sexta-feira, 5 de agosto de 2011

[Resenha] Lionel Shriver - Dupla Falta

Um dos conceitos fundamentais no estudo do teatro é o de catarse. O Dicionário Aurélio define esse termo como sinônimo para o efeito que algumas tragédias clássicas proporcionavam a seus espectadores, trazendo à tona os seus mais profundos sentimentos de piedade, terror e identificação - e, daí, proporcionando-lhes uma forte sensação de alívio. Com o passar dos anos, esse termo passou a ser aplicado também ao estudo da literatura, tendo em vista que muitos livros possuíam tanto impacto quanto algumas das peças shakespearianas, sendo capazes de atordoar e chocar seus leitores, tirando-lhes o ar. Se você já leu uma obra com poder catártico, deve conhecer bem a sensação. Se não leu e não sabe onde diabos encontrar uma, vou lhe dar uma dica: Dupla Falta, de Lionel Shriver.

A autora tem uma preferência notável por temas obscuros e uma forte paixão pela quebra de tabus. Em Precisamos falar sobre o Kevin, acompanhamos o relato da mãe de um pequeno psicopata que assassinou uma dezena de pessoas em sua escola, e temos a chance de, junto a ela, desnudar todos os paradigmas da maternidade. Em O mundo pós-aniversário, por outro lado, somos convidados a conhecer a excruciante dúvida de Irina, uma desenhista de livros infantis que se vê dividida entre a base sólida da fidelidade matrimonial e as aventuras imprevisíveis do adultério. Agora, em Dupla Falta, Shriver lança mão da sua sinceridade de sempre, mas com um estudo de caso ainda mais interessante: a autora nos convida a percorrer todos os pormenores de um casamento recheado de rivalidade e competitividade.
Em vez de se aborrecer consigo mesma, na parte essencial do set, aos 2-3, Willy ponderou que talvez estivesse jogando, à toa, o melhor tênis de sua vida.
O melhor não era bom o bastante.
Willy Novinsky e Eric Oberdorf constituem um casal de tenistas profissionais, igualmente dispostos a atingir as mais altas colocações em seus respectivos rankings. Todavia, os dois possuem personalidades e históricos bastante diferentes: enquanto Eric é graduado em Matemática por uma das mais conceituadas universidades americanas e tem uma capacidade incrível de mudança de foco, podendo transferir toda a sua energia de um objetivo a outro em questão de segundos, Willy dedica-se integralmente ao tênis desde os cinco anos de idade, tendo abdicado de mil e um futuros em prol do esporte. Ambos, contudo, são competitivos e perseverantes.

Foi nesse cenário que Shriver enxergou a possibilidade de plantar uma semente de questionamento, uma erva daninha em meio ao jardim de companheirismo e cumplicidade que supostamente é o casamento. Com o passar dos meses e dos anos, Willy começa a perceber, no companheiro que inicialmente se mostrara apenas razoável no tênis, uma tendência cada vez maior à vitória, uma ascensão da habilidade esportiva e, sobretudo, uma falta de preocupação assustadora. Ela, que sempre considerara a quadra de tênis como o hábitat de sua alma, se vê superada por alguém que encara o esporte como uma diversão fugaz, um entretenimento efêmero.
- Por que você não consegue imaginar uma relação em que os dois sejam bem-sucedidos?
- Bela fantasia, mas não serve de nada. Você tem alguma noção de como é ver a pessoa com quem você vive conseguir tudo o que você deseja? Dinheiro, troféus, aplausos, um futuro... enquanto eu me afundo em dívidas. Como você se sentiria se fosse exonerado, ou seja lá o que acontece a vocês [psicólogos], enquanto sua esposa vai para o consultório todos os dias e ganha algumas centenas de milhares por ano como terapeuta esportiva?
Se não um exercício de observação tremendamente angustiante, Dupla Falta é uma experiência de transgressão, um convite a vestir uma segunda pele. A palavra-chave é verossimilhança: as situações criadas pela autora são bastante palpáveis; em vez de vampiros e lobisomens, temos jantares em família e derrotas em campeonatos - ocasiões menos lúdicas, mas igualmente letais. A narrativa é em terceira pessoa, mas está longe da imparcialidade, sendo impiedosa em relação às emoções de Willy, que são minuciosamente descritas e metaforizadas.
- Eu te amo, meu bem. Não ligo se você ganha torneios.
- Isso é amor? Minha carreira não importa?
- Só importa para mim porque importa para você. Se isso te ajuda... Eu vou ao Tanqueray. Para te apoiar.
- Você vai estar na Europa.
- Eu volto.

