sábado, 3 de setembro de 2011

[Resenha] Lisa McMann - Wake

Sinopse: Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...




Antes de ler esta resenha, esqueça tudo de ruim que já ouviu/leu sobre este livro. Sério, deixe isso de lado já! 'Wake' é surpreendente, e como foi para mim, tenho certeza que será para você. Com uma narrativa curiosa e inovadora, Lisa nos apresenta a conturbada realidade de Janie, uma apanhadora de sonhos. Não entendi mesmo porque ouvi coisas tão ruins sobre esse livro, que ele era chato e tudo mais. Pode esquecer, 'Wake' é incrível.

Janie nunca escolhe verdade.
Ela é uma garota de desafios.
De tal forma que ninguém invade seu interior.
Não pode se dar ao luxo de deixar alguém entrar.
 
Poderiam descobrir seu segredo. 
A narração é rápida, no mínimo inovadora por conter antes de cada série de parágrafos; a hora e a data de quando aquilo aconteceu, de forma a criar uma linha do tempo. Somos apresentados à protagonista ainda pequena, quando descobre seu "dom" e vamos com ela até os 16 anos, que é a idade em que Janie possui quando a história se desenrola. A escrita é em terceira pessoa, mas sob o ponto de vista da principal, e assim a conhecemos como ninguém. Um vínculo muito forte surge, e nós sofremos e torcemos com ela, que se tornou uma das minhas protagonistas favoritas.

Uma coisa que me incomodou foi a falta de organização nas falas. Não há nada que separe o que a personagem está falando do que ela está pensando, ou o que acontece ao seu redor, é tudo seguido um do outro, e fica confuso de entender na maioria das vezes. Alguns erros ortográficos também hão de ser notados, como 'denovo' e a falta de algumas letras em certas palavras. Mas nada que interfira a interessante leitura que é 'Wake'.
- Divirta-se. Pega leve. Ela escorrega um pouco para baixo se acomodando e descansa os pés na cadeira em frente à sua.
Outra coisa que me incomodou foi o excesso de notas de rodapé, explicando muitos e muitos termos, é algo chato na leitura, que interrompe o pensamento, mas isso já é problema do tradutor. Os personagens são bem bacanas, cada um bem diferente um do outro, e são fáceis de visualizar na mente por causa disso. Uma das coisas interessantes do livro é conhecer os personagens mais a fundo, seus dramas mais íntimos, pelos sonhos em que Janie entra. Além do dilema dela própria, que não consegue evitar isso - acredite, ela tenta, em vão -, e as coisas acabam indo longe demais. Imagine estar dirigindo seu carro por uma rua e do nada entrar no sonho de uma pessoa sem você querer? Sinônimo de acidente.

A diagramação foi infeliz em escolher esse tipo de capa. O livro chegou em minha casa bem gasto nas pontas e é o tipo de material que marca muito fácil. Em contra-partida, antes de cada parágrafo há um horário e/ou data, criando uma linha do tempo, em que conhecemos a principal muito bem, desde seus 8 anos, quando entra em um sonho alheio pela primeira vez, até 2005 com seus 16. O nome dos capítulos são criativos e tem uma arte de desfoque muitíssimo bem feita. O livro é profundo, e os personagens são muito similares às pessoas que conhecemos, com os mesmos problemas e tudo mais, é fácil de se identificar com a obra. A conexão é forte, ainda mais com Janie, que é uma delícia de ser desvendada.
Aquela foi a fase gótica, quando decidi que nunca ficaria com a garota dos meus sonhos por causa das minhas cicatrizes. Isso sem falar no estilo do meu cabelo. [...] Mas então ela bateu com a maçaneta da porta no meu saco. E quando uma garota faz isso com um cara, quer dizer que ela gosta dele.
Lisa McMann
Com humor, romance e muito mistério, 'Wake' se torna um livro bem complexo e curioso de ser lido, por tantas inovações. O foco do livro não é descobrir o que Janie pode fazer com seu dom, ou até onde ela pode chegar com ele, nem seu romance - nada meloso, e sim bem caliente - com Cabel; é mostrar as consequências daquilo que faz parte de nós e não podemos controlar. E muitas dessas consequências acontecem no dia-a-dia das pessoas ao nosso redor sem que elas tenham poderes e afins. Lisa foi muito feliz na escolha desse tema, abordando da maneira correta. Além das situações mais inimagináveis e divertidas que acontecem por causa desse "problema", é muito bom de ser lido.


