terça-feira, 16 de agosto de 2011

[Controle Remoto #2] Jogos Mortais - SAW

Saudações, pessoal! Depois de uma eloquente análise do Caíque para "Pânico", eis que chega a minha hora de contribuir para o nosso Agosto do Terror. Como não me considero habilidoso no entendimento de nenhum dos pormenores do cinema, abster-me-ei da tarefa de atribuir notas aos filmes aqui analisados por mim. Espero que não se importem!

O meu desejo, hoje, é discorrer sobre uma das séries de terror mais sangrentas e perturbadoras de toda a história dos longa-metragens, com a qual muitos de vocês já devem ter tido contato: Jogos Mortais. A franquia já tem sete filmes publicados - todos com uma carga notável de suspense, agonia e, sobretudo, inteligência. Por mais que os críticos profissionais adorem associar filmes de serial killers a adjetivos como "previsíveis" e "patéticos", eu não conheço um único ser vivo que não tenha se surpreendido com as reviravoltas - sempre acompanhadas por uma trilha sonora arrepiante - de SAW (como a série é chamada em inglês).

Para quem nunca ouviu falar desse thriller, a história é a seguinte: John Kramer, um arquiteto já bastante velho, tentou se matar uma vez, tamanha a sua infelicidade perante as adversidades da vida. Mas John sobreviveu, e o destino fez com que ele encarasse a sua sobrevivência como uma segunda chance, um preâmbulo para a singular tarefa que ele deveria cumprir: fazer com que as pessoas percebessem a magistral importância da vida, com que se dessem conta do milagre que é andar, respirar, ter um corpo fisicamente perfeito. Cherish your life se tornou o lema de John - que, mais tarde, seria conhecido como Jigsaw.

Aqueles que não apreciam a vida não a merecem, diz John.
Do primeiro ao último filme, somos apresentados aos métodos de Jigsaw - e, posteriormente, daqueles que seguem seu legado - para transmitir sua pedagogia. Através das cenas, que quase sempre possuem uma iluminação incrivelmente sinistra, conhecemos, por exemplo, um fotógrafo que precisa cortar o próprio pé para não morrer de fome e sede, acorrentado a um velho cano em um banheiro abandonado; e um homem que precisa cegar a si mesmo para escapar de uma morte sanguinolenta e dolorosa. É comum que as vítimas dos jogos de Jigsaw sejam ladrões, suicidas, assassinos e estupradores - pessoas que, segundo o criador de tantas armadilhas letais, precisam de purificação. Também é curioso notar que todos os mecanismos envolvem uma contagem regressiva, uma fita gravada por Jigsaw, explicando à vítima o que ela deve fazer e, é claro, uma forma de sobreviver.

Pool of Needles, uma das mais comentadas armadilhas de Jigsaw
Conquanto ainda não tenha se volvido em um clássico do gênero, SAW usa e abusa do gore, e é preciso ter estômago forte para encarar os filmes, que também possuem uma carga psicológica fortíssima. Em poucas palavras: a história não cessa. Armadilhas cruéis dão lugar a intensas perseguiços policiais e sucessivos interrogatórios: quem é Jigsaw? Por que um arquiteto pacífico se transformou em um sádico psicopata? Como impedir que sua mensagem se espalhe e ganhe adeptos? Como pará-lo? Talvez mais fantástico do que o intelecto de John seja o progresso que os policiais fazem na tentativa de decifrar o quebra-cabeças que é a sua vida. A cada filme, mais detalhes sobre a vida pessoal de Jigsaw são revelados, e fatores como seu relacionamento com a esposa e seu desejo de ser pai podem ser peças fundamentais na solução dos crimes que o envolvem. 

A Máscara da Morte
O enredo de Jogos Mortais garantiu à franquia milhões de fãs ao redor do mundo. Os filmes, que estreavam nas telas dos cinemas sempre na semana do Halloween, impulsionaram a criação de fóruns de discussão, a formulação de hipóteses que respondessem os enigmas deixados pelos roteiristas, além do aumento do interesse do grande público por temas como psicopatia e instinto de sobrevivência. Mesmo depois de sete produções, mistérios continuam no ar e muitas perguntas não foram respondidas. Eu mesmo já me peguei revendo as produções simplesmente para tentar encaixar as peças do grande puzzle, prestando atenção dobrada às cenas de investigação, procurando ver o mesmo filme com outros olhos.

E enquanto não se chega à solução final, as frases de Jigsaw ainda ecoam pelas cabeças de todos que assistiram aos filmes, ressoando em seu tom sombrio e serenamente perigoso:
Live or die. Make your choice. Let the games begin.



