domingo, 7 de agosto de 2011

[Resenha] Cassandra Clare - Cidade das Cinzas

Clary Fray desejava apenas que sua vida voltasse a ser normal. Mas o que é normal quando você é um Caçador de Sombras, sua mãe encontra-se em um coma mágico induzido, e você pode de repente ver seres do Submundo como lobisomens, vampiros, e fadas? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, significaria mais tempo com seu melhor amigo, Simon, que se está transformando mais do que um amigo. Mas esse mundo não está pronto para deixá-la ir... Especialmente seu considerável, enfurecedor, irmão, Jace. E a única possibilidade de Clary ajudar a sua mãe é seguir o também Caçador de Sombras; Valentim, que é o provavelmente insano, certamente malvado... Também seu pai. Para complicar assuntos, alguém em Nova Iorque está assassinando cruelmente crianças do Submundo. É Valentim por trás das matanças? E se for, o que está tentando fazer? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada-Alma, é roubada, a assustadora Inquisidora chega para investigar. Como pode Clary parar Valentim, se Jace está disposto a trair tudo que acredita para ajudar a seu pai?

O destino nunca é justo.
Se não leu 'Cidade dos Ossos', essa resenha pode parecer bem confusa, então recomendo que leia sua respectiva resenha antes de ler esta. A evolução do primeiro para este segundo volume da série 'Os Instrumentos Mortais' é absurda, e não há como parar de ler. Cassandra Clare cresce cada vez nossas expectativas, nossas torcidas, nossos medos, nesta ficção de tirar o fôlego e apertar o coração. Ah, pode ler a vontade porque não tem spoilers.
-Eu disse praticamente extintos. 
Alec apontou o dedo para ele. 

-Praticamente extintos - repetiu, a voz tremendo de raiva - não é EXTINTOS O SUFICIENTE.

-Entendi - disse Jace. - Vou pedir para corrigirem a parte do livro que diz "praticamente extinto" para "não extinto o bastante para Alec. Ele prefere os monstros muito, muito extintos". Assim você vai ficar mais feliz?
A narrativa continua ótima, você não se perde e o ritmo é rápido apesar disso. Se o primeiro livro tinha algumas partes um pouco entediantes, com muita enrolação da principal que tirava o foco dos acontecimentos, 'Cidade das Cinzas' se recupera triunfante, com ação e tensão a cada novo capítulo. Tudo melhorou, o livro goza da perfeição geral do começo ao fim.
-Ele não está no melhor dos humores - disse Luke, parando diante de uma porta fechada. - Eu o tranquei no escritório do Pete Aberração depois que ele quase matou metade do meu bando apenas com as mãos. [...]
-Não posso acreditar que ele veio aqui - disse Clary.

-Não posso acreditar que você conheça alguém chamado Pete Aberração [...]
A troca de pontos de vista, ainda com narrativa em 3ª pessoa, aumenta na frequência, e lendo só este livro fica até difícil descobrir que Clary é realmente a protagonista. Com isso, conhecemos mais de cada um, todos muitíssimo bem estruturados, trazendo uma dinâmica enorme à obra, pôs uma hora estamos com a principal em um lugar, então temos duas linhas vazias e já estamos com outro personagem, em outra situação, em outro lugar. Cada parte narrada sob o ponto de vista de um personagem complementa as outras, é como um filme trocando de cenas a todo segundo, deixando uma grande agonia para saber o que aconteceu na cena passada e o que está acontecendo agora. Neste ritmo frenético, Cassandra não foi nem um pouco lenta.
-Você precisa ser tão... [...]
-Desagradável? - ele concluiu para ela. - Só quando a minha mãe adotiva me expulsa de casa com instruções para nunca mais voltar a bater à porta dela. Geralmente sou extraordinariamente amável. Tente em qualquer outro dia da semana que não acabe com a ou o.
A inserção de novos personagens mostra que a autora continua com a fórmula de sucesso da saga; com personagens de personalidade únicas e destacadas, portando cada um seu próprio drama, seu próprio passado secreto e difícil de apagar ou lidar. O elenco do primeiro livro que continuam no segundo são bem melhor trabalhados e aparecem mais ao leitor, deixando espaço para os próximos livros terem como objetivo outras coisas mais. Todos são muito apreciáveis, se tornam queridos simplesmente por seus jeitos de ser. Porém não me entenda errado, 'Cidade das Cinzas' é muito mais complexo do que só o foco do casting novo e do habitual, entramos muito mais nesse mundo de criaturas vis e asquerosas, que passamos a ver com outros olhos quando um dos principais se torna o mais novo ser do Submundo.
-Certo, agora quero dizer alguma coisa espertinha para você de volta, mas só o que consigo pensar é...
Ela sorriu para ele.

