segunda-feira, 12 de setembro de 2011

[Resenha] Rick Riordan - Percy Jackson #1: O Ladrão de Raios

Sinopse: Os deuses do Olimpo continuam vivos nos dias de hoje, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Annabeth: "Monstros não morrem, Percy. Eles podem ser mortos. Mas não morrem."
Percy: "Ah, obrigado. Agora entendi tudo."
Se você gosta de histórias com mitologia grega, leia esse livro. Se você gosta de livros com muita ação e lutas de arrancar os cabelos de tanta agonia, leia esse livro. Se você gosta de livros misteriosos, com um quebra-cabeça para montar, leia esse livro. Esta é uma das melhoras formas de convencer alguém a ler 'O Ladrão de Raios', um livro tão completo que vicia fácil e lhe faz viajar junto com os personagens como poucos fazem. Relê-lo não foi nenhuma dificuldade, pois além de ser uma série da qual sou fã de carteirinha, a Editora Intrínseca o cedeu com um enorme prazer, um dos seus grandes acertos no mercado editorial.
"Puxa, existe alguma coisa que se possa dizer sem que se haja trovões?"
O livro tem um papel tão importante na história literária atual que posso considerar um desafio resenhar algo que também é tão importante para mim. A realidade que Riordan - estou tentado a chamá-lo de 'Tio Rick' aqui, mas vamos manter o foco! -, pôs em cada capítulo é de saltar os olhos, a mitologia que já conhecíamos de uma maneira muitíssimo lúdica, divertida, fiel e incomensuravelmente gostosa de ler e - automaticamente - aprender. As referências dadas aos lugares, personagens, deuses, criaturas, cria uma conexão com o leitor, que se vê conhecendo muitíssima mitologia sem perceber e com um único livro. O enredo se caixa perfeitamente, com mistérios do começo ao fim, o leitor percebe a dependência que terá de ler a última página desde quando virar a primeira.
"Percy, eu disse olá para o poodle. Diga olá para o poodle."
Todos os personagens se tornam íntimos, e suas personalidades são tão fortes e destacadas umas das outras que não há como ler um diálogo na metade do livro e não saber quem disse o quê. Escolherá favoritos, torcerá por eles, vai imaginar tão nitidamente que poderá fechar o livro, sair de casa e encontrar um sátiro correndo atrás de um pégaso prestes a levantar voo. O humor na hora certa é um dos grandes triunfos de Rick, ele simplesmente sabe o ápice do melhor momento para colocar uma ironia, um sarcasmo, uma cena que vai te divertir. 
"Onde está a glória em repetir o que outros fizeram?"
A escrita é viciante, o leitor se vê lendo e lendo cada vez mais, cada vez mais rápido na ânsia de saber o que irá acontecer e nem percebe o tempo passar ou a quantidade de páginas que leu. A diagramação também está de parabéns, letras e grandes e bem espaçadas, e manter a capa original foi de muito bom tom pois, para quem não sabe, as capas na maioria dos outros países são bem medonhas. Se você só viu o filme, vai se surpreender mais ainda, já que as semelhanças são poucas, e a qualidade é sem tamanha, o filme foi muitíssimo hollywoodiado e perdeu totalmente a "essência Riordan", por assim dizer. Estamos todos torcendo para que a adaptação de 'O Mar de Monstros' seja a mais fiel possível. Cruze os dedos você também.
Percy: "Seiscentésimo andar."
Guarda: "Esse andar não existe, garoto."
Percy: "Eu preciso de uma audiência com Zeus."
Guarda: "O quê?"
Percy: "Você me ouviu."
A dinâmica conecta uma coisa a outra, de modo que pode acontecer inúmeras situações, mas todas farão sentido, todas estarão ligadas para concluírem-se em um final espetacular. As adaptações que o autor criou para trazer todos os mitos, criaturas, lendas, para os dias de hoje revelam astúcia e criatividade sem tamanha, Rick se tornou uma das maiores referências literárias da história da ficção. A narração em primeira pessoa aproxima-nos de Percy, temos a sensação de estar ali lado a lado com ele na história, e o modo como o mistério é conduzido, abrangendo a obra em todos os limites leva-nos a criar teorias de como o final será, de quem a profecia estava falando, e não há coisa mais gostosa do que isso nesse tipo de leitura; criar esse vínculo com o todo.
Em seu bolso havia um conjunto de flautas de bambu que o papai-bode esculpira para ele, muito embora ele conhecesse duas músicas: o Concerto para Piano n. 12, de Mozart, e So Yesterday, de Hilary Duff, e ambas soassem muito mal em flautas de bambu.
Percy fascina e vicia da primeira à última página, desde que seu olhar bate na capa na livraria, melhor dizendo. Todo esse universo criado por Riordan fará parte dos que você já coleciona em sua estante, você será acolhido por um sátiro, será reclamado por um dos deuses, ficará em um dos chalés do Acampamento Meio-Sangue, coisas assim que farão a sua mente passar um bom tempo viajando por uma mitologia vista de um jeito único e tão perpetuamente perfeito. Em meio à muita ação, adrenalina e risadas, as pontas dos seus dedos irão ficar brancas de tão forte que irá segurar este livro. Antes de tentar lê-lo e não se apaixonar, te desafio a mergulhar e não se molhar. Só tente.
"Saber demais sobre o próprio futuro nunca é uma boa coisa."
Título: Percy Jackson e os Olimpianos #1: O Ladrão de Raios.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Intrínseca.
Número de páginas: 385.
Avaliação: 5 de 5.

