querendo muito os livros de George.

    Eu li O monge e o executivo e adorei a leitura e passa uma mensagem que sei que não vou usar, mas faze o que?

    Os outros dois livros não conheço.

    É isso ai e até...

    ResponderExcluir
  10. Esse ratos é o tipo de livro que eu gosto puro terror psicologico, que sabemos que é super-dificil de fazer.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!