quarta-feira, 10 de agosto de 2011

[Resenha] Siobhan Vivian - Não sou este tipo de garota

Natalie Sterling é a típica aluna responsável do último ano do ensino médio: intimamente ligada ao conselho estudantil; leitora assídua de manuais preparatórios para o SAT (uma versão norteamericana do nosso vestibular, com algumas particularidades); preocupada com a manutenção de uma imagem responsável; constantemente observada por professores e pais; e ferrenhamente apegada à sua melhor amiga, Autumn. A intenção de Natalie era viver mais um ano rotineiro na Academia Ross - mas quem disse que o plano deu certo?

Antes de mais nada, acredito que o livro é incrivelmente bem-sucedido na sua proposta original: pintar um painel com todos os conflitos interiores e exteriores de uma garota normal do ensino médio. Não se trata de mergulhar fundo nas controvérsias emocionais de Natalie, mas de explorar os tradicionais problemas adolescentes, as confusões relacionadas ao conceito de reputação, as inseguranças do despertar da sexualidade. Todos esses objetivos são atingidos plenamente por meio da escrita levíssima e rápida de Siobhan Vivian.

Entretanto, é evidente que alguns artifícios são utilizados para que tais metas sejam atingidas. Inicialmente, por exemplo, senti um forte sentimento de cumplicidade em relação à atitude de Natalie: era de se compreender que, sob tanta pressão, a garota se transformasse em um paradigma de responsabilidade e comprometimento. Conforme os capítulos (quase todos bem curtos) foram passando, o entendimento deu lugar à condescendência, que logo depois se volveu em irritação. Há um ponto em que você simplesmente se cansa da falta de naturalidade da personagem, que não dá um passo que seja sem mentalizar os efeitos de sua atitude na sua reputação e na maneira como outras pessoas a enxergam. Talvez a caracterização de Natalie Sterling tenha sido um pouco extremada, caricatural.
Mal conseguia olhar para os meus pais. Não depois de ter mentido para eles com tanta facilidade. Eu era uma péssima mentirosa, mas tinham engolido a história. Que outra escolha podiam fazer? Não queriam pensar que a filha deles era capaz de fazer as coisas que fez. Nem eu mesma queria pensar que era capaz de fazer essas coisas também.
Mesmo assim, eu gostei do livro. Por mais raso que possa parecer, por menos reviravoltas que possua e por mais clichê que seja a sua trama, Não sou este tipo de garota tem algum fator intrínseco que cativa o leitor. Creio que isso provém do fato de que, de vez em quando, todos nós precisamos de uma literatura mais leve, sem grandes distúrbios emocionais e sem passagens perturbadoras; algo parecido com o que muita gente chama de produção artística água com açúcar. Aliás, para um livro infanto-juvenil, preciso realçar que a obra de Siobhan Vivian demonstra bastante maturidade, principalmente no que tange a questões como preocupação com a opinião alheia, supervalorização das questões sexuais e, talvez, até uma leve pincelada sobre a guerra dos sexos.
- Estou orgulhosa por tudo que você está tentando fazer aqui, Natalie. Sempre soube que você era especial. Outras garotas da sua idade, bem... elas só pensam em garotos. Você, minha querida, é totalmente independente. Tem inteligência, e, francamente, me dá esperança de que o feminismo não morrerá com sua geração.
Sorri, colocando a mochila sobre os ombros. Pesava mais de mil quilos, embora, honestamente, pesasse muito menos do que a pressão escondida atrá do sorriso da Srta. Bee.
Recebi Não sou este tipo de garota como uma cortesia inesperada da Editora Novo Conceito. Quando olhei pela primeira vez o livro, respirei fundo e me preparei para enfrentar uma história imatura, talvez um pouco engraçada, mas certamente bastante repetitiva e previsível. Um olhar preconceituoso, uma postura que Siobhan Vivian fez questão de corrigir. Dentro do seu universo de abrangência, ainda que com peque aqui e acolá, a obra é bastante ampla e, ao que parece, inovadora em alguns aspectos. Se você é adolescente (e não precisa ser garota), esse livro pode ser uma oportunidade interessante de fazer leves reflexões sobre personalidade, honestidade, aceitação e amizade.

Encare esse livro da mesma forma como você encara as fábulas de Esopo: você não espera que vá conhecer cada minúsculo fragmento psicológico dos animais envolvidos, mas sabe que vai encontrar uma história simples - e até boba - que vai deixá-lo pensando sobre alguma coisa. A diferença é que Não sou este tipo de garota não vem com uma moral expressa em letras garrafais; cabe a você a tarefa de se identificar (ou não) com as desventuras de Natalie, extraindo delas o máximo possível.

