terça-feira, 20 de setembro de 2011

[Controle Remoto 6] A Caixa

Continuamos o nosso mês dedicado aos alienígenas! Perdoem-me pela ausência na semana passada, mas as coisas estavam um pouco corridas demais e eu não tive como formular os meus posts semanais -  agora, entretanto, tudo está voltando ao seu ritmo normal. Sem mais preâmbulos, vamos à análise de hoje: trago-lhes o filme A caixa, estrelado por Cameron Diaz e Frank Lagella. Ainda que não seja um filme essencialmente centrado nas criaturas de outros planetas, a produção possui lá suas referências e mistérios.

Como é muito comum no cinema, A caixa é um filme que pesca um novo espectador apenas pela apresentação da sinopse e do trailer. A história pode ser resumida em poucas linhas, mas tem uma potência surpreendente: um belo dia, um homem de aparência capitalista surge à porta do casal Arthur e Norma. Às mãos, o homem traz uma caixa misteriosa, com um botão protuberante em sua superfície e nada no seu interior. A proposta é simples: caso o casal aperte esse botão, eles ganharão, imediatamente, um milhão de dólares - única consequência: alguém que eles não conhecem morrerá. Caso não apertem, a caixa será oferecida a outra pessoa. Eles têm vinte e quatro horas para decidir.


Esse é o material perfeito para um suspense psicológico de qualidade inquestionável. O trabalho que pode ser feito em relação aos distúrbios de consciência, à nascença do sentimento de culpa e de indecisão, à extraordinária reação que os seres humanos podem ter à oferta súbita de poder sobre a vida de alguém... Qualquer um desses temas renderia uma produção artística impecável, e A caixa resolveu juntar todos os questionamentos em um único longa-metragem. Havia duas saídas possíveis: ou nós teríamos um dos melhores filmes dos últimos dez anos, ou o diretor acabaria por ser perder em meio a uma cama-de-gato de possibilidades e hipóteses, acabando por nos apresentar um trabalho confuso e pouco elucidativo. Infelizmente, foi essa última opção que se concretizou.

Assisti ao filme uma única vez, mas percorri a Internet em busca de opiniões e constatei que a crítica foi potencialmente unânime: do turbilhão de ideias presentes no background de A caixa, só conseguimos reter uma ou duas noções, dentre as quais a de que o oferecimento da caixa resume uma experiência feita por extraterrestres para julgar o caráter da humanidade. Essa resolução, contudo, se perde facilmente em meio as referências a Sartre e às críticas de cunho político, passando pela liberdade de expressão e por uma espécie de teia onipresente de dominação. É impossível dizer, ao certo, se A caixa possui um roteiro demasiadamente complexo (na concepção positiva da palavra) ou se é simplesmente confuso demais.


Em consequência dessa infinidade de detalhes e teorias, torna-se árdua a tarefa de dizer se a temática principal de A caixa é a dominação dos extraterrestes sobre a raça humana, ou se mais importante ainda é a reflexão sobre o nosso egoísmo, nosso poder de tomar atitudes benéficas a nós, mas com consequências sangrentas para outros - uma crítica à concepção mais tétrica do O que os olhos não veem, o coração não sente. De uma forma ou de outra, por mais confuso que o filme seja, ele gera pensamentos. Na tentativa de entender o enredo, você acaba refletindo sobre as inúmeras propostas apresentadas durante o desenrolar do longa-metragem. Não chega a ser um processo catártico, mas A caixa não é o tipo de filme que sai da sua vida assim que os créditos começam a rolar. Ele te deixa curioso. Faz pensar. E, bem ou mal, é uma produção recheada de suspense.

A pergunta é: será que você consegue abrir mão do entendimento total da história, simplesmente para ser envolvido por uma trama apinhada de suspense e de indiretas psicológicas? O que é mais importante, no final das contas?


13 comentários:

  1. Não acredito que eu ainda não vi este filme. Além da temática que me instiga, a Cameron está na produção (ok, parece irrelevante, mas eu acabo priorizando muito quando um ator que curto está presente em um filme na qual pretendo ver... enfim né). Não posso opinar por justamente não ter assistido, mas eu sou doida por ficção (com moderação, claro), e adoro um suspense. Quando você diz que o filme é complexo e que te faz pensar, entre tantas coisas, sobre a dominação dos extraterrestes sobre a raça humana, nossa, só acaba por estimular ainda mais a curiosidade.
    Não posso negar, gosto de temas assim... no mais, espero conferir esta produção em breve. E mais que isso, espero gostar dela.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Robledo!
    Bem vindo de volta!
    Aliás, voltou com estilo, mais uma ótima crítica!
    Tenho o filme no meu computador, mas nunca o assisti. Gostei do fato de ser um suspense envolvente e de todas as reflexões que a história traz. Contudo, o fato de ser muito confuso não me agrada, não gosto de assistir a um filme que termine sem que eu entenda sua mensagem.
    Acredito que para eu opinar, só assistindo mesmo!
    Mas gostei do seu questionamento final! Acho que a resposta depende muito do filme!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É realmente ruim quando assistimos um filme e ele tem tudo para ser O filme do ano, mas por um deslize da produção, acaba sendo totalmente estranho. Tenho certa vontade em assistir esse filme, parece ser bem interessante pelo fato de levar as pessoas a pensarem sobre diversos assuntos de uma maneira natural. Sem forçá-lo a isso.
    E também por conter suspense. Adoro filmes assim! :)
    Ótimo post! :)


    Beijinhos, ❤
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  4. Hey,

    Crítica muito boa (:
    Eu já comecei a assistir esse filme, mas não tive a oportunidade de terminar - e eu realmente não me lembro o porquê.
    Mas, quero assisti-lo o quanto antes. Até porque se trata de uma trama um pouco diferente.
    Várias pessoas que eu conheço dizem que é bom, então.