'Wake' deve ser apreciado com os olhos e a mente bem abertos, você precisa assimilar o que a autora quer dizer em cada parte, como um conjunto de metáforas. Sexy, inteligente e totalmente interpretável. Rápido, personagens complexos e enredo bem construído, ligando todas as pontas ao final e abrindo um grande leque de possibilidades para a continuação, 'Fade'. Uma narrativa peculiar, despertando curiosidade do que acontecerá em seguida ao leitor. Não entendo como o livro é visto tão negativamente, creio que falta vontade de entendê-lo. Seria interessante se mais autores adotassem a surpresa que está no final do livro, eu gostei bastante da novidade. Desejo muito ler o segundo livro da trilogia, e você deveria começar a lê-la já. Só não o leia com sono, seus sonhos podem ficar perturbados.
Seus sonhos não lhe pertencem.

TítuloWake.
Autor: Lisa McMann.
Editora: Novo Século.
Número de páginas: 205.
Avaliação: 4,5 de 5.

15 comentários:

  1. Tenho curiosidade em ler esse livro, não só pela história, mas também pelo modo como é narrado e organizado. Gosto muito mais de narrativas em terceira pessoa com maior foco em um personagem (e adoro quando esses personagens variam no decorrer dos capítulos) do que narrativas em primeira pessoa. Acho que primeira pessoa limita demais a história a apenas um personagem.
    Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler o livro, principalmente quando mostrou que a história possui personagens bem desenvolvidos.
    Espero ter logo a oportunidade de ler esse livro. E sua resenha ficou ótima :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha… Caíque, que resenha, mas que resenha!!!! Realmente o pessoal estava falando mal de “Wake”. Foi por isso que me surpreende ao ver que você deu nota 4,5 para o livro. Você foi na contra-mão em relação as opiniões da galera que não gostou!

    “Wake” já está a bastante tempo na minha lista de leitura! Achei a temática do livro totalmente inovadora. Imagino que a narrativa de Lisa MacMann seja bem diferente!

    É! O jeito é ler mesmo!

    Abraços,

    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  3. Uau!
    Fiquei doida pra ler o livro!
    Apesar dos pontos negativos que você ressaltou, os positivos foram muito mais relevantes e devo dizer que adoro livros cheios de metáforas e figuras de linguagens!
    Outra coisa que achei muito interessante foi esse método para criar a linha do tempo!
    Definitivamente quero ler!
    Parabéns por uma ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Caíque adorei a sua resenha, fiquei com mais vontade de ler este livro principalmente pelo fato de ti ressaltar que os personagens são bem desenvolvidos e isso é essencial para uma boa história.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  5. Oi :D

    Antes de ler, vi váárias resenhas negativas sobre esse livro, mas mesmo assim decidi dar uma chance pra ele. No final, concordei inteiramente com todas as resenhas e, por isso, fiquei completamente surpresa que você tenha gostado tanto. A forma de narrar, pra mim, foi uma péssima escolha. Muito confusa e rápida, não me agradou em nada. Mas ainda bem que as pessoas pensam diferente, né? rsrs

    Ótima resenha, como sempre :D

    ResponderExcluir
  6. Oi, Caíque :) Depois da resenha, daria uma chance pro livro com certeza! No entanto, tenho que adiar, pq estou com outros na frente.
    Aconteceu algo parecido comigo em "A Hospedeira": li muitas resenhas negativas e acabei surpresa, pois curti demais a trama. O enredo era diferente e a escrita bastante envolvente.
    Pelo post, acho que teria a mesma impressão com "Wake".
    Muito bom seu ponto de vista sobe o livro.


    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Caíque!