-Que você quer transar?

-Pare com isso. - Ele pegou as mãos dela, prendeu-as na colcha e olhou solenemente para ela. - Que eu te amo.

-Então você não quer transar?
A marca de Clare continua fragmentada em seu segundo best-seller, seu conhecimento geral é impressionante, dando uma complexidade e realidade aos personagens, como se eles verdadeiramente tivessem vivido como pessoas normais até o ponto de suas vidas que é narrado no livro, como se eles fossem reais, reais ao ponto de terem passado, presente e futuro de experiências vividas. Essa marca é o sarcasmo, também a ironia, que é pouco diferente disso. Nas quotes das resenhas, eu procuro evidenciar essa marca, mostrar para vocês que o grande imã de suas obras é o humor inteligente. Como uma âncora, ele pega o leitor e o afunda cada vez mais fundo no mar de suas palavras, você não consegue parar de ler até acabá-lo, e mesmo quando o faz, fica pensando e refletindo sobre tudo aquilo. Particularmente este livro, faz você ficar arrancando os cabelos no final de tanta ansiedade para ler a continuação, 'Cidade de Vidro' - que será lançado agora em setembro na Bienal do Livro, não vejo a hora de comprá-lo lá.
-Eu não sabia que você ia trazer o mundano. {...]
-É disso que eu mais gosto em vocês - disse Simon. - Sempre fazem com que eu me sinta muito bem-vindo.
A profundidade do livro salta à mente como uma bomba, dilemas que temos que enfrentar no dia-a-dia que os personagens, apesar de uma maneira totalmente diferente, tem que lidar; a aceitação alheia, não se sentir pertencente à sua própria família, ter parentes dos quais não se orgulha, relações impossíveis que a vida decidiu atrapalhar, as mudanças próprias. Poucos exemplos como esses confirmam que um livro direcionado para jovens e adolescentes pode ter a profundidade de qualquer outro, da maneira correta. Nós sofremos e lutamos pelos personagens, torcemos e os criticamos, e na maioria das vezes, ficamos boquiabertos com o que acaba de acontecer. O legal é que essas partes "queixo-caindo" são uma atrás da outra. Sem pausas.
-Eu realmente o matei, e o restante dos Irmãos do Silêncio também. Tive que matá-los. Eles tinham uma coisa da qual eu precisava.
-O quê? Decência?
Não tenha expectativas de ler 'Cidade das Cinzas' e não se envolver com o livro, não vê-lo passar página por página aos seus olhos, não se apegar aos personagens - sempre irônicos, é claro - e querer seu bem, já que é exatamente isso que acontece. Não há tempo para 'respirar', somos jogados nessa realidade onde temos ação a todo capítulo, uma novidade, uma morte. Essa intensidade de fatos mexe com o leitor, e principalmente, prende-o à leitura de uma forma inacreditável. Além de Jace, outro personagem que tornou predileto, o feiticeiro Magnus, que no primeiro livro teve pouca participação vindo às graças do público em sua continuação, com suas falas curiosamente criativas.
-O que Isabelle queria? [...]
-Ela disse que a rainha da corte Seelie requisitou uma audiência conosco.
-Claro - disse Magnus - E Madonna quer que eu seja dançarino dela na próxima turnê mundial.
O amor dos protagonistas não é nada épico ou 'meloso', é simplesmente gostoso de ser lido, graças às suas características distintas e divertidas, além de ser impossível não porque outras pessoas os estão impedindo de amar um ao outro, mas impossível pelas circunstâncias. 
É claro, tinha beijado Jace na noite do aniversário dela, e não tinha sido seguro, confortável e agradável em nada. Tinha sido como abrir um veio de alguma coisa desconhecida dentro do próprio corpo, algo mais quente, mais doce e mais amargo do que sangue. Não pense em Jace, disse furiosamente para si mesma, mas ao se olhar no espelho, viu os olhos escureceram e soube que o corpo se lembrava mesmo que a mente não quisesse.
A diagramação continua impecável, a Galera Record (que me mandou o livro, aliás) fez muito bem em manter a capa original, capa esta que retem vários efeitos envernizados e o título em alto relevo, mostrando o cuidado que a editora tem para com os leitores. As páginas são resistentes e possuem aquele tom amarelado típico, com fontes fortes e a tradição antiga de, além o número e o título de cada capítulo possuírem a mesma fonte do título, a primeira frase de cada capítulo também a possui. 
-Você é uma Caçadora de Sombras - disse ele. - Sabe cuidar de ferimentos. - Ele empurrou a estela através da mesa em direção a ela. - Use-a.
-Não [...]