12 comentários:

  1. Resenha digna de um apaixonado pelo livro!
    Ficou excelente, como todas do blog!
    Parabéns, Caíque!
    Nunca li nenhum livro do Rick Riordan, mas vontade não me falta, o que faltou foi a oportunidade mesmo!
    Adorei saber o quão completa é a história e fiquei ainda com mais vontade em lê-la por saber que a leitura é empolgante, bem humorada e cativante como você descreveu!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu AMO os livros do "Tio Rick"!hahahah
    Adorei a resenha! O Ladrão de Raios me surpreendeu muito também quando eu comecei a ler. Ainda não vi o filme, mas pretendo fazer isso logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Caíque!

    Nossa, sempre fui apaixonada à primeira vista pelas capas da série "Percy Jackson e os Olimpianos". Fui então ver do que se tratava o livro e simplesmente me apaixonei novamente, dessa vez pelo grande conteúdo histórico e mitológico que o enredo traz.
    Por coincidência, semana passada comprei-o e hoje começarei sua leitura. Sua resenha me animou ainda mais e me deixou muito ansiosa pra mergulhar nessa maravilhosa história e devorar esse livro bem depressa!
    Tive a oportunidade de ver o filme, porém, só alguns pedaços. Preferi deixar pra depois que lesse o livro. Ouvi algumas críticas ruins acerca do filme, como você mesmo disse, mas ainda assim eu acho interessante poder ver para uma comparação e reflexão mais proofunda sobre qualidade e história descritas.

    Ótima resenha! O "Tio Rick" iria adorar ver tanto amor assim pela obra dele ;) HAHUAHUAHUA.

    Beijos e boa semana! ^^

    Isa
    universoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou completamente apaixonada por essa série e O Ladrão de Raios foi um dos meus livros favoritos dela (junto com o último, O Último Olimpiano). A história é extremamente emocionante e envolvente da primeira até a última página *-*
    Pena que o filme ficou tão vergonhoso, fiquei horrorizada quando o assisti. Para mim, compete com O Último Mestre do Ar pelo título "a pior adaptação de todos os tempos" (mas tenho quase certeza que O Ladrão de Raios ganhou uashsauhsa).
    Ótima resenha, adorei :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa que resenha, traspareceu completamente a sua paixão ao ler este livro! Confesso que não vejo a hora de poder começar esta série.Na biblioteca da minha cidade tem, espero algum dia poder pegar emprestado...Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Caíque :D AMEI SUUA RESENHA! Que coisa mais apaixonada *-* minhas favoritas <3 HISAUDHIAUHSE' rs, meu Percy já está aqui como te falei, pena que é capa do filme né :( mas su resenha me deixou mais louca ainda pra ler *-* lerei revesando a camisa laranja e a roxa, kkkkkkk!

    Beijo, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Caíque!
    Adorei a sua resenha!!
    Sim, fique à vontade para chamar Riordan de tio Rick! rsrs Eu quero muito comprar a coleção completa desta série, mas ainda não pude adquirir porque sempre tem algum livro que acaba passando a frente na lista rs. Também não quero comprar aos poucos rs. Pelo menos eu já pude entender e apreciar o estilo de escrita do autor após ler A Pirâmide Vermelha, desde então eu já me considero uma fã de carteirinha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  8. Caíque você sabe que sou meio suspeita para falar de Percy Jackson. Quer dizer, eu amo essa série, amo tudo nela: autor, personagens, enredo, falas, diversão, naturalidade.
    Considero Percy Jackson tão perfeito, tão perfeito, que nada seria capaz de substituir esse meu amorzinho pelos livros do Tio Rick, são meus xodós <3 haha
    Aliás, concordo com tudo da sua resenha, tudo. Do início ao fim.
    Já li Pirâmide Vermelho e The lost hero, mas, gostei mesmo foi de Percy Jackson... Annabeth e Percy, Silena e Charles, ai, personagens encantadores, inesquecíveis, perfeitos ><'
    Tio Rick arrasou :3

    ResponderExcluir
  9. É super gostoso ler uma resenha quando a pessoa é apaixonada pelo livro. Ela coloca um quê a mais que os outros não conseguem transparecer. Consegui ver Percy Jacksson com outros olhos depois que li sua resenha, Caíque! Não que eu já não fosse interessada em ler esse livro antes, acredite, eu já era. Mas as quotes que você separou são bem engraçadas, e a foma que você descreveu foi muito bacana. Rick Riordan parece ter escrito um livro super bem escrito e bem humorado, né?

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  10. Oi Caíque!
    Voltei só pra dizer que vi o filme ontem de Percy Jackson e não gostei! Esperava muito mais e eles mudaram coisas que eram muito importantes pra continuação da história. =/
    Sobre o novo livro da Paula Pimenta que você comentou lá no meu blog, cada livro sobre a vida da Priscila e do Rodrigo é como se fosse uma temporada de seriado. O próximo provavelmente virá como 2a temporada. Acho que foi só uma brincadeira mesmo que a Paula quis fazer. =D Poxa, acho que você vai gostar bastante dos livros dela. Ela tem uma escrita maravilhosa!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. PJ S2 PJ S2 PJ S2

    A melhor Série depois de HP e Crepúsculo *_*
    Pensando bem, passa com certeza na frente de Crepúsculo.

    A diagramação do livro é simplesmente uma maravilha, O ladrão de raios foi o único da série que não li ainda, rsrsrs assisti o filme primeiro, mas a cada pouco pego ele na mão e fico virando as páginas rsrsrsrs

    Caíque que resenha mais convidativa a leitura! Simplesmente Amei! E também recomendo e muito a leitura de PJ!

    Beijinhus!

    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!