    Sempre soube, sempre soube! Eu nunca acreditei que esse livro era realmente ruim. Na verdade, eu já li tanto coisas positivas quanto negativas sobre ele, e o tema realmente me chama muito a atenção. Não é aquela coisa sobrenatural clichê, sonhos são coisas que realmente não conseguimos entender e abordar esse tema, por si só, já é uma coisa muito criativa e interessante (além de real)!
    Uma pena que a capa estraga fácil, porque eu acho linda a capa da trilogia toda. Gostei da protagonista. Não curto muito narrativa em terceira pessoa, mas já me surpreendi positivamente algumas vezes, então leio sem preconceito! Valeu pela dica.

    Beijos
    Camila
    Pool of Words

    ResponderExcluir
  8. Esse é um livro que gosto bastante, livro não, uma trilogia. Apesar de ainda não ter lido o último livro, os dois primeiros superaram as minhas expectativas expectativas. A estória é simples e complexa ao mesmo tempo, mas a linha de raciocínio da Lissa é fácil de ser seguida. Sou da turma que adora essa estória!

    Abraço
    William
    www.viciodecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Verdade, "Wake" parece ser um daqueles livros no qual nos apaixonaríamos de cara.

    Leituras Vivas - @rafa__rafa

    ResponderExcluir
  10. Uau, Caíque! Totalmente impressionada.
    O tema da obra tinha me atraído, mas li tantos comentários negativos que nem procurei mais sobre o livro. Sua resenha me deixou louca para ler o Wake! (Seu malvado! Acha que tenho pouca coisa para ler?) Pois é... Estou indo adicionar no Skoob agora. Sinta-se culpado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Caique, muitos falavam mal dessa saga, mas vc fez toda a ideia mudar. Sendo realmente retratado o ponto da historia, despertando interesse em procurar e le-lo. Parabens mesmo pela resenha e toda a didatica.

    abraço

    Philip Rangel
    http://entrandonumafria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. [aaaaaaaaaaaaa] *-* como eu quero ler esse livro genet! HIAUEHIAUEHIUAHE Quero muito muito muiito!
    Aí me aparece a Bienal e já to com 9 livros a mais na estante pra ler :D AHEUAHEUAHEUHAE Mas Wake é importante demais, com certeza lerei logo =P
    Fico boba com sua escrita, queria ser assim *-* HUAHUAH um dia eu tento escrever séria :P (duvido que consiga!)
    Ficou linda sua resenha <#

    Beijos, nanda

    ResponderExcluir
  13. Ahh que bom que você gostou desse livro, pelo menos foi mais um incentivo para tirá-lo finalmente da estante e começar a leitura logo, já que estou postergando há meses, ou anos, não sei ao certo!

    Tinha a impressão que era meio fraquinho, mas agora a minha curiosidade foi despertada consideravelmente e acabou de passar na frente de muitos, fora que é fininho e dá pra ler bem rápido!

    A falta de organização nos diálogos também me incomoda em alguns livros, mas quando a história é legal dá pra relevar esses deslizes. Assim como você também me incomoda muito quando tem muitos rodapés na página, mas a questão do horário no início dos capítulos é de fato interessante. Acho que posso ter subestimado esse livro por muito tempo! Quem sabe tenho uma agradável surpresa!

    Obrigada pela dica, Caíque! ^^
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de sua resenha. Até hoje não parei para ler uma resenha de Wake. (Aliás, confesso que suas resenhas são as melhores de ler!)
    E depois dessa, fiquei com vontade de ler Wake e 'ver' os sonhos que ela via.
    Parece ser algo totalmente inovador, não? Gostei da resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Wake \o/ Wake \o/ Eu queroooo!!!!
    "Antes de ler esta resenha, esqueça tudo de ruim que já ouviu/leu sobre este livro" Ahh teve uns e outros que falaram mal, mas eu não ligo! Já vi muitas críticas positivas :D
    "Uma coisa que me incomodou foi a falta de organização nas falas" A leitura vai ter de ser atenciosa pelo visto :S
    "entrar no sonho de uma pessoa sem você querer? Sinônimo de acidente." Jesuisss que doidera, pensei que fosse somente quando ela estivesse dormindo :O
    "Só não o leia com sono, seus sonhos podem ficar perturbados."
    Adorei o modo como termina sua resenha que aliás está super! Traduzindo: ótima!
    Fiquei ainda mais com vontade de ler Wake! Espero poder fazê-lo logo logo!

    Beijinhus
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!