Título: Não sou este tipo de garota.
Autora: Siobhan Vivian.
Editora: Novo Conceito (selo Jovem).
Número de páginas: 248.
Avaliação: 4 de 5.

23 comentários:

  1. Uau!
    Que resenha ótima!
    Extremamente bem escrita, parabéns!
    Já li comentários negativos sobre a protagonista, mas sempre contrapostos aos comentários positivos à narrativa e ao desenvolvimento da história por Siobhan Vivian!
    Estou muito curiosa para ler esse livro e gosto de leituras mais leves! Essa, além de tudo, realmente aparente ter uma escrita mais madura, considerando a faixa etária abrangida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. P.S: Os créditos por deixar os spoilers em branco na minha resenha não são meus, eu já havia visto outros blogs fazerem isso ;)
    Mas fico feliz que tenha gostado!!

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Nossa, esse livro tem sido comentado entre leitores e blogueiros. Semana passada (acho),li a primeira resenha sobre ele no blog da Ana (o Na Parede do Quarto), e vou lhe dizer o que disse a ela: a temática proposta pelo livro não é uma das minhas favoritas, confesso. Mas ver um livro que trate de temas como o valor da amizade, maturidade e auto reconhecimento me faz deixar esse sentimento de lado. Acho que eu iria encarar a leitura sim, e de mente e coração aberta (rs), até porque precisamos estar sujeitos a diversas temáticas deixando o preconceito de lado, como você mesmo frisou.

    Gostei dos seus comentários, e como eu quis dizer, acho que a leitura vale a pela sim.
    Ótima resenha!

    Beijo. :*
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, preciso parabenizá-lo pela resenha, amigo, e pelo senso crítico tão maduro ^^

    Acabei de ler o livro e tirei muitas conclusões semelhantes, mas algumas diferentes. Eu estava decidida a ler este livro em uma semana, mas acabou acontecendo em um dia: ele é bem básico, mesmo, mas me fez sentir de volta à escola e a todas as pequenas polêmicas do dia a dia de então. Mas, especialmente, o que cada uma delas nos deixou de lição =D

    Beijão!

    This Gomez
    Steampink
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  5. Tenho vontade de ler esse livro. A impressão que vc teve inicialmente foi bastante parecida com a que tive qdo li a sinopse do livro. Mas, em geral, acredito que tenha momentos surpreendentes. Mesmo não sendo mais adolescente, é umlivro que me interessa pelas questões que a autora coloca. É como vc disse: "leva a reflexões sobre personalidade, honestidade, aceitação da amizade". :)

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  6. Nossa mais um livro para eu sonhar ter..o primeiro da NOvo conceito que vi td mundo falando esse ano e tive que comprar! hahhaha Foi Anna e o beijo francês...agora esse..que tb me parece ser mt bom...e amo quando tem essas coisas para pararmos para pensar no como agimos e tal..

    Bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Robledo, primeiramente tenho que dizer que nunca imaginaria você comprando e lendo esse livro. Quando vi que era uma cortesia, pensei: está explicado! UASHAUH :X
    Não gosto muito desse tipo de livro, minhas impressões iniciais dele são as mesmas que as que você teve... Mas estão falando tão bem dele pela blogosfera que é capaz de eu me render.
    Sem falar que sua resenha me trouxe uma outra visão do livro :)
    Quem sabe um dia, se eu tiver oportunidade.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já li umas 20 resenhas desse livro, e eu vivo me desanimando e me animando pra ler, só sei que eu quero ele *-*
    Adorei a resenha, você mostrou um ponto de vista diferente da maioria das resenhas desse livro que eu li.
    Beijinhos
    -Michelle (Minha Bagunça)

    ResponderExcluir
  9. Ainda não havia lido nenhuma resenha a respeito desse livro que tanta gente está falando, e fico feliz por a sua ter sido a primeira pois está muito bem escrita.

    Assim como você antes de receber o livro, eu também não me interesso tanto assim pela história, mas acho que posso ter uma agradável surpresa ao decorrer da leitura, apesar de não ter criado muitas expectativas a respeito dele (o que de certa forma é até bom)! Mas parece ser uma leitura bem leve, descontraída, legal para passar o tempo!

    Ah, fico imaginando se conseguiu se segurar a respeito das promoções ^^ Na maioria das vezes eu não consigo! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha!!!!

    Quero ler este livro o mais rápido possível agora!!

    Linda linda resenha!

    Beeijos!