10 comentários:

  1. Essa é uma série que sempre ouvi falar muito bem, mas nunca assisti nenhum filme!
    Eu acho que não tenho estômago hehe...
    Apesar disso, ela parece ser muito boa mesmo, gosto quando os filmes são inteligentes, que é o que mais sinto falta em filmes de terror!
    Sem problemas quanto à falta de nota hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esses filmes, minha amiga sempre diz que eu sou meio macabra! haha'
    Mas só gostei dos filmes até o 3, continuei assistindo mesmo assim, os outros são bons, mas acho que depois desse eles meio que "enfraqueceram" a história.
    Beijinhos
    -Michelle (Minha Bagunça)

    ResponderExcluir
  3. Oi ..

    Eu sou fã dessa série. De fato são filmes sangrentos e violentos, mas são legais '-'. A armadilha das agulhas ou Pool of Needles é a mais tensa. Dá até arrepios, haha. Mas enfim, são filmes geniais .. Apesar de os útlimos filmes estarem "fracos", eu acho que não deveria ter acabado a franquia. :)

    Abraços.

    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii Robledo!
    Caramba... Que agoniiiia! A primeira vez que fui ver esse filme eu passei mal mt feio :( E fui ver Floribela no outro quarto HAUHAUAHUAH' E a segunda... Bom, não teve segunda .-. Sério, traumatizei total com a cena do cara tendo que se cegar (É, foi essa ai que voc comentou ><) Eu sei que o filme é realmente incrível e tal, por toda a PRODUÇÃO dele, mas não consigo ver um inteiro! HAUHAUH um dia eu tento de novo... De estômago vazio, kkkkkkkkkkkkkk :P

    Incrível crítica! Adorei :D

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive coragem de ver porque tenho certeza que é demais para o meu pobre coraçãozinho. Se assistisse, ia passar 1 mês sem dormir direito kkk
    Com comentários assim, até que dá vontade de ver, mas daí eu lembro que filme de terror não combina comigo e volto à realidade hehe :*

    ResponderExcluir
  6. O primeiro filme realmente foi maravilhoso, foi algo do tipo : " Uau" nao lembrava de ter visto algo do gênero...mas então perderam a mão nas sequências o que me deixou bem triste porque era um filme muito bom e com uma história perfeeta de vinganças de um doido!rs
    tenho em dvd até o número 3 dps não comprei mais e acho que perdi a conta de quantos fizeram..hahah

    bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Robledo,
    Como eu disse e repito agora, não consigo gostar de "Jogos Mortais". Não consigo, não consigo e não consigo.
    Entre os filmes aos quais assisti, os 4 primeiros, se não me falha a memória, gostei um pouco mais do segundo, o que não foi o suficiente, de qualquer forma.
    Por que não gosto? Simples, acho que nenhum de nós tem o direito de julgar as pessoas pelos atos que cometeram. Não cabe a mim, nem a você, nem ao Jigsaw decidir que um assassino deve perder a visão, que uma drogada deve cair num poço de agulhas, que uma adúltera deve ter a sua cabeça explodida...
    Sinto que algumas pessoas, mesmo após passarem por situações extremas, por serem dilaceradas, simplesmente não aprendem. Até porque, não é algo que se deva aprender. Os mesmos motivos que podem levar alguém a salvar outra pessoa, podem levar outro alguém a matá-la. Acho que a maldade passa a circular pelas veias, que o ódio por ter atingido seus limites em sobrevivência apenas aumenta.
    Dispenso os comentários sobre as cenas abomináveis, sanguinárias, especialmente aquela dos porcos, que acho particularmente nojenta.
    Torci tanto, tanto pra que esse velho morresse e descobri que vieram outros! Parei de assistir heiuheuhieuheih Sinto muito.
    Aos que compartilham da sua opinião, a resenha crítica apenas vai inspirá-los a assistir aos filmes novamente. A mim... Ah, detesto, não tem jeito...

    Quanto ao comentário que você fez lá no blog, também acho que eu deveria ter colocado Erik e Christine em um patamar mais alto, mas simplesmente fui posicionando-os e eles acabaram assumindo lugares estranhos em minha lista. Basta que sejam os 10 favoritos.
    Romeu e Julieta, puxa, são um casal tão bom, mas simplesmente não me inspiram, não me cativam.

    Beijoos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  8. OI Robledo!
    Ótima escolha! Jogos Mortais é uma série de filme de terror extremamente interessante. Ainda não vi todos (acho que só vi até o quarto), mas gostei bastante de todos. Os dois primeiros filmes são os melhores na minha opinião, pois são o início, quando entramos no mundo sombrio, aterrorizante e de "justiça" de Jigsaw.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Jogos mortais, o primeiro filme foi novidade, foi daqueles filmes de terror q todos queriam assistir, por ser algo inovado!!! ai veio o dois, muito por também por sinal, o tres também foi bom, mas os melhore vieram depois do três, a trama já estava no auge... e o suspense e o terror tomaram conta!!

    muito bom o filme

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu gosto muito de Jogos Mortais, principalmente dos primeiros, acho o enredo muito legal e bem elaborado.
    Mas apesar de gostar me perdi um pouco nos últimos filmes, e não assisti o último até hoje! D:
    Mas agora que li o post vou lembrar de procurar. haha' :D

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!