Ela não teve coragem de lhe dizer que sua presença na lateral da quadra era como criptonita.
Entretanto, atenção: esse é um livro que requer maturidade. A beleza da obra está justamente na capacidade de Shriver de (re)descobrir as particularidadades do cotidiano de seus personagens, e a todo momento brotam reflexões de cenas rotineiras. Vi uma resenhista dizer que a autora pecou na sua escolha de palavras, muitas vezes empregando termos difíceis. Ora, sinceramente. Se ter um conhecimento amplo sobre a sua língua e usar tal conhecimento para descrever suas cenas da melhor forma possível é pecar gramaticalmente, então eu preciso rever meus conceitos. Dupla Falta não é ininteligível: é completo.

Por fim, eu tenho um pedido: se você se considera uma pessoa madura (e eu acredito que você o seja), não deixe de ler esse livro apenas porque você costuma dialogar mais com outros tipos de literatura. Abra um espaço em sua mente e em sua mesa de cabeceira para essa crônica moderna mas atemporal, cruel mas realista. Não importa se você não sabe as regras do tênis. Como disse a própria autora, o livro não é tanto sobre tênis quanto é sobre casamento, um esporte um pouquinho diferente.

E eu duvido que você se decepcione.

Título: Dupla Falta.
Autora: Lionel Shriver.
Editora: Intrínseca.
Número de páginas: 368.
Avaliação: 5 de 5.

14 comentários:

  1. Opa agora vou conhecer um pouco a respeito dessa autora que o Robledo tanto fala.

    "Se ter um conhecimento amplo sobre a sua língua e usar tal conhecimento para descrever suas cenas da melhor forma possível é pecar gramaticalmente, então eu preciso rever meus conceitos. Dupla Falta não é ininteligível: é completo."

    Isso nada mais é do que a falta de conhecimento e falta de ler livros mais elaborados gramaticalmente.

    A resenha muito bem feita e o enredo que trás várias reflexões a partir de um tema que interessa a muitos (senão a maioria rsrs), promete muito.

    Gostei muito!

    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    P.S.: Pensando aqui com os meus botões, acredito que a competição dentro de uma relação matrimonial acaba com a mesma, ainda mais se os cônjuges não sabem ao certo como lidar com tal situação. Por isso que aquela frase "Os opostos se atraem" é sempre uma boa pedida. Nada de competição.

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de uma coisinha, adorei o título do livro: "Dupla Falta", tanto no esporte quanto no casamento? A rede caída também combinou muito.

    Vou add no skoob, torcendo para surgir uma oportunidade de lê-lo.

    Beijosss
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa..intenso O.o gostei mt dos trechos que escolheu para falar do livro e me interessei bastante!

    Parabéns pela resenha!

    Bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Robledo,
    Essa sua paixão pela escrita da Shriver apenas aumenta a qualidade das suas resenhas.
    Catártica, não me restam dúvidas de que é um bom adjetivo para classificar a obra dela que eu, sem sequer ter lido, sinto já conhecer há tanto pelas suas palavras.
    "Dupla Falta" aborda um tema bastante delicado, sem dúvidas, e fico admirada, pelas próprias quotes ao conduzir de sua resenha, com a essência do texto da autora.
    Tenho prezado muito a verossimilhança do que leio pois, creio que, afinal, o grande trunfo dos bons escritores é saber criar personagens reais, com defeitos e qualidades, mais palpáveis e humanos e estou certa de que Shriver é dotada excessivamente desta qualidade.
    Com mais uma ótima resenha, vou ter que acabar comprando um livro dela ainda neste ano...

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que resenha fantástica!
    Me interessei bastante pelo livro e pela autora, mas um que entra pra minha lista de próximas leituras.

    Beijos!

    http://ehproibidonaoler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Robledo!

    Sua admiração pela Shriver muito me encanta, e seus comentários me deixaram com muita vontade de conhecer a escrita e os contos da mesma.
    Este livro, por exemplo, me parece muito interessante. Às vezes as pessoas não dão um devido conhecimento por estarem sujeitas a ler uma única espécie de livros, com uma única temática. Por isso é importante estarmos sujeitos a diversos tipos de leituras, e que possamos reconhecê-la pelo que de fato ela é.

    Parabéns, sua resenha está excelente... extremamente completa. Acredito que a nota 5 foi digna pela grandiosa obra que acabastes de nos mostrar.

    Beijos. :*
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é ótimo! Amei ♥
    Eu já estava querendo ler "Dupla Falta", com essa resenha fantástica quero mais ainda :D
    Seguindo com todo prazer viu?
    Abraços,
    http://tudosobresentimento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse parece ser um livro bom, mas não acha que eu consiga lê-lo. Parece ter uma assunto que faria eu empacar. Acho que prefiro mais drama e mais ação. Mas essa altora parece ser realmente boa. Adorei a sua resenha.


