terça-feira, 6 de setembro de 2011

[Controle Remoto #5] Eu Sou o Número Quatro

Sinopse: Nove jovens alienígenas, que se parecem muito com humanos, saem de seu planeta-natal, Lorien, que está ameaçado, para se esconder na Terra. Os Mogadorianos são a espécie invasora responsável pela destruição de Lorien e decidem perseguir os sobreviventes até o planeta Terra. Cada um dos nove alienígenas tem um número e só podem ser mortos na sequência certa. Até agora, Um, Dois e Três já foram mortos. Número Quatro, conhecido entre os humanos como John Smith, disfarça-se de estudante colegial. Na escola, conhece Sarah Hart, uma doce garota que quer ser fotógrafa. Após uma vida de mentiras, Número Quatro se apaixona por Sarah e agora tem um motivo para parar de fugir, mas não um para parar de ser perseguido.
Olhando minhas opções, vi que este filme eu ainda não havia visto, então resolvi dar uma chance - até porque eu já queria vê-lo há um bom tempo, assim como desejo ler o livro homônimo -, e iniciar o novo mês do 'Controle Remoto' com ficção alienígena, no Setembro Extraterrestre.

O filme é simples e nos introduz uma nova forma de vida extraterrestre, da qual não estamos acostumados - não para quem já vê a série 'V' no Warner Bros., devo lembrar -, com seres totalmente iguais fisicamente a nós, humanos. Como ainda não li o livro no qual o filme se baseou, não sei realmente se a adaptação foi fiel, mas acredito que houve algumas pequenas mudanças que já são de se esperar.


O enredo é interessante e a cultura extraterrestre inserida no filme não é difícil de ser entendida, assim como deixa você vidrado para saber o que está acontecendo por trás de tudo aquilo. Com um tom único de suspense, D.J. Caruso dirigiu muito bem o filme, com as cenas certas nos momentos certos. Uma coisa interessante é que, em todo filme, um personagem aparece diversas vezes e você não sabe quem ele é ou o porquê de suas ações, e só descobre bem no final do filme.



O bullying do high school, a garota pelo qual o mocinho se apaixona é ex do bad boy; creio que se esses termos fossem trabalhados de outra maneira não pareceria tanto clichê, já que isso está hoje em dia presente em quase 95% dos filmes juvenis norte-americanos. Alguns rostos novos fazem com que o filme não seja só mais uma grande estratégia de marketing, com Timothy Olyphant (Henri) e Kevin Durand (comandante dos Mogadorianos), que fazem jus aos papéis que lhes foram dados, atuando muitíssimo bem. Dianna Agron (Sarah - foto à esquerda) foi um dos grandes motivos de eu querer ver esse filme, e ela também não me decepcionou, mas também não superou sua atuação - tão cativante, devo admitir - em 'Glee'.



Não há grandes destaques, mas também ninguém erra em atuação. Os personagens mais notáveis foram o de Callan McAuliffe (Sam - foto à direita), como melhor amigo do protagonista, e a número Seis, interpretada pela Teresa Palmer, se fossem melhor aproveitados, talvez ganhassem um destaque mais merecido, porém isso deve acontecer na continuação, pelo que tudo indica.


Talvez uma nova era para ficção alienígena nas telonas tenha sido iniciada - ou alcançou seu ápice - com este ótimo longa-metragem, muito bem feito e com poucos fatores que façam dele um filme único. Com muita ação de tirar o fôlego, cenas de suspense agoniantes e efeitos especiais incríveis, o filme é sim imperdível para quem gosta desse gênero nessas características, mas dá para perceber que é puro entretenimento e nada mais, nada de passar moral ou ser um filme que a gente quer rever e rever a todo momento. O objetivo claro foi só para arrecadar e aproveitar a onda de livros que se tornam filmes. E não se preocupe, falarei exatamente isso quantas vezes forem necessárias.
O que faz um lugar ser bom, são as pessoas que vivem nele.

Título: Eu Sou o Número Quatro (I Am Number Four).
Diretor: D.J. Caruso.
Gênero: Ação / Ficção Científica / Suspense.
Duração: 1h e 49min.
Aproveitamento: Assista sem expectativas de se surpreender.

13 comentários:

  1. Oi ..

    Eu ainda não vi o filme e nem li o livro, mas ambos parecem ser muito bons. Mas o meu objetivo é ler antes e assistir depois, assim poderei fazer comparações, haha.

    Ótimo post.

