sábado, 30 de julho de 2011

Book Blogger Hop #4


Ufa! Essa já é a nossa quarta participação no Book Blogger Hop! Para quem não conhece, esse é um projeto originalmente criado pela Jennifer do Crazy For Books, e trazido pelo Brasil pelas garotas do Murphy's Library. Qualquer blogueiro pode participar - basta dar uma olhada nas regras aqui!

E eis a pergunta da semana:

Quais os seus hábitos de blogueiro lendo um livro? Faz anotações no próprio livro? Cola post-it? Anota em um caderno? Antes de resenhar livros para o blog já fazia isso?


CAÍQUE: Eu não tinha nenhum hábito desse tipo até me tornar blogueiro literário, agora tenho sempre papel e caneta pra anotar as páginas das melhores quotes e dicas para colocar na resenha. Em alguns livros eu esqueço de anotar e fico igual a um doido quando acabo atrás daquela quote, mas quando leio no ônibus - ou seja, na maior parte do tempo -, memorizo as páginas das quotes e quando chego em casa, corro pra anotar.

ROBLEDO: Eu também não tinha nenhum ritual específico de leitura antes de entrar para a blogosfera. Atualmente, por mais que Deus e o mundo me condenem por isso (rs), eu rabisco praticamente todos os meus livros, seja para sublinhar trechos interessantes ou para escrever algo que me veio à cabeça na hora e que, de alguma forma, pode complementar a história. Não tenho muita paciência para post-its. Também costumo manter um papel dentro do livro, com anotações que me servem de base na hora de resenhar.

E então, pessoal? Quais são seus hábitos de leitura, ainda que vocês não sejam membros da blogosfera? Queremos saber!

20 comentários:

  1. "Atualmente, por mais que Deus e o mundo me condenem por isso (rs), eu rabisco praticamente todos os meus livros"

    Meu deus! Caíque seu doido! Que crime lieterário :P

    Bom eu quase sempre tenho a minha caderneta de anotações por perto, senão eu anoto onde der, até em caderno de aula, em tudo, menos nos livros rsrsrs

    Adorei as respostas!

    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu vou anotando num caderno minhas observações. Antes de ter blog eu já anotava uns trechos às vezes. Não costumo riscar o livro.
    E, sim, Caíque, é um pesadelo perder um quote. :S

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Qdo eu gosto muito de um trecho, eu uso o marcador pra destacar. Ou então caneta mesmo. ^^
    Eu tbm gosto de colocar observações nos meus próprios livros sobre o que leio. :D
    Agora, qdo o livro é da biblioteca, eu não faço nada. Procuro memorizar tudo. o/

    Caíque, eu curto muito filmes de fantasia e aventura, ainda mais da Disney! Mas esse me decepcionou muito.
    Qse todas as cenas foram tentativas fracassadas de humor que beiravam o ridículo.
    Não é esse tipo de comédia que me faz rir...
    Concordo com vc sobre a falta de química do casal. Ao meu ver, eles nem pareciam um casal.
    Sobre a Cox... eu esperava que ela aparecesse mais. No entanto, foi apenas uma participação. :/

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  4. Anotação tem que ser no própro livro, oras, exceto quando ele não é teu.
    Faz pate da história do livro (objeto, não conteúdo). Por isso defendo os livros antigos e usadinhos. Quem não entende isso, certamente não aprendeu a verdadeira magia da leitura e o real significado do termo "devorar livros".
    Meu ritual basicamente é esse também. Além disso, evito comer ou beber enquanto estiver lendo, para nao ter manchas de copo de café e gordura. Mas....se acontecer...dane-se. ahahah
    Eu anoto as partes interessantes e também palavras desconhecidas. Aí procuro no dicionário e escrevo bem pequeno ao lado do trecho.
    Amo ler durante viagens de ônibus, metrô, trem, avião, balão e etc, também. Não sei se faz mal à visão, mas sinceramente não estou muito preocupada com isso.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meninos!!
    Eu também não sou de anotar nada, deixo as ideias fluirem quando escrevo a resenha no PC rs. Ás vezes eu coloco aquele post-it de tirinhas em algumas páginas para marcar uma passagem interessante do livro e só rs
    Adorei a pergunta do Meme de hoje!
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  6. Ele rabisca, ai que dor! uHSUAHSUAHSUHASUAHSUAHS. Eu pensei em fazer um caderno para os quotes, mas eu o perdi depois da primeira anotação. Agora colo post-it, adoro coisas coloridas pelo livro, haha. E costumo guardar as páginas, também. *-* Beijo!

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Minha pergunta! *.*

    Robledo, como você consegue escrever no livro? Quase morro do coração quando vejo isso.

    Eu coloco post-it ou anoto em um papel dentro do livro, mas nem sempre tenho paciência aí acontece o que o Caíque falou, fico procurando quote como uma louca.

    Beijos!

    Mari | http://brincandocomlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. BABIH! Quem rabisca livro é o Robledo, não eu!

    ResponderExcluir
  9. "Atualmente, por mais que Deus e o mundo me condenem por isso (rs), eu rabisco praticamente todos os meus livros"

    Céus, quase tive uma síncope aqui! O.O

    Eu já fico no maior dó só de colocar tags nos meus livros, imagina rabiscar?! Sinto que vou ter pesadelos esta noite! Rsrsrsrsr

    Eu também só criei este hábito de ''quotar'' depois do blog... Antes, quando eu gostava de uma passagem, tinha quase que ler o livro inteiro para achar a bendita!

