quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Wishlist #24

Não em tantas cores diferentes quanto a da semana passada, mas ainda assim cheia de títulos interessantes, eis que chegamos a mais uma wishlist! Confesso que me foi bastante difícil encontrar livros que eu desejo ganhar, tendo em vista que já dividi com vocês o nome e a sinopse de dezenas e dezenas de títulos que me interessam. Mesmo assim, vamos às obras que escolhi para hoje!

01. George Orwell - 1984 1984 não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984, o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo. Creio que todos já ouviram falar nessa grande obra, que praticamente deu origem ao que hoje chamamos de Big Brother. O poder persuasivo e analítico de Orwell já foi comprovado na resenha de Um Caminho Para Wigan Pier, e eu me encontro bastante interessado em conhecer mais a fundo o trabalho do autor.

02. David Wroblewski - A história de Edgard Sawtelle Mudo desde o nascimento, Edgar Sawtelle se comunica apenas por sinais e bilhetes. Leva uma vida serena com os pais na fazenda da família, em um lugar remoto dos Estados Unidos. Ao longo de gerações, os Sawtelles criaram e treinaram uma raça de cães cujo dedicado companheirismo tem sua síntese em Almondine, a amiga e eterna aliada de Edgar. A volta inesperada de Claude, o tio paterno, leva o caos ao então pacífico lar dos Sawtelles. Após a morte repentina do pai de Edgar, Claude se insinua na vida da fazenda e conquista o afeto da mãe do menino. Confuso e dominado pelo sofrimento, o rapaz tenta provar que Claude teve algum papel naquela morte, mas esse plano fracassa e se volta contra Edgar, resultando em novas tragédias. Ao fugir para a área florestal nos limites da fazenda, Edgar amadurece em contato com a vida selvagem, ao lutar pela própria sobrevivência e a dos três jovens cães que o acompanharam. Contudo, a necessidade de apontar e de enfrentar o assassino do pai e a devoção aos cachorros sawtelle fazem o menino voltar para casa. Descobri esse aqui no catálogo da Intrínseca; a relação homens-animais sempre foi um tema que muito me interessou, e o autor dessa obra parece abordá-la com uma peculiaridade impressionante.

03. Aglaja Veteranyi - Por que a criança cozinha na polenta Narrado por uma adolescente que se defende da degradação pela óptica infantil, 'Por que a criança cozinha na polenta' é ao mesmo tempo lírico e cruel. Filha do palhaço e da mulher que se pendura pelos cabelos no circo, a irmã mais nova é distraída pela mais velha noite após noite, ouvindo a lenda romena na qual se cozinha a criança na polenta. Assim, as duas reinventam suas próprias vidas tendo por base os absurdos da realidade. Cheguei a esse livro por meio da indicação de um amigo questionado, por mim, acerca do conhecimento de obras sobre temas sombrios, tais como incesto e pedofilia. Eu tenho um interesse particular pela abordagem que alguns autores dão a esses temas, e Por que a criança cozinha na polenta parece ser sombrio, perturbador e desconfortável. O tipo de livro que você não pode, simplesmente, ignorar.

04. Oliver Bowden - Assassin's Creed - A Renascença - Traído pelas famílias que governam as cidades-estado italianas, um jovem embarca em uma jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra de sua família, ele irá aprender a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende inteiramente de sua perícia e habilidade. Para os seus aliados, ele será uma força para trazer a mudança lutando pela liberdade e pela justiça. Para os seus inimigos, ele será uma ameaça que procura destruir os tiranos que oprimem o povo da Itália. Assim começa uma épica história de poder, vingança e conspiração. Esse não é exatamente o tipo de livro que chamaria a minha atenção à primeira vista, mas eu estou em um processo de expansão dos meus horizontes literários (sem vampiros ainda, entretanto), de forma que uma história com tamanho teor épico não poderia me passar despercebida. Mais interessante ainda: Oliver Bowden é apenas o pseudônimo de um autor cujo nome real não conhecemos! Eis aí, no mínimo, uma instigante aura de mistério.

E então, meus amigos? Algum(ns) desses livros chamam a atenção de vocês? Comentem, dividam sua opinião conosco! E até já!


16 comentários:

  1. Olá, Robledo!!
    Dos livros citados na sua Wishlist, eu só me interessei mesmo por Assassins Creed publiado pela Galera recentemente.
    Espero ter a oportunidade de ler algum dia e conferir de perto essa história épica.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Oi Robledo!

