terça-feira, 9 de agosto de 2011

[Controle Remoto #1] Pânico

Novidade no blog! Se você achava que a promoção de "Cidade das Cinzas" era a única novidade desta semana, se enganou. Esta é a nova coluna do blog, chamada Controle Remoto, ela irá ao ar toda terça-feira, ou por minha autoria, ou pela do Robledo, como em nossas Wishlists às quintas. Em cada mês haverá um gênero diferente, uma crítica de um filme desse gênero à cada terça-feira. E esse mês é AGOSTO DO TERROR! Vamos à primeira crítica:
__________________________________________________________________________________________
Um serial killer, fanático por filmes de terror, vem assustando cada vez mais uma pequena e pacata cidade do interior da Califórnia em 1996, ao assassinar brutalmente os jovens da cidade. Primeiro, ele telefona para alguém fazendo perguntas sobre filmes de terror. Se a vítima errar a resposta, morre. O problema é que ninguém sabe quem pode ser o assassino, já que ele usa uma máscara de fantasma e um facão para abrir suas vítimas de cima a baixo. Em uma das tentativas do assassino, este falha ao tentar matar a jovem Sidney Prescott, que sobrevive por muita sorte. A partir daí, o assassino passa a ficar obcecado por Sidney e passa a tentar matá-la constantemente. A mãe de Sidney havia sido assassinada um ano antes, da mesma forma que os amigos de Sidney estão sendo assassinados agora. Talvez até haja uma ligação do assassino da mãe de Sidney com o atual assassino... 
Todos nós enlouquecemos às vezes.

Não sou fã de filmes de terror. Fato. Mas com a divulgação em massa do quarto filme da série, acabei descobrindo que Courteney Cox participava dos filmes, e isso foi o primeiro passo para que eu acompanhasse a atual tetralogia de terror. Sempre tive medo de filmes de terror - tem que ser muito homem pra admitir! - e quando os assistia era com amigos e eles me faziam rir do filme como se ele fosse um clássico da comédia. Quando o Robledo sugeriu "Terror" como o primeiro gênero do "Controle Remoto", fiquei com um pé atrás, mas aceitei o desafio. E "Pânico" logo veio à minha cabeça.
Tudo faz parte do jogo, Sidney. Chama-se "Adivinhe como eu vou morrer!"
Courteney Cox
Eu amo Courteney Cox desde 'Friends', e a sua participação no filme foi ótimo para o marketing, pois estava no auge de sua carreira com a sitcom, assim como Neve Campbell (Sidney) veio à fama na época com o seriado 'O Quinteto' (Party of Five). Como eu disse, eu tenho medo de filmes de Terror do tipo "semi-mortos vingativos", "espíritos problemáticos", coisas assim. Mas quando falamos de "quem é o assassino?", bom, eu tenho uma queda por filmes assim. Por fim, eu estava assistindo o sucesso antes que pudesse dar conta do que eu tinha em mãos.


Os filmes não criam psicopatas. Eles só os tornam mais criativos.
Desde o início, somos jogados no meio desses personagens que satirizam os filmes de terror e suas clichês características, quando estão no meio de um thriller sangrento - essa característica podemos claramente ver que foi atribuída do sucesso 'Halloween', que combinava cenas assustadores com diálogos que satirizavam os filmes de terror por sua fórmula tão comum de sucesso. Confesso que eu tinha uma ideia de quem poderia ser o(a) assassino(a) - porque a graça de assistir um filme assim é fazer suposições, montar teorias -, mas me surpreendi no final, o filme cumpre bem essa função.
Eu disse para não desligar o telefone.
No que eu pensei que seria um filme com mortes bobas, houve uma surpresa. O filme tem corpos abertos - bem fraco e pouco, sem problemas você assistir tendo um estômago fraco para esse tipo de coisa -, mas também há perseguições e assassinatos agoniantes. Você fica ali, torcendo pela personagem conseguir se salvar, conseguir trancar - apesar de ser em vão  - todas as portas e janelas de onde está, tentando se livrar do maníaco psicótico que a ameaça. Os cenários são bem comuns nesse tipo de filme; cidades pequenas, casas de âmbito familiar, personagens bem característicos de high-school. Apesar de tudo, para um filme da época, foi bem revolucionário, tanto que foi um dos mais lucrativos de 1996.
-O que você quer?
-Quero ver como você é por dentro...
O enredo é bom, mas nada que não tenhamos visto. Achei o filme rápido demais, gostaria de mais situações de perseguições, o final foi muito extenso, em um tempo que poderia ter sido aproveitado para dar mais dinâmica ao filme, mais cenários e atuações realmente boas e necessárias. Gostaria também de uma participação maior da Drew Barrymore, ela poderia realmente ajudar o casting a se elevar, porque ficou tudo bem mais ou menos, talvez se trocassem a Neve Campbell de papel com ela, bom, um filme que tem como protagonista a Drew é bem mais interessante. Deu para entender a relação da Cox com o David Arquette, eles têm uma ótima química juntos. Tanto isso é verdade que eles fazem parte do elenco fixo de toda a tetralogia. 
Você gosta de filmes de terror, Sidney?
Neve Campbell
As atuação também não impressionam, um filme mediano que entrou nas graças do público por conter tantas estrelas da época, infelizmente má utilizadas na trama. O enredo clichê foi rápido e pouco dinâmico, com Craven sem conseguir salvar o filme desses picos negativos em sua direção. Mas o filme cumpre a função de entreter, nós falamos "Não! Não vai por aí!" e "Ai meu Deus, ela vai morrer?!" com a tensão no envolvimento que o filme proporciona, esses são momentos que você realmente sente compaixão por Neve (Sidney). Os próximos continuam com a mesma fórmula com detalhes diferentes, mas mesmo assim quero assistir, gostei desse tipo de adrenalina, apesar de pequena e falha. Eu sei que o filme já tem 11 anos de estreia, e que o mercado cinematográfico melhor muito, mas mesmo assim, "Pânico" poderia ser clássico, mas não chega a isso. Um pouco de terror, perseguição e agonia fazem do primeiro 'Pânico' razoavelmente assustador e bem tenso, entretêm, vale a pena assistir sim, mas nada que eu apoie ser fã, por enquanto. Não com esse começo de franquia, não mesmo.
Não atenda a porta.
Não saia de casa.
Não atenda o telefone.

