segunda-feira, 25 de julho de 2011

[Resenha] Chris Cleave - Pequena Abelha

É difícil fazer essa resenha.  Enquanto o cursor fica piscando incessantemente, uma dúvida brutal desfila na minha mente: forneço ou não forneço uma quantidade boa de informações sobre a história? É tradição que eu comente a sinopse de um livro antes de criar um painel com a minha opinião sobre ele, mas Pequena Abelha é um caso extremamente singular, porque a graça da obra está no fato de que você inicia a leitura sem saber praticamente nada sobre a trama que o aguarda. A quarta capa contém as seguintes palavras: Não queremos lhe contar o que acontece neste livro. É realmente uma história especial, e não queremos estragá-la. (...) Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. 

Entretanto, meus caros, muitas das resenhas de Pequena Abelha que encontrei criticavam todo o marketing que foi feito em torno do livro. É inegável: dizer que se trata realmente realmente de uma história especial atiça a curiosidade de qualquer um, e acreditar nisso e se decepcionar é terrível. Assim, eu decidi mesclar a sugestão do livro e a tradição do blog, e fornecerei a vocês flashes sobre a sinopse de Pequena Abelha. Minha intenção é permitir que vocês desenhem a história em suas respectivas mentes através apenas de palavras-chave - o que permitirá uma grande participação sua, leitor, nessa resenha. Por gentileza, permita que minhas palavras o conduzam e construa uma aquarela sobre esse livro em sua imaginação.

Pois bem: imagine um livro que fala sobre imigração ilegal. Pense em todos os conflitos relacionados à vida das pessoas que moram ilegalmente em um país (a Inglaterra, no caso). Permita-se sentir o pavor desses indivíduos, o constante medo. Imagine o fluxo de emoções que perambula pelo coração de alguém que sabe que, se retornar a seu país de origem, terá a morte como destino. Visualize os centros de detenção de imigrantes, os tratamentos destinados a essas pessoas, a desorientação de alguém que se vê preso sem ter cometido nenhum crime. Absorva a desconfiança que cresce naturalmente nesses seres humanos, entenda a sua reserva e introspecção. Todas essas sensações são apenas parte do enredo de Pequena Abelha. Apenas parte.
Existem coisas que os homens podem lhe fazer nesta vida, eu lhe garanto, que seria muito melhor se você se matasse antes. Depois que se passa a conhecer essas coisas, seus olhos estão sempre indo de um lado para o outro, vigilantes, esperando o momento em que os homens vão aparecer.
O livro se desenvolve sob a ótica de duas personagens diferentes, que se intercalam com o desenrolar dos capítulos, e a obra é de uma leveza incrível. Eu não sei apontar o que é, e vocês hão de me perdoar por isso, mas há alguma coisa em Pequena Abelha que me prendeu ao livro, de forma que eu me sentava para lê-lo e, quando percebia, já havia perdido (no bom sentido) duas horas naquela bela narração. É, sem dúvidas, uma história comovente, cheia de esperança e igualmente apinhada de momentos de brutalidade, que nos fazem vacilar entre a pena e a sensação de abominação. É também um livro sobre escolhas, superação, diferenças. Amadurecimento.

Preciso ser sincero, como é de costume, e confessar que o livro não me deixou mesmerizado. A sinopse vende um belo peixe e faz com que Pequena Abelha pareça uma obra-prima, mas acredito que se apegar a essa classificação já é um pouco temerário. Não me entendam mal: eu gostaria muito que todos vocês lessem esse livro, que nos abre os olhos para uma questão tão importante e de uma forma tão bela, mas não pensem que vão encontrar nele a melhor trama já publicada na história da humanidade. Concordo com os habilidosos resenhistas que afirmaram que houve um pouco demais de marketing.
- E quanto à minha vida?
- Não é meu problema. Não posso ser responsável por todas as pessoas do mundo.
- Mesmo se a sua vida me matar?
- Escute aqui, o que quer que vá acontecer com você vai acabar acontecendo de qualquer maneira, não importa o que eu faça ou deixe de fazer. Aqui não é seu país. Virão buscar você, tenho certeza. Virão buscar vocês todos no final.
Então, vamos combinar uma coisa: se você quiser ler Pequena Abelha, prometa-me que não vai se apegar a toda a propaganda deveras sensacionalista feita em torno do livro. Arranje uma rede vazia em sua varanda, recoste-se, abrace a obra e, de uma vez só, mergulhe na história que vai ser contada. Leia com leveza e, se as lágrimas vierem, não as contenha - até porque haverá algumas de tristeza, sim, mas também luzidias lágrimas de esperança.
 
Título: Pequena Abelha.
Autor: Chris Cleave.
Editora: Intrínseca.
Número de páginas: 272.
Avaliação: 4 de 5.