    Abraços,
    Yago.
    http://amigodolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá... Obrigada pela visita lá no blog. XD

    Já assistir a esse filme, e gostei apesar dele ser de certa forma... Estranho.
    Normalmente gosto de filme assim, que são meio confusões, cheio de informações, que nos façam pensar e repensar. Sempre é bom exercitar a mente.
    E esse questionamento sobre, "o que os olhos não vem e o coração não sente" é realmente intrigante. Essa temática me chamou muito a atenção quando o assisti.
    Enfim, gostei do filme, não vou dizer que foi o melhor que já assistir, mas o considero bom.
    BJ!

    http://amigasentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Robledo!
    Nossa, eu tenho tanta vontade de ver esse filme. Todo mundo que eu conheço não gostou muito da história, mas mesmo assim eu ainda fiquei bastante curiosa. É uma boa dica de filme para esse fim de semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adoro este filme. É muito bom! O thriller psicológico que se desenvolve no decorrer, é irresistível! Comecei imaginando uma coisa sobre o filme, e foi outra bem diferente. Gosto de ser desafiado. Rsrs. Concordo com tudo na sua resenha, que por sinal, está ótima. E acho que se tentassem melhorar o filme, daria errado, e estragariam toda esta produção.
    Adorei!
    Abraço!
    Lucas,
    http://livrosfilmeseconversafiada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ah! Eu não conhecia esse filme... Gosto do gênero suspense desse estilo, que nos deixa com dúvidas e questionamentos.
    Ah! Eu não conhecia esse filme... Destesto o gênero suspense desse estilo, que nos deixa com dúvidas e questionamentos.
    Ok! O meu comentário não está duplicado ou coisa do tipo. Realmente eu gosto mas também odeio. Se A Caixa for como penso que é, eu me envolverei com a trama, ficarei ligado em cada cena, em cada fala e no final ficarei de boca aberta, tentando responder à pergunta propositalmente deixada...
    E assim como a Aione, só vendo o filme é que poderei responder ao questionamento final.
    Parabéns, Robledo! Uma ótima crítica! Você foi direito ao ponto e não julgou apenas detalhes técnicos, e ainda suscitou um debate!

    Abraços!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  9. Oii Robledo! Fiquei morrendo de vontade de ver esse filme ;X Por mais que tenha visto que é confuso e tal, ele me instigou muito! Tenho certeza agora que irei procurar pra ver o mais rápido possivel *-* rs

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Robledo!

    Assim que saiu o trailer, lá em 2009, fiquei com muita vontade de ver. Acabei me perdendo dentre outros lançamentos daquela época. Depois que saiu em DVD, fui vendo algumas críticas para possivelmente comprar. Assim, acabei desistindo. Todos disseram que a intenção é espetacular e o enredo tinha tudo para ser o melhor e desencadear uma série de filmes sequela, mas o diretor não conseguiu aproveitar bem o que tinha em mãos e acabou estragando. Não sei se gostaria da atuação de Cameron Diaz em um filme tão complexo, ela quer alcançar novos ares, mas a crítica não gostou muito dela nesse papel. Não sei se pego emprestado ou apenas baixo no computador, devo ver "A Caixa" no próximo dia, com expectativas nada altas. Ótima resenha!

    - Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Robledo ^^

    Confesso que no momento que vi o trailer desse filme no cinema fiquei ansiosa para assisti-lo, mas após o mesmo sair nas telonas e a crítica meio que botar pra ferrar no filme, minha vontade refreou um pouco e mesmo eu - que não vou tanto por críticas até porque acontece muito da história ser uma droga e mesmo assim eu gostar (sim, eu admito rsrs), e também porque opinião no geral é uma coisa bem relativa e que varia de pessoa pra pessoa - perdi um pouco a vontade de vê-lo e acabei por deixá-lo meio que de lado.

    Ao ler sua resenha até bateu aquela vontade de pelo menos assistir para conferir como é, mas é mesmo lamentável que um roteiro com tanta capacidade para desenvolvimento e que parecia tão promissor, tenha se perdido em meio à diálogos e cenas confusas (que além do que li aqui, foi basicamente o que escutei sobre o filme)! Pelo menos de um modo ou de outro te faz pensar, para o bem ou para o mal, no final das contas o mais importante é refletir! ^^

    Ah, e só respondendo um pouco ao seu comentário lá no blog, na verdade aqui na minha cidade tem um monte de sebo, eu é que não costumo muito frequentá-los pois é num bairro que eu não frequento tanto, queria muito encontrar um mais perto da minha casa rs (até deve ter, mas eu sou meio aluada de vez em quando)!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo comentário!

    Não conhecia este filme, mas fiquei muito curiosa a respeito da história completa.

    Vou colocar na lista de 'filmes para assistir' e espero vê-lo em breve, afinal, extraterrestres são bem interessantes!

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu comentário sobre o filme.
    Já assisti esse filme. Acabei o filme com a sensação de que tinha perdido alguma coisa no meio do caminho.
    Realmente é um filme que faz você pensar. Principalmente porque se a pessoa que recebe a caixa apertar o botão ela faz com que alguém que ela não conhece morra e ela ganha muito dinheiro. Mas, será que, só porque a pessoa não é conhecida, ela pode ser morta para se receber um dinheiro?

    bjs.
    http://booksandmuchmore.blogspot.com/

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!