quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Parabéns Robledo!

Não, o Robledo não ganhou na loteria. Nem conseguiu uma entrevista exclusiva com a Lionel Shriver. Acontece que o já tão conhecido fundador deste blog hoje completa 17 anos - é isso mesmo, ele nem alcançou a maioridade e escreve desse jeito - e isso é motivo para quebrar um pouco da linha de posts do blog para homenageá-lo um pouco, pois não fará mal algum, não é mesmo? 

Para quem não conhece muito bem o Robledo, só por aqui no blog, pode até achar que ele é um cara fechado, sério, focado nos estudos, a parte "pé no chão" do LLM - até que é um pouco sim, mas eu já estou cansado de ser só o rostinho bonito deste blog! -, mas ele é minimamente tudo isso. O Robledo é um cara incrivelmente irônico e sarcástico, eclético na linha musical e na literária também, algumas vezes.

Tem um gosto por bandas e cantores de metal sinfônico, e às vezes tem surtos durante as músicas, e começa a escrever estrofe por estrofe no MSN. Está constantemente com sono, é viciado no próprio gato, aprende francês por conta própria, não curte ficção quando há muita ficção nela, está no 3º Ano do 2º Grau e pretende cursar faculdade de Letras / Inglês e trabalhar no que aparecer pela frente.

É inspirado por Tarja Turunen, Augusto dos Anjos e Sidney Sheldon, e se tornou fã de carteirinha da Lionel Shriver este ano, assim como já era da série "Jogos Mortais". Antes de criar este blog, ele tinha um outro chamado "Sinfonias Aleatórias", que não tinha um tema específico como o próprio nome diz, e surpreendido pelo gosto aos blogs literários, acabou fechando aquele e criando o "Livros, Letras e Metas". Nós estudamos no mesmo colégio um tempo, mas não nos falávamos tanto, até que fizemos o mesmo curso de Inglês e então nos tornamos colegas, mas foi pela Internet e pelo mesmo objetivo como blogueiros literários que nos tornamos amigos.

Espero que o Robledo entenda a importância dele neste blog, pois a maioria da credibilidade que o LLM têm hoje é devida a ele. Com resenhas melhores que muitos jornalistas por aí (palavra do marketing da Intrínseca), posts inovadores e um conhecimento enorme, o blog cresceu, está se tornando referência e continua melhorando cada vez mais. 

Quem quiser dar um parabéns ao Robledo neste post, peço que coloque uma quote, uma citação bacana, para deixarmos esse aniversário ainda mais diferente. Deixo aqui meus votos de felicidade e sucesso para você Robledo, e um outdoor imaginário escrito 'Feliz Aniversário!' e uma quote, para inspirar vocês a fazerem o mesmo nos comentários:

"Ambiciono que o idioma em que eu te falo
Possam todas as línguas decliná-lo
Possam todos os homens compreendê-lo." - Augusto dos Anjos.

17 comentários:

  1. Feliz aniversário, Robledo!
    Que você seja muito bem sucedido em tudo que fizer e que realize seus os sonhos ^^

    Concordo com você, Caíque, quanto as resenhas do Robledo! São incríveis e superam mesmo a de muitos jornalistas! Aliás, que honra ouvir isso da própria Intrínseca, hein?
    Você está de parabéns pela homenagem ao seu amigo e parceiro de blog!
    Ficou sincera, bem escrita e bem humorada!
    Muito sucesso para vocês!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. UOU! Não conhecia esse blog, mas logo no aniversário do Robledo é que passo a visitá-lo? Arrebentou!

    Parabéns! *_*

    ResponderExcluir
  3. Eeeeee...!! Feliz aniversário, Robledo! Cara, te desejo muitos e muitos anos de vida...
    Espero que você realize todos os seus sonhos, mesmo que de vez em quando você tenha pesadelos! Muito sucesso!!! Deus te abençoe!
    Ah! Guarda para mim um pedaço de bolo! :-P

    "Hoje poderia ser feriado nacional. Pois no mundo nem sempre nasce uma pessoa como você! Parabéns." (Australiane)