10 comentários:

  1. Robledo,
    Sempre que vejo esse livro fico com essa sensação. "Do que será que se trata?"
    Não imaginava que fosse sobre imigração ilegal, que abordasse questões tão delicadas e polêmicas, mas passei a enxergá-lo com uma certa ternura e uma verdadeira curiosidade.
    O último trecho que você colocou foi um diálogo terrível, trágico, sobre o qual já imaginei mil coisas e essas mil coisas, tenho certeza, motivariam-me a ler esse livro.
    Sua resenha, mais uma vez, foi maestral e deu para sentir o quanto você deixou-se levar pela obra, a leitura realmente fluiu e suas impressões foram muito bem passadas, fui cativada. De verdade.

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. Eu li Pequena Abelha assim que foi lançado (caso raro, nunca compro lançamentos pois são muito caros) e achei um bom livro, muito bem escrito. O autor consegue com que você sinta o mesmo pavor da Abelhinha...
    Enfim, um bom livro, mas não é tanto quanto nos fazem acreditar... E eu nem gostei muito do final, queria saber um pouco mais do futuro das personagens.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca tive vontade de ler esse livro, mas agora floresce essa vontade.
    Li sua resenha de baixo para cima, é meio estranho, mas nem eu sei o motivo pelo qual fiz isso.
    E devo dizer que gostei da sua resenha, e ainda de saber que eu não saberei o que acontece no livro sem lê-lo.

    Bjs.
    Ticia- ObsessionValley

    ResponderExcluir
  4. Toda essa propaganda acaba estragando nossas leituras... Criamos expectativas, nos decepcionamos e até deixamos de gostar do livro tanto quanto gostaríamos se não tivéssemos as criado.
    Não costumo gostar muito de livros que retratam situações que acontecem no mundo atual (não, não é que eu goste de ser alienada, não me entenda mal sauhsausha). Vejo a leitura como modo de fugir um pouco da realidade e conhecer outros mundos e histórias...
    Mas a resenha ficou ótima, e apesar do que eu disse acima, a história parece bem interessante e comovente.
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Robledo!
    Por isso que adoro suas resenhas: você escreve bem e é super sincero.
    Ainda não li Pequena Abelha, mas pela sinopse me pareceu ser uma história meio triste, por isso não me interessei em ler.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Com certeza se eu visse esse marketing todo que é feito no livro, eu pegaria para lê-lo com uma expectativa enorme! E normalmente, quanto mais se espera, maior é a frustração...

    Sempre tive curiosidade de saber do que se tratava Pequena abelha, confesso que não conhecia a história. Adorei sua resenha e o modo como você nos aconselhou a lê-lo com a alma, mas não esperar que vá mudar nossa vida.

    Um beijo!
    Pool of words

    ResponderExcluir
  7. Confesso que pelo título achei que tratava-se de uma história infantil (tabommm eu viajei completamente rsrsrs).

    "Existem coisas que os homens podem lhe fazer nesta vida, eu lhe garanto, que seria muito melhor se você se matasse antes"

    O ser humano é uma criatura que pode se tornar a imagem literal da maldade, é chocante ver isso.

    Aliás, mudando de saco pra mala, gostaria de parabenizá-los, as resenhas de vocês são muito bem escritas e confesso que às vezes tenho de perquisar uma palavra ou outra hehehe. Adoro!

    Quanto ao livro, gostei da capa, tinha um espectativa completamente diferente do que conta a história, mas acabei gostando do enredo!

    Beijos

    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O marketing do livro é realmente bom, isso é inegável e a história parece ser bem interessante.
    Até agora não tinha lido nenhuma resenha do livro, mas achei a sua ótima e realmente fiquei com vontade de ler. Já está na minha lista de desejos. xD

    Bjss*
    Gabi Lima
    http;//livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Na época que esse livro foi lançado eu nem tinha tanto costume de visitar blogs literários, minha cidade é fora do mapa, fico por fora de eventos, não tem livrarias nem nada que uma civilização possui praticamente, rs, então eu nem sabia que o marketing em cima desse livro tinha sido tão grande assim. Mas eu me interessei e ainda me interesso muito por esse livro. Me interesse pelo livro porque um amigo me recomendou e disse que era muito bom, a partir daí surgiu minha curiosidade.
    Eu cheguei a ler o 1º capítulo, mas como o livro era emprestado e eu tava em semana de provas não ia conseguir ler e acebei devolvendo antes de terminar "/ mas espero poder ler este livro ainda.
    Muito boa sua resenha, são sempre muito bem escritas.
    Beijão.
    Amanda
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  10. Eu li o livro assim que foi lançado...
    Eu sabia que seria uma leitura difícil, já que o livro aborda questões polêmicas e bem tristes. Mas, mesmo assim comprei o livro e confesso que me diverti muito lendo a narrativa da Abelhinha. Ela é um encanto de personagem e traz leveza a história sofrida.
    Adorei sua resenha...
    Garotos vocês arrasam nas resenhas, hein!!
    Beijocas envenenadas...

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!