    Beijos, Julia
    Tijolinha, Books & Fanfics

    PS.: Está acontecendo um sorteio no meu blog valendo dois kits com 9 marcadores cada um. Se quiser dar uma olhada, clique aqui. A promoção vale só até o dia 26

    ResponderExcluir
  9. Oiee!
    Muito boa a tua resenha!!
    E te falar que eu não conhecia sobre esse livro!
    Mas juro que tua resenha me interessou bastante para começar a leitura.
    Nem tenho preconceito com tênis, um dos meus filmes favoritos tem assunto tênis, envolvido HAHA

    bjs e bom domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Vim retribuir a visita e o comentário em meu blog e me deparei com uma resenha incrível!

    Primeiro de tudo, eu não sabia que a autora desse livro é a mesma de "Precisamos falar sobre Kevin". Eu não li nenhum dos dois, mas tenho muita vontade de fazê-los.
    "Precisamos falar sobre Kevin" é um que espero ler em um momento de equilívrio, pois imagino não se tratar de uma leitura fácil, muito pelo contrário, tenho certeza de que é um livro denso. Sabendo disso, tenho certeza de que "Dupla Fatal" não foge à regra.

    Como você, não acho que utilizar um vocabulário amplo seja um erro. Existem diversos estilos diferentes de livros por ai e acredito que seja ótimo ampliar o gênero literário de vez em quando para algo mais elaborado, simplesmente para evitar que nossa compreensão não fique limitada ou acostumada ao mais simples. E olha que eu amo chick-lits e YA!

    Deixando minha opinião de lado, o livro parece ser excelente, do estilo para se ler com calma e não simplesmente para passar o tempo ou por distração.
    E, novamente, parabéns pela resenha!
    Está muito bem escrita e muito bem estruturada!

    Já estou seguindo o blog!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Meu deus Robledo, pare com essas resenhas espetaculares de tirar o fôlego, assim eu quase morro u_u
    UEHUEUEHUHEUHEUHUE \o
    Pelo jeito todos já sacaram o seu amor pela Lionel né? hahaha, impossível não perceber o quanto você a admira... e sinceramente, se você admira, eu admiro, porque eu sei como é difícil um livro receber 5 de você e a Lionel sempre recebe.
    Preciso dizer que não consegui ler "Precisamos falar sobre o Kevin" durante as férias... fiquei no computador, hahaha, mas, ainda irei ler e com certeza falarei de você na minha resenha, UHEUHEHUE =)
    Sério, não tem como olhar para um livro da Lionel e não lembrar de você.
    Dupla Falta parece ótimo e caso eu leia, terei a maior maturidade possível, prometo, haha *-*

    ResponderExcluir
  12. Lionel Shriver é uma das melhores escritoras da atualidade. Acho "Precisamos Falar sobre o Kevin" a grande obra dela. Também já li "O mundo pós-aniversário" e posso dizer que a narrativa da Lionel é de uma fineza e precisão absurda. Estou louca para ler "Dupla Falta" também.

    Um beijo

    Francine Ramos

    ResponderExcluir
  13. Quando vi o título, nunca ia imaginar que era sobre um assunto tão profundo. Adorei a resenha e entrou pra minha wishlist, com certeza. ultimamente tô mudando um pouco o tipo de livros que leio e esse me encantou totalmente *-*

    ResponderExcluir
  14. U.A.U.
    Eu já disse como as resenhas deste blog nos dão vontade de escrever?

    Robledo, fascina-me o seu poder de crítica no momento de resenhar um livro. E Lionel Shriver tem um quê a mais, não é? ^^

    Adorei ler a resenha e apesar de curtir mais os livros que mostram o processo de amadurecimento em si, as fases de transição, eu fui atraída a Dupla Falta pelo fato de mostrar um outro aspecto que sempre me deixa indignada: a competitividade em casamentos, que considero uma das nódoas da sociedade moderna; se por um lado, esta prega o "casamento pelo amor, e não pelos dotes de antigamente", por outro existe a liberdade feminina, que já não fica em casa, mas busca um lugar no mercado, cresceu nos esportes. Mas pelo que entendi, o sentimento de rivalidade parte da esposa, não é? Interessante. Sem dúvida, o livro entrou na lista, ainda mais com uma nota 5!

    Quanto aos termos mais difíceis, que comentário esquisito para uma resenhista, não? Dicionários existem para colaborar na leitura e escrita, não criar poeira na estante. O meu, certamente, nunca para no canto, é um dos meus melhores amigos hehe.
    =)

    Beijos, Robledo (e Caíque também). Vou ler as demais resenhas de Lionel!
    =**

    This

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!