    João Victor.
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O filme, ao meu ver, deixou passar muitos detalhes do livro. Muitas cenas foram alteradas o retiradas da trama.
    Para quem quer ver o filme, recomendo ler o livro primeiro. Para mim fez muita diferença!!!

    Abraços,
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  3. Oi Caíque!
    Ainda não assisti ao filme, mas tenho muita vontade, e uma crítica positiva como a sua apenas a reforçou!
    Independente do filme não incitar uma grande reflexão ou contar com excelentes atuações, é bom que seja um bom entretenimento e que as atuações não decepcionem!
    Gostei do tema do mês!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!

    Tbm não li o livro e assisti o filme no cinema... Gostei bastante, apesar de não curtir mto essa coisa alienigena. Fiquei curiosa para ler o livro e quero muito ver a continuação!!
    Não gosto mto da Dianna Agron, pra mim ela é igual a Kristen Stewart: não importa o papel, são sempre as mesmas expressões, mesmo trejeito...

    A resenha ficou muito boa, parabéns!!!

    Beijos, Karina.

    ResponderExcluir
  5. Não tenho muita curiosidade sobre o livro nem o filme... Esse tema extraterrestre não desperta meu interesse :X
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não curti muito esse filme. Acho que fui com muita expectativa, devido as criticas positivas e me decepcionei. Não é um filme ruim, na verdade é até legal. Mas sei la, acho que poderia ser melhor.

    Gostei do tema do mês, gosto dessa temática. Apollo 18 vai aparecer por aqui, apesar de não ter nada a ver com livros?

    Não conhecia o blog, meninos. To seguindo. :)

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  7. toooo mega ansioso pra assistir ja ta pra assistir faz um tempao mas nada de tempo pra assistir.. vou tentar assistir seu texto ta bem bacana tu deve ser escrito ne?? kkkk abçs e mt pelo comentario no meu blog

    rafa

    ResponderExcluir
  8. Tenho que dizer pra vocês! Esses posts Controle Remote são mais que demais! Simplesmente adoro!
    Ah eu quero tanto ler esse livro, o filme ainda não vi, mas andaram falando bem.
    "Após uma vida de mentiras, Número Quatro se apaixona por Sarah e agora tem um motivo para parar de fugir, mas não um para parar de ser perseguido." Ahhh que fofo *_*
    Carambaaaaa eu simplesmente ameiiiiiii o trailerrr, quero muito o livrooo! E com certeza quero assistir o filme! Vou baixar qualquer hora dessas!
    Adorei a dica!

    Beijinhus
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com
    P.S.: Acredito que faz um bom tempão que não vejo filmes desse gênero *_*

    ResponderExcluir
  9. Então né... Sou fã de comédias românticas, mas me aventurei a assistir esse filme (sem ler o livro!). Confesso que gostei, mas foi meio difícil prestar atenção quando se tem uma amiga histérica ao seu lado berrando ao mundo "COMO O SAM É LINDOOOOOO!".

    Enfim, gostei da trama e achei muito bem atuado. Quero ler o livro para saber se é ou não uma boa adaptação.


    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  10. Caíque,
    Confesso que achei esse filme muito, muito fraco... Nunca tive muita vontade de ler o livro, pois também não foram diversos os comentários/resenhas positivos a respeito dele, mas estava de "bobeira", por assim dizer, com uns amigos e acabei indo assistir a ele sem muitas expectativas. Se já eram poucas antes, depois do filme, então...
    Primeiramente, não sei se a trama é insossa ou se foi o próprio longa (creio que os dois), mas o tal do número 4 é um dos protagonistas mais sem graça que ando vendo por aí. Outra que o romance entre ele e a Sarah foi muito, muuuuuuuuuito rápido e acabou não cativando.
    Também gostei mais do Henri e da Número 6, mas confesso que, se houver uma nova adaptação (Eu Sou o Número 4.2? heiueheuhie), não pretendo assistir a ela :(

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  11. Eu só quero ler o livro, o filme eu assisti e achei demais.

    ResponderExcluir
  12. O livro é muito bom mesmo ! o filme também , mas como já citaram acima , no filme eles cortam algumas coisas , então ler o livro é ótimo !

    ResponderExcluir
  13. Não tive o prazer de ler o livro - ainda. Vi o filme e me apaixonei, me arrependi de não ter ido ver no cinema [IMAX babe!] e a única nota triste e perder o Henri - não sei como é no livro, mas a morte dele é desnecessária. No mais o filme arrasa!
    Quem não quer um John Smith [Alex Pettyfer] que o despense e despache direto pra minha casa!
    Sem pensar duas vezes!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!