quarta-feira, 27 de julho de 2011

[Resenha] Cassandra Clare - Cidade dos Ossos

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 
Este livro encanta desde sua capa incrivelmente bem feita, até suas últimas páginas. Num mix de ação e ficção, Cassandra moldou esta nova realidade onde todas as lendas vivem; vampiros, lobisomens, feiticeiros, monstros. Demônios. E há quem os ponha na linha, os Caçadores de Sombras. Somos iniciados a tudo isso com a protagonista, e com ela vamos até o fim.
O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído.
Comprei 'Cidade dos Ossos' em uma promoção no Submarino por R$19,90 há muito tempo atrás, e com a pilha gigante de livros só pude lê-lo agora, e não me arrependi. O livro já nos coloca em uma situação de tensão, e assim vamos com Clary, redescobrindo o mundo que já conhecemos, agora, muito mais interessante e perigoso. Em alguns momentos, os devaneios da principal deixam um pouco de lado o objetivo da história, e esses momentos foram bastante desestimulantes, sendo esse um dos poucos pontos negativos a ressaltar. O enredo é ótimo e o diálogo inteligente.
- Detesto quando você responde a uma pergunta com outra.
- Não detesta nada, acha um charme.
Os personagens são cativantes, muito bem destacados com suas personalidades distintas e o melhor, são muito engraçados, há tiradas irônicas e sarcásticas a todo momento, trazendo um humor tão gostoso de ser lido que o prazer da leitura é intensamente multiplicado. Uma coisa que eu não gostei é que no começo, quando toda essa história de Caçadores de Sombras é apresentado para Clary, ela age naturalmente, aceita tudo muito rápido, isso tirou um pouco da realidade dela como personalidade, se tornou superficial. Mas ao final,  ao invés de se tornar uma heroína, uma guerreira, Clary age normalmente, como uma humana covarde perante tantos monstros, trazendo de volta sua autenticidade como personagem. Como assim?
- Fique longe de minhas lâminas. De fato, não toque em nenhuma das minhas armas sem a minha permissão.
- Bem, lá vai o meu plano para vender no eBay. - Clary murmurou.

- Vendê-las aonde?

- Um lugar místico de grande poder mágico.
A obra não traz muitos altos e baixos, apesar de ser um livro grande, tudo se passa bem depressa. Ele é dividido em três partes - cada qual com uma série de capítulos - e um epílogo, que nos prepara para o próximo volume, cuja leitura já engatei, a editora me mandou -, 'Cidade das Cinzas'. Os cenários, as roupas, os personagens, tudo é muito bem detalhado, não deixando espaço para ficarmos perdidos em meio à leitura. Em alguns momentos, o ponto de vista muda da protagonista para outro personagem qualquer, são raras as vezes, mas acontece sim. Como a narrativa é em terceira pessoa, do ponto de vista de Clary, tornamo-nos próximos dela, criando um vínculo com a ruiva.
- Não seria a minha estratégia. Primeiro bombons e flores, depois cartas pedindo perdão e depois um exército de demônios furiosos. Nessa ordem.
Outra coisa que gostei foi ver que a autora colocou os seres do Submundo, os vampiros, lobisomens, feiticeiros, entre outros, na sua forma mais crua e original possível, sem nenhuma modernização como vampiros vegetarianos ou lobisomens falsamente musculosos. A escrita não é pesada ou difícil, lemos sem dificuldades todo o livro, com momentos de tirar o fôlego em que as pontas dos dedos ficam brancas de tão forte que seguramos o livro, tamanha tensão do momento. A obra em questão cria esse tipo de expectativa, uma torcida pelos personagens queridos.
- É nessa hora que você começa a rasgar tiras da própria blusa para fazer um curativo no meu machucado? – brincou Clary. Ela tinha horror a sangue, principalmente ao dela própria.
- Se você queria que eu arrancasse minhas roupas, bastava pedir.
O perfil psicológico criado por Cassandra para cada personagem, dando destaque a cada um de uma forma única é invejável. Cada um tem o "seu momento", seu drama, seu passado perseguido, e somos inseridos em suas respectivas histórias para desvendar seus medos, seus problemas, que cabe a Clary descobrir também. Essa profundidade no enredo foi um ato brilhantemente alcançado pela autora, e a maturidade que ela deu ao mesmo descrevendo cenas de horror, com elementos como sangue e afins, prova que 'Cidade dos Ossos' é um sucesso não só por causa da forte mídia ou nada parecido, é a ideia da história em si. Em uma ligação de temas já abordados, como criaturas das trevas, caçadores de tais e anjos, Clare inovou com inteligência criando uma obra entusiasmante e sarcástica, com ação e tensão de sobra e personagens tão vívidos quanto o próprio leitor. Jace é o meu personagem predileto, ele tem tantas, tantas tiradas engraçadas que ficou até difícil encontrar as quotes para a resenha.
- Aquelas garotas do outro lado do vagão estão encarando você.
Jace deu um olhar afetado.

