domingo, 21 de agosto de 2011

[Resenha] Becca Fitzpatrick - Crescendo

Nora deveria saber que sua vida estava longe de ser perfeita. Apesar de começar uma relação com seu anjo da guarda, Patch, e sobreviver a um atentado a sua vida, as coisas não parecem melhorar. Patch está começando a se afastar e Nora não consegue descobrir se é para o seu próprio bem ou se o seu interesse voltou-se para sua arqui-inimiga, Marcie Millar. Sem contar que Nora é assombrada por imagens de seu pai e ela fica obcecada querendo descobrir o que realmente aconteceu com ele naquela noite em que ele partiu para Portland e nunca voltou para casa. Quanto mais Nora se aprofunda no mistério da morte de seu pai, mais ela começa a se perguntar se sua descendência nefilim tem algo a ver com isso, assim como o por quê de ela estar em perigo com mais frequência do que as garotas normais. Já que Patch não está respondendo suas perguntas e parece estar atrapalhando, ela tem que começar a procurar as respostas por si só. Mas ela pode mesmo contar com Patch ou ele está escondendo segredos mais obscuros do que ela pode imaginar?
Quando eu acabei de ler 'Sussurro' - que coincidentemente foi minha primeira resenha oficial aqui no blog -, fiquei em uma ânsia sem tamanho para ler a continuação, 'Crescendo', mas agora eu posso dizer que me decepcionei. O livro é bem arrastado, com raros picos de sequências que prendem o leitor e com uma protagonista muito desagradável. Esperava mais de um livro com uma temática tão bacana, mas além de confuso em certos trechos, a história não tem mais aquele "Q" que tornou o primeiro tão inesquecível. 
-Patch estava na entrada de sua casa?
-A menos que você conheça outro cara que dirige um Jeep Commander, se veste todo de preto e é supergato.
O enredo continua o mesmo, e eu esperava que a autora trouxesse mais ação e menos reflexão nesta parte, mas Nora só fica se lamentando e chateando o leitor a maior parte do tempo. A narrativa é em primeira pessoa, mas isso só nos aproxima da principal de maneira errônea, já que ela não é atrativa ou divertida. A protagonista só se mostra imatura, dependente, indecisa, chata e totalmente idiota, o que eu não entendi, pois em 'Sussurro', eu a considerei minha heroína. Não posso dizer que Nora "cresceu" neste livro. Então quando os blogs por aí disserem que Nora é uma chata (e todos os adjetivos que lhe atribuí acima), acredite nisso.

- Não faça eu me arrepender disso – falei, sem fôlego.
- Você nunca se arrependeu de mim.
Nora fica indo e voltando em pensamentos desinteressantes, e em alguns momentos você fica boquiaberto com suas tolas decisões. Vee, minha personagem favorita, não está lá o tempo todo - como em 'Sussurro' - para salvar o livro com suas tiradas icônicas, e o livro perdeu muito em tom de humor. Os personagens secundários também não são bem trabalhados, ficamos somente com Nora e toda sua aura revoltante. Já estava na hora de conhecer mais e melhor os outros personagens, mas não é isso que Becca faz. Outro ponto negativo é o mocinho, que está muito estereotipado. Para uma garota gostar de um garoto, ele tem que ser bonitão, malvado, misterioso e ter corpo sarado?
-Estar com você nunca me pareceu errado. É a única escolha certa que fiz. Você é minha única escolha correta. Não me importo com os arcanjos. Diga-me o que você quer que eu faça. Diga o que quer. Faço o que você quiser. Podemos sair daqui agora.
O ritmo é lento, e em alguns momentos parece que é informação é jogada sobre você em grandes quantidades, como se a autora tivesse retido tudo para em um certo momento despejar todo aquele conteúdo sobre você de uma só vez, e sorte a sua se compreender tudo. A inserção de novos personagens traz um pouco de novidade sim, mas eles não funcionam da maneira certa, não atrapalham tanto e nem criam muitos problemas que dariam movimento à obra. A leitura é um pouco desanimadora. 