    Adorei o post. Fiquei instigado por trás do mistério do autor de Assassin's Creed. Acho linda a capa de "A história".

    Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Quero muito ler Assassin's Creed, deve ser muito bom, ainda mais porque o jogo é então com certeza o livro também deve seguir a linha.
    Beijos.

    Books E Desenhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Robledo :) Fiquei interessada em dois títulos:

    1. 1984 - Esse livro já está na minha minha lista há um tempão e ainda não peguei pra ler (tem na bibliotrca) o/
    Esse post me fez recordar que tenho que tirar um dia pra fazer isso. :D

    2. A história de Edgard Sawtelle - não conhecia o livro e é uma ótica dica. Vou add no Skoob pra não esquecer. Tbm me interessa a relação homens-animais. Mais um motivo pra ler.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler Assassin's Creed... Já me interessava pela história do jogo, imagina em um livro? *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii Robledo!
    Pela primeira vez nenhum dos livros me atraiu :( Eu fiquei meio curiosa pelo Assassin's Creed porq tem o jogo e vejo mt gnt falando, mas nao deu aqueeela vontade de ler não viu? :( Pena, rs

    Beeijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Robledo!

    Já ouvi falarem muitíssimo bem de "1984" e, por isso, esse me chamou a atenção!
    Amei a capa de "A história de Edgard Sawtelle", mas a sinopse não foi muito atrativa pra mim!
    Fora isso, "Assassin's Creed" deve ser ótimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá

    O Edgar veio na Bienal de 2009 e eu quase comprei esse livro que tenho imensa vontade de ler..outro dia ele tava por 9,90 na loja física da Saraiva mas era promo relâmpago e quando eu vi já tinha passado pra 29,90 de novo...
    Bjos]
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Robledo! :)

    Eu quero MUITO o livro 1984! Mas toda vez que eu procuro pra comprar o preço dele ta bem altinho, aí fica difícil. :( Eu até cheguei a pegar ele emprestado na biblioteca da faculdade, mas não li. Devolvi sem ler, porque eu gosto de ter os livros que leio. Então, vou ter que esperar até eu ter $$ o suficiente para comprá-lo.
    Não conhecia o livro "Por que a criança cozinha na polenta" que nome estranho... Porém é um livro que me interessou, gosto de livros com temas mais fortes, marcantes... Dei uma olhada nele no skoob e ele é bem fininho né?! Será que é bom? E é desconhecido pelo visto (com base no skoob) poucas pessoas leram... Se for rolar resenha dele aqui vou vir correndo conferir!

    Beijão
    Amanda
    Lendo&Comentando
    :)

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis muito ler George Orwell. Você me conta depois se 1984 é mesmo bom?

    beijo

    ResponderExcluir
  11. Sempre quando vejo alguém falar de livros novos, fico com vontade de lê-los, mas dessa vez não me animei com nenhum :/
    mas tudo bem.. tô com uma pilha enorme aqui pra ler e sempre tem a próxima wishlist pra me fazer ficar babando :)
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  12. Estou querendo desesperadamente Assassin's Creed, parece ser muito bom e ainda se passa na Renascença *-*
    Também, há tempos, quero muito ler 1984. Dizem que esse livro é sensacional.
    Adorei sua wishlist, realmente muito boa. Foge desses livros clichês que vemos hoje em dia.

    Beijão :*
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  13. Oiee!
    Destes que você colocou, o que eu mais quero ler é Assassin's Creed. Parece ser ótimo!
    A wishilist está muito boa, vários livros diferentes ;)

    Beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler Assassin's Creed. A história parece ser muito boa :)

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. "Não em tantas cores diferentes quanto a da semana passada, mas ainda assim cheia de títulos interessantes" Sim sim concordo, até porque o título A História de Edgar Sawtelle já atraiu a minha atenção.Caramba agora que terminei de ler a sinopse gostei ainda mais, até porque não lembro de ter lido algo assim.

    Assassins Creed é um jogo não?
    Agora esse Por que a criança cozinha na polenta me parece assustador a começar pelas feições sombrias da autora rsrsrs

    Adorei a Wishlist!

    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Robledo!
    Eu já li 1984 e recomendo! Depois que você ler, você vai perceber quantos autores já copiaram George Orwell ;)
    Também quero ler Assassin's Creed, apesar de não conhecer o game.
    Beijos

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!