    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha!
    Eu recebi o livro e adorei,é uma leitura bem leve.
    E eu adorei o novo selo da Novo Conceito,achei o máximo!

    http://funhousesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Robledo,
    Acho que é unanimida esse sentimento pela Natalie na blogosfera. A menina é neurótica! haha
    Sua resenha evidenciou alguns pontos muito interessantes e que, com certeza, atrairão o leitor. Siobhan não é uma autora juvenil comum, ela investe bastante na maturidade dos adolescentes de sua obra que são, afinal, humanos comuns, cheios de erros e de desejos, o que faz com que eu perdoe, um pouquinho, a chateação que Natalie me fez passar em alguns momentos.
    Também não pude deixar de reparar em um detalhe que, a propósito, também fiz e ,propositalmente, em minha resenha, não citou o nome do ciclano com quem a protagonista se envolve. Achei muito válido pois, se a autora do livro quisesse informar o leitor sobre esse fato anteriormente ao desenvolvimento da leitura, teria escrito na sinopse.
    Ótima resenha!

    Beijoos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    P.s.: Eu ri quando entrei na página do LLM e vi a resenha de "Pânico". Lembrei de quem? kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. "Não sou este tipo de garota não vem com uma moral expressa em letras garrafais" kkkkk rolei de rir agora.

    A capa do livro é muito bonita, e o kit é mega fofo :P

    A história realmente me parece formidável, adorooo esse tipo de leitura, e adorei a resenha, aliás devo confessar que gosto muito do jeito que vocês analisam os livros. Parabéns!

    Mal posso esperar para lê-lo!

    Beijos
    Babihgois
    http://babihgois.blogspot.com

    P. S.: Por mais que a gente evite, livros assim sempre fazem a gente ficar refletindo depois, até porque envolvem temas que estão muito presentes no nosso dia-a-dia. Vou adorar!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro nem tinha chamado a minha atenção, mas com essa resenha até que fiquei com vontade de ler. Conheci teu blog agora e adorei tua forma de escrever, bem diferente da dos outros. ótima resenha :D

    ResponderExcluir
  15. Oi Robledo,
    Vi a resenha e tive que parar para ler estou com esse livro aqui em casa e acho que vou gostar dele adoro essa capa acho que ela expressa bem a epoca relatada no livro e tambem acho que a historia deve ser interessante porque as vezes eu gosto de ter algo mais leve e divertido para ler chega de desgraça o que temos visto por ai. Tem promoções rolando la no blog se quiser conferir.
    Bjkss
    Raquel Machado
    Leitura Kriaitva
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ah esse livro é Magnífico pelo menos no Designe porque ainda não tive a oportunidade de ler, mas também quando eu tiver ele em mãos leio tudo em uma dia porque ele me deixou super curiosa

    ResponderExcluir
  17. Ola!!!

    Eu quero muito ler esse livro, como vc jah pode ver no meu blog, eu adoro "uma literatura mais leve, sem grandes distúrbios emocionais e sem passagens perturbadoras".
    E esse livro parece ser o tipo exato do tipo de literatura que eu tanto amo!!
    Gostei muito da resenha, vc eh bem critico e profundo... Muito legal!
    Tenho certeza que vou me identificar com ela... Eu sempre me identifico com alguem!

    Beijos!!
    Karina Queroz Schiassinatti

    ResponderExcluir
  18. Preciso dizer que fiquei surpresa ao ver que você deu quatro estrelinhas para o livro.
    Com certeza quero ter a oportunidade de lê-lo, pq é simplesmente a minha cara.
    Acho que já comentei aqui antes que adoro livros reflexivos, mesmo que seja uma reflexão passageira. Até pq, qualquer tipo de pensamento que nos faça viajar é sempre bem-vindo e tipo, adoro livros com tema adolescente, haha... é muito eu sabe. Até pq é bom para relaxar e tudo mais.
    Fico feliz que você tenha a mente aberta e tenha gostado do livro de uma forma ou outra... Considerando que não é o seu tipo de leitura, foi uma excelente nota \o/

    ResponderExcluir
  19. É um livro com leitura leve. Um clássico de seriados adolescentes.
    Natalie é realmente muito cheia de si, mas muitas meninas são assim (pelo menos a maioria que conheço, sim). Não sabe ver seus defeitos e se acham A (por favor, ênfase no a) garota... rs'
    Gostei muito da resenha e principalmente, do final dela.
    O livro passa uma mensagem (simples por sinal), mas que não está expressa no livro, como MORAL...

    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  20. ansiosa para ler
    amei a resenha, só a capa já me conquistou...rs
    bj

    ResponderExcluir
  21. Esse livro realmente parece ser muito bom...no começo quando começaram a sair as resenhas não dei muito crédito, pensei que só seria mais um livro adolescente...Agoira, cada vez que leio uma resenha nova estou me surpreendendo mais com o livro..estou louca para ler ele!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!