- Claro que estão - ele disse. - Sou extremamente atraente.
A inteligência da autora é perceptível também nos momentos em que deixa pistas, pontas que deveremos juntar para a continuação, que não tem como você não querer ler após terminar 'Cidade dos Ossos'. Uma ficção muito bacana, que só vale a pena pela maneira com que foi trabalhada, porque convenhamos, não há novidade alguma em gente caçando monstros. Então, Cassandra puxou pelo lado certo, pegando uma vertente onde tudo foi muito bem criado, com um cuidado super-especial para com o leitor.
- Bem - disse Jace com um olhar arrogante -, não sou como outros garotos. Além disso - acrescentou, pegando um livro da prateleira -, no Instituto temos aulas sobre usos medicinais básicos de plantas. É obrigatório.
- Achei que todas as suas aulas fossem coisas do tipo Fundamentos Básicos da Carnificina e Decaptação para iniciantes.
A diagramação é um deleite à parte, acompanhando uma série de artes na capa, vários detalhes são envernizados, o título em alto relevo e as páginas resistentes. O modo que cada capítulo começa é um estilo antigo, em que a primeira frase do parágrafo está na mesma fonte do título, muito bacana. Os capítulos também têm título e numeração, coisa que não é muito comum hoje em dia onde os livros ou tem um ou outro. Saber que a história irá se transformar em filme me alegra e me entristece um pouco, espero que os atores consigam incorporar realmente os personagens, porque eles são a graça do livro.
- Então, quando a lua está parcialmente cheia, você só se sente um pouco lobo? - perguntou Clary.
- Pode-se dizer que sim.

- Bem, você pode ir em frente e colocar a cabeça para fora da janela quando quiser. [...]

- Sou um lobisomem, não um golden retriever.
A série 'Os Instrumentos Mortais' veio para ficar e 'fazer barulho', isso é um fato. Com muito envolvimento, humor e ação, a história nos leva pelo que a autora quer que saibamos e acreditemos, tudo com muita realidade. Nós lemos, acreditamos e convivemos com personagens tão memoráveis e únicos que dá vontade de trazê-los para vida real. A série já tem dois livros publicados no Brasil e o terceiro vem agora em setembro, o 'Cidade de Vidro'. Nos EUA já foram lançados quatro da série, e mais dois são aguardados. Com livros tão grossos, espero que a autora não perca a linha que fez de 'Cidade dos Ossos' uma história tão incrível. Imperdível para qualquer um que aprecie uma ficção de ação com personagens sarcásticos e uma leitura impossível de abandonar.
Eles não sabiam a sorte que tinham. Desconheciam o que era prolongar a vida em um mundo morto, no qual o sol se pendurava vacilante no céu como uma brasa queimada. Tinham vidas que flamejavam tão brilhantes quando chamas de velas - e eram igualmente fáceis de ser apagadas.

Título: Cidade dos Ossos.
Autor: Cassandra Clare.
Editora: Galera Record.
Número de páginas: 460.
Avaliação: 4,5 de 5.

14 comentários:

  1. "Este livro encanta desde sua capa incrivelmente bem feita" Realmente é linda até minha mãe ficou admirando, e o livro tem cheiro de caldo maggi kkkkk

    "Caçadores de Sombras" Em que lugar eu já ouvi isso????

    " - Detesto quando você responde a uma pergunta com outra.
    - Não detesta nada, acha um charme."

    Ahhh que implicancia fofa!

    "- É nessa hora que você começa a rasgar tiras da própria blusa para fazer um curativo no meu machucado? – brincou Clary. Ela tinha horror a sangue, principalmente ao dela própria. "

    Nessa parte me lembrou a tonta da Bella ¬¬

    "Jace deu um olhar afetado.
    - Claro que estão - ele disse. - Sou extremamente atraente."

    Ahhh váááá convencido rsrsrsrs

    "porque convenhamos, não há novidade alguma em gente caçando monstros".

    Não há mesmo, isso já virou rotina rsrsrs

    "O modo que cada capítulo começa é um estilo antigo, em que a primeira frase do parágrafo está na mesma fonte do título, muito bacana"

    Peraiii tenho de ver isso... Masss é vero mesmo, gostei disso.

    Ahhh eu amei a resenha, muito bem feita! Afff agora fiquei com vontade de passar cidade dos ossos na frente de vários, aiaiaiaai Caíque te esgano!!!

    Brincadeiras à parte, realmente a história, a capa, e a resenha só fazem a gente querer ler o livro mais e mais. E é, vou ter de passá-lo na frente!