-Clary...

-Ela disse que não quer - disse Simon. - Ha-ha.

-Ha-ha? - Jace parecia incrédulo. - Essa é a sua resposta?
Gostei, aprovei e aproveitei 'Cidade das Cinzas' muito mais que 'Cidade dos Ossos', tudo que eu achei negativo no primeiro livro sumiu ou se transformou neste segundo volume, fazendo dele um livro que todo mundo que gosta de sobrenatural, romance, humor e ação deve ler. A inteligência e sagacidade de Cassandra me tornou seu fã, e não vejo a hora de comprar 'Cidade de Vidro' na Bienal do Livro. Uma obra tão única e completa em todos os sentidos que fica difícil não se limitar a atribuir adjetivos positivos. Um favorito que sai da lista de leitura direto para lista de releitura.
-Quantos anos você tem aliás? - perguntou curiosa.
Magnus deu uma piscadela para ela.

-Eu estava vivo quando o mar Morto era só um lago que estava se sentindo mal.
 

Título: Cidade das Cinzas.
Autor: Cassandra Clare.
Editora: Galera Record.
Número de páginas: 406.
Avaliação: 5 de 5.

20 comentários:

  1. Agora uma resenha do livro Cidade das Cinzas, rsrsrs o meu veio com cheiro de caldo maggi rsrsrs.
    "Vou pedir para corrigirem a parte do livro que diz "praticamente extinto" para "não extinto o bastante para Alec. Ele prefere os monstros muito, muito extintos". kkkkkk que hilário! Adorei, pelo visto estou perdendo muito em não ter lido ainda :(
    Pete Aberração rsrrs eu preciso ler um livro assim. Rsrsrsrs adorei as quotes.
    "e mesmo quando o faz, fica pensando e refletindo sobre tudo aquilo" É disso que eu gosto, não esquecer da história, lembrar e refletir sobre ela depois.Apesar de não ter gostado muito de Água Para Elefantes, da história eu lembro!
    Aiaiai mais um... Cidade de Vidro, haja bolso e coração.
    Adoro personagens sempre irônicos acredito que são "a alma do negócio" rsrsrs
    "-Eu estava vivo quando o mar Morto era só um lago que estava se sentindo mal." rsrsrsr aiaiai ri muito aqui, amanhã só choro rsrsr
    Caíque! Eu simplesmente adorei sua resenha! Muito divertida e centrada. Em relação a história então, nem se fala. É você me convenceu a ler Cidade dos Ossos e agora esse. Estou doida para ler!

    Beijinhus
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não li "Cidade dos Ossos" ainda, mas me arrisquei a ler a resenha. E você está de parabéns!
    Pulei os quotes, mas você falou sobre o livro inteiro sem soltar spoiler nenhum, li com tranquilidade! Além disso, a resenha está muito bem escrita!
    Tenho muito interesse em ler a série, ela parece ótima e recheada com os mais diversos tópicos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Da trilogia toda.. acho esse o melhor livro. *-*

    ResponderExcluir
  4. Eu não li este livro, as vezes sinto-me fora do ar...

    Sempre gosto, antes de decidir comprar algum livro, ler uma resenha.

    Gostei

    Abraços
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nota 5!!
    Amigo, não há como negar, esta é uma das séries que mais desejo comprar. A capa de Cidade dos Ossos me encanta desde que a vi pela primeira vez e a sinopse não deixa por menos. Mais uma vez preciso parabenizá-lo: a resenha está um charme, ressaltando pontos interessantes e com ótimas citações *.*

    Beijo no coração!

    This Gomez
    Steampink
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li Cidade dos ossos por isso não li toda a resenha (spoilers hehe).

    Tenho os dois livros aqui e vou ler logo logo!

    Beeijos e obrigada por passar no meu blog!