    Gostei muito do blog de vocês!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  10. Ai... depende muito do livro!

    Alguns eu marquei frases lindas com lápis de cor e ainda faço coraçoezinhos ou estrelas ou joaninhas do lado. Cada desenho significando alguma coisa!! rs

    Outros eu uso os post-its grandes no meio do livro. Colo um dentro e vou anotando as páginas nele até não ter mais espaço...

    E quando estou no ônibus, assim como o Caíque eu leio muito e ônibus, eu dobro as pontinhas da página que me chama a atenção!! Não me matem... mas em algumas vezes o livro fica com várias pontinhas lá de cima dobradinhas.

    Cada um com seu hábito...

    Bjs,Mathilde

    http://asenvenenadaspelamaca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Mas então você tem uma memória tipo, muito boa! Não consigo memorizar as páginas com os melhores quotes e afins, sempre acabo me "embananando" toda, confundindo o número das páginas e afins. Hahaha Robledo, também comecei a rabiscar meus livros, mas como expliquei em meu post-resposta para esse BBH, os rabiscos tornam os livros mais pessoas, mais "nossos". Beijos!

    Monique, www.flywithni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ahh Caíque, também fico louca da vida quando perco AQUELE trecho que seria decisivo na minha resenha, é a pior coisa que pode acontecer maaas eu, assim como o Robledo, passei a anotar tuudo depois de entrar para a blogosfera. Já não sou tão extrema e falta-me a coragem de rabiscar os meus livros. Por isso, acabo deixando papéis dentro dele com as anotações das páginas e dos detalhes que eu gostaria de ressaltar.

    Beijoos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  13. Eu uso e abuso de post-its. Eu deveria começar a escrever algumas anotações também... ficaria mais fácil na hora da resenha... vejamos o que acontece. Eu normalmente fico tão concentrada na leitura que nem consigo parar para anotar.

    Gabi - Livros & Vagalumes

    ResponderExcluir
  14. Sou mais parecida com o Caíque, mas ao invés de anotar as páginas eu marco as páginas com marcadores, pedaços de papel, o que eu tiver a mão.
    Não gosto de rabiscar o livro, dá muita pena de escrever nele. rsrs

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Riscar livro é um crime imperdoável, pra mim. Nunca risco um livro. hehehehe não sou de anotar não, acho que tenho boa memória para guardar os trecho. :) fico muito centrada na leitura nem anoto, ou marco nada, depois na hora da resenha e que são elas ahuahu

    Juh Neves -
    nossa estante - livros, resenhas e promoções

    ResponderExcluir
  16. Costumo criar a resenha durante a leitura, sempre com um dicionário e um bloquinho de notas do lado. JAMAIS riscando meus preciosos, de jeito nenhum *.* Meus livros serão a herança que deixarei aos meus filhos, e estarão do jeitinho que comprei, sem um riscozinho hehehe ♥

    Caíque, memorizas as páginas das quotes?? O-O
    Queria essa memória \o/

    Beijos, meninos, adoro vocês, amei o post =**

    This Gomez
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  17. Oi meninos!

    Também não tinha nenhum "ritual" antes de entrar pra blogosfera, e continuo não tendo muitos. Basicamente o que vocês disseram também, costumo ter caneta e papel por perto pra anotar alguma coisa que acho que convém citar na resenha. Mas não rabisco o meu livro! o_o hahaha, que dó, que dó! :P

    Beijos!
    Amanda
    Lendo&Comentando
    :)

    ResponderExcluir
  18. Olá, meninos! :D

    Adorei esse meme. No meu caso, uso tags e post-it's. Depois eu anoto tudo em uma agenda que tenho especificamente para quotes e citações. Ao contrário do Robledo eu, sob hipótese alguma, riscaria meus livrinhos. Tenho tanta dó e ciúmes dos mesmo nem conto, viu!? HAHAHA Ah, e Caíque, também já me ocorreu de perder um trecho precioso... isso é bad, mas depois a gente acaba achando. Na hora bate um desespero, não é? KKKKKKK

    Bem, Robledo, gostaria de te agradecer imensamente pelos comentários lá no Universo Literário. Fico lisonjeada com os elogios e os retribuo sinceramente. É ótimo fazer parceria com vocês, e agradeço o reconhecimento. Ah, e eu já te add no skoob, viu Robledo? :)

    Até breve, meninos. Um abraço!
    Fran.
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Agora que me dei conta que ainda não respondi esse BBH lá no checkthisBOOK. hm*

    Enfim, eu tbm nunca tive hábitos antes entrar para a blogofesta literária. Agora, sempre estou com post-its e canetas. :D Pior que inventei de comprar VÁRIOS post-its diferentes. u_u

    Robledo risca o livro DDD: /só para não quebrar a corrente QQ SHAUHSHSAUHHSAU .

    ResponderExcluir
  20. Kkkkk foi mal, tabom caíque você é um bom menino rsrsrs

    Seu Robledo que crime!!!!!

    Rsrsrsr

    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!