    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, Caíque, se fosse para eu ler esse livro por causa de alguma resenha seria pela sua. Pareceu interessante, mas não faz muito meu estilo, então... Quero assistir ao filme, aí, quem sabe?
    A capa é linda. *-*
    Beijos,
    Tarsila

    ResponderExcluir
  3. Este livro está começando a me interessar...
    É uma resenha melhor do que a outra!!!
    Parabéns pelo post, está ótimo :)

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiii, ótima resenha Caíque!
    A primeira quote que você colocou: sou perdidamente apaixonada por ela, quando li essa frase, ficou na minha cabeça forever. Haha.
    Outra que gosto muito é a do charme e o de arrancar as roupas.
    O Jace é realmente incrível, ri muito com ele. Adoro personagens sarcásticas e inesperadas, são incríveis.
    Cidade dos Ossos realmente tem toda essa tensão e quando vc descobre o que vc descobre, você fica tipo assim: OOOOOOOOOOOO QUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE? COMO ASSIM???????????!
    uheuhuehuehu, PELO MENOS EU FIQUEI ASSIM.
    E concordo em gênero, número e grau com sua resenha, principalmente nessa parte: "sem nenhuma modernização como vampiros vegetarianos ou lobisomens falsamente musculosos."
    HAHAHA
    Gostei da mistura dos seres sobrenaturais, e gostei da realidade e das verdades com que foram tratados, gostei disso.
    Ahhh, Cidade dos Ossos é um bom livro... O ruim é que meio que esqueci dele, sabe? Tipo, eu lembro só as coisas mais tops, o resto eu esqueci ou não me marca mais, espero que todo esse meu "amor" volte quando eu ler cidade das cinzas, já tenho o livro comigo, só falta ler <3

    ResponderExcluir
  5. Nossa Caíque tô aqui de boca aberta com a sua resenha...
    Eu adoro este livro e já li muitas coisas sobre ele e muitas resenhas também, mas a sua é um primor!
    Deliciosa de ler!! Parabéns!! rs
    "Roubei" o link-me do seu blog para colocar lá no Envenenadas!! Pode? kakakakakaka Agora já peguei mesmo...
    Beijocas, Math

    ResponderExcluir
  6. AAAAAAAH EU ESTOU LOUCA POR ESSE LIVRO! *-*
    Ainda não consegui lê-lo, mas espero que na minha próxima visita á livraria eu o traga comigo! ;D
    Beijos, Mila ♥

    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Amo essa capa!!

    Adorei sua resenha *-*

    Eu tô louca por esse livro há muito tempo!!

    Mais ainda não tive oportunidade $$$ de ler...E ainda por cima, ganhei Cidade das Cinzas em uma promoção, eu preciso de Cidade dos Ossos!!

    Aceito doações KKkk

    http://livrosetsurus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Olha eu gostei muitooo dessa história so realmente não gostei do que a autora fez com os personagens no fim do tipo "porque cassandra???porque você fez isso???" ahahah estou super curiosa pela continuação e como você torço para que eles consigam passar para as telonas tudo o que tem de bom no livro.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  9. Recebi esse livro de uma troca recentemente e já foi direto pro fim da lista, não tava muito ansiosa pra ler, mas a tua resenha me deixou com MUITA vontade. Não sei se é porque eu adoro personagens nesse estilo, com personalidade forte e super sarcásticos... Mas também tem o que tu disse ne, essa trama de caçadores e etc já é bem conhecido, então não consigo imaginar muita coisa surpreendente no livro.
    Adorei os quotes que tu escolheu, me diverti muito com alguns, e a resenha está ótima, me fez mesmo mudar de opinião! Parabéns.

    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  10. eu gostei muuuuito da serie Cidade dos ossos, acho que se vc gosta de HP vc vai gostar de CdO.
    Eles sao do mesmo estilo \o
    Mas cada um eh cada um
    Eu ainda nao li Cidade das cinzas, mas foi por falta de money e oportunidade hahaha
    porem eh claaaaro que vou ler ^^

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Antes de mais nada. JACE *O*
    É mto MUITO raro eu gostar de personages arrogantes. Mas ele é o melhor. SHUAHUASUHSUHA .

    Caíque, simplesmente amei sua resenha. Você pegou o livro direitinho. *O* E isso só me deu mais vontade de ler Cidade das Cinzas que bem, não sei onde ele está na minha lista. HAHAHA

    O que eu gostei bastante nesse livro foram as revelações finais e isso me deixa muito curioso para saber como vai ser a relação entre os personagens. Algo que eu sempre quis ler sobre. *-*

    Vou terminar logo, ou então, ficarei horas aqui. SHUAUHSHUHSAUH . Alec e Isabella. Simplesmente perfeitos. *-*

    ResponderExcluir
  13. também comprei pelo submarino e amei muito mesmo. Poucos livros me surpreendem, mas esse me pegou totalmente de surpresa kkk ótima resenha :*

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Esse é um dos livros muito aclamados na blogosfera, e já está nos meus "vou ler" há bastante tempo. Mas, essa foi a primeira resenha que li sobre ele - sim, podem falar: "WHAT?".
    Enfim, a sua resenha foi muito boa! Altas risadas nos trechos que você destacou!
    Uma amiga também ama o Jace, e ele é muito engraçado, pelo que vi.
    Já que a série tem/terá 6 livros, deve ser muito bom.
    Fiquei realmente com vontade de ler depois dessa resenha, :)

    Beijos,
    Mariana,
    http://lereconhecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!