    Abração!!!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  4. Putz, putz, putz...
    Acabei de conhecer o blog pelo skoob e tipo AMEI.
    Nossa, as resenhas são maravilhosas e me fez mudar até o ponto de vista sobre alguns livros.
    Parabéns pelo blog e pelo aniversário (:
    desiretoread.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá meninos!
    Primeiro mensagem para o Robledo: Feliz aniversário! Tudo o que o Caíque disse é verdade. Seus posts são incríveis e graças a você (e ao Caíque) o blog tem crescido bastante.
    Não sabia que você quer fazer faculdade de Letras. Até pouco tempo essa era a minha meta também, mas acabei mudando. rsrs
    Agora o Caíque: Caramba! Que surpresa legal! Por que ninguém fez isso no meu aniversário? rsrs

    Bom, lá vai o meu quote. Não sei se vocês vão gostar, mas acho que tem tudo a ver com a gente, pelo menos é assim que eu sinto e que espero que seja. xD

    "O que mais vale na vida é saber que fazemos grandes amizades, e fazemos delas eternas..."

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Robledo:

    Parabéns pelo aniversário! Aí está uma bela homenagem/presente do Caíque. Foi surpresa? Imagino que sim! Do contráio, se não foi, não deixa de ser uma bela iniciativa dele...

    Sobre o Francês, você faz muito bem em estudá-lo. Maintenant je pense même que vous pourriez écrire quelques articles en français sur les livres que vous lisez, comme le faites déjà en portugais. ;)

    Sobre o Augusto (o dos Anjos, é claro), pensei em escolher algum trecho dos poemas dele para reproduzir aqui, mas optei por um texto talvez parecido. Se o poema não te agradar pelo conteúdo (que não é lá essas coisas), talvez te surpreenda pelo que possa ter de semelhante com o estilo do Augusto:

    Neste relampejar de meus neurônios,
    Pensamentos por meio dos axônios
    Como uma trovoada em algum céu,
    Aqui viajam pelo universo meu.

    Dão a mim as sinapses fabulosas
    Estas vastas sensações calorosas
    Num claro movimento interno ousado,
    Por Biologia incrível a mim dado.

    E, ouvindo o céu acima em trovões,
    Retiro já de mim as atenções;
    E a sinapse celeste aos olhos dá-se:

    Como massa cinzenta a calcular,
    O firmamento vejo a relampear
    Como se Alguém também aí pensasse...

    ResponderExcluir
  7. Robledo, 17 anos! *-*
    Parabéns, tudo de bom e esse blábláblá todo...
    Sabe, realmente pensei que você fosse uma pessoa super séria quando conheci o blog e fiz o primeiro comentário aqui. Se não me engano, foi na resenha de O Pacto, lembro também que sempre que recebia selinhos indicava o LLM, haha. E agora tenho mais motivos para indicar, pq é um blog perfeito e concordo com a Intrínseca, suas resenhas são perfeitas!
    Mas, agora que talvez eu tenha conhecido um pouco mais do Robledo, diria que você é um adolescente totalmente normal e mega simpático, engraçado e me faz rir com suas ironias e seus sarcasmos! Claro que não deixo passar, rebato u_u Algumas vezes sou um lixo para responder ironias, mas, fod*** '-' HAHAH
    O que estou tentando dizer é: PARABÉNS, HOJE É O SEU DIA QUE DIA MAIS FELIZ, Q UAHUAHUHAU
    Acontece que eu fico me perguntando: vocÊ tem 17 anos e atura uma pirralha de 15 que não bate bem da cabeça e não consigo ver lógica nisso, ainda mais vendo o seu tipo de escrita e todo esse seu conhecimento, porque você é sim mega inteligente e com você aprendi muita coisa, por isso escolhi a seguinte citação:

    "Ninguém é tão sábio que nada tenha para aprender, nem tão tolo que nada tenha para ensinar."