Mas acima de tudo, não grite.
Título: Pânico (Scream).
Diretor: Wes Craven.
Gênero: Suspense.
Duração: 1h e 46min.
Aproveitamento: Espero que melhore na continuação.

12 comentários:

  1. Nunca li a nada de terror (sou medrosa) mas adoraria!

    Adorei a coluna no blog, bem interessante!
    Beeijos!

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  2. Oi Caíque!
    Eu adoro filmes de terror!!! Vi Pânico quando lançou e adorei!
    Mas parei no 2º filme, parece que tem até o 4 agora né?
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Já havia assistido toda a trilogia antes do 4º filme ser lançado, mas resolvi assisti-la novamente para lembrar dos filmes e situação.
    E, principalmente o primeiro filme, pra mim é mais comédia do que terror. Eu ria das cenas absurdas e o filme é totalmente clichê mesmo!
    Também adoro a Courtney Cox e o papel dela é ótimo!
    O 4º filme foi o que achei melhor de todos! Achei que o motivo foi mais convincente do que nos outros filmes e as mortes não foram tão em vão como nos 3 primeiros...
    Mas adorei o post!
    O elenco é recheadíssimo mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Caíque!
    A nova coluna é ótima! Adorei! A única coisa que eu não gostei foi do possível trocadilho "Agosto do terror". Nem sei se foi realmente um trocadilho, mas não gostei da zoação com o meu mês. Humpf!
    Bom, nunca vi Pânico, mas sempre tive vontade de ver. Sei que é um filme um pouco clichê e tal, mas adoro filmes assim. rsrs
    Semana que vem estou aqui de novo pra ver a crítica do Robledo. Qual será o filme?

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quando esse filme foi lançado não se falava em outra coisa...ele começou uma série de filmes em que os assassinatos aconteciam a todo instante e no final era alguém no meio de nosso convívio que era o assassino...depois dele vieram " Eu sei o que vcs fizeram no verão passado", depois veio " Lenda Urbana"...confesso que curti todos eles!
    Vivi intensamente o medo, o gritinho após cada susto com esse novo terror..a época essa atriz Neve Campbell virou mito, e logo depois ela sumiu..fez umas continuações desse filme, meia duzia de filmes médios, um que gosto muito chamado " garotas selvagens"...e só voltou agora com Panico 4!
    Drew Barrymore que sempre foi DIVA não viveu mt no filme...e a colocaram na capa porque ela é famosa ne...e a cena dela realmente é marcante!
    A voz ao telefone, a máscara que ficou marcada na geração..tudo me remete a época em que tudo nesse filme era inédito e o Wes Craven mais uma vez acertava em cheio no que seu público queria ver!

    Parabéns por me fz reviver esse filme...claro que nunca me esqueçco dele...até pq eu e meu namorado somos bem fãs e volta e meia revemos o filme!

    Bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Caíque,

    Adorei a nova coluna do blog onde cada mês será escolhido um gênero e toda semana postado a resenha de um filme dentro do mesmo(sou cinéfila de carteirinha). Assim como você, eu não gosto nem um pouco de filmes de terror, assistir algo para te fazer medo e te deixar mal não é comigo hehehe! Mas também como você, eu tenho uma grande queda por filmes de suspense, nesses onde a gente tem que descobrir quem é o assassino, cheios de mistério, tramas policias, enfim, quando engloba algo mais real, eu tô gostando!

    Pânico não foi diferente e dentro do gênero é um dos filmes que mais gosto, admito que talvez o seja por ter acompanhado a série durante a minha adolescência, que é a época em que estamos mais propensos a gostar desse tipo de filme. Então por ter marcado essa fase da minha vida, e ser pioneiro em relação aos outros, sempre gostei bastante e sempre que podia assistia mais uma vez!

    O elenco na época de fato era de peso, a Courteney Cox tinha mesmo uma química inegável com o David, tanto que os dois acabaram se casando e adorava assisti-los juntos, tanto no primeiro de todos, quanto na continuação! Embora eu prefira mil vezes mais a Neve do que a Drew, (não como atriz), no geral sou mais a Drew mesmo, mas esse filme não teria sido o que foi se qualquer outra pessoa tivesse atuado no papel (lógico que isso na minha concepção), a protagonista marcou demais como a Sidney e simplesmente não consigo ver nenhuma outra ocupando o seu lugar. ^^

    Vou parar por aqui porque já escrevi demais e toda vez que começo nos comentários tenho essa mania de encher de opiniões minhas hehehe De qualquer forma quero te parabenizar pelo texto muito bem escrito. Estava apenas passando os olhos por cima, mas acabei não resistindo e tive que parar para ler, conseguiu prender a minha atenção em cada parágrafo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de filmes de terror ,pois sou mt medrosa,rsrs.
    Ma acho deve ser um filme bem interessante.Mais interessante ainda porque tem Courteney Cox(Adoro ela desde Friends tbm)

    Adorei essa parte:"-O que você quer?
    -Quero ver como você é por dentro..."

    ResponderExcluir
  9. "Sempre tive medo de filmes de terror - tem que ser muito homem pra admitir!" Ahhh que fofo! Bom, eu assisto mas com as mãos cobrindo os olhos rsrsrs

    ""semi-mortos vingativos", "espíritos problemáticos", coisas assim" apoiado apoiado, filmes como jogos mortais não me assustam mas essa história de espíritos O.o...

    ""Não! Não vai por aí!" E a tonta sempre vai por ai rsrsrs

    Eu assisti Pânico a um bommm tempo atrás e não lembro muito bem, mas confesso não é lá grandes coisas, mas é "assistível" rsrsrs

    Adorei a análise!

    Beijinhus
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Também morro de medo de filmes de terror. Só assisto quando todos os meus amigos querem e não tenho escolha, mas mesmo assim é tampando os olhos hehe
    adorei as citações do filme em destaque :D

    ResponderExcluir
  11. Oi Caíque...estava conhecendo o seu blog e encontrei este post mara sobre o "Pânico", bem, não é mais uma trilogia, já que saiu o 4º, mas mesmo assim eu adoro esses filmes, confesso que qndo era adolescente, gostava mais de filmes de terror, mas nada impede de eu me aventure a sentir um medinho né?
    Gosto destes filmes, pq tem uma boa história no fundo, como vc falou, não são apenas mortes sem sentido, com exceção da 1ª que eu acho que deva ser pra dar um tchan ao início do filme, todas as outras tem um contexto considerável. Privilegio os filmes de terror que seguem essa linha, pois afinal, matar por matar não é nada agradável, mesmo sendo ficção. Detesto este tipo de filme (Jason, Fred Gruguer) Aff! São uns horrores...pq os assassinos nunca morrem, são um tédio.
    O que me chama mais a atenção em Pânico é que os assassinos morrem e são revelados outros, com outros motivos, mas que no final se ligam nos motivos anteriores...Louco né? Mas brilhante!
    Adorei o seu blog e obrigado por falar da promo na minha página do skoob, se não fosse isso, eu jamais coneceria o LLM, que por sinal, amei!!!
    Bjin querido!^_^

    ResponderExcluir
  12. Vi esse post e me interessei pelo fato de amar Pânico e a Courteney tbm usauhas.Eu acho Pânico clássico sim. O primeiro filme foi filmado em 1996 (eu acho) essa época esse tipo de coisa não era clichê era legal, a atuação dos atores foi ótima também.Confesso que me interessei em ver Pânico só esse ano quando disseram que iria ser lançado um quarto filme e o elenco desse quarto é fantástico,né? Tinha medo quando lançaram os outros filmes por isso não os vi. Ótimo post

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!