- Se eu fosse você, inventaria uma desculpa para não ir - disse Vee, batendo com os dez centímetros de saltos nos degraus, atrás de mim. - É o que faço quando arranjo uma encrenca. Ligue para Scott e diga que seu gato está vomitando intestinos de rato e que você precisa levá-lo ao veterinário depois da aula.
- Ele esteve aqui ontem à noite. Sabe que não tenho um gato.
- Então, a menos que ele tenha espaguete cozido no lugar do cérebro, ele vai entender que você não está interessada.
O livro me lembrou muito 'Lua Nova', da série Twilight, com todo seu drama e autocomiseração da principal. A descrição de cenários e toda a ambientação em volta da história também lembra a trama vampiresca. A dependência de Nora para com Patch é triste, não chega a ser meloso, ultrapassa esse nível. É doentio em algumas passagens. Há alguns momentos de verdadeira agonia, em que se fica arrepiado perguntando o que vai acontecer ou o que está acontecendo, mas acredite, a maioria disso tudo é devido às burrices que Nora comete. Você nunca desejará tanto matar um personagem.
-Todo mundo sabe que Patch é encrenca. Ele tem aquela aura de bad-boy que precisa ser salvo, mas o problema é o seguinte: a maioria dos bad-boys não quer ser salva. Eles gostam de ser maus. Adoram o poder de encher de medo e pânico os corações das mães em toda a parte.
A diagramação é ótima, há uma capitulação no primeiro parágrafo de cada capítulo que é espetacular devido à fonte usada, assim como a numeração dos capítulos, tudo muitíssimo bem feito. A única coisa que eu não gosto é a textura da capa, é muito suscetível à marcas - ganhei o livro numa promoção e ele vejo com marca até de número de telefone, ele só - e também não gostei do tamanho da fonte do texto, é bem pequena e dá aquela sensação de ler e ler e não sair do lugar. Por dentro, algumas páginas possuem umas penas pretas caindo, é um efeito bastante interessante e com uma conexão forte à história, é ótimo saber que as editoras estão cuidando tão bem dos leitores nesses mínimos detalhes. Mas não há diagramação que salve uma história falha.
-O que é isso? - perguntei, meio engasgada. - Querosene?
-Minha receita secreta. Se eu lhe dissesse o que é, teria que matá-la.
-Não é necessário. Tenho certeza de que se eu bebesse isso o resultado seria o mesmo.
'Crescendo' não é um livro interessante e a história, que deveria superar o enredo tão bem escrito do primeiro, não funciona da maneira correta, evidenciando somente uma protagonista dependente do mocinho e faz besteiras aparentemente para irritá-lo e colocar-se em perigo. Com exceção de um final bem escrito, recheado de tensão, ação e emoção, o livro é bem parado. A conclusão realmente me deixou atônito pela continuação, 'Silence' - cuja capa é uma das mais lindas que já vi na vida -, mas o resultado não justifica os meios. 'Crescendo' tinha a obrigação de ser superior a 'Sussurro', mas decaiu surpreendente de nível em muitos quesitos. Não foi feliz.
Mas a verdade nua e crua era que nada que eu dissesse ou fizesse poderia realinhar as estrelas.

Título: Crescendo.
Autor: Becca Fitzpatrick.
Editora: Intrínseca.
Número de páginas: 288.
Avaliação: 3 de 5.

9 comentários:

  1. Uiii nota 3...

    "Quando eu acabei de ler 'Sussurro' - que coincidentemente foi minha primeira resenha oficial aqui no blog -, fiquei em uma ânsia sem tamanho para ler a continuação, 'Crescendo'" Rrsrs eu tive essa leve impressão, alías eu também fiquei muito ansiosa.

    "mas Nora só fica se lamentando e chateando o leitor a maior parte do tempo" Uma Bella da vida???

    "Para uma garota gostar de um garoto, ele tem que ser bonitão, malvado, misterioso e ter corpo sarado?" Ahhhhh não. Até porque garotos desse tipo são uns completos babacas, que tal Edward???

    "O livro me lembrou muito 'Lua Nova', da série Twilight" Esse foi o livro que eu menos gostei da série ¬¬ A "montice" da Bella vai ao extremo, e vou ficar muito decepcionada se Crescendo segue a mesma linha.