    Porque ela super se identifica com você e até poderia colocar algo sobre amizade, mas, sei lá... eu sei que adoro conversar com você, rio muito, mesmo você não sabendo e o melhor: fui convidada para comer pizza mesmo não estando aí, sou linda e arraso, kkkk

    Enfim, QUE MUITAS PESSOAS RECONHEÇAM SEU TRABALHO, RECONHEÇAM A PESSOA QUE VOCÊ REALMENTE É \O/

    Eu realmente não sei muito o que dizer, porque já considero você um grande amigo (e você também Caíque, só estou falando do Robledo pq é o dia dele, UHAUHUAHUA) e acho que ainda vou rir muito com você e aprender mais ainda. POR FAVOR, CONTINUEEEEEEEEEEE SENDO ESSA PESSOA MARAVILHOSA, CRESÇA E APAREÇA, MAS NÃO ESQUEÇA DE MIM, KKKKKKKKKK \O/
    FELIZ ANIVERSÁRIO ROBLEEEEEDO, TUDO DE BOM SEMPRE SEMPRE SEMPRE!
    OBS: mande seu endereço para eu mandar teu presentinhooo, haha ^^

    VOCÊ E CAÍQUE ARRASAM, JÁ DISSE E DIGO DE NOVO: ORGULHO ENORME DE VOCÊS! <3

    ResponderExcluir
  8. Parabéeens Robledo *-* Muitas felicidades! Parabéns para você por ser aniversário e por realmente fazer resenhas FANTÁSTICAS! Fiquei toda boba quando ouvi a Patrícia falando assim de você, parceiro do meu blog! :D
    Sei que falo muito mais com Caíque (e parabens amiguinho por essa homenagem LINDA!), mas saiba que gosto muito de vooc tbm /o/' muitas felicidades e continue com essas resenhas maravilhosas <3'

    Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
  9. Feliz aniversário, Robledo *-*
    Tudo de bom para você e, é claro, para o Livros, Letras e Metas também.
    Adorei o post, Caíque. Mandou muito bem :)
    Beeeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. WOW, que bela homenagem, Caíque! O Robledo merece muito... não o conheço como você (na verdade, agora sei um pouco mais sobre o mesmo graças ao seu post muito bem elaborado), mas pelos recadinhos que já trocamos percebi de cara a excelente pessoa que é. E não apenas como blogueiro, mas como pessoa mesmo... espero que esse vínculo só aumente.

    Olha, Robledo, eu também amo metal sinfônico (comentário aleatório) e sou super fã da Tarja *-* diva mor sim /HAHAHA... ah, e assim como tu, vivo com sono... AHAUAHUAHAU -q Letra/Inglês é uma opção maravilhosa para cursar na faculdade... torço bastante por você, e acredito no seu potencial. Você vai longe! ;)

    Adorei também saber mais sobre a história de vocês e de como começou o blog... o Livros Letras e Metas é maravilhoso, inovador e um blog de grande porte, super completo e bem planejado. Eu falo isso porque é um dos blogs que eu realmente gosto de passar para ler o que vocês tem a dizer... tem conteúdo, entendem? Blogs bons de fato é uma coisa que, mesmo não parecendo, não é algo que não encontramos sempre...

    Bem, Robledo, muitas felicidades! Que você consiga tudo que sonha e almeja na vida, e que possamos sempre ter sua presença neste espaço tão querido que é destinado as nossas paixões... paixão esta que só quem é bookaholic entende. Parabéns, e muitas primaveras mais em tua vida. Sucesso!

    Ah, aqui vai meu quote para você:
    ''Os vendedores de sonhos são frequentemente estranhos no ninho social. São anormais. Pois o normal é chafurdar na lama do individualismo, do egocentrismo, do personalismo. O seu legado será inesquecível.'' O Vendedor de Sonhos, pág. 5

    Um abraço!
    http://www.universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns atrazado pra ti Robledo!!!
    Tão novinho, mas com um talento singular!
    Desejo que tudo de bom aconteça no decorrer da tua caminhada e que Deus continue iluminando teus caminhos sempre!

    Aproveito para dizer que te indiquei para receber um selo. É só acessar e pegar ok!
    Um beijão e bom findi pra ti!.