    Bia | http://livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caíque, que resenha fenomenal. Deu para sentir na pele o quanto você gostou do livro, sério O:
    Tantos elogios que fiquei até com vontade enorme de ler agora, nesse exato momento, só não leio porque estou lendo O herói Perdido, mas, sei lá, depois dessa sua resenha, acho que o próximo será Cidade das Cinzas, para falar a verdade, nem sei... tantos livros que você e o Robledo me deixam com vontade de ler que nossa senhora D:
    UHAUHAUHUHUA.
    Sério, fico surpresa a cada resenha sua, quando eu acho que você está no ápice você vai lá e se supera, parabéns ;)
    E Caíque, também adoro a ironia presente no livro, com certeza ele ganha muitos pontos por causa disso.
    Cassandra Clare sabe muito bem fazer uma comédia sem ser nada extravagante, \o
    Parabéns pela resenha e que bom que teve uma ótima leitura *-*

    ResponderExcluir
  8. Cara, eu ja li a saga inteira, e a cada livro, a historia só melhora, e nos envolve mais ainda, se é possível! Por isso e vários outros motivos, virou uma das minhas séries favoritas.

    xx carol

    ResponderExcluir
  9. oooooooooi , haoeihaeoiaheoihae
    nossa, fiquei aqui me coçando pra ler essa resenha GIGANTESCA, GZUIIIS, preciso demais >< HAIUHAIUHA, nao vejo a hora de devorar meu Cidade dos Ossos Caíque :( HIAUHAIUH Me ajuda, preciso ler muito rapido, kkk

    Beeeijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não posso ver ng falar desse livro que me da omensa dor tê-lo aqui na estante e ainda não ter lido ele nem o primeiro volume! O.o

    mas é tanta coisa acontecendo que fiac difícil ler tds os livros..hahah

    mais uma resenha maravilhosa p me fz sentir culpada! hahah

    bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Fico em cima do muro. Não me apaixonei por CdO e CdC não conseguiu mudar isso... Mas as cenas finais de ação foram ótimas! E confesso que quase tive esperanças naquele final. Mas, né? Quase chorei de frustração com o Jace hahahaha

    Que venha CdV! :D

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  12. Eu A-D-O-R-E-I "Cidades dos Ossos"... Não vejo a hora de poder ler sua continuação!!!
    Eu também gosto muito do sarcasmo nos diálogos, além disso, pelo menos no primeiro livro, o romance que ali aparece não é nada meloso (ainda bem!).
    Adoro a Clary (nada de menininha indefesa e tal), acho que a Cassandra sabe muito bem como criar personagens - todos eles.
    Ah, e parabéns pela resenha, consegui já me apaixonar por "Cidade das Cinzas" sem ainda ter lido.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Caíque!
    Eu tenho que não li a resenha completamente com receios de encontrar spoiler de CDC, já que tenho ambos os livros aqui e nem pude lê-los ainda rs.
    Assim que eu conferir de perto a sérieeu volto aqui para comentar melhor e expor uma opinião a respeito.
    Tenha uma ótima semana.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  14. Um livro que realmente estou louco para ter e ler claro, adoro a Cassandra e essas partes dos livros me fez ficar ainda mais fascinado pela leitura.

    Preciso nem dizer que adorei a resenha, não é?
    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nenhum livro da série,mas parece ser uma ótima série.E como você disse a resenha não tem spoiler, adorei!

    http://funhousesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Quando li cidade dos ossos me encantei de verdade. Da metade pra frente, tudo acontece num ritmo que poucos livros têm. Faz menos de um mes que terminei e já tô doida pra ler Cidade Das Cinzas e depois dessa resenha, fiquei com mais vontade aidna. AIIIIIIN *-*

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li 'Cidade dos Ossos', apenas resenhas. Mas tenho muita vontade de ler essa série, o enredo parece ser muito legal! Espero poder ler em breve, até lá, preciso conter a ansiedade. haha'
    Ótima resenha!

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  18. Aiiin que liiiindo!!
    eu sou louca por essa série, mas só li o primeiro livro u.U
    amei a escrita da Cassandra e toda a história!
    adorei o blog, seguindo ;*
    Camila, Emoções em Páginas

    ResponderExcluir
  19. eu so li cidade dos ossos, mas estou sempre de olho no submarino para ver cidade das cinzas cai de preço p eu poder comprar.
    Vi que mt gente como vc gostou ainda mais de CdZ, isso eh mais do que animador \o
    tem bienal esse ano por ai?? pena que aqui eh so prox ano, e sem mt autores bons =/

    boa noite!
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu estou louca para ganhar este livro, Parabéns pelo seu blog... é muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!