    "somente uma protagonista dependente do mocinho e faz besteiras aparentemente para irritá-lo e colocar-se em perigo" Lá vem a tonta da Bella de novo em minha mente, eu simplesmente de-tes-to protagonistas assim, ás vezes sinto até vergonha dos atos estúpidos delas ¬¬

    Eu também achei super linda a capa de Silence, achei bem atraente por sinal.

    Que pena que o livro não era tudo que a gente esperava, dá até certo desânimo, mas eu ainda quero lê-lo, dai depois podemos xingar a Nora à vontade rsrsrs.

    Adorei sua resenha Caíque!
    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    P. S.: Aliás para quem se interessar pela história até esses dias o kit Sussuro+Crescendo estava por 29,90 no Submarino.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro de tudo, amei o fato da resenha não ter spoiler nenhum de "Sussuro"! Não li o livro e amei ver apenas o seu ponto de vista, sem contar a história! Além disso, a resenha está muito bem estruturada!
    É uma pena quando amamos um livro e não gostamos da continuação, pelo visto, "Crescendo" não cresceu não é?
    Tomara que o próximo livro compense!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gente, já li vááárias resenhas falando a mesma coisa do livro :~ Não pode seeer uhusuiahduasud Comigo foi a mesma coisa: quando terminei Sussurro, fiquei morrendo de vontade de ler Crescendo, mas pelo visto vou me decepcionar totalmente :/
    Mas mesmo assim vou dar uma chance pra ele e ler pra ver o que eu acho :D

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a resenha, mas tenho que discordar em alguns pontos. Crescendo foi um livro maravilhoso em minha opinião!
    A trama se alongou e arrastou em alguns capítulos, mas ach que tudo foi necessário para o corrimento da estória. E para mim, Crescendo está no mesmo nível de Sussurro. Não vejo a hora para lançarem Silence!

    Abração
    William
    www.viciodecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Caíque

    Nossa..ng merece eu com os dois livros dessa ´serie em casa e ainda não li nenhum O.o só eu msm...todo mundo fala tão bem...que pena que vc não gostou tanto desse quanto do primeiro..

    bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie Caíque!
    Te falar que eu amei Sussurro! E comprei o segundo no desespero haha, só que nem li ainda, sabe?
    Nossa adorei a tua resenha, muito sincera...sabe no primeiro eu gostei da Nora, mas realmente já vi um par de gente falando que ela deu uma de Bella Swan no livro HAHA c'mon ninguém merece.!
    Já vi que vou me estressar com ela!
    No primeiro livro ela estava legal, sabe...decidida e tals...agora vai ficar vivendo em função do Patch? ¬ ¬
    Espero que não.

    A Vee é minha favorita também, adoro ela.

    bjs e uma ótima semana
    Nana _ Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Opa, Caique não li ainda essa saga, mas ouvi falar muito bem do anterior Sussurro, mas com o excesso de livros que ainda tenho para ler, não foi possivel ainda.

    abraço


    Philip Rangel
    http://entrandonumafria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do primeiro livro e pretendo ler em breve Crescendo.
    Engraçado que você não é a primeira pessoa que diz que este livro não é tão bom quanto o primeiro, pelo fato da Nora ficar se colocando em perigo para chamar a atenção de Patch. Mas acredito que livros em série sempre há aquela que não gostamos muito, por exemplo eu acho a Bella de Crepúsculo e o livro que menos gostei da saga foi Lua Nova por achar bem parado e cansativo.
    Beijos.

    Books E Desenhos

    ResponderExcluir
  9. Eu tb esperava mais de Crescendo e a relação conturbada de Nora com Patch nesse livro me decepcionou um pouco. Parece que a autora achou que fosse agradar se usasse a receita batida de "galã dando uma de bad boy e mocinha desesperada fazendo idiotices"... vai entender rs

    A capa de Silence é linda mesmo e ainda assim, mesmo com Crescendo não sendo bem o que eu esperava, estou bem ansiosa por Silence.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!