    http://lerepensaresocomecar.blogspot.com/2011/09/especial-selo-de-qualidade.html

    ResponderExcluir
  12. Cara, perdoem o meu atraso na hora de responder seus comentários, mas essa semana foi realmente uma loucura. Enfim: MUITO obrigado por todas as palavras de todo mundo; eu não fazia a mínima ideia de que o Caíque estava preparando esse post, e a minha surpresa foi tremenda. Sobretudo, eu esperava que a maioria das pessoas simplesmente ignorasse um post sobre mim, então imaginem a minha reação quando eu me deparo com mais de dez comentários, alguns ENORMES! Só posso dizer que amo muito todos vocês, e que agradeço pela paciência que todos têm em relação ao blog, às nossas resenhas enormes e ao nosso ritmo um pouco duvidoso de postagens. Eu comecei o LLM meio em dúvida, mas vocês me fazem perceber que esse é um projeto que vale a pena. Valeu, do fundo do coração, por todas as palavras de cada um (Isabella, como assim você gosta da Tarja tbm? Dê cá um abraço!! *abraça*). Vocês fazem a minha trajetória virtual muito mais feliz do que eu jamais pensei que ela poderia ser.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. *.*
    Que lindo post de aniversário, Caíque!! Eu só pude ver hoje (bad girl) mas falei com Robledo no dia ^^

    Amei a homenagem, é muito legal saber que a gente tem um amigo de verdade, capaz de fazer algo assim por nós. Isto é um privilégio de poucos =)

    Parabéns aos dois, meus queridos =**

    This Gomez

    ResponderExcluir
  14. Quero mencionar aqui uma das composições mais expressivas desse meu conterrâneo, aquele que é tido como o mais original dos poetas brasileiros de Cruz e Sousa aos modernistas... By Augusto dos Anjos, em homenagem a você, amigo Robledo:

    No universo a caridade
    Em contraste ao vicio infando
    É como um astro brilhando
    Sobre a dor da humanidade!

    Nos mais sombrios horrores
    Por entre a mágoa nefasta
    A caridade se arrasta
    Toda coberta de flores!

    Semeadora de carinhos
    Ela abre todas as portas
    E no horror das horas mortas
    Vem beijar os pobrezinhos.

    Torna as tormentas mais calmas
    Ouve o soluço do mundo
    E dentro do amor profundo
    Abrange todas as almas.

    (...)

    Cantemos todos os anos
    Na festa da Caridade
    A solidariedade
    Dos sentimentos humanos.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns atrasado conta?

    Enfim, conheço pouco do Robledo, mais precisamente o Robledo da blogosfera e rapidinho no twitter, mas desejo tudo de bom, saúde, sucesso e muitos livros! ;)

    Guta

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pra você, nesta data querida! Muitas felicidades! Muitos anos de vida! Parabéns Robledo!

    Lindo post Caíque! :D

    "Desejo a você
    Fruto do mato
    Cheiro de jardim
    Namoro no portão
    Domingo sem chuva
    Segunda sem mau humor
    Sábado com seu amor [...]"

    "[...] Ouvir uma palavra amável
    Ter uma surpresa agradável
    Ver a Banda passar
    Noite de lua Cheia
    Rever uma velha amizade
    Ter fé em Deus
    Não ter que ouvir a palavra não
    Nem nunca, nem jamais e adeus.
    Rir como criança
    Ouvir canto de passarinho
    Sarar de resfriado [...]"

    "[...] Recordar um amor antigo
    Ter um ombro sempre amigo
    Bater palmas de alegria
    Uma tarde amena
    Calçar um velho chinelo
    Sentar numa velha poltrona
    Tocar violão para alguém
    Ouvir a chuva no telhado
    Vinho branco
    Bolero de Ravel
    E muito carinho meu."

    Drummond

    Parabéns Robledo!

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    Obs: Meu parabéns vai atrasado, mas é de coração ^^

    ResponderExcluir
  17. Passeando pelo LLM e... como eu não vi esse post antes? Tsc.
    Amei o "é isso mesmo, ele nem alcançou a maioridade e escreve desse jeito", rsrs.
    Não vou falar como eu ♥ o Rob aqui, porque já escrevi demais na cartinha. Ele sabe que já me fez chorar de alegria, e passar um dia inteiro com uma expressão boba de tão feliz, rindo sozinha. Sabe também que tenho ciúme dele, embora ele abomine o ciúme... Não sabe? *-*
    Mas quero deixar um poema do Anjos que adaptei, rsrs.

    "O Robledo Filho merecia
    Grandes coroas nesse grande dia,
    Tesouros reais, auríferos tesouros...

    Terá no entanto indubitavelmente
    A admiração do século presente
    E a sagração dos